Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Alpes Suíços – Dicas de viagem e destinos

Alpes Suíços - Dicas de viagem e destinos

Confira neste post todas as dicas de viagem sobre os Alpes Suíços e programe uma viagem incrível para esta região que é, sem dúvidas, um dos mais belos destinos do mundo.

Ah, os lindos e gloriosos Alpes Suíço, poucos lugares no mundo têm o glamour, a magnitude destas montanhas.  E se você chegou aqui neste post, sem dúvidas já deve ter sonhado em visitar os vilarejos alpinos da Suíça e está pensando em transforma-lo em realidade.

Por isso, elaboramos este post completo com tudo que você precisa saber para visitar essa linda região dos Alpes. Inclusive, se estiver planejando uma viagem para a Suíça, não deixe de conferir todas as dicas de viagem sobre o país clicando aqui.

 

NOVIDADE!

Ebook Suíça
 

 

ALPES SUÍÇOS – DICAS DE VIAGEM E DESTINOS

 

Os Alpes, o nome mais popular do Maciço Alpino, representam um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa, estendendo-se da Áustria e Eslovênia, a leste, através do norte da Itália, Suíça (Alpes suíços), Liechtenstein e sul da Alemanha, até ao sudeste da França e Mónaco.

O ponto culminante dos Alpes é o Mont Blanc em Chamonix, com 4810,45 m de altitude, um maravilhoso destino da França, sobre o qual já publicamos diversos posts.

 

alpes post

 

A superfície dos Alpes é de cerca de 190 959 km2, dividida entre Áustria, Itália, França, Suíça, Alemanha, Eslovênia  e os dois micro-estados de Liechtenstein e Mónaco.

Apesar de ser uma área extensa, vamos focar nos melhores destinos alpinos da Suíça neste post, para a ajudar você a programar uma viagem para lá, seja no inverno ou no verão.

 

Zermatt

 

Alpes Suíços

Zermatt se encaixa em todos os clichés Suíços e por isso é tão amada. Lá, você vai encontrar o melhor dos Alpes, todo o charme do país, os telhados brancos, excelentes pistas para a prática de esportes de inverno, culinária maravilhosa, serviços excelentes e claro, uma igrejinha que badala os sinos para avisar que o tempo não parou, mas bem que poderia!

Publicamos um guia para você, que sonha ou que já tem viagem marcada para conhecer Zermatt. Nele você vai encontrar todas as informações que precisa para organizar a sua viagem para o paraíso Suíço.

O Matterhorn, a montanha mais famosa de Zermatt é também um símbolo do país e está estampado nas embalagens do Toblerone no mundo inteiro. Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas você certamente já suspirou ao ver a foto do Matterhorn estampada em algum lugar!

Em 2015 Zermatt ficou em 12º lugar na pesquisa de Melhores Destinos realizada pelo Trip Advisor, título muito merecido, já que é de fato uma cidade dos sonhos.

Zermatt é única no mundo, pois é um resort livre de carros, onde só circulam ônibus e taxis elétricos, deixando a atmosfera do local ainda mais mágica.

É um destino fantástico para os que querem praticas esqui, snowboard e outros esportes de inverno, mas também para os visitantes que querem realizar o sonho de conhecer a neve e a Suíça em mais alto estilo. Para acessar o post com todas as dicas de atrações em Zermatt clique aqui.

Independente dos seus planos, visitar Zermatt sempre vale a pena, seja por apenas um dia ou por 5, como nóz fizemos. Nós garantimos que será uma viagem espetacular.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA SUÍÇA: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.  

 

St. Moritz

 

Alpes Suíços

A mais exclusiva e metida das estações de esqui da Suíça, St. Moritz faz jus à sua fama. E pode ser acessada de Zermatt através do Glacier Express, o mais famoso trem panorâmico da Suíça.

Com um lindo cenário de montanhas e um lago na vila, o vilarejo encanta os seus visitantes a todo instante. Além da beleza natural, St. Moritz oferece aos visitantes muito conforto na hospedagem e excelentes opções de gastronomia.

Por lá, há muito o que se fazer além do ski, como caminhadas, sledge, passeios de carruagem e muito mais. E você pode consultar todas as dicas de St. Morritz clicando aqui.

Uma boa ideia é combinar Zermatt com St. Moritz em uma mesma viagem, através do Glacier Express, o mais incrível dos percursos panorâmicos de trem do mundo.

VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto.

 

Interlaken – Jungfrau

 

Alpes Suíços

Interlaken fica na Bernese Oberland em uma planície entre o Lago Thun e Brienz. É o destino de férias é famoso pelas as três poderosas montanhas, Eiger, Monch e Jungfrau e é o ponto de partida para várias atividades.

O sucesso de Interlaken como destino turístico foi reforçada pela conclusão da Ferrovia Bernese Oberland em 1890 e a estrada de ferro Jungfrau em 1912.  O Jungfrajoch é um passeio totalmente imperdível e você pode conferir todas as dicas de viagem sobre ele clicando aqui.

De Interlakem também saem incontáveis rotas através das ferrovias para mais de 45 montanhas, teleféricos, que conduzem a 200 km de pistas e uma densa rede de trilhas para caminhadas.

Outra atração conectada com Interlaken é o trem panorâmico Golden Pass, uma rota de trem panorâmica que a liga a Montreux, no Lago de Genebra e passa pela estação de férias de luxo Gstaad. É

 

Engelberg – Titlis

 

O vilarejo é caracterizado por seu imponente monastério, sendo que ainda existem ainda cerca de 30 monges que atualmente vivem e trabalham por lá.

A Montanha dos Anjos, como os fundadores do mosteiro beneditino chamavam o local em 1120, é um popular destino de excursões para quem viaja nas proximidades de Lucerna, pois a viagem a Engelberg, por estrada ou de trem, pode ser feita em apenas uma hora.

O parque glaciar de Titlis e as telecadeiras “Ice Flyer” são o paraíso para quem gosta de deslizar monte abaixo. Uma gruta glaciar de gelo eterno, a ponte suspensa mais alta da Europa e vários trajetos para caminhadas são alguns dos atrativos do Titlis.

O Monte Titlis é o destino mais elevado de excursão a geleiras e o maior paraíso de esqui e snowboard da Suíça Central. Titlis bem como seu parque de geleiras, são acessíveis a partir do bondinho giratório Rotair. A uma altitude de 3.020 metros acima do nível do mar, os visitantes podem se deleitar com a vista fantástica dos Alpes centrais.

 

Mürren

 

Alpes Suíços

Mürren está situado num planalto nos Alpes Berneses, mais especificamente a 1,638 m acima do nível do mar. Se quiser saber mais sobre esse destino dos sonhos clique aqui.

Por este motivo, não pode ser acessada por carros, mas tão somente pelos transportes especiais que serão explicados em detalhes no próximo tópico.

Só com esta informação, já é possível imaginar a tranquilidade deste vilarejo que tem menos de 50o habitantes, está incrustado nas montanhas e conta com vista sensacional para os montes Eiger, Mönch, e Jungfrau, não é mesmo?

Este local pacato ganhou notoriedade dos turistas no final dos anos 60, quando sua montanha mais famosa, a Schilthorn, foi cenário do filme 007  “Bond – Ao serviço de sua majestade” e desde então vem sendo bem visitada em todas as estações do ano. Para acessar o post completo sobre essa atração clique aqui.

Desta forma, Mürren desenvolveu uma estrutura turística digna para receber os seus visitantes, com hotéis para diferentes orçamentos, restaurantes, bares, lojas e muitas pistas de esqui ou de caminhadas. Mas, ainda continua sendo um paraíso perdido no meio das montanhas e deve ser parada no seu roteiro de viagem pelos Alpes Suíços.
 

 

Gstaad

 

A região de férias de Gstaad-Saanenland proporciona uma mistura atraente de opções para os seus visitantes.

A imensa área de esqui e trekking “Gstaad Mountain Rides” estende-se por todo o Saanenland, que conta com o fácil acesso proporcionado pela via férrea Montreux-Oberland (MOB).

Inclusive, Gstaad está na rota do Golden Pass e você pode clicar aqui para ler tudo sobre esse trem panorâmico.

Nos últimos anos, o centro de Gstaad desenvolveu-se de tal forma que sua rua de lojas, a menor da Suíça, tornou-se também a mais famosa. Com seus hotéis de excelência, restaurantes para gourmets, moradias de luxo e o aeroporto Saanen localizado nas imediações, o resort de Gstaad, que conta ainda com a total ausência de automóveis, é um popular destino de celebridades internacionais.

A a paz do idílico vilarejo das montanhas de Abländschen são exemplos de uma região de férias extremamente diversificada.

As áreas de esqui e trekking de Saanenland contam com 53 meios de transporte, tendo sido chamada de “Gstaad Mountain Rides”. Elas são acessíveis a partir de vários vilarejos, por meios de transporte interligados.  Um destino incrível nos Alpes Suíços!

 

Grindewald e First 

 

Alpes Suíços

Grindewald atrai visitantes e alpinistas desde o século XVII graças à vista panorâmica que oferece das montanhas e do glaciar, assim como a sua localização super privilegiada na Suíça. Em termos geográficos, o vilarejo de Grindewald faz parte do cantão de Berna, no distrito de Interlaken e está situada no centro da Suíça, ou seja, no verdadeiro coração dos Alpes.

Grindewald é uma maravilha, uma verdadeira pedra preciosa no coração dos Alpes Suíços, que certamente merece entrar em seu roteiro de viagem.

A maioria dos viajantes acaba visitando Grindewald por apenas alguns minutos, no caminho para o Jungfraujoch Top of Europe, mas neste post você pode entender o porque você deve fazer diferente e dedicar mais tempo à este destino.

Por sinal, se pretende fazer o passeio para o Jungfraujoch Top of Europe, confira o post completo sobre esse passeio fenomenal. 

Além da vila charmosa, Grindewald conta com uma das melhores e mais divertidas atrações da Suíça, o Grindewald First, com atrações super interessantes nas montanhas. Não pode ficar de fora de seu roteiro de viagem!
 

 

Adelboden

 

Este tranquilo resort de férias localizado no centro dos Alpes Bernenses tem como característica a atmosfera de povoado. No inverno, esta vila de chalés idílicos e paraíso dos amantes de hiking se transforma em um paraíso de esportes de inverno.

Com inúmeras instalações de transporte alpino, crescente número de espaços de bem-estar e receptividade familiar.

Para verificar todas as dicas de viagem, acesse o blog Loucos por Viagens, que tem um post incrível sobre o destino.

 

 

Ebook Suíça 2

 

Wengen e Männlichen

 

Alpes Suíços

Rodeado por montanhas nevadas, com arquitetura típica alpina, tranquilidade contagiante e aquele ar fresco que só as montanhas proporcionam, Wengen é capaz de agradar até os viajantes mais céticos.

Wengen está literalmente situada no coração dos Alpes Suíços e sem acesso através de carro. Sendo assim, a única forma de chegar lá é de trem, que parte de Lauterbrunnen a cada 30 minutos e leva apenas 15 para chegar até o vilarejo.

Quem é portador do Swiss Travel Pass, o passe de trem da Suíça, não precisa pagar pela viagem, pois o percurso está totalmente incluso. Para saber mais sobre o Swiss Travel Pass clique aqui e confira nossa análise completa se o passe vale a pena, com indicação também das suas vantagens e desvantagens.

A minha sugestão é que visite  Wengen na ida ou na volta do Jungfrau Top of Europe, mas para isso é preciso dormir na região, para poder aproveitar melhor o dia. Publicamos um roteiro completo para aproveitar melhor o dia do passeio, com indicação das paradas na ida e na volta do Jungfraujoch e para acessar clique aqui.
 

 

Nendaz

 

Situada no topo do Vale do Rhône, Nendaz oferece uma vista panorâmica incrível para os Alpes.

Tão ensolarada quanto a Riviera Francesa, Nendaz é perfeita para diversas atividades ao ar livre, como esqui (são 400 km de pista), mountain bike, caminhadas de inverno e verão e passeios pelos lendários canais da região.

Localizada no coração da maior região de esqui da Suíça, Nendaz tem rotas extraordinárias e pistas variadas, oferecendo muitas opções para esquiadores iniciantes e experientes.

 

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

 Lucerna –  Monte Rigi

 

A vista panorâmica proporcionada desde o cume do Rigi é de tirar o fôlego e o SPA que está no caminho para o Monte Rigi é tão ou mais sensacional!

As duas ferrovias de cremalheira de Vitznau e Goldau, bem como o teleférico panorâmico de Weggis tornam a chegada à montanha em uma experiência inesquecível. A viagem também pode ser combinado com barco pelo lindo lago Lucerna.

E tem mais uma coisa: subida à montanha Rigi é gratuita com o Swiss Travel Pass. Clique aqui para verificar todas as dicas!

Arquivado em: Alpes Suíços, Suíça
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

  1. AvatarBARBARA diz

    OLÁ,

    SE EU NÃO TIVER MUITOS DIAS, QUAL DOS DOIS LOCAIS VOCÊ SUGERIRIA PARA VISITAR OS ALPES SUÍÇOS, LACERNA OU INTERLAKEN? E QUANTOS DIAS É NECESSÁRIO PARA PELO MENOS CONHECER OS LOCAIS?

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Barbara, tudo bem?

      Se você está em busca de conhecer os Alpes e experienciar atividades nas montanhas, a minha sugestão é que escolha Interlaken e faça o passeio para o Jungfraujoch, visitando também Grindewald e Lauterbrunnen.

      Se quiser um destino que combine cidade e montanha, Lucerna seria a melhor opção, pois além de conhecer as atrações da cidade você também pode visitar o Monte Rigi ou Monte Pilatus, que ficam nas redondezas.

      Sugeriria de 2 a 3 dias para Lucerna e Interlaken e você pode consultar os roteiros esquematizados aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/category/suica/

  2. AvatarEdu diz

    Olá Laura! Obrigado pelas dicas de locais – ajudou muito!! Estava pensando em fazer uma viagem descendo de carro de Nuremberg (Alemanha) Até Monaco, passando pelos Alpes – um percurso de 1.000km, 10 hrs de viagem, cortando os Alpes Suiços. Pensei em sair no dia 27/DEZ, parando em alguns pontos interessantes ao longo do caminho, e chegando em Monaco 31/DEZ para o Reveillon. Minha pergunta é: seria arriscado atravessar os Alpes de carro nessa época do ano? (risco de nevasca, estradas fechadas, acidentes, etc?) Grato

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Edu,

      Muito obrigada pelo feedback e pelo comentário!

      Eu considero a viagem de 1000 km em apenas 10 horas muito puxada, até porque raramente conseguirá manter a velocidade constante nas estradas pois muitas delas têm curvas. Além disso, vale a pena fazer o trajeto devagar para aproveitar o passeio, afinal de contas na Suíça o trajeto vale tanto quanto os destinos finais!

      Geralmente as estradas são bem cuidadas e monitoradas pela equipe do sistema de trânsito do país e os motoristas não devem esperar grandes surpresas, exceto em caso de nevascas inesperadas que fechem as estradas. Neste caso, fica difícil prever, mas vale a pena consultar nos sites que atualizam em tempo real: https://www.viamichelin.com/web/Traffic/Traffic_info-Switzerland e https://www.myswissalps.com/car/trafficinfo

      Abs e boa viagem 🙂

  3. AvatarSara Pezatto diz

    Lara,
    Obrigada por todas as dicas, adorei seu blog ♥

    Queria saber em qual mês e quinzena vc foi para Zermatt, pois vi que a Cidade estava cheia de neve e eu quero muito ir para Zermatt quando estiver nevando. Estou com planos de ir no comeco de Fevereiro para “garantir” a neve, mas mesmo assim é arriscado com esse tempo doido.

    Grata “)

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Sara,

      Muito obrigada pelo comentário e feedback. E que ótimo saber que o blog está sendo útil para você!

      Eu já fui para Zermatt em Fevereiro e estava bem nevado. Mas, essas fotos foram tiradas no início de Janeiro de 2018 e como você pode ver a cidade estava super coberta de neve também!

      É bem complicado escolher datas com neve garantida, porque o clima é bem imprevisível, mas historicamente há bastante neve em Zermatt de Janeiro a Março.

      Abs e boa viagem 🙂

  4. AvatarDanielle Inácio Gomes diz

    Oi Laura, estamos indo para Milão em dezembro e vamos de carro até Lugano. O que gostaria de saber é se da para fazer um bate e volta de trem para conhecer os Alpes. E qual seria o melhor percusso de trem?

  5. AvatarMilton Silva diz

    Oi Laura, desculpe‐me pelo abuso em consulta-la, só por curiosidade de fundo religioso: qual rota saindo de Roma pode-se ir a pé às montanhas suíças em poucos dias? Motivação: no Livro de Urantia (Parte IV, Documento N° 132, Tópico 7), há uma revelação barranco que Jesus esteve na Suíça (provavelmente nos Alpes), e que partiu de Roma com um grupo de mercadores indianos.
    Assim que passar essa fase de COVID-19, penso visitar ROMÁ e quiçá fazer esse caminho. antecipados.

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Milton!

      Que ótima ideia, acredito que este caminho seja maravilhoso. Mas, infelizmente, não tenho informações sobre esta rota.

      Quando fizer a viagem pode dividir as dicas conosco! Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!