Neste post você vai encontrar sugestões de roteiro de viagem na Suíça com duração de 5, 7, 10, 12, 15 dias ou mais, para ajudar você a planejar uma viagem perfeita à este país fantástico da Europa.
E para começar, devo confessar que depois de ter visitado a Suíça algumas vezes, compreendi que tentar elaborar um roteiro que contemple todas as melhores atrações do país em apenas poucos dias é uma tarefa praticamente impossível.
É que há tantos cenários belíssimos, tantas cidades aconchegantes, tantos vilarejos alpinos de conto de fada e rotas de trem panorâmicos maravilhosas para apoveitar na Suíça que acaba sendo difícil combinar tudo em uma só visita ao país.
Mas, a boa notícia que trago para vocês é de que há sim a possibilidade de aproveitar o melhor da Suíça em uma viagem de duração média – desde que saiba planejar o seu roteiro de forma coerente e de acordo com o seu perfil de viajante.
E é justamente sobre isso que falaremos neste post, com o auxílio das sugestões clássicas e alternativas de roteiros que preparei para te ajudar no seu planejamento de viagem, seja ela de curta ou longa duração.
De forma resumida, este post está dividido entre as seguintes seções, sendo que se não tiver interesse de ler o artigo por completo, pode pular para os tópicos de seu interesse clicando nos links a seguir:
- Quantos dias são necessários para conhecer a Suíça
- Como se locomover na Suíça
- Roteiro completo de viagem na Suíça
- Roteiros de 5 dias na Suíça
- Roteiros de 7 dias na Suíça
- Roteiros de 10 dias na Suíça
- Roteiros de 12 dias na Suíça
- Roteiros de 15 dias na Suíça
Antes de seguir, sugiro que confira todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça para encontrar as dicas de viagem que complementam esse roteiro.
Também recomendo que confira o Ebook Guia de Viagem da Suíça que é super popular entre os leitores e foi totalmente atualizado em 2021.
E se ficar com dúvidas sobre as sugestões do roteiro, peço que deixe um comentário ao final do post ou entre em contato direto comigo através do formulário de contato.
Dito isto, vamos às sugestões de roteiros de viagem na Suíça? 🙂
DICAS PARA O SEU ROTEIRO DE VIAGEM NA SUÍÇA
Apesar de pequena, a Suíça é um país repleto de atrativos imperdíveis, sendo provável que você volte de sua viagem (independente da quantidade de dias) com uma vontade de voltar para explorar mais e mais.
Parece que a Suíça nunca vai esgotar o seu estoque de maravilhas naturais para te surpreender, e é justamente isso o que a torna um destino de viagem tão mágico.
Seria ótimo passar meses explorando cada cantinho do país, mas como sei que a maioria das viagens tem duração e recursos limitados, separei a seguir algumas dicas práticas de viagem para te ajudar a otimizar a sua visita ao país.
A começar pela análise de quantos dias são necessários para conhecer bem a Suíça.
QUANTOS DIAS FICAR NA SUÍÇA
Considero que 15 a 20 dias seja excelente para explorar a Suíça com calma e qualidade, sendo possível visitar grandes cidades, vilarejos, montanhas e rotas de trem panorâmico neste intervalo de tempo.
Entre 10 a 12 dias de viagem dá para cobrir boa parte das regiões do país e ir além das atrações turísticas óbvias, mas se tiver entre 7 a 10 dias de viagem, sugiro que se programe para fazer uma das rotas clássicas de viagem combinada com bate-voltas.
Se tiver entre 5 a 7 dias na Suíça, vai poder fazer pelo menos duas bases e aproveitar um pouco de cidades, de vilarejos através de bate-voltas, assim como fazer viagens de trens panorâmicos.
Entre 4 a 5 dias, vale programar no máximo duas bases em cidades grandes e fazer um ou dois bate-voltas para vilarejos e atrações nos arredores, mas com 2 ou 3 dias recomendo escolher apenas uma base na Suíça.
Tudo depende do seu orçamento, interesses e tempo disponível para viagem, mas no decorrer deste post (e principalmente no E-book da Suíça) vamos fornecer muitas dicas e sugestões para que você possa organizar o roteiro perfeito independente da quantidade de dias que tem no país.
IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
COMO SE LOCOMOVER NA SUÍÇA
A decisão entre viajar de carro ou trem na Suíça não é fácil, sendo necessário analisar diversos fatores antes de fazer a escolha mais acertada para a sua viagem.
Neste post aqui falei em detalhes sobre as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções, mas se quiser saber da minha opinão, considero que os trens representam a melhor forma de se locomover na Suíça, especialmente para viajantes.
É que os trens Suíço são super pontuais e recorrentes, cobrem a imensa maioria dos locais de interesse no país e possibilitam uma perspectiva diferenciada das paisagens. Isso sem falar nas rotas de trem panorâmicas, que são atrações por si só e experiências verdadeiramente imperdíveis!
E para completar, a Suíça disponibiliza passes de trem com bom custo-benefício para pretende viajar com flexibilidade entre os destinos, sendo que neste post aqui você pode consultar todos os valores e informações sobre como usar o Swiss Travel Pass.
Mas, se ainda assim decidir por explorar a Suíça com um carro alugado, sugiro que faça a cotação com as melhores locadoras de veículos para viagem e garanta a assistência em português em caso de emergência clicando aqui.
:: LEIA TAMBÉM: Todos os posts sobre a Suíça já publicados no blog
ROTEIRO COMPLETO DE VIAGEM NA SUÍÇA

Para que você possa se situar geograficamente, preparamos o mapa ilustrativo e interativo a seguir, com a marcação das cidades e vilarejos mais importantes do país.
Seguindo o roteiro completão que verá a seguir, você vai visitar não somente as cidades mais importantes do país, como também as melhores rotas de trem panorâmicos e os vilarejos alpinos mais incríveis e românticos da Suíça.
Esta sugestão de roteiro foi elaborada para servir como uma base flexível para o seu planejamento, e sendo assim, você pode utiliza-lo inteira ou parcialmente, assim como fazer as alterações necessárias de acordo com a sua necessidade.
Sinta-se a vontade para alterar a ordem ou a quantidade de dias em cada destino, mas não se preocupe demasiado neste momento inicial, pois no tópico seguinte vamos oferecer algumas sugestões alternativas de roteiros de 5, 7, 10, 12 e 15 dias já prontinhos para você!
Para este roteiro, sugerimos que use o Swiss Travel Pass para se locomover com praticidade, flexibilidade e segurança entre os destinos, mas se preferir, também pode adequar o roteiro para viagens de carro (exceto as rotas de trem panorâmico).
A seguir, vamos falar em detalhes sobre o roteiro completão de viagem que você pode usar como base para o seu planejamento do roteiro para a Suíça, lembrando que se você quiser um roteiro elaborado sob medida e de acordo com os seus interesses, tempo disponível e orçamento para a viagem, a melhor solução é contratar o serviço de elaboração de roteiros personalizados conoso.
DICA IMPERDÍVEL: Acabamos de publicar a 2ª Versão do Ebook Guia de Viagem da uíça com as dicas de viagem (testadas e aprovadas) que você precisa para planejar a sua viagem para o país. Vale a pena conferir!
CHEGADA NA SUÍÇA
Para seguir o roteiro completo de viagem na Suíça, você pode optar por começar a viagem em Milão (considerando que voar para lá saindo da maioria das cidades do Brasil é geralmente mais barato do que voar para qualquer cidade da Suíça) e seguir viagem de lá para Lugano, a cidade na Suíça que faz fronteira com a Itália.
Alternativamente, você pode começar o seu roteiro de viagem em Zurique ou Lucerna, caso encontre uma passagem aérea com desembarque direto na Suíça. Com a Passagens Promos você pode encontrar bons descontos, então vale a pena dar uma olhadinha antes de decidir!
Se chegar na Itália, saiba que a viagem entre Milão e Lugano leva cerca de 1:30 e custa menos de 25 Euros por pessoa, e no site da TrenItalia você pode conferir os detalhes e efetuar a compra direto com a companhia italiana.
Você pode escolher passar o dia em Lugano, ou seguir viagem diretamente para outras cidades da Suíça sem paradas longas no caminho.
Uma alternativa é fazer começar a usar o seu Swiss Travel Pass e embarcar no Gotthard Panorama Express, que sai de Lugano com destino a Lucerna em um percurso de trem e barco que dura 5 horas e meia.
Observe que o trem panorâmico do Gotthard Express só opera de Abril a Outubro, mas saiba que se sua viagem for de final de Outubro a meados de Abril, você pode fazer essa rota em trens tradicionais e ir direto de Lugano para Lucerna.
BASE EM LUCERNA + BATE-VOLTAS
Chegando em Lucerna, você pode aproveitar a cidade em ou ou dois dias no seguinte roteiro:
ROTEIRO DE 1 DIA EM LUCERNA
Visite a Ponte da Capela – Kapellbrücke, o Rio Reuss, Capela Hofkirche, Igreja dos Jesuítas – Jesuitenkirche, o Palácio do Governo, Spreuerbrücke (Spreuer Bridge), o Centro histórico e a Igreja Hof.
Neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem de Lucerna e mais informações sobre o que faze na cidade.
ROTEIRO DE 2 DIAS EM LUCERNA
No segundo dia, visite o Monte Rigi ou o Monte Pilatus, o Leão de Lucerna e a Muralha Medieval de Lucerna. Se escolher visitar o Monte Rigi, sugerimos imensamente que inclua uma parada no SPA Mineralbad & Spa Rigi Kaltbad no retorno da visita ao topo da montanha.
ROTEIRO DE 3 DIAS EM LUCERNA
Se não tiver condições de dedicar mais dias de viagem para a belíssima região do Jungfrau, adicione um dia no roteiro de Lucerna para fazer um bate e volta para Jungfraujoch.
E aqui vale destacar que a nossa sugestão de que, se puder, programe-se para passar alguns dias na região do Jungfraujoch ao invés de fazer apenas um bate e volta. Neste caso, você só precisa programar um ou dois dias para Lucerna e de lá seguir viagem para Zurique e depois para Interlaken ou vilarejos nos arredores.
Depois de explorar Lucerna e arredores, você tem três ótimas opções:
- Sair de Lucerna cedinho e pegar o Voralpen-Express entre Lucerna e St. Gallen que dura 2 h 17 min, passar algumas horas explorando St. Gallen e seguir para Zurique no trem St. Gallen – Schaffhausen – Zürich, parando em Schaffhausen para visitar as Cataratas do Reno.
- Se tiver interesse, pode também passar duas noites em St. Gallen e visitar Colmar na França, um vilarejo super charmoso da Alsácia a menos de 1 hora da Suíça!
- Pegar o trem Lucerna – Zurich Express para Zurich e passar de dois a três dias entre Zurique e Berna.

:: VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código do blog.
BASE EM ZURIQUE + BATE-VOLTAS
Em Zurique, você pode explorar a cidade em um ou dois dias e fazer bate-volta em Berna (alternativamente, você também pode fazer base em Berna e explorar Zurique como bate e volta).
Clique aqui para acessar o roteiro completo em Zurique. Ele inclui:
ROTEIRO DE 1 DIA EM ZURIQUE
Bahnhofstrasse, Confiserie Sprüngli, Fraumunster Kirche, Catedral Grossmünster, St Peter Kirche, Lago Zurique, Sechseläutenplatz, Cidade Velha – Niederdorf, Cafe Schober e Lindenhof Platz
ROTEIRO DE 2 DIAS EM ZURIQUE
No segundo dia, você pode visitar o Zurich-West, Chinese Garden de Zurich e Uetliberg ou bate-volta para Berna
ROTEIRO DE 3 DIAS EM ZURIQUE
No terceiro dia, você pode fazer um bate-volta para Berna e visitar a Speichergasse, Torre do relógio – Zytglogge, Torre da Prisão – Käfigturm, Einstein Haus- A Casa de Einstein em Berna, Rio Aare, A Catedral de Berna, Bear Park – Berna, e Bundeshaus – O parlamento Suíço. Para acessar o post completo sobre Berna, clique aqui.
Saindo de Zurique, você pode pegar o trem Zurique – Lucerna – Interlaken Express até Interlaken e explorar a maravilhosa região do Jungfrau nos dias seguintes.

JUNGFRAU + VILAREJOS + PASSEIOS DE MONTANHA
Saiba desde já que essa região é repleta de atrações, vilarejos e atividades imperdíveis e você pode dedicar diversos dias para ela. Quanto mais dias, melhor!
4 DIAS NA REGIÃO DO JUNGFRAU
Nossas sugestões para um roteiro de 4 dias na região do Jungfrau são as seguintes:
1 dia em Interlaken
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald
1 dia para visitar Mürren e o Schilthorn Piz Gloria
É claro que você pode diminuir a quantidade de dias que vai passar no Jungfrau, mas sugiro que pelo menos visite o Jungfraujoch que é uma belíssima montanha nos Alpes Suíços e no retorno aproveite o clima delicioso de Murren.
TREM PANORÂMICO GOLDEN PASS
Depois de explorar a região do Jungfrau, faça o passeio de trem panorâmico Golden Pass entre Interlaken – Zweisimmen – Montreux no dia seguinte com duração média de três horas e começe a explorar a Suíça Francesa!
Já contamos tudo sobre o Golden Pass neste post e garanto que, se der uma conferida no artigo, vai se apaixonar pelos cenários e pelo belíssimo trem vintage que faz o percurso.
Chegando em Montreux através do Golden Pass, você pode escolher fazer base por lá e visitar Genebra e Laussane nos dias seguintes ou se hospedar em Genebra durante os próximos dias.
BASE EM GENEBRA + BATE-VOLTAS
Se optar por ficar em Genebra, sugiro que separe pelo menos dois dias para conhecer a cidade e explorar outras atrações, vilarejos e cidades da Suíça Francesa.
ROTEIRO DE 1 DIA EM GENEBRA
Visite o Palais de Nations, o monumento Broken Chair, Museu da Cruz Vermelha, o Lago Léman, a Pont du Mont-Blanc, a A Cidade Velha, a Catedral St. Pierre, a Maison Tavel, o Parc des Bastions e se der tempo a Ópera de Genebra.
Clicando aqui você vai encontrar o post completo sobre Genebra com dicas de viagem e roteiro de um dia na cidade com informaçõe exclusivas.
ROTEIRO DE 1 OU 2 DIAS ENTRE MOUNTREUX E LAUSSANE
No outro dia, sugerimos um passeio entre Montreux e Laussane, sendo que você pode consultar as dicas completas do que fazer por lá nestes posts aqui.
Outra opção é estender a viagem e visitar a belíssima Chamonix na França saindo de Genebra, já que os dois destinos ficam a menos de 1 hora entre si.
Saindo de Montreux, pegue o trem da rota Montreux – Visp – Zermatt e siga para Zermatt, o vilarejo alpino mais charmoso da Suíça.
2 DIAS EM ZERMATT, O CORAÇÃO DOS ALPES SUÍÇOS
Se possível, reserve dois dias para explorar a região de Zermatt e suas melhores atrações, sendo que neste post aqui você vai encontrar todas as dicas de viagem e do que fazer neste vilarejo dos sonhos.
Nossas sugestões para os seus dias em Zertmatt são as seguintes:
1 dia em Zermatt: Visite o Gornegratt e passeie na vila de Zermatt
2 dias em Zermatt: Você pode visitar o Matterhorn Glacier Paradise ou fazer uma aula de esqui ou snowboard no Wolli Park se estiver viajando durante o inverno.
TREM PANORÂMICO GLACIER EXPRESS
De Zermatt, siga para St. Moritz no Glacier Express, o trem panorâmico mais famoso e popular da Suíça que em 8 horas cruza geleiras, montanhas majestosas e vilarejos alpinos.
Sou fã demais dessa rota de trem panorâmico e considero-a uma atração que não pode ficar de fora em qualquer roteiro de viagem na Suíça.
Ao chegar, você pode dedicar uma noite e um dia apenas ou dois dias para St. Moritz, que representa o que há de mais chique e sofisticado no país.
1 OU 2 DIAS EM ST. MORITZ
St. Moritz é um vilarejo alpino que representa o ápice do charme e sofisticação dos Alpes Suíços
O destino impressiona pela suas paisagens desenhadas pelas montanhas que ficam a 1856 metros acima do mar, pela natureza exuberante e o sol que brilha em média mais do que qualquer outro destino de inverno na Suíça.
Há muito o que ver e fazer por lá, sendo que recomendo ficar de 1 a 2 dias inteiros para fazer um passeio longo na beira do lago, visitar as montanhas e quem sabe esquiar. Neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem e sugestões do que fazer em St. Moritz!
TREM PANORÂMICO BERNINA EXPRESS
De St. Moritz sai o magnífico Bernina Express que leva os viajantes até Tirano na Itália, e cuja viagem pode ser estendida para Milão com trens italianos ou para Lugano com o ônibus do Bernina.
Sugiro de verdade que não deixe esse passeio de fora do seu roteiro de viagem pela Suíça, pois certamente vai se encantar tanto quanto eu e finalizar a sua viagem com chave de ouro.
Esse seria um roteiro completão na Suíça, com o melhor que o país pode oferecer em termos de cidades, vilarejos alpinos, montanhas, natureza e trens panorâmicos. Inclusive, todas essas rotas estão listadas no roteiro Grand Tour of Switzerland promovida pelo órgão de turismo do país e merecem ser consideradas no seu planejamento de viagem.
Apesar desse ser o roteiro mais completo e incrível, saiba que há diversas formas de adequar roteiros parciais para explorar o país e é justamente sobre isso que falaremos a seguir.
:: IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Suíça. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência.
SUGESTÕES DE ROTEIROS DE 5, 7, 10, 12 E 15 DIAS
A sugestão de roteiro de viagem na Suíça que você acabou de ler sobre foi elaborada como forma de fornecer um roteiro base e flexível para a sua viagem.
Tomando ele como base, você pode fazer as alterações necessárias para chegar no seu roteiro final de viagem, mas ainda assim pode ser complicado organizar um roteiro perfeito na Suíça, tendo em vista as muitas opções de destinos, bases de hospedagem e de passeios, além das viagens de trem panorâmicos – o que torna o planejamento de uma viagem para o país um verdadeiro quebra cabeça.
Por isso, elaboramos um método infalível que consiste em dividir as regiões da Suíça em blocos com roteiros diários nos arredores de modo que assim se poder fazer várias opções de combinação para encontrar o roteiro perfeito para sua viagem.
Descrevemos todos esses blocos “combináveis” no nosso Ebook e também fizemos combinações imperdíveis prontas para serem usadas. É como ter um roteiro personalizado para sua viagem, só que com um precinho camarada!
O Ebook é, sem dúvidas, uma excelente opção para quem não quer se preocupar em ficar pesquisando inspiração em centenas de posts espalhados pela internet, pois trata-se de um material totalmente completo com tudo que você precisa saber para a sua viagem para a Suíça, inclusive com mais de 40 opções de roteiro para escolher!
No entanto, para a sua conveniência, vamos oferecer algumas sugestões de roteiros mais compactos com duração de 5, 7, 10, 12 e 15 dias a seguir:
:: HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
O QUE FAZER NA SUÍÇA EM 5 DIAS
Sem dúvidas 5 dias não são suficientes para aproveitar tudo de melhor da Suíça, mas é possível visitar cidades incríveis com muito a oferecer aos visitantes e ter um gostinho do que o país pode oferecer aos seus visitantes para inspirar uma segunda visita ao país.
Em 5 dias, você pode optar por fazer roteiros clássicos ou uma rota mais alternativa focando em uma região específica. Vejamos a seguir:
ROTEIRO CLÁSSICO DE 5 DIAS
Comece a sua viagem em Zurique que é uma cidade super cosmopolita, mas que carrega um ar de cidade medieval até os dias de hoje.
Nós, que achávamos que a cidade era cinzenta, burocrática e sem graça, nos apaixonamos por Zurique e já contamos tudo para vocês neste post completíssimo sobre o que fazer em um roteiro de 1 a3 dias em Zurique.
Roteiro do 1º dia: No primeiro dia visite a Bahnhofstrasse, Grossmünster – Catedral, Fraumunster Kirche,St Peter Kirche, Lago Zurique e a Cidade Velha – Niederdorf
Roteiro do 2º dia: No segundo dia visite a Lindenhof Platz, Zurich-West, Chinese Garden de Zurich e o Landesmuseum ou outra atração fora do comum do nosso roteiro.
Você também pode adicionar mais um dia ao seu roteiro de Zurique e visitar as atrações fora do comum da cidade, as quais descrevemos neste post guia da cidade.
Depois de explorar Zurique, siga para Lucerna, uma cidade charmosa, romântica e histórica.
Lucerna tem uma beleza singular e impressiona os seus visitantes de qualquer ângulo, seja com as paisagens dos alpes misturadas com o lago, seja com com as construções lindas que estão espalhadas pela cidade.
Neste post aqui você vai encontrar todas as nossas dicas de viagem sobre Lucerna, com sugestão de roteiro de 1 a 3 dias na cidade.
Roteiro do 3º dia: Visite a Ponte da Capela – Kapellbrücke, Rio Reuss, Capela Hofkirche, Igreja dos Jesuítas – Jesuitenkirche, Palácio do Governo, Spreuerbrücke (Spreuer Bridge), Centro histórico e a Igreja Hof
Roteiro do 4º dia: Visite o Monte Rigi ou o Monte Pilatus, o Leão de Lucerna e a Muralha Medieval de Lucerna. Se escolher visitar o Monte Rigi, sugerimos imensamente que inclua uma parada no SPA Mineralbad & Spa Rigi Kaltbad no retorno da visita ao topo da montanha.
Depois, siga viagem para Berna, a capital da Suíça e uma cidade encantadora, que foi o lar de Albert Einsten e local onde ele criou a teoria da relatividade e também onde o Toblerone foi criado.
Para conferir o guia de viagem de Berna com dicas e roteiros de 1 a 2 dias, você pode clicar aqui.
Roteiro do 5º dia: Visite o Speichergasse, Torre do relógio – Zytglogge, Torre da Prisão – Käfigturm, Einstein Haus, Rio Aare e o Bear Park.
ROTEIROS ALTERNATIVOS DE 5 DIAS NA SUÍÇA
No Ebook sugerimos mais de 15 diferentes combinações de roteiros para 5 dias na Suíça, sendo que os mais populares são os seguintes:
Zurique + Lucerna + Região do Jungfrau
1 dia em Zurique
1 dia em Lucerna
1 dia em Interlaken: Caminhada às margens do Rio Aare, Avenida Hoheweg, Casino Kursall, Hohoematte park e passeio de barco no Lago Brienz. Possível extensão até Thun,de barco ou trem.
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald ou 1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
Suíça Francesa + Base em Lucerna com bate e volta para Berna e Zurique
1 dia em Montreux e Laussane: Catedral de Lausanne, Château St. Maire, Flon – Bairro descolado, Lac Léman e Ouchy, Museu Olímpico e Parque Sauvabelin +
1 dia em Genebra: Visite o Palais des Nations – Sede europeia da ONU, Broken Chair, Museu da Cruz Vermelha, Lago Léman, Pont du Mont-Blanc e a A Cidade Velha.
1 dia em Lucerna
1 dia em Berna
1 dia em Zurique
Região do Jungfrau
1 dia em Interlaken: Caminhada às margens do Rio Aare, Avenida Hoheweg, Casino Kursall, Hohoematte park e passeio de barco no Lago Brienz. Possível extensão até Thun,de barco ou trem.
1 dia no Jungfraujoch e Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald
1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
1 dia em Wengen e Männlichen

O QUE FAZER NA SUÍÇA EM 7 DIAS
Além da sugestão do roteiro clássico de 5 dias que descrevi acima, você pode adicionar mais dois dias em Iterlaken e região do Jungfrau nos Alpes Suíços.
Roteiro clássico de 5 dias + 2 dias em Interlaken
Com a combinação do roteiro clássico de 5 dias na Suíça com 2 dias em Interlaken, o roteiro ficaria estruturado da seguinte forma:
Roteiro clássico de 5 dias + 2 dias em Interlaken.
Ou melhor,
Primeiros 5 dias do roteiro clássico na Suíça
Roteiro do 6º dia: Caminhada às margens do Rio Aare, Avenia Hoheweg, Casino Kursall, Hohoematte park e passeio de barco no Lago Brienz.
Roteiro do 7º dia: Jungfrau e Lauterbrunnen ou Harder Kulm ou Eiger ou Monch, fica a seu critério!
Sugerimos que adicione Interlaken no seu roteiro pois a cidade base perfeita para quem viaja com o objetivo de conhecer o melhor dos Alpes Suíços, já que nos arredores você pode visitar Eiger, o Monch e a Jungfrau – que tem neve o ano todo.
:: HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
Roteiros alternativos de 7 dias na Suíça
No Ebook sugerimos mais de 15 diferentes combinações de roteiros para 7 dias na Suíça. Clique aqui e garanta já o seu, temos certeza que vai encontrar o seu roteiro perfeito!
Base em Zurique ou Lucerna + Suíça Francesa + Zermatt
1 dia em Lucerna
1 dia em Berna
1 dia em Zurique
1 ou 2 dias em Montreux e Laussane
1 dia em Genebra
1 dia em para visitar o Gornegratt e passear na vila de Zermatt.
1 dia para esquiar ou visitar o Matterhorn Glacier Paradise
Base em Berna com bate e voltas + Suíça Francesa + Região Jungfrau
1 dia em Berna
1 dia em Lucerna
1 dia em Zurique
1 dia em Montreux e Laussane
1 dia em Genebra
1 dia em Interlaken saindo de Montreux com o Golden Pass
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
O QUE FAZER NA SUÍÇA EM 10 DIAS
Além da sugestão de roteiro clássico de 7 dias, saindo de Interlaken siga para conhecer destinos incríveis na Suíça Francesa.
Roteiro clássico de 7 dias + 3 dias na Suíça Francesa
Com a combinação do roteiro clássico de 7 dias na Suíça com 3 dias na Suíça Francesa, o roteiro ficaria estruturado da seguinte forma:
Roteiro clássico de 7 dias + 1 dia em Genebra + 1 dia em Laussane + 1 dia em Montreux
Ou melhor:
Primeiros dias do roteiro clássico de 7 dias
Roteiro do 8º dia: Em Genebra, visite o Palais des Nations – Sede europeia da ONU, Broken Chair, Museu da Cruz Vermelha,Lago Léman, Pont du Mont-Blanc e a A Cidade Velha.
Roteiro do 9º dia: Bate-volta saindo de Genebra. Em Lausanne, visite a Catedral de Lausanne, Château St. Maire, Flon – Bairro descolado, Lac Léman e Ouchy,Museu Olímpico eParque Sauvabelin.
Roteiro do 10º dia: Bate-volta saindo de Genebra. Em Montreux, visite o Château du Chillon, Lago de Genebra, Passeio de barco pelo Lago de Genebra, Queen – The studio experience, Trem do chocolate e Lavaux – Vinícolas nos arredores
Roteiros alternativos de 10 dias na Suíça
No Ebook sugerimos mais de 15 diferentes combinações de roteiros para 7 dias na Suíça. Clique aqui e garanta já o seu, temos certeza que vai encontrar o seu roteiro perfeito!
Base Zurique + Base em Lucerna com bate-volta + Zermatt + Região do Jungfrau
2 dias em Zurique
1 dia em Lucerna
1 dia no Monte Rigi ou Monte Pilatus saindo de Lucerna
1 dia em Berna como bate e volta
1 dia em para visitar o Gornegratt e passear a vila de Zermatt.
1 dia para esquiar ou visitar o Matterhorn Glacier Paradise.
1 dia em Interlaken
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald ou 1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
Base em Lucerna ou Zurique + Região do Jungfrau + Zermatt + St. Moritz
1 dia em Lucerna
1 dia em Zurique
1 dia em Interlaken
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald ou 1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
1 dia em para visitar o Gornegratt e passear na vila de Zermatt.
1 dia para esquiar ou visitar o Matterhorn Glacier Paradise.
1 dia para o passeio de trem panorâmico Glacier Express
1 dia em St. Moritz
1 dia para o passeio de trem panorâmico Bernina Express
Região do Jungfrau + Golden Pass + Suíça Francesa
1 dia em Interlaken
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald ou 1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
1 dia com o Golden Pass
1 ou 2 dias em Montreux e Laussane
1 dia em Genebra

O QUE FAZER NA SUÍÇA EM 12 DIAS
Zermatt é um excelente destino para todos os tipos de viajantes e em qualquer época do ano e por isso deve estar no seu roteiro de viagem na Suíça.
Por isso, no roteiro de 12 dias, sugerimos adicionar uma passada de 2 dias por lá ao final do roteiro tradicional de 10 dias, sendo que sua rota será seguinte: Roteiro clássico de 10 dias + 2 dias em Zermatt
Ou melhor:
Roteiro clássico de 10 dias
Roteiro do 11º dia: Se estiver visitando a Suíça no inverno por que não fazer uma aula de esqui ou snowboard no Wolli Park? Para mais informações clique aqui. Se não quiser, ou se estiver visitando em outra estação visite o Matterhorn Glacier Paradise.
Roteiro do 12º dia: Gornegratt e passeio na vila de Zermatt
Zermatt é um vilarejo inesquecível e inigualável, sendo o sonho de viagem de quase todos os viajantes do mundo. E não é para menos, pois ele representa o que há demais bonito e típico da Suíça e sem sombra de dúvidas merece entrar no seu roteiro de viagem!
Neste post aqui você vai encontrar todas as dicas de viagem que precisa, com sugestões do que fazer e muito mais!
No entanto, se preferir, você pode fazer outros roteiros de viagem em 12 dias na Suíça. Vejamos quais são as melhores alternativas:
Roteiros alternativos de 12 dias na Suíça
No Ebook sugerimos mais de 15 diferentes combinações de roteiros para 7 dias na Suíça. Clique aqui e garanta já o seu, temos certeza que vai encontrar o seu roteiro perfeito!
Base em Lucerna ou Zurique + Região do Jungfrau + Zermatt + Glacier Express + St. Moritz
1 dia em Lucerna
1 dia no Monte Rigi ou Monte Pilatus saindo de Lucerna
1 dia em Berna como bate e volta
1 dia em Zurique
1 dia em Interlaken
1 dia para fazer o Jungfraujoch e explorar Lauterbrunnen
1 dia para visitar o First e o vilarejo de Grindewald ou 1 dia para visitar Mürren e Schilthorn Piz Gloria
1 dia em para visitar o Gornegratt e passear na vila de Zermatt.
1 dia para esquiar ou visitar o Matterhorn Glacier Paradise.
1 dia para o passeio de trem panorâmico Glacier Express
1 dia em St. Moritz
1 dia para o passeio de trem panorâmico Bernina Express
O QUE FAZER NA SUÍÇA EM 15 DIAS
Se quiser se aventurar ainda mais pela Suíça faça o roteiro do trem cênico mais celebrado do mundo, o Glacier Express e visite também a charmosíssima St. Moritz!
Neste caso, o roteiro ficaria estruturado da seguinte forma:
Roteiro clássico de 12 dias + Glacier Express + 1 dia em St. Moritz + 1 dia em Lugano
Ou melhor:
Roteiro clássico de 12 dias
1 dia no Glacier Express
Roteiro do 14º dia em St. Moritz: Você pode visitar Corviglia, Museu de Segantini, Muottas Muragl, Desfiladeiro Piz Nair, praticar esportes de inverno ou fazer caminhadas no ao redor do lago.
1 dia em Lugano
A seguir, você vai encontrar mais detalhes sobre estes novos destinos.
Glacier Express
Este trem liga não apenas o leste ao oeste da Suíça, mas também dois dos destinos de férias mais famosos do mundo.
No Glacier Express, que faz a viagem de ida e volta de St. Moritz a Zermatt, os passageiros nem notam o tempo passar durante o trajeto de quase oito horas de paisagens alucinantes.
O “trem rápido mais lento do mundo” é, em muitos aspectos, um superlativo: vagões panorâmicos de vidro que literalmente abrem perspectivas celestiais, diversidade quase que ilimitada das paisagens ao redor e testemunhos impressionantes da arte magistral de obras ferroviárias.
É claro que há meios de transporte mais rápidos, mas nenhum é tão bonito e fascinante como o Glacier Express. Aqui o caminho é a meta!
E quer saber qual a melhor notícia? O trajeto está incluso no Swiss Pass, sendo necessário apenas o pagamento da reserva de assentos, que deve ser feita com antecdência. Clique aqui para saber mais sobre o Swiss Pas.
St Moritz
Aproveitando que o destino do Glacier Express é St. Moritz, passe pelo menos um dia explorando as belezas desta região alpina. Para acessar o post completo de St. Moritz clique aqui.
Em St. Moritz, em Alta Engadina, a 1856 m de altura, o sol brilha na maioria dos dias e mais do que em outros locais. E exatamente este sol foi protegido por lei em 1930 como primeiro símbolo local. St. Moritz.
Hóspedes de todo o mundo apreciam o estilo de vida alpino moderno, conhecido por uma gastronomia de primeira classe, a qual torna realidade os sonhos dos apreciadores de cozinha gourmet, uma hotelaria que estabelece padrões em cada categoria e pelos eventos com projeção internacional.
A Via Serlas garante uma grande oferta em termos de comércio numa pequena superfície. Praticamente em qualquer esquina poderá encontrar especialidades locais como a famosa torta de noz de Engadina.
As atrações turísticas como a torre inclinada, as ruínas da igreja Maurícia, cujas origens remontam a 1500 ou o museu Segantini oferecem uma alternativa ao luxo e jet-set.
Lugano e Lago Como
De St. Moritz você pode seguir para Lugano, uma das mais belas cidades da Suíça, que faz fronteira com a Itália e tem muita influência deste país.
Você pode chegar lá utilizando o magnífico passeio panorâmico Bernina Express e para consultar todas as dicas desta rota panorâmica clique aqui.
Dona de um sabor mediterrânico, Lugano oferece todas as vantagens de uma cidade de classe mundial, combinadas com o charme de cidade pequena.
Graças a seu clima ameno, Lugano é um popular destino turístico durante a primavera, quando as camélias estão em flor.
Lugano situa-se numa baía no lado norte do Lago Lugano, cercada por inúmeras montanhas, oferecendo esplêndidos pontos de observação.
O histórico centro da cidade, fechado ao trânsito de automóveis, os inúmeros edifícios em estilo lombardo italianizado, os museus exclusivos, as montanhas, o lago e o calendário recheado de eventos, todos convidam os visitantes a conhecer as atrações turísticas, absorver a atmosfera local e desfrutar do “dolce far niente”.
O centro da cidade, com suas praças e arcadas em estilo mediterrânico e seus vários parques com plantas sub-tropicais, como o Parco Civico, situado às margens do lago, convidam você a passear demoradamente, desfrutando da atmosfera. Vizinhos ao calçadão à beira do lago estão os Jardins do Belvedere, cujo parque ostenta não só camélias e magnólias, mas também inúmeras espécies de plantas sub-tropicais e obras de arte moderna.
Sem dúvidas é um passeio que vale a pena ser feito na Suíça!
Roteiros alternativos de 15 dias na Suíça
No Ebook sugerimos mais de 15 diferentes combinações de roteiros para 7 dias na Suíça. Clique aqui e garanta já o seu, temos certeza que vai encontrar o seu roteiro perfeito!
Como você já pôde perceber, elaborar um roteiro de viagem para a Suíça não é tarefa fácil. Mas, esperamos ter ajudado você nesta tarefa com as nossas sugestões de roteiros prontinhos para serem usados!
Olá. Lara . Gostei muito da sua página. Somos uma família de 3 pessoas< Eu com 49 anos, minha esposa com 48 e um adolescente de 19. Adoramos viajar. Mas devido a atual situação mundial, estamos por enquanto só pelo Brasil. Enfim, com a abertura da Suiça para vacinados comecei a planejar para 2022, estou olhando passagens, pela SWISS, fiquei com algumas dúvidas.
Eu chegaria por Zurique e de lá faria os roteiros que vc indicou, termos 12 dias, vc poderia me dar umas dicas de roteiro, a partir de Zurique? Fiquei com dúvidas se a base deve ser sempre Zurique. Obrigado.
Olá Alexandre!
Em primeiro lugar, muitíssimo obrigada pelo feedback. Fico muito feliz de saber que as dicas do blog estão inspirando e te ajudando a planejar uma viagem à Suíça com a sua família.
O roteiro básico que indico começa em Lucerna, mas você pode tranquilamente inverter a ordem dos locais a visitar a depender da sua chegada e saída no país. A Suíça é um país super fácil de navegar e de fazer um roteiro modular de acordo com seus planos de viagem. Falo bastante sobre isso no Ebook da Suíça: https://omundoepequenoparamim.com.br/ebook-guia-de-viagem-da-suica/
Talvez seja do seu interesse 🙂
Um abraço e uma excelente viagem!
Olá Lara Nogueira ! Boa noite !
fiquei impressionado com a riqueza de opções e detalhes que você apresenta no seu blog. Simplesmente incrível !
Somos um casal de 56 e 58 anos respectivamente, temos energia de 20 (verdade mesmo) a gente viaja com frequência e somos super ativos e gostamos de explorar ao máximo as cidades, cotidiano e lugares que muitos não vão por não fazer parte da rota da turistada !
Iremos para Zurique dia 18/12 e retornaremos dia 28/12 > para o Rio de janeiro.
Gostaríamos de saber se você além de montar o roteiro, recomendaria ou se é necessário um guia falando português como receptivo nas cidades maiores ? Ou se dá pra se virar ?
Adoraríamos fazer parte do percurso de trem !
Quando poderíamos nos falar via zap ?
Olá Cesar, tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário e feedback, não imagina o quão importante ele é para nós 🙂
Que legal saber mais sobre vocês e os seus planos de viagem. Tenho certeza que vãon amar a Suíça e aproveitar bastante a viagem! E que sonho passar o natal na Suíça, heim? Espero que consigam pegar um dia bem nevado!
Nós montamos sim roteiros personalizados e peço que me envie um email para que possamos acertar os detalhes. Geralmente não recomendamos guias, pois os roteiros contém todas as intruções e informações que vocês precisam, mas claro que a profundidade de conhecimento que só um local tem fica faltando.
Vou apagar o seu telefone do comentário, por questões de privacidade e peço que por favor nos envie um email para o contato@omundoepequenoparamim.com.br e te responderemos com os detalhes sobre o serviço de elaboração dos roteiros personalizados. Aguardo seu contato, um abraço!
Muito boa as suas dicas, algumas já estavam no meu roteiro, então confirmaram que não podia deixar de fazer. Estou planejando ir em abril, mas queria levar somente a mala de mão, para ajudar na mobilidade. Preciso saber sobre o clima , vi que fica entre 7 a 14 ºC, com esse tempo é necessário casacão, boina, toca, …ou tem um sol um pouco inibido, mas que não fica tão frio, como é? Não posso errar na mala. Preciso levar só o necessário.
Olá Roseli, tudo bem?
Em primeio lugar, muito obrigada pelo comentário feedback. Ele é muito importante para nós!
Eu já viajei com mala de mão para a Suíça no inverno levando muitas roupas grossas, então posso te garantir que seria possível viajar na primavera com uma mala mais enxuta. Para a primavera, sugiro levar um casaco intermediário, bota (pois você possivelmente vai fazer passeios ao topo das montanhas), algumas blusas aquecidas e acessórios de inverno (como um gorro, cachecol e luva).
Espero que tenha ajudado. Boa viagem! 🙂
Olá tudo bem ? Gostei bem da forma que escreve e vou ler seu ebook , mas gostaria de saber sobre roteiros e no meu caso tem ser mais que personalizado , tem ser quase desenhado…rs , sim , pq vou com meu filho de 14 anos e e ele que fala alemão Suico , mas só paisagem vai ficar um tédio , preciso ter hotel shop restaurantes etc
Olá Tathiana,
A melhor opção para a sua viagem seria, de fato, um roteiro personalizado. Você pode encontrar as informações aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiros-personalizados/
Se tiver interesse, por favor nos envie um email para o contato@omundoepequenoparamim.com.br e responderemos com o orçamento e mais detalhes!
Um abraço,
Lara