Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Colmar na França – Dicas e roteiro de viagem da cidade mais linda da Alsácia

Colmar na França - Dicas e roteiro de viagem da cidade mais linda da Alsácia

Está pensando em visitar Colmar na França? Chegou ao lugar certo, pois neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem e roteiro completo para aproveitar a cidade mais linda da Alsácia.

Colmar é uma cidade encantadora e de personalidade única. Suas ruelas repletas de casinhas coloridas em estilo medieval, canais charmosos, restaurantes na beira da água e mercadinhos locais a conferem uma atmosfera romântica sem igual.

Por estar situada na fronteira entre a França, Alemanha e Suíça, Colmar condensa o melhor destes países. Em sua visita, você vai perceber que a arquitetura de Colmar foi claramente influenciada pelo estilo do sul da Alemanha, a gastronomia tem o melhor dos três países e o estilo de vida…ah, esse é bem francês, com seu ritmo mais lento e contemplativo.

E é exatamente esta mistura de estilos que faz com que Colmar conquiste os seus visitantes e figure entre uma das mais incríveis cidades da Europa. Afinal de contas, estamos falando de uma cidade com um pouquinho de cada um dos países mais procurados por viajantes no velho continente! 🙂

Se interessou? Vamos então, às dicas de viagem de Colmar, para que você programe uma viagem sensacional para lá!

 

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PARA COLMAR NA FRANÇA

 

Colmar na França

Por sua localização estratégica, Colmar é um destino que se encaixa perfeitamente num roteiro de viagem pela região da Alsácia Francesa, pela Rota Romântica e Floresta Negra na Alemanha ou até mesmo para a Suíça – já que a Basileia está a cerca de 45 minutos de viagem de Colmar de trem.

Para um roteiro de carro pela Alsácia Francesa, indicamos fazer base em Colmar por pelo menos uma ou duas noites, já que esta é uma base conveniente em termos de localização, acesso e pelas opções de hotel em conta na cidade. Por sinal, confira aqui os hotéis em Colmar e reserve com cancelamento gratuito pelo Booking.com.

É também possível combinar uma visita a Colmar com um roteiro pela Rota Romântica e Floresta Negra na Alemanha, já que Colmar está bem próxima de Friburgo, Baden Baden e Rothenburg ob der Tauber.

Outra possibilidade é combinar com um roteiro pela Suíça, levando em consideração que a viagem entre a Basileia e Colmar leva menos de uma hora. Se estiver interessado, clique aqui e confira sugestões de roteiros completos pela Suíça.

 

COMO CHEGAR EM COLMAR

 

Colmar na França

A facilidade no acesso é um dos maiores atrativos de Colmar, sendo possível chegar lá de trem, ônibus ou melhor, de carro, combinando com um roteiro pela Alsácia e ou Rota Romântica na Alemanha e Suíça.

Mas, vamos falar em detalhes sobre cada uma dessas opções a seguir.

O trem chega na Gare de Colmar, que fica bem próxima ao centro histórico da cidade. Diariamente, diversas opções de trens conectam Colmar a cidades próximas na Alsácia, outras cidades grandes na França, na Suíça, assim como cidades na Alemanha.

Os ônibus também conectam Colmar à grandes cidades e vilarejos nos arredores e a melhor forma de encontrar passagens e horários é através do site Omnio, que funciona como um buscador de transportes na Europa.

Para quem vem da Suíça, a melhor forma de chegar em Colmar é da Basileia, ao norte do país. A viagem entre estas duas cidades leva menos de uma hora e, portanto, bate e voltas são super recomendáveis entre essas cidades.

Mas, você também pode fazer a viagem de qualquer cidade da Suíça para a Basileia, passar o dia na cidade e seguir no final do dia para Colmar e de lá aproveitar a Alsácia. Note que a viagem entre a Suíça e Colmar pode ser feita de trem, ônibus ou de carro.

Para explorar a região da Alsácia, assim como a rota romântica e Floresta negra na Alemanha, indicamos o aluguel do carro, pela praticidade e pela possibilidade de aproveitar mais em menos tempo. Fizemos esse roteiro de carro e foi sensacional, não só pelos destinos que visitamos, como também pelas estradas no caminho!

Sempre alugamos carro pela Rental Cars com cancelamento gratuito e suporte em português. Para fazer a sua consulta e reserva clique aqui e não se esqueça de reservar com o adicional de trânsito para outros países, já que nem todas as locadores oferecem esse serviço.

 

QUANDO VISITAR COLMAR

 

Colmar na França

Colmar é um destino perfeito para qualquer estação do ano, já que cada uma delas confere à cidade uma atmosfera diferente.

Na primavera e verão não apenas Colmar, mas a Alsácia de maneira geral, fica super florida, as cores ganham vida, os dias são longos e as pessoas estão mais relaxadas, aproveitando refeições e drinks nas áreas externas de restaurantes e bares.

No outono e inverno, especialmente nos últimos meses do ano, Colmar fica bem iluminada com os mercados de natal e há muitas atividades tradicionais de inverno, como degustar bebidas típicas, fazer compras de natal e aproveitar o vilarejo todo branquinho de neve!

Independente de qual seja o mês da sua viagem, Colmar será sempre uma boa pedida.

 

O QUE FAZER EM COLMAR EM 1 OU 2 DIAS

No mapa interativo abaixo, você vai encontrar a localização de todos os pontos de interesse citados no roteiro de 1 a 2 dias em Colmar, que você irá ler a seguir.

IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras e ganhe 5% de desconto usando o código “OMUNDOEPEQUENO5”

 

 

Comece o passeio em Colmar na estação de trem da cidade e de lá siga caminhando pela Avenue de la Republique, uma das avenidas mais importantes da cidade até o parque Parc du Champ du Mars.

Passeie pelo parque por alguns minutos e quando chegar no meio dele, procure a rua paralela Edighoffen, que vai te levar para a avenida Boulevard du Champ du Mars. Caminhe nela até Rue Nicolas de Corberon, paralela à avenida.

Colmar na França dicas de viagem

A seguir, vamos te guiar por um passeio inesquecível por algumas das mais charmosas ruelas de Colmar.

A nossa recomendação é que passeie com calma, absorvendo e observando todos os detalhes desta cidadezinha milenar. Você certamente vai se encantar pela arquitetura e charme único da cidade!

Caminhe pela Rue Nicolas de Corberon até a interseção com a Rue Berthe Molly e continue por mais alguns minutos nela até encontrar a Rue Chauffour, na qual deve caminhar por toda a sua extensão.

Ao final, vai encontrar a Rue des Bles, na qual deve caminhar até encontrar a encantadora praçinha Place des 6 Montagnes Noires. Se estiver visitando na época do verão e primavera vai encontrar uma praça super charmosa e florida, já no Natal há um excelente mercadinho natalino por lá!

Colmar na França dicas de viagem

Por lá, observe o quão lindo é Hôtel Le Maréchal e as casinhas coloridas e floridas no canal. Então, atravesse a ponte e caminhe pela Rue Turrene e pela Rue de la Poissonnerie, que são absolutamente fotogênicas e românticas.

No final da Rue de la Poissonnerie você vai encontrar um dos cartões postais de Colmar, o Quai de la Poissonnerie, também chamada de “Pequena Veneza”. Esse cantinho é absolutamente encantador, colorido e charmoso, tudo que se espera de Colmar!

Colmar na França dicas de viagem

É difícil acreditar nos olhos, tamanha a beleza do local. É um verdadeiro cenário de contos de fadas, ao vivo e a cores 🙂

Muita gente embarca em um dos barquinhos que faz o passeio pelo canal carregado de turistas. Confesso que preferi me sentar em um restaurante na margem do canal e apreciar o vai e vem dos barcos degustando uma boa taça de vinho. Se gostou da ideia, saiba que há muitos cafés e bares nesta região.

Aproveite para caminhar e explorar bastante as duas margens que contam com diversos bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs e comidas típicas da região.

Colmar na França dicas de viagem

Uma boa dica é visitar o Marché Couvert Colma, o mercadão da cidade, com várias barracas de frutas, legumes, carnes e alguns restaurantes.

Depois de ter se maravilhado por esta região de Colmar, aproveite para caminhar pelas Rue de la Poissonnerie e Rue des Tanneurs em toda a sua linda extensão até encontrar a Grand Rue.

Ao chegar na Grand Rue, passeie nas duas direções e não deixe de entrar na ruelas para visitar a Schwendi Fountain e Place de l’Ancienne Douane, duas pedras preciosas da cidade que poucos visitantes conhecem!

A Schwendi Fountain foi criada por Auguste Bartholdi, o mesmo artista que criou a estátua da liberdade. Ele foi originário de Colmar e por isso, há um museu para reverenciar suas contribuições artísticas na cidade, além de monumentos ao céu aberto com a fonte.

Neste local, você também pode apreciar a Le Koïfhus, também chamada de Ancienne Douane, um edifício finalizado em 1480 e que funcionou até o século XV como aduana e centro político e econômico de Colmar, devido à sua localização estratégica na cidade medieval.

Este edifício é uma verdadeira relíquia e já passou por restaurações, para que continuasse a funcionar. Ainda bem, pois é belíssimo e em épocas de festas ou férias, sempre têm algum evento em suas imediações. Quando visitamos Colmar, tivemos a oportunidade de participar de um festival de vinhos locais no pátio do Le Koïfhus!

Seguindo pela Rue de l’Église, você encontrará a Grand Rue e ao caminhar por ela verá a Église Saint-Matthieu, uma igreja protestante do século XIII, a qual vale a pena visitar.

Voltando para a Grand Rue, siga para a Rue des Marchands, que é uma atração a parte, com suas casinhas medievais amontoadas, restaurantes e cafés charmosos com mesas do lado de fora. A regra aqui é passear com calma, se deleitando com a cidade!

Na altura da Rue des Tourneurs, você vai encontrar a belíssima igreja de St. Martin (em Francês Collégiale Saint-Martin de Colmar) situada na Place de la Cathedrale.

Esta igreja é tão impressionante que já foi considerada catedral e apesar de não ter mais o status oficial, é assim considerada pelos franceses. Confesso que não são todas as igrejas góticas que me impressionam, mas essa é realmente de cair o queixo, até porque não esperava que uma cidade tão pequena como Colmar tivesse uma catedral tão imponente.

Toda em estilo gótico, ela foi construída entre 1235 e 1365, e seus mais de 100 anos de construção realmente valeram a pena, e conferiram à catedral telhados coloridos, ornamentação gótica por toda sua extensão, uma torre e portas de entrada impressionantes, assim como vitrais medievais.

Construída entre 1235 e 1365, a igreja colegiada de Saint-Martin é uma obra importante da arquitetura gótica na Alsácia. Chama atenção pelos telhados coloridos e brilhantes característicos de outra região francesa, a Borgonha, e pela ornamentação em seu exterior, especialmente ao redor das portas de entrada.

Na Place de la Cathedrale você também pode apreciar o prédio renascentista da Ancien Corps de Garde, a antiga delegacia de polícia que foi construída como uma capela. Também vale observar a Maison Adolph, um das casas mais antigas da cidade, tendo sido construída em 1350.

Ainda nas redondezas, você também pode apreciar a Maison Pfister, um edifício totalmente único construído em 1537, que pertenceu à gerações de famílias importantes e que chama atenção na cidade, com sua mistura de estilo medieval e renascentista. Preste atenção na fachada pitoresca com pinturas que remontam à passagens bíblicas e que deu ao edifício o título de monumento histórico de Colmar.

Ao seu lado está a Zum Kragen com uma escultura de um comerciante na sua fachada. Mais a frente, pode encontrar o Musée Bartholdi, do criador da estátua da liberdade em Nova York! Mesmo que não pretenda visita, pode entrar no pátio para admirar outras esculturas do artista, como Para quem escolher não fazer a visita, é possível admirar algumas estátuas do artista.

Seguindo pela Rue des Marchands, ou Rua dos Mercadores em português, que é uma das mais belas e icônicas de Colmar, você vai passar pelo Cour du Weinhof.

Siga caminhando pela Rue des Marchands e depois visite a Igreja Dominicana, na Place des Dominicains. Esta é outra igreja totalmente impressionante não apenas pela sua beleza interior e exterior, como também pelas suas dimensões!

Este ponto turístico é um celeiro medieval do século XIV super bem conservado e com um belo pátio interno. O edifício foi renovado e hoje funciona como um hotel.

No inverno, esta praça acolhe um dos mercadinhos de natais mais charmosos de Colmar, e vale a pena visitar.

No quarteirão, você também pode visitar a Rue des Boulangers e a Maison des Têtes na Rue Têtes, que é outro edifício lindíssimo, cheio de detalhes na fachada e que foi transformado em um hotel 5 estrelas em pleno centro da cidade.

Visite o The Village Hansi & Museum, que fica bem em frente a Maison des Têtes e que é uma homenagem ao mais famoso ilustrador da região, o Jean Jacques Waltz, popularmente conhecido como “Hansi”. Nesta lojinha e museu (pago a parte) você pode ver um pouco mais das obras do ilustrador e comprar souvenirs feitos na região.

Também vale a pena circular pela Rue des Serruriers e Rue des Clefs, algumas das mais charmosas e coloridas de Colmar. E nestas ruas, encontrará um restaurante charmoso para o jantar.

Aproveite para caminhar pelas ruas de Colmar no anoitecer e verá que a cidade se torna ainda mais romântica com o cair do sol.

FIQUE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 15% de desconto usando o código “omundoepequenoparamim”.

 

ONDE FICAR EM COLMAR NA FRANÇA

 

Colmar é cheia de opções de hospedagem charmosas e sofisticadas, mas também oferece opções práticas e com ótimo custo benefício.

A seguir, você vai encontrar algumas das mais bem avaliadas opções de hospedagem em Colmar. E se reservar pelo nosso link (não paga a mais por isso :)), você nos ajuda a manter o blog com uma pequena comissão. Obrigada!

 

Hotéis charmosos em Colmar

 

Hotel Relais & Châteaux La Maison Des Têtes 

Hotel Hotel Le Marechal – Les Collectionneurs

Hotel Hotel Le Colombier Suites 

Hotel James Boutique Hôtel 

Hotel Hôtel Quatorze 

 

Hotéis com ótimo custo benefício em Colmar

 

Hotel Colmar Hotel

Hotel Ibis Budget Colmar Centre Gare 

Hotel Hôtel Roi Soleil Colmar 

Hotel Comfort Hotel Expo Colmar 

Hotel ibis Styles Colmar Centre

Se preferir, pode consultar apartamentos no Airbnb para ter a experiência de viver como um local. De quebra, você ainda ganha R$ 180 de desconto na primeira reserva ao usar o Airbnb pela primeira vez!

Arquivado em: Alsácia, Colmar, França
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!