Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Dicas e roteiros de viagem das Filipinas

Dicas e roteiros de viagem das Filipinas

Se você chegou aqui é porque está sonhando em visitar as Filipinas, certo? Então posso te dizer que chegou ao lugar certo, pois neste post-guia você vai encontrar as melhores dicas de viagem das Filipinas e muita inspiração para planejar a sua viagem ao país.

E não vou contar conversa para te dizer que as Filipinas estão entre os países mais lindos que já visitei na vida e que mesmo as minhas mais altas expectativas foram superadas com esta viagem.

As Filipinas são um país surrealmente lindo e se você ainda estiver na dúvida se o país é isso tudo mesmo que você escuta falar, estou aqui para te dizer que é sim – e muito mais. E tenho certeza que essa percepção é praticamente unanimidade entre os que por lá se aventuram!

Ok, convenhamos que as Filipinas não é dos países mais próximos ou mais fáceis de serem explorados. Mas, garanto que todo o esforço vale a pena diante da beleza estonteante das suas ilhas, praias e cachoeiras do país e da receptividade do povo filipino.

Isso tudo sem falar nos precinhos de viagem camaradas até para brasileiros em época de desvalorização do real, tornando as Filipinas um pacote completo para férias tropicais dos sonhos! 🙂

E acho que a este ponto você já deve estar convencido a colocar as Filipinas no seu roteiro de viagem (ou bem próximo disso), não é? Sendo assim, vamos passar para as dicas de viagem mais relevantes e atualizadas sobre o país para te auxiliar no seu planejamento de viagem.

Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: Todos os posts publicados no blog sobre as Filipinas

::: CORON: Todas as dicas de Coron aqui

::: EL NIDO: Todas as dicas de El Nido aqui

 

DICAS DE VIAGEM

INTRODUÇÃO ÀS FILIPINAS

Dicas de viagem das Filipinas

As Filipinas são um país composto por mais de 7 mil ilhas politicamente organizadas em forma de República. O país está situado no Sudeste Asiático, a leste do Vietnã e não faz fronteira terrestre com nenhum país, mas tem fronteira marítima com a Indonésia e Malásia.

O país recentemente elegeu Rodrigo Duterte como presidente, o qual vem mostrando traços ditatoriais, militarista e anti diversidade, nos fazendo questionar qual será a situação do país daqui a alguns anos em relação ao turismo e política internacional.

Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência…

Mas, o fato é que o posicionamento discutível do governo atualmente não atrapalha o turismo, e em verdade alguns locais dizem que ele até o favorece com a política de tolerância zero ao tráfico de droga que vem reduzindo a criminalidade e violência nos últimos anos. Opinião dos guias locais que conversamos e não minha ok?

Controversas políticas e ideológicas à parte, faz-se relevante destacar que as Filipinas se diferenciam do do resto do Sudeste Asiático por ter sido colonizada pela Espanha por mais de 300 anos, o que fez com que o idioma espanhol assim como a religião católica e seus costumes e crenças fossem altamente difundidos no país.

A colonização espanhola se estendeu até 1898, quando os Estados Unidos se envolveram na Guerra Espano-Americana e passaram a dominar o país até 1946, quando a independência das Filipinas foi proclamada e reconhecida pela potência norte americana.

E durante este período, o Inglês e a cultura norte-americana foram altamente difundidos por lá e até hoje são traços marcantes do país.

E por ser uma república super jovem, as Filipinas ainda luta com problemas típicos de países recém-colonizados, como a pobreza, violência, falta de estrutura e senso político enfraquecido.

Dicas das Filipinas

Mas, é claro, que todos esses problemas são ofuscados pelas belezas naturais deste país, que são de fato surpreendentes, e também pela simpatia, simplicidade e positividade do seu povo que contagiam a todos que por lá se aventuram.

E a graça de visitar as Filipinas, e o Sudeste Asiático de maneira geral, é justamente ter a oportunidade de abrir o coração e a cabeça para o diferente e para os contrastes evidentes em cada esquina.

E dessa forma, conseguir extrair o melhor que estes países têm para oferecer, sendo capaz de respeita-los em sua diversidade e aproximar as diferenças culturais existentes.

Pois bem, com a introdução ao país finalizada, vamos às dicas práticas de viagem sobre as Filipinas.

 

VISTO, VACINAS E SEGURO VIAGEM

 

Visto para as Filipinas

Brasileiros e Portugueses não precisam obter um visto para entrar nas Filipinas, a não ser que pretendam passar mais de 59 dias viajando por lá.

E se esse for o caso, é bom saber que este prazo pode ser estendido por mais 31 dias sem a necessidade de emitir um visto das Filipinas, mas para isso você vai precisar fazer um pedido para as autoridades competentes comprovando intenção de fazer turismo no país durante este período.

Apesar do visto não ser necessário, você vai precisará apresentar um passaporte válido por pelo menos 6 meses e a sua carteira internacional de vacinação, comprovando que está em dia com a vacina de febre amarela.

Também vai precisar apresentar a passagem de saída das Filipinas e o comprovante de reservas de hotéis para conseguir entrar no país. Então, a recomendação é que organize a sua viagem por lá direitinho e viaje com os comprovantes de reservas impressos para mostrar na imigração.

Por sinal, você só consegue entrar em alguns aeroportos mostrando as passagens impressas aos seguranças da porta. Dizem que o motivo é a preservação de segurança, mas achei isso super estranho!

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

CUIDADOS E SEGURANÇA NAS FILIPINAS

 

Seguro viagem para Filipinas

Conforme mencionado anteriormente, a estrutura das Filipinas (especialmente das ilhas) ainda é bem rústica e isto acaba se refletindo nos níveis de higiene e de tratamento sanitário disponíveis dos destinos.

Em verdade, a falta de limpeza da água faz com que muitos turistas tenham infecções intestinais e precisem buscar tratamento médicos durante a viagem.

E para minimizar os riscos deste contratempo, a recomendação é que escove os seus dentes com água potável de garrafa, não beba drinks feitos com água da torneira e que usem gelo. E ao comprar água, certifique-se que o lacre está devidamente fechado e não dê bobeira nas ilhas ou na cidade com esses cuidados básicos de higiene.

Em relação à comida, é muito comum ter desarranjo intestinal durante uma viagem às Filipinas e para ajudar na recuperação, vale levar Floratil e carvão ativado para restabelecer a flora intestinal.

E porque não levar papel higiênico na mochila para as emergências em locais mais afastados? Vai que, não é?

Almoço nas ilhas das Filipinas
Almoço nas ilhas locais das Filipinas

E claro, viaje com o seu seguro viagem para ter a tranquilidade de saber que será bem atendido se tiver qualquer emergência. Clicando aqui, você pode comprar os melhores seguro viagens com 5% de desconto utilizando o código do blog 🙂

Em relação à segurança, fica tranquilo, pois a atmosfera das ilhas é bem relax e as pessoas locais são super honestas e amigáveis. Mas, é claro que vale sempre apena conservar os cuidados básicos de não deixar bens sem vigilância e ter dinheiro ou itens caros excessivamente expostos.

Na capital, as coisas são um pouco diferente e há muitos locais perigosos aos turistas, especialmente no centro histórico e durante a noite. Por isso, tome as precauções que tomaria no Brasil e prefira sempre se deslocar com Ubers ou Grabs caso não tenha uma boa sensação sobre a segurança dos locais.

 

MOEDA E CÂMBIO NAS FILIPINAS

 

A moeda oficial das Filipinas é o Peso Filipino, cuja abreviação é PHP, e atualmente estão disponíveis notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000.

Apesar de a capital Manila ser bem desenvolvida, a maioria das regiões turísticas das Filipinas, à exemplo de Coron e El Nido, ainda contam com uma estrutura bem rústica.

Por isso, não é incomum que a maioria dos estabelecimentos das ilhas não aceitem cartões de crédito e possuam poucas opções de máquinas de ATM disponíveis da cidade, nas quais o dinheiro acaba rapidamente e a reposição só chega depois de alguns dias.

E sendo assim, é altamente recomendável que leve uma quantia considerável em cash, seja em moeda local ou dólares americanos, em montante suficiente para custear pelo menos 70% da estadia pelas Filipinas e o resto pode contar com cartões de crédito.

Para conseguir moedas locais, a melhor ideia é fazer o câmbio de dólares americanos ou euros em Manila, caso passe na capital antes de ir para as ilhas. Mas, também pode trocar as moedas nas ilhas com tarifas naturalmente menos competitivas que na capital, nas diversas lojinhas de câmbio da cidade.

 

IDIOMA DAS FILIPINAS

 

Atualmente, os idiomas mais falados nas Filipinas são o Tagalo (Filipino) e o Inglês, o que facilita demais a comunicação por lá.

Mas, é claro que o Espanhol ainda tem uma certa influência no país e também não podemos deixar de falar nos mais de 100 dialetos locais ainda praticados nas ilhas.

 

QUANDO IR PARA AS FILIPINAS

MELHORES MESES

Melhores meses para viajar nas Filipinas

Por ser um país extenso, as Filipinas têm microclimas diferenciados em algumas regiões específicas. Mas, em geral é possível afirmar que a melhor época para visitar o país vai de Dezembro a Maio, quando a maior parte das regiões turísticas tem sua estação seca e ensolarada.

E os meses a serem evitados são os de Junho a Novembro, quando as chuvas e ventos fortes chegam e tornam a experiência de viagem por lá bem mais complicada e imprevisível.

Essas recomendações são especialmente aplicável à Coron e El Nido, as jóias de Palawan, assim à como Cebu e Boracay, outros destinos bem procurados do país. Por outro lado, Siargao, que é outra ilha super popular nas Filipinas, tem como sua melhor época para visitar os meses de Março a Outubro por conta da sua localização geográfica diferenciada.

Sendo assim, se quiser fazer um roteiro pelas ilhas de Palawan, Cebu e Boracay, priorize os meses de Janeiro a Março. Mas, se sua intenção for fazer um roteiro mais extenso e visitar outras regiões das Filipinas, a melhor época para sua viagem será do final de Fevereiro a Abril 🙂

VIAJE CONECTADO: Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.

 

COMO CHEGAR

NAS FILIPINAS

Como chegar nas Filipinas

Não há voos diretos entre o Brasil e as Filipinas, e sendo assim, você terá que fazer pelo menos uma escala no meio do caminho para voar até Manila, a capital do país.

As companhias que oferecem as melhores conexões para as Filipinas saindo do Brasil são a Emirates, Qatar, Lufthansa, British, Delta, KLM, Korean Air e Turkish Airlines, com paradas em suas respectivas hubs.

Mas, a forma mais tradicional de visitar as Filipinas é combinando-a com outros países do Sudeste Asiático em um roteiro épico na região. Nós, por exemplo visitamos o Laos, Cambodja e Vietnã na mesma viagem que as Filipinas e publicamos todas as dicas destes países aqui.

Se esta for a sua preferência, é bom saber que há voos diretos entre as capitais do Sudeste Asiático até Manila e Cebu, assim como outros destinos populares como como Puerto Princesa, Coron, Boracay.

Espere pagar ente 50 a 100 dólares pela passagem para as Filipinas saindo das capitais do Sudeste Asiático e na Skyscanner você pode conferir quais as melhores opções de rota e preço para sua viagem.

 

COMO SE LOCOMOVER

NAS FILIPINAS

Como se locomover nas Filipinas

De forma geral, a melhor forma de se locomover entre destinos nas Filipinas é voando. Isso porque, as tarifas de passagem aéreas são bem amigáveis por lá e ao voar, é possível encurtar as distâncias e tempos de deslocamento consideravelmente.

Para buscar as melhores passagens, confira o site da Skyscanner e considere que as melhores companhias aéreas para voar nas Filipinas são:

Airasia, Cebu Airlines, Air Swift, Philppines Airlines e Skyjet

Mas, é claro que entre destinos próximos a melhor ideia é se locomover por terra ou mar e por isso vale a pena se certificar do melhor custo benefício para cada um dos trajetos a ser feito na sua viagem.

Por terra, conte com as vans turísticas, ônibus e transfers privados e por mar, ferry boats e excursões entre ilhas. Veja mais detalhes sobre como chegar nos destinos das Filipinas clicando aqui.

E esteja preparados para atrasos e imprevistos nos deslocamentos e relaxe, pois não há muito como evita-los, sendo a positividade a melhor forma de lidar com isso.

 

QUANTO CUSTA

VIAJAR NAS FILIPINAS

Quanto custa viagem para Filipinas

As Filipinas oferecem serviços e produtos com valores bem razoáveis – até mesmo para brasileiros em época de real desvalorizado em relação à moedas internacionais. Eba!

Esta, na verdade, é uma das maiores vantagens de viajar para lá, já que apesar de ter toda a beleza de destinos super bombados como a Polinésia Francesa, Maldivas e Fiji, as Filipinas de forma geral são imbatíveis no quesito custo-benefício, sendo possível fazer uma viagem dos sonhos com valores amigáveis.

Mas, neste contexto é importante definir as expectativas de forma apropriada: uma viagem para as Filipinas sairá “em conta”, especialmente comparado com outros destinos de semelhante beleza natural. Mas, não será super ultra barato como outros países da Ásia, sobretudo nos destinos mais turísticos como Coron, El Nido, Cebu, Boracay e Siargao.

Uma média razoável para um casal viajando com certo conforto é de mais ou menos USD 180 para dois e por dia ficando em hotéis legais, fazendo passeios privados e comendo em lugares bacanas.

Quanto custa viajar para as Filipinas

Essa média pode ser obviamente reduzida significativamente a depender das suas escolhas, sendo possível fazer uma viagem ok por cerca de USD 60 por pessoa e por dia ou até menos.

Mas, considero que USD 75 por pessoa seja uma boa média diária incluindo todos os gastos de viagem e um certo conforto. Um valor razoável para visitar o paraíso, não é mesmo?

DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis!

 

COMO ARRUMAR A MALA

PARA AS FILIPINAS

Mala de viagem para as Filipinas

As Filipinas oferecem uma diversidade impressionante de atrações, mas a verdade é que a maioria dos seus visitantes focam nas praias e ilhas sensacionais do país. Foi o nosso caso, pelo menos 🙂

E por isso, as nossas sugestões vão ser mais focadas no contexto de praia e clima tropical.

Pois bem, a mala para as Filipinas ser feita com peças leves, coloridas e frescas, com especial ênfase nos trajes de banho, que é basicamente o que você vai usar durante os seus dias nas ilhas.

Para mulheres, a mala deve ser composta de saias longas e curtas de tecido leve, calças de tecido leve e folgadinhas, blusinhas frescas, saídas de praia, sandálias rasteiras, havaianas e roupas de banho.

Para homens, a mala deve ser composta de calças leves, bermudas, t-shirts, camisas de tecido leve, sandálias e havaiana, além da roupa de banho.

Malar para as Filipinas
Look do dia nas Filipinas

Acessórios como chapéus de praia, blusa com proteção UV, bolsas de praia, cangas e toalhas de secagem rápida são indispensáveis.

Além disso, vale a pena levar (ou comprar lá) sapatos de neoprene para evitar feridas no pé durante as atividades com corais e mochilas a prova de água para guardar eletrônicos de forma segura.

Para quem tem interesse em fazer snorkel, pode levar máscara e pé de pato na mala ou comprar por lá. O aluguel também é possível, desde que não se incomode em usar os equipamento que outras tantas pessoas já utilizaram.

E como não poderia faltar, não se esqueça de levar equipamentos fotográficos para registrar os momentos e lugares incríveis que vai visitar.

Neste post você pode conferir as nossas dicas de câmeras para viagense se for possível, leve também uma câmera a prova dágua e o drone para tirar fotos de cima!

NÃO VIAJE SEM SEGURO: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5”.

 

O QUE FAZER NAS FILIPINAS

DESTINOS IMPERDÍVEIS

O que fazer nas Filipinas

Há muito o que ver e fazer nas Filipinas e se você é que nem a gente e ama paisagens tropicais, vida marinha exuberante e praias de água cristalinas, vai ficar doidinho na hora de planejar o roteiro e escolher os destinos para visitar.

São tantas opções maravilhosas para escolher e independente da duração e extensão da sua viagem, certamente vai sair das Filipinas com um gostinho de quero mais e vontade de voltar em breve.

Vejamos a seguir quais são os destinos mais celebrados e populares do país.

 

MANILA

 

Manila é a capital das Filipinas e um destino geralmente encaixado no roteiro de viagens na chegada ou saída do país, já que seus aeroportos funcionam como hub de voos domésticos e internacionais.

Apesar de não ter a fama de outras capitais do Sudeste Asiático, Manila é bem interessante e merece pelo menos um dia inteiro do seu roteiro de viagem.

Por lá, explore a cidade antiga de Manila com características espanholas e sua orla super charmosinha e cheia de restaurantes e bares a beira mar.

HOTÉIS EM MANILA: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

PALAWAN

 

O que fazer em Palawan

Palawan é a mais visitada das ilhas das Filipinas e contempla três dos destinos mais populares das Filipinas: Coron, Puerto Princesa e El Nido.

São tantas maravilhas naturais em Palawan que fica até difícil colocar em palavras a beleza e diversidade desta região. E sem dúvidas, é uma ilha que não pode faltar na sua viagem às Filipinas, sendo que uma sugestão de roteiro completo por lá será apresentado a seguir.

 

BORACAY

 

Boracay é outra ilha super famosa das Filipinas e que recebe milhares de turistas anualmente. A ilha esteve tão movimentada nos últimos anos que o governo teve que fecha-la por 6 meses para reverter os danos ambientais causados pelo turismo predatório.

Atualmente, a ilha tem um limite de visitantes por dia e está bem mais focada na reciclagem e limpeza das praias, assim como projetos de preservação da vida marinha.

Essa ilha tem praias lindíssimas e de águas calmas, e dizem que o pôr do sol por lá é inesquecível!

 

CEBU

 

Foto de El Nido

Cebu é uma ilha grande e com características mais cosmopolitas do que as outras atrações desta lista. Por isso, acaba não atraindo muito turismo para a cidade em si, mas sim para as suas atrações vizinhas como a Kawasan Falls, Badian e Bohol.

De Cebu city se pode visitar Maolboal que é a cidade base para visitar as famosas Kawasaki Falls de águas super azuis e ângulos Instagramáveis.

Em Cebu também é possível mergulhar com tubarões baleias. Amamos estes animais e já os vimos nadando nas Maldivas sem qualquer inteiração humana.

Mas, nas Filipinas esta atividade tornou-se extremamente exploratória com os animais, os quais são condicionados à voltar ao mesmo lugar todos os dias em troca de comida fácil, e em troca, eles tem que nadar com os humanos.

Não indicamos este passeio nas Filipinas por questões éticas, e sugerimos que não suporte este tipo de prática também!

 

BOHOL

 

Bohol oferece uma diversidade de atrações, entre mergulhos em barreiras de corais maravilhosos a praias de água cristalinas e trekkings super legais.

Inclusive, o trekking ao Chocolat Hills com vistas diferentes de tudo que já se viu, fica nesta ilha. É uma ótima opção para os aventureiros que querem ter outras opções além de praias e ilhas para visitar.

 

SIARGAO

 

Foto de El Nido

Siargao tornou-se popular nos últimos anos e por isso ainda é uma ilha relativamente inexplorada nas Filipinas, com características mais locais e natureza mais preservada.

Por estar bem distante da capital Manila, Siargao é uma ilha mais difícil de ser acessada mas com um pouco de boa vontade se pode planejar um deslocamento relativamente tranquilo até lá. E quem vai garante que vale a pena.

Siargao é famosa pelas suas ondas perfeitas para a prática do surf, pela imensidão de conqueiros e também por praias paradisíacas e de águas super cristalinas. Uma excelente dica para sair do “lugar comum” das Filipinas.

 

SIQUIJOR

 

Siquijor é uma ilha pequena e ainda relativamente inexplorada, com várias praias, cachoeiras e ilhas lindas ao seu redor. Não é escolha comum para brasileiros, mas os gringos adoram e a consideram um excelente lugar para festejar.

 

ROTEIROS DE VIAGEM

NAS FILIPINAS

Roteiro de viagem nas Filipinas

Para te auxiliar a definir prioridades e a traçar um roteiro coerente nas Filipinas, preparamos algumas sugestões de roteiros bem explicadinhos para dividir com vocês.

Qualquer dúvida ou sugestão pode deixar um comentário ao final do post para trocar ideias conosco e outros viajantes 🙂

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

ROTEIRO EM PALAWAN

 

Roteiro de viagem Palawan

O roteiro de viagem mais básico e popular das Filipinas é em Palawan, a ilha considerada a mais bonita do país, e onde Coron e El Nido estão situadas.

Para este roteiro, você vai precisar de pelo menos 8 dias divididos da seguinte forma: 4 em El Nido, pelo menos 3 em Coron (ou vice-versa) e um em Puerto Princesa ou Manila.

Mas, para aproveitar mais e melhor estes destinos, vale a pena separar 12 dias para esse roteiro, passando 1 em Manila, 1 em Puerto Princesa, 5 em El Nido e 4 em Coron, com tempo suficiente para deslocamentos.

Vai por mim, essa é a quantidade de dias ideais, até porque você não vai querer atravessar o mundo para conhecer tudo nas pressas, não é mesmo? 🙂

E se tiver mais dias e quiser explorar a parte menos conhecida de Palawan, vale a pena adicionar Puerto Barton no roteiro e ficar lá por 2 ou 3 noites.

Já publicamos todas as dicas de viagem, com informações sobre como chegar, onde ficar e o que fazer em Palawan nos links abaixo:

::: CORON: Todas as dicas de Coron aqui

::: EL NIDO: Todas as dicas de El Nido aqui

Roteiro nas Filipinas
O que fazer nas Filipinas

De forma geral, a ideia é fazer um roteiro circular em Palawan, chegando em Coron, Puerto Princesa (aproveitando um dia por lá e seguindo viagem para El Nido de van) ou diretamente em El Nido.

A ida seria para Coron com volta de El Nido, ou vice-versa.

Alternativamente, pode planejar a ida para Puerto Princesa, pegar um transfer para El Nido e depois barco para Coron e ao final um voo de saída de Coron (ou vice-versa) para Manila ou outro destino no país.

Roteiro de viagem em Palawan

Vale destacar que há voos diretos de Manila para El Nido e Coron, assim como rotas aéreas para estes destinos saindo de outros destinos das Filipinas também.

E entre El Nido e Coron, você pode pegar o ferry boat que faz a viagem entre Coron-El Nido diariamente em cerca de 4 horas de viagem e custa 1,760 pesos / $35 USD.

 

ROTEIRO COMPLETO NAS FILIPINAS

 

Roteiro de viagem nas Filipinas

Se tiver mais dias disponíveis, pode explorar outros destinos incríveis das Filipinas, como Cebu, Siargao e Boracay, os quais estão mais espalhados geograficamente mas podem ser acessados com voos diretos de Palawan ou de Manila.

Para chegar nas Filipinas você pode sair de outros países do Sudeste Asiático e voar direto para algumas das ilhas sem necessariamente passar na capital na chegada. Neste caso, é importante saber que há rotas entre entre Kuala Lumpur, Bangkok e Singapura para Cebu, Manila, Puerto Princesa e Boracay.

Ou você pode começar a sua viagem em Manila e de lá pegar o primeiro voo para as ilhas Filipinas e começar a aventura!

Uma boa ideia de roteiro seria o seguinte:

Se voar de outros destinos do Sudeste Asiático, pode desembarcar em Cebu, passar 3 ou 4 dias por lá, e depois voar para Siargao ou diretamente para Boracay.

Em Siargao você pode ficar 5 a 7 dias inteiros e em Boracay 4 ou 5 dias inteiros para explorar as melhores atrações.

Atenção: Se voar para Siargo, terá que passar em Manila para ir depois até Palawan ou Boracay, mas se voar para Boracay, pode ir direto para os outros destinos, sem necessidade de voltar para a capital. Siargao é um pouco “fora da rota”, mas quem visita garante que vale a pena!

De Boracay, pode seguir viagem até Puerto Princesa, passar 1 dia inteiro por lá e depois pegar uma van até El Nido e passar 4 dias inteiros lá.

De El Nido, pode pegar um ferry até Coron, passar 4 dias por lá e depois voar até Manila, finalizando um roteiro perfeito nas Filipinas 🙂

 

PARA FACILITAR O SEU PLANEJAMENTO DE VIAGEM

 

Dicas de viagem das Filipinas

Para buscar as melhores passagens, confira no site da Skyscanner quais são as melhores rotas e tarifas para os deslocamentos selecionados. E em resumo, essas são as rotas possíveis:

De Cebu você pode voar para Boracay, Siargao, Puerto Princesa e Manila e além disso há vários voos internacionais chegando e saindo de Cebu.

De Palawan há voos diretos entre Puerto Princesa e Boracay, Cebu e Manila com diversas companhias aereas. Puerto Princesa também recebe voos internacionais saindo de diversos países do Sudeste Asiático.

De El Nido é possível voar direto para Manila, Coron, Boracay e Cebu com a Air Swift. O aeroporto de lá não comparta voos internacionais, mas tão somente os nacionais.

De Coron é possível voar para Manila, Cebu e Boracay, mas não há voos internacionais saindo ou chegando em Coron.

De Siargao as opções de voos são saindo de Manila ou Cebu apenas, sem voos internacionais chegando ou saindo de lá.

 

NÃO SE VÁ! Leia também os outros posts sobre as Filipinas

Arquivado em: Filipinas, Roteiros de viagem
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!