Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Qual câmera escolher para a sua viagem: dicas de modelos e guia prático

Qual câmera escolher para a sua viagem

Você está em dúvida sobre qual câmera escolher para a sua viagem? Preparamos um post completo sobre as diferentes categorias de câmeras com descrição das vantagens e desvantagens de cada uma e um guia ao final para te auxiliar a fazer uma escolha inteligente na sua aquisição.

Ter consigo uma câmera adequada é imprescindível para registrar e eternizar os momentos mágicos de uma viagem. Seja para publicar nas redes sociais, criar um álbum personalizado, revelar ou mostrar para amigos e famílias, o ideal é que as fotos sejam tiradas em alta qualidade.

Nós amamos fotografia e adoramos registrar os melhores momentos e paisagens de nossas viagens. Não a toa, sempre recebemos mensagens de leitores que decidiram viajar para um destino inspirados por nossas fotos. E diante de tantos pedidos, resolvemos compartilhar com vocês as nossas sugestões de equipamentos fotográficos para que você também possa tirar fotos incríveis da sua viagem!

 

CÂMERAS COMPACTAS OU POINT-AND-SHOOTS

cameras compactas para viagemAs câmeras compactas representam uma excelente opção para os viajantes que querem tirar fotos de qualidade sem ter que carregar o peso de equipamentos fotográficos mais robustos durante a viagem. E se você acha que essa categoria deixa a desejar, saiba desde já que as câmeras compactas foram reeinventadas nos últimos anos, atualmente contam com excelente tecnologia aliada à simplicidade de funções e por este motivo são as câmeras mais utilizada por turistas ao redor do mundo.

As principais vantagens das câmeras compactas são o peso reduzido do equipamento, tamanho compacto que permite o transporte qualquer bolsa, a versatilidade em diversos ambientes e os valores geralmente mais em conta que os outros tipos de câmera.

As principais desvantagens das câmeras compactas são a ausências de funções manuais para fotografia mais elaboradas e a impossibilidade de trocar de lente (mas, importante destacar que há câmeras compactas que permitem a troca de lentes).

As melhores opções de câmeras compactas atualmente são:

Câmera digital Sony Cyber-shot DSC-RX100 V

Câmera Canon Powershot G9x Mark II

Câmera Canon PowerShot SX620 HS – Preto

Câmera Digital Canon PowerShot G7 X Mark II

Panasonic Lumix DMC-ZS50

Panasonic Lumix ZS200

Já utilizamos este tipo de câmera em nossas viagens e temos registros incríveis, porém com o desenvolver do blog e de nossas habilidades fotográficas, fomos sentindo a necessidade de evoluir as técnicas e utilizar funcionalidades diferenciadas.

 

CÂMERAS INTERMEDIÁRIAS SUPERZOON

 

canon 5x50

As câmeras superzoon estão entre a categoria compacta e a semi profissional. Em termos leigos, pode-se dizer que é uma câmera de boa qualidade que chama atenção pelo zoom potente.

Nós já tivemos esta câmera – SX60Hs da Canon – e indicamos muitíssimo, pois ela tira fotos de ótima qualidade e possui uma capacidade de aproximação impressionante.

As vantagens dessa categoria de câmeras são o bom custo benefício, zoom de longo alcance que possibilita cliques com detalhes localizados a distâncias consideráveis. A desvantagem é que as câmeras superzoon são mais volumosas que as câmeras compactas e não têm funções manuais profissionais.

 

DSLR – SEMI PROFISSIONAL

As DSLRs são câmeras sofisticadas, capazes de produzir registros com qualidade de imagem bem superior às categorias anteriormente mencionadas. São, sem sombra de dúvidas, um investimento válido para aqueles que valorizam imagens mais caprichadas ou trabalham com fotografia.

Essas câmeras são geralmente mais pesadas e volumosas, mas há modelos com tamanho e peso mais reduzidos no mercado, como por exemplo a Nikon D5600 e a Canon Rebel.

Como vantagens, essa categoria de câmera possibilita a troca de lente, funções manuais elaboradas e qualidade de imagens excelente. Mas, para usufruir de todas as suas funcionalidades é importante dedicar tempo ao aprendizado das técnicas de fotografia e das funções da câmera em si.

As melhores opções de câmeras DSLRs atualmente são:

Canon Rebel T6

Canon Rebel T7i

Canon T5i 

Canon 80D

Canon 6D Mark II

Nikon 5600

Nikon 7200

Nikon 7500

 

CÂMERAS MIRRORLESS

 

As câmeras mirrorless, como o nome em inglês já indica, não possuem espelho e por isso conseguem ser mais compactas e leves que a DSLR sem perder a qualidade de produção de imagens.

Funciona assim: As câmeras DSLR possuem um conjunto de espelhos e prismas que produzem internamente a imagem daquilo que se pretende fotografar ao visor. Já as câmeras mirrorless não contam com esse tipo de conjunto ótico e funcionam com o mecanismo em que a imagem capturada pela lente viaja diretamente para o sensor, que por sua vez realiza a captura. Por não precisarem de espelhos e prismas, as mirorrless em regra são muito menores e mais leves que as DSLR, no entanto, conseguem igualar ou até mesmo superar as câmeras DSLRs.

Isso mesmo, elas contam com sensores de alta qualidade e permitem ajustes bastante precisos de foco, zoom, ISO, abertura e etc. Isso tudo em um corpo enxuto e leve. Perfeito, não é mesmo? Se você está em busca de uma câmera de extrema qualidade com corpo enxuto, não pense duas vezes e opte por uma mirrorless.

Algumas mirrorless de qualidade, e bem conhecidas no mercado, são a Sony Alpha Mirrorless, Panasonic Lumix Mirrorless, FujiFilm X-T1 e Olympus OM-D E-M10 II.

As melhores opções de câmeras Mirrorless atualmente são:

Sony Alpha 600

Sony Alpha 6300

Canon EOS M50

Canon EOS M60

Fujifilm X-T10

Fujifilm X-T20

Olympus OM-D E-M10

Melhor mirrorless do mercado: Câmera Sony Alpha a7S II Corpo com sensor Full Frame

 

GOPRO

 

A câmera queridinha do momento tem o seu espaço na sua lista de câmeras para viajar, pois elas possibilitam cliques incríveis em locais e situações até então inimagináveis. Sim, as resistente se versáteis Gopro são uma excelente câmera para aqueles que adoram aventura, mergulho, destinos de praia e até cachoeira que exijam uma câmera a prova dágua.

Nós refletimos muito antes de investir em uma Gopro e depois de testar bastante, podemos afirmar que não nos arrependemos, pois ela é incrível! Com ela, é possível fazer cliques fantásticos em destinos paradisíacos, sem falar na praticidade relacionada ao tamanho e peso da câmera.

Sua lente ângular registra cliques excelentes de paisagens, mas precisamos destacar que a Gopro não é uma câmera para levar de forma exclusiva para uma viagem, pois as suas funções são um tanto quanto limitadas. Sendo assim, a nossa sugestão é que levem sempre uma Gopro e uma câmera compacta, DSLR ou Mirrorless para fazer cliques de diversos ângulos e em todos os ambientes!

Confira os valores e compre já a sua câmera Gopro:

Gopro Hero5 Black

GoPro CHDHX-601-RW

 

GUIA PARA ESCOLHER CÂMERA PARA SUA VIAGEM

Antes de decidir qual a melhor câmera para levar para as sua viagens, você deve considerar alguns fatores como, por exemplo:

Quanto peso você pode ou quer carregar?

Este é um fator extremamente importante, pois se você não tiver condições de transportar uma câmera DSLR volumosa, talvez seja melhor investir em uma câmera compacta ou mirrorless, as quais pode ser transportada em qualquer mochila ou bolsa.

As mirrorless são campeãs neste quesito, pois entregam qualidade impressionante com tamanho e peso reduzidos 🙂

 

Finalidade da câmera

Se você tem a fotografia como hobby e gostaria de aprender mais técnicas e utilizar funcionalidades da câmera para registrar os momentos da sua viagem, vale a pena investir em uma câmera DSLR ou mirrorless de qualidade.

No entanto, se você quer apenas registrar momentos de suas viagens sem grandes pretensões a respeito da qualidade das imagens, uma compacta atenderá seu objetivo de forma eficiente.

 

Qual o tipo de viagem

É importante considerar os tipos de viagem que costuma fazer quando estiver analisando qual a melhor câmera para você. Se estiver sempre em contato com ambientes aquáticos ou praticando esportes, uma Gopro será essencial para te dar a versatilidade e qualidade que precisa.

Se, por exemplo, você costuma viajar apenas para destinos urbanos, a verdade não tem sentido adquirir uma câmera esportiva, então opte por uma câmera compacta, DSLR ou mirrorless. Desta forma, você poderá tirar maior proveito do seu equipamento, além da própria experiência de fotografar!

 

DSLRs ou Mirrorless?

A escolha entre uma câmera DSLR ou mirrorless deve levar em conta diversos fatores, inclusive pessoais. Por tratar-se de uma novidade, muitos ainda não se adaptaram com as mirrorless tendo em visto o costume com a empunhadura da câmera e com as características como peso e volume, além do uso do visor nas DSLRs.

Outro fator a se considerar é que as DSLRs possuem um arsenal maior de lentes e acessórios compatíveis, fator que facilita e muito a vida do fotógrafo. Por outro lado, as mirrorless são mais leves e menores, conferindo mais praticidade aos viajantes.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

Arquivado em: Dicas de viagem
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

  1. AvatarJuliana diz

    Adorei as dicas.

    Este post era exatamente o que estava procurando. Vou viajar para Aruba e comprar uma gopro e levar a minha compacta.

    Obrigada

  2. AvatarTania diz

    Olá! Adorei o post.
    Estou avaliando a compra da sh 60. Vou p Disney c marido e 2 crianças pequenas. A unica preocupação Inicial e o peso dela. Ela e muito pesada, desajeitada p carregar ou esse n e um impedimento o este modelo?
    Obrigada
    Tania

  3. AvatarAngélica diz

    Oi Lara tudo bem? Eu amo escrever e quero fazer um blog contando das minhas viagens, dando dicas de filmes, comidas, coisas que eu gosto sabe? Mas não fiz ainda porque não faço ideia de como personalizar, tipo criar pastas, categorias, nada disso que tá lindo no seu blog. Você tem alguma dica? Aprendeu sozinha ou conhece alguém que realize esse tipo de trabalho?
    Aguardo um retorno,
    abraços! adorei a máteria das cameras

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Raissa, tudo bem?

      Obrigada pelo comentário e feedback 🙂

      Atualmente tenho a Nikon D5300 e lente 18 55. Também tenho uma lente 50mm para a câmera, uma Gopro e um drone DJI Spark.

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!