Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

El Nido nas Filipinas – Dicas de viagem e roteiro nas ilhas

El Nido nas Filipinas - Dicas de viagem e roteiro nas ilhas

El Nido nas Filipinas é um verdadeiro paraíso na terra e surpreende com as suas ilhas, paisagens e praias maravilhosas. É um destino que figura no topo da lista dos lugares tropicais mais lindos do mundo junto com as magníficas Ilhas Maldivas e merece toda a atenção alcançada nos últimos anos, pela sua autenticidade e diversidade de paisagens.

El Nido é um destino de férias perfeito para quem ama o clima tropical, praias lindíssimas e vida marinha exuberante. E como estamos falando das Filipinas, tudo isso vem regado a muita simpatia e simplicidade no estilo de vida do seu povo, o que contribui para que as viagens para lá tenham uma atmosfera relaxante e amigável.

E a melhor notícia de todas é que, apesar de ter toda a beleza de destinos super bombados como a Polinésia Francesa, Maldivas e Fiji, El Nido e as Filipinas de forma geral são imbatíveis no quesito custo-benefício, sendo possível fazer uma viagem dos sonhos com valores amigáveis. Melhor impossível! 🙂

E apesar de El Nido ficar do “outro lado do mundo”, é um destino que vale qualquer esforço para conhecer e ao ler este post você vai entender o porquê. Se você já estiver convencido a visitar El Nido, vai encontrar todas as dicas de viagem e sugestões de roteiro que precisa para planejar a sua viagem para lá.

Vamos às dicas?

LEIA TAMBÉM: Todos os posts publicados no blog sobre as Filipinas

 

DICAS DE VIAGEM

INTRODUÇÃO E INFORMAÇÕES PRÁTICAS

El Nido nas Filipinas - Dicas de viagem e roteiro nas ilhas

El Nido está situada ao norte da ilha de Palawan, a qual é por muitos considerada a mais linda das 7 mil ilhas das Filipinas. E não poderia ser diferente, já que Palawan engloba destinos maravilhosos além de El Nido, como por exemplo, Coron, Puerto Barton e Puerto Princesa.

Mais especificamente, El Nido faz parte do arquipélago de Bacuit, o qual é composto por centenas de ilhas e praias fenomenais. E por ser a “cidade” mais desenvolvida da região, representa a melhor base para explorar o arquipélago e as suas maravilhas, até porque é o local de onde saem maioria das excursões turísticas

Em relação à cidade, espere uma estrutura simples como se fosse uma vila de pescadores.

É claro que muito desenvolvimento foi trazido com o apogeu turístico dos últimos anos e diversas lojas, hotéis e restaurantes bacanas foram abertos, mas a verdade é que El Nido ainda continua sendo um local bem simples e sem frescuras.

Mas, o que El Nido tem de simples, as praias e ilhas dos seus arredores têm de lindas e impressionantes. E por isso, o destino atualmente recebe milhares de viajantes de todas as nacionalidades que por lá chegam em busca do destino tropical dos sonhos!

Visitar El Nido é uma viagem perfeita para quem está em busca de uma experiência tranquila, relaxante e com muito contato com a natureza e vida marinha. É uma viagem que sem dúvidas será lembrada como uma das melhores da vida, desde que seja planejada de forma correta.

E a primeira dica para começar a planejar a viagem para El Nido de forma correta, é começar as pesquisas e reservas o quanto antes, já que as melhores opções de voos e acomodações se esgotam rapidamente. E você certamente vai querer garanti-las!

Sendo assim, se você comprou a passagem para o Sudeste Asiático, vale a pena começar a planejar a sua viagem para El Nido com prioridade, pois assim vai conseguir garantir o melhor custo-benefício para sua estadia na ilha!

E a seguir, você vai encontrar as dicas práticas que precisa para definir e planejar a sua viagem.

 

VISTOS E VACINAS PARA VIAJAR

 

Não é necessário obter um visto para entrar nas Filipinas, mas você precisará apresentar um passaporte válido por pelo menos 6 meses e a sua carteira internacional de vacinação, comprovando que está em dia com a vacina de febre amarela.

 

QUANTO TEMPO FICAR EM EL NIDO?

 

Quantos dias ficar em El Nido

Há muito o que ver e fazer em El Nido, sendo que se você quiser evitar a frustração de não ter tempo suficiente para ver uma boa parte das maravilhas que te esperam por lá, você deve programar pelo menos 4 noites para explorar as ilhas e praias dos seus arredores.

Para tanto, planeje se hospedar em El Nido e fazer excursões em grupo ou privadas para as ilhas e praias no arredor. Além disso, vale a pena considerar a possibilidade de se hospedar em ilhas remotas nos arredores de El Nido por alguns dias e para tanto separe mais 2 noites e 3 dias.

Nós nos hospedamos no Glamping Dryft por duas noites e amamos a autenticidade e simplicidade do local. Mas, se estiver em busca de experiências mais luxuosas, vale apostar nos resorts Cauayan Island Resort, El Nido Resorts Lagen Island ou Matinloc Resort que oferecem luxo em pleno isolamento tropical

E como El Nido está situada bem próxima de Coron, vale a pena estender a viagem e explorar a outra joia da ilha de Palawan ficando por lá por pelo menos 4 dias completos.

LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiros de viagem nas Filipinas

 

CÂMBIO E DINHEIRO EM EL NIDO

 

El Nido é uma destino super remoto e com estrutura turística ainda bem rústica. Sendo assim, poucos são os estabelecimentos que aceitam cartões de crédito e ainda mais escassas as máquinas ATM disponíveis na cidade.

Por isso, certifique-se de levar dinheiro em cash suficiente para a duração da viagem, seja em moeda local ou dólares americanos, os quais são geralmente aceitos em restaurantes ou facilmente cambiáveis nas ilhas das Filipinas.

Não conte com a possibilidade de sacar pesos filipinos nas maquininhas de ATM em El Nido, pois é super comum que o dinheiro acabe, e quando isso acontece a reposição demora dias.

Li esta dica antes de viajar para lá, mas acabei relevando a importância de levar cash para El Nido e tive problemas sérios para sacar dinheiro por lá. E por isso aqui estou, ressaltando a importância de levar dinheiro em mãos suficiente para os seus dias em El Nido, para assim evitar contratempos em sua viagem. Quem avisa amigo é!

 

CUIDADOS EM EL NIDO

 

Dicas de viagem de El Nido

Conforme mencionado anteriormente, a estrutura de El Nido ainda é bem rústica, e isto acaba se refletindo nos níveis de higiene e de tratamento sanitário disponíveis na ilha. E a falta de limpeza da água faz com que muitos turistas tenham infeções intestinais e precisem buscar tratamento médico.

Para minimizar os riscos de contratempo, escove os seus dentes com água potável de garrafa, não beba drinks feitos com água da torneira e que usem gelo. Ao comprar água, certifique-se que o lacre está devidamente fechado e não dê bobeira nas ilhas ou na cidade com esses cuidados básicos de higiene.

E claro, viaje com o seu seguro viagem para ter a tranquilidade de saber que será bem atendido se tiver qualquer emergência. Clicando aqui, você pode comprar os melhores seguro viagens com 5% de desconto utilizando o código do blog 🙂

Em relação à segurança, fica tranquilo, pois a atmosfera da ilha é bem relax e as pessoas locais super honestas. Mas, vale sempre apena conservar os cuidados básicos de não deixar bens sem vigilância e ter dinheiro ou itens caros excessivamente expostos.

 

COMO SE LOCOMOVER EM EL NIDO

 

Como se locomover em El Nido

A forma mais comum de explorar os arredores de El Nido é alugando uma motocicleta e fazendo um roteiro por conta própria pelas praias urbanas (mais informações no decorrer do post) e atrações turísticas.

Espere pagar entre 350 a 500 PHP por dia pela motocicleta e saiba que aluguel pode ser feito diretamente com a sua acomodação ou em uma das diversas lojinhas no centro da cidade (Bella’s rental tem uma ótima reputação e bons preços).

Se não se sentir confortável com esta alternativa, pode utilizar os serviços de triciclo que fazem o transporte de turistas e locais e cobram valores razoáveis pela corrida. Você pode utilizar os serviços do seu local de hospedagem ou simplesmente negociar com um motorista na rua lembrando sempre de barganhar pela corrida.

Para ter uma ideia, o triciclo do aeroporto ao nosso hotel custou 250 PHP e as corridas entre o nosso hotel e o centro de El Nido custaram cerca de 150 PHP. Você pode tomar esses valores como base para fazer os cálculos e decidir se vale a pena alugar motocas durante a sua estadia em El Nido.

Em relação aos passeios de barco para as praias e ilhas do arquipélago Bacuit, falaremos em mais detalhes nos próximos tópicos.

 

O QUE LEVAR NA MALA PARA EL NIDO

 

Mala para El Nido

Por ser um destino de praia, a mala deve ser feita com peças leves, coloridas e frescas, com especial ênfase nos trajes de banho, que é basicamente o que você vai usar durante os seus dias em El Nido.

Para mulheres, a mala deve ser composta de saias longas e curtas de tecido leve, calças de tecido leve e folgadinhas, blusinhas frescas, saídas de praia, sandálias rasteiras, havaianas e roupas de banho.

Para homens, a mala deve ser composta de calças leves, bermudas, t-shirts, camisas de tecido leve, sandálias e havaiana, além da roupa de banho.

Acessórios como chapéus de praia, blusa com proteção UV, bolsas de praia, cangas e toalhas são indispensáveis. Além disso, vale a pena levar (ou comprar lá) sapatos de neoprene para evitar feridas no pé durante as atividades com corais e mochilas a prova de água para guardar eletrônicos de forma segura.

 

COMO CHEGAR EM EL NIDO

MELHORES OPÇÕES

Como chegar em El Nido, Filipinas

É possível chegar em El Nido de três formas: de ferry boat saindo de Coron, de voo direto com a Air Swift saindo de Manila e outras cidades, ou voando low cost até Puerto Princesa e de lá pegando uma van ou ônibus até El Nido.

Todas estas alternativas são relativamente populares e bastante utilizadas por viajantes de todo o mundo, sendo que você deve escolher a sua forma de chegar em El Nido levando em consideração a sua disponibilidade de tempo e de orçamento para viagem.

Vejamos a seguir cada uma delas em detalhes:

 

VOO ATÉ PUERTO PRINCESA E VAN ATÉ EL NIDO

 

Esta alternativa costuma ser a mais barata e, portanto, a mais utilizada por viajantes que chegam a El Nido. Funciona da seguinte forma:

Voo low cost de Manila ou de outras cidades das Filipinas até Puerto Princesa. Você pode checar as opções de passagens aéreas baratas com a Air Asia ou fazer um comparativo com a Skyscanner.

Uma boa ideia é passar uma ou duas noites em Puerto Princesa e explorar as suas atrações, como por exemplo o Rio Subterrâneo 🙂 Clique aqui para conferir as opções de atrações em Puerto Princesa.

Em Puerto Princesa você pode pegar uma van que sai do aeroporto mesmo e te leva até El Nido em aproximadamente 6 horas pelo custo de 500 – 700 PHP por pessoa. Você pode negociar a van ao chegar ou reservar com antecedência clicando aqui e pode combinar com o motorista a melhor parada em El Nido de acordo com a localização do seu hotel.

Se quiser economizar ainda mais, pode pegar um ônibus (das empresas RoRo ou Cherry) saindo de Puerto Princesa com destino a El Nido, cuja duração da viagem é de cerca de 8 horas. Do aeroporto, pode pegar um tuk tuk até a rodoviária San Jose e de lá embarcar em um dos ônibus disponíveis para El Nido.

A passagem de ônibus custa 380 PHP sem ar condicionado e 480 PHP com ar condicionado e os horários são os seguintes:

  • Sem ar condicionado 4 am, 5am, 7am, 8am, 10am, 12, 2 pm, 4pm, 8 pm e 9 pm
  • Com ar condicionado 6am, 9am, 10am, 11am, 1pm, 2pm, 3pm, 6pm, 9 e 10pm

 

VOO DIRETO PARA EL NIDO COM A AIR SWIFT

 

Voo de Manila para El Nido

Voar diretamente entre Manila e El Nido é a forma mais prática e rápida de se locomover entre os dois destinos, e a Air Swift é a única companhia aérea que oferece voos entre eles.

Os aviões que levam até El Nido são pequenos e com turbo-hélices e confesso que tive um pouco de receio com a segurança, mas o voo correu super bem e a empresa nos pareceu bem séria e segura.

As passagens custam cerca de 10.000 PHP e você pode fazer a reserva diretamente com a companhia aérea no site oficial ou utilizar o serviço de uma agência de turismo. A Art Café em El Nido é uma empresa super bem conceituada que auxilia viajantes com a compra das passagens e reserva de tours e pode ser contactada através dos emails flights@elnidoboutiqueandartcafe.com e info@elnidoboutiqueandartcafe.com.

Vale ressaltar que a Air Swift também conecta El Nido a outros destinos populares nas Filipinas, como Boracay, Cebu e Coron e você pode consultar a duração do voo e valores no site oficial da companhia aérea.

LEIA TAMBÉM: A review completa do voo da Air Swift entre Manila e El Nido nas Filipinas

Sobre a Air Swift, vale a pena ressaltar que as passagens convencionais apenas dão direito a transportar bagagens de 10 kg e caso precise de mais, você deve comprar o adicional com antecedência no site ou através de agências de turismo para evitar pagar multas e taxas elevadas na hora do check-in.

 

FERRY BOAT ENTRE CORON E EL NIDO

 

Ferry boat entre El Nido e Coron

Uma super comum de chegar em El Nido é com o ferry boat que faz a viagem entre Coron-El Nido diariamente em cerca de 4 horas de viagem e custa 1,760 pesos / $35 USD.

A viagem é relativamente tranquila, mas quando o mar está agitado o barco pode bater muito e causar enjoos, por isso é sempre bom levar remédios para este propósito consigo.

Sugiro que faça a reserva da sua passagem de ferry boat assim que possível, pois esta é uma viagem bem procurada por turistas e grandes são as chances de não conseguir comprar a passagem de forma espontânea na alta estação.

Esse foi um erro que cometi e quase que tive problemas enormes na minha viagem, por isso, ressalto veementemente que faça a reserva das passagens de ferry boat o quanto antes, seja no site ou através de agências de turismo como a Art Cafe em El Nido.

E se por acaso não seguir essa dica e não conseguir comprar a passagem nas barraquinhas da Montenegro Fery Boats, sugiro que entre em contato com agências de turismo, pois eles sempre conseguem um percentual de passagens para revender perto da data da viagem!

LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de viagem de Coron já publicadas no blog.

 

EXCURSÃO MARÍTIMA ENTRE EL NIDO E CORON

 

Uma das formas mais legais de conhecer as belezas das ilhas paradisíacas de Palawan é fazendo uma excursão marítima entre El Nido e Coron com a TAO Expedition ou Big Dream Boat Man.

Esses passeios têm duração média de 3 a 6 noites sendo que algumas são dormidas em acampamentos próprios das empresas e outras no barco mesmo, em cabines simples e a alimentação é toda preparada nos barcos e com peixe fresquinho pescado na hora

A vantagem de fazer essa viagem é poder explorar as ilhotas maravilhosas e completamente desertas que ficam entre El Nido e Coron e que não podem ser acessadas pelos passeios saindo destas ilhas. Mas, é claro que a experiência de passar 5 dias em um barco requer um certo desapego e coração aberto, pois certamente não terá os mesmos níveis de conforto e privacidade que teria nas ilhas maiores.

Os valores variam de 300 dólares a 700 dólares por pessoa a depender da experiência e duração da viagem. Queria muito ter feito essa viagem, mas infelizmente não dispus de tempo suficiente para fazer tudo que planejei.

De qualquer forma, essa experiência continua na minha Bucketlist e representa mais um motivo para voltar à Palawan em breve!

 

QUANDO IR PARA EL NIDO

MELHORES MESES

Quando ir para El Nido

El Nido é um destino de praia, e portanto, melhor aproveitado com dias ensolarados, temperatura agradável e um céu azul sem muitas nuvens. Por isso, é importante saber quando é a melhor época para visitar El Nido e conseguir aproveitar o que de melhor o destino tem para oferecer.

Como Palawan está na rotas das monções e tufões, chuvas são comuns por lá, exceto entre os meses de Dezembro a Abril, quando as condições climáticas se tornam perfeitas para visitar El Nido.

Os meses a evitar a qualquer custo são os de Junho a Novembro, pois o clima costuma ser bem complicado por lá e pode tornar a sua viagem paradisíaca em uma experiência totalmente diferente da que você espera. com muitas chuvas e ventos fortes.

 

COMO EXPLORAR

AS MARAVILHAS DE EL NIDO

Passeios em El Nido nas Filipinas

Duas são as formas mais tradicionais de explorar as as praias e ilhas de El Nido e cada uma delas tem as suas vantagens e desvantagens.

Sua escolha deve se pautar no orçamento disponível, disponibilidade de tempo e quantidade de pessoas viajando juntos para El Nido. E para te auxiliar na escolha, falaremos em detalhes sobre cada uma delas a seguir:

 

TOURS EM GRUPOS

 

Os tours coletivos são a forma mais prática e barata de explorar as ilhas e praias de El Nido e por isso acabam sendo a opção da maioria dos viajantes.

De modo geral, os tours têm duração de um dia inteiro e incluem o transporte para as ilhas, almoço, água e equipamento de mergulho como snorkel e máscara. As taxas ambientais também estão inclusas nos valores dos tours, mas vale a pena se certificar com a agência escolhida.

Os barcos geralmente saem com cerca de 20 passageiros e o almoço é servido em uma das praias do passeio e consiste em peixe fresco, frango, arroz, saladas e frutas cortadas. Tudo bem simples, mas saboroso!

Os valores variam de agência para agência (não muito, pois atualmente os preços estão tabelados), mas os roteiros dos tours em grupo são os mesmos 4 independente da agência escolhida:

Tour A

LAGOAS E PRAIAS

 Small Lagoon, Big Lagoon, Shimizu Island, Secret Lagoon e 7 Commandos Beach

Valor: 1200 – 2200 PHP por pessoa – Confira aqui!

Tour B

CAVERNAS E ILHAS

Entatula Island, Pinagbuyutan Island, Snake Island e Cudugnon Cave + algumas agências param atambém na Cathedral Cave

Valor: 1200 – 1600 PHP por pessoa – Confira aqui!

Tours em El Nido

Tour C

SNORKEL, ILHAS E RELIGIOSIDADE

Helicopter Island, Mantiloc Shrine, Secret Beach, Hidden Beach e Star Beach

Valor: 1200 – 1700 PHP por pessoa – Confira aqui!

Tour D

ILHAS E PRAIAS

Bukal Beach, Ipil Beach, Nat-Nat Beach, Cadlao Lagoon, Paradise Beach e Pasandigan Beach

Valor: 1200 – 1700 PHP por pessoa – Confira aqui!

Falaremos em detalhes sobre cada uma das praias a seguir, mas se tiver com tempo limitado e tiver que escolher apenas alguns dos tours disponíveis, podemos adiantar que os tours mais populares são o A, B e C 🙂

 

TOURS PRIVADOS EM EL NIDO

 

Tours privados em El Nido

Os tours privados possibilitam explorar as ilhas e praias de El Nido com exclusividade e autonomia. Mas, é claro que essa experiência vem associada com um preço bem mais elevado que os tours em grupo – especialmente se estiver viajando em casal – e por isso é importante sopesar o custo com as suas prioridades.

As vantagens de fazer tours privados são poder definir o seu próprio horário e itinerário, e assim, potencialmente evitar as multidões nos horários de pico das ilhas.

Digo potencialmente porque El Nido é um destino muito popular e as chances de encontrar pessoas nas ilhas e praias é imensa, mesmo tendo alugado um barco privado. Foi assim conosco, e no final acabamos ficando um pouco desapontados por não termos conseguido evitar o encontro com os tours.

Por outro lado, ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de combinar ilhas e praias de roteiros diferentes em um só dia e também por poder parar por algumas horas em ilhas fora da “roteiro tradicional” e aproveitar a beleza de El Nido de forma exclusiva.

Se gostou da ideia, a nossa dica é que tente encontrar um grupo de pessoas ou outro casal lá em El Nido mesmo para dividir os custos do passeio de barco privado. Fizemos isso em Coron e deu super certo!

E para finalizar, vamos falar de valores: para um passeio de um dia completo espere pagar entre 9 a 15 mil PHP incluindo o transporte, almoço e taxas de entradas para as ilhas.

Você pode fazer a cotação com o Art Café, mas saiba desde já que eles oferecem tarifas mais salgadas que a média. Alternativamente, pode pedir um ou alguns contatos com o seu hotel, ou negociar com barqueiros na praia de Corong Corong.

A melhor ideia é sair bem cedo, por volta das 7 da manhã e pedir para o barqueiro fazer o roteiro no sentido inverso dos tours em grupo. Negocie tudo direitinho com antecedência, para evitar frustrações durante a viagem.

 

O QUE FAZER EM EL NIDO

MELHORES PRAIAS E ILHAS DE EL NIDO

Melhores praias de El Nido

El Nido é um destino repleto de paisagens, praias, ilhas e cavernas maravilhosas. E a seguir, você vai descobrir quais são as atrações mais imperdíveis para colocar no roteiro!

 

SMALL LAGOON E BIG LAGOON

 

A Small e Big Lagoon são absolutamente magníficas e impressionam pela coloração da água e pelo aspecto de “lagoa” cercada por imensas rochas de calcário. Ambas são atrações que não podem faltar no seu roteiro!

Os tours param por cerca de 45 minutos nas lagoas e você tem a opção de nadar ou alugar um caiaque por um custo extra de 250 PHP para duas pessoas para explorar as lagoas. Se tiver contratado um tour privado, pode escolher passar mais tempo por lá.

DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis!

 

SECRET LAGOON

 

Como o nome sugere, a Secret Lagoon fica meio reclusa em meio das rochas de calcário. Ao chegar, você terá que atravessar uma parede de pedras para então encontrar uma maravilhosa surpresa de água azul clarinha!

 

SNAKE ISLAND

O que fazer nas Filipinas

Essa ilha é na verdade um banco de areia cercado por águas de cor super clarinha. Foi uma das atrações escolhidas para o nosso tour privado e passamos cerca de 40 minutos por lá, apreciando a belíssima paisagens e tirando fotos maravilhosas.

Melhores ilhas de El Nido, Filipinas

 

HIDDEN BEACH

 

Praia linda e cercada por imensas rochas de calcário, dando ao local um aspecto de “escondido” e exclusivo. Os tours passam bem rápido por lá, mas dão tempo suficiente para apreciar as belíssimas paisagens!

 

7 COMMANDO ISLAND

O que fazer em El Nido

A praia 7 Commando é um clássico em El Nido e um dos pontos de parada mais apropriados para o almoço, por ter uma estrutura de mesas e cadeiras.

A ilha é muito bonita e uma de suas peculiaridades é a quadra de basquete tropical mais fotogênica do mundo!

Passeios em El Nido nas Filipinas

 

CADLAO ISLAND

 

Considerada por muitos uma das melhores atrações de El Nido, a Cadlao Island tem uma coloração da água maravilhosa e única, em tons de azul bebê leitoso.

 

SHIMIZU ISLAND

Ilhas em El Nido

Essa ilha é verdadeiramente imperdível e impressiona não somente pelas suas águas transparentes e de coloração azul sem igual, como também pela riquíssima vida marinha.

Vale a pena usar o equipamento de snorkel para explorar a ilha e se encantar pelas cores e texturas dos corais e dos animais marinhos que por lá habitam.

Praias em El Nido

Não deixe de explorar a pequenina praia no canto direito da ilha, a qual tem paisagens surreais de lindas!

 

ENTALULA ISLAND

 

Ilhas em El Nido

Com aparência de ilha tropical perfeita, a Entalula Island é uma das atrações mais celebradas de El Nido e sem dúvidas deve entrar para o seu roteiro.

Infelizmente, visitamos a ilha junto com alguns tours em grupo e a experiência acabou não sendo tão mágica quanto esperávamos por conta do intenso movimento.

Praias em El Nido

De qualquer jeito, reconhecemos que a ilha é sim fantástica e extremamente fotogênica, e esperamos que consiga visita-la em um momento mais exclusivo 🙂

 

PINAGBUYUTAN ISLAND

 

O que fazer em El Nido

Essa ilha é um verdadeiro ícone das Filipinas e impressiona pela formação rochosa imponente e gigantesca, coberta de vegetação tropical.

É uma ilha que não pode faltar no seu roteiro e pode ser melhor aproveitada durante a manhã, quando o sol está brilhando na direção correta e deixando a cor do mar super transparente e azul.

Explore com calma os lados da ilha e se delicie com esse cantinho de paraíso na terra!

 

PRAIAS URBANAS E OUTRAS ATRAÇÕES EM EL NIDO

 

Praias em El Nido

Perto da vila de El Nido estão praias super bonitas e que valem a pena ser visitadas, seja em um roteiro de um dia pelas praias urbanas ou no final da tarde para apreciar o pôr do sol.

Algumas delas têm areia fininha, restaurantes e bares, como a Nacpan Beach e a Corong Corong e são perfeitas no horário do pôr do sol!

Las Cabanas é considerada a melhor praia para assistir o pôr do sol e é um local super agradável e repleto de bares e restaurantes trendy. Não deixe de incluir uma visita à esta praia no roteiro depois de um dia de passeios nas praias!

Duli Beach fica a cerca de 1 hora do centro da cidade, é linda e ainda desconhecida pela maioria dos viajantes. Tem areia fina e muitos coqueiros, assim como algumas barracas vendendo bebidas e lanches.

Mas não é recomendado comer por lá, pois muitas pessoas relatam ter passado mal depois de comer nas barraquinhas da praia.

Outro passeio interessante é escalar o Taraw Cliff para ter vistas maravilhosas de El Nido. Separe pelo menos 3 horas para subir, descer e aproveitar a vista no topo!

VIAJE CONECTADO: Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.

 

ONDE FICAR EM EL NIDO

MELHORES OPÇÕES DE HOTÉIS E AIRBNBS

Hotéis em El Nido

Por ainda conservar uma atmosfera rústica, El Nido oferece opções de hospedagem simples, com algumas poucas exceções à esta regra.

A seguir, você vai descobrir quais são as melhores opções de acomodação em El Nido. E também pode checar outras através do Booking.com clicando aqui.

 

 

Onde ficar em El Nido

 

 

Tivemos uma experiência fantástica ao nos hospedar numa ilha remota em acomodações em estilo Glamping. Tudo muito rústico, estiloso e aconchegante!

Nós escolhemos o Dryft Darocotan Island que oferece o transporte ida e volta para a ilha remota incluso na diária, mas é preciso pagar pelas refeições servidas no local, as quais custam cerca de 10 a 15 dólares por pessoa.

Onde se hospedar em El Nido
Hotéis em El Nido

Outras opções de glamping em El Nido são a Nacpan Beach Glamping na praia de Nacpan e a super bem conceituada The Birdhouse El Nido, que tem vistas surreais e um restaurante bem badalado!

NÃO VIAJE SEM SEGURO: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5”.

 

ONDE COMER EM EL NIDO

MELHORES RESTAURANTES

Onde comer em El Nido

A gastronomia nas ilhas Filipinas é bem leve e natural, sendo basicamente composta de verduras, arroz e peixes frescos. Nos passeios é comum que as refeições sejam preparadas nos barcos mesmo, sem muita frescura, mas com muito sabor!

No centrinho de El Nido, que é bem simples e pacato, há uma boa oferta de restaurantes deliciosos, bem decorados e com preços bem razoáveis que merecem ser visitados no anoitecer.

Algumas das nossas indicações em El Nido são o Art Cafe que é o mais completo e famoso restaurante de lá, o L’Assiette, a pizzaria Autrove Pizzaria, o Boodle fight, o Bella Vita para vistas maravilhosas, o Happiness cafe, The Nesting Table para refeições mais elaboradas e vista sensacional e o Big Bad Thai Bistro & Bar para comida Thai e bons drinks.

No pôr do sol, vale a pena explorar os bares e restaurantes das praias Las Cabanas, Corong-Corong beach ou Nacpan, os quais oferecem drinks tropicais e pratos gostosos!

Ah, não podemos deixar de mencionar que as Filipinas produzem frutas maravilhosas, com ênfase especial para a manga. Então, aproveite para se esbaldar em produtos naturais e frutas frescas durante a sua viagem por lá!

 

NÃO SE VÁ! Leia também os outros posts sobre as Filipinas

Arquivado em: El Nido, Filipinas
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!