Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Roteiro de 3 dias em Veneza e ilhas próximas

Roteiro de 3 dias em Veneza

Embora pequena, Veneza é uma das cidades mais ricas em termos históricos e culturais da Europa. E para assegurar que você vai aproveitar o melhor que ela tem para oferecer, preparamos este roteiro de 3 dias em Veneza que vai guiar os seus passos no labirinto incrível que é esta bela cidade.

No post guia sobre Veneza (que está super completo) já falamos que ficar 3 dias inteiros na cidade é a melhor opção para quem quer degustar Veneza com calma indo além das atrações turísticas tradicionais.

É claro que com isso não estamos falando que com 3 dias você vai conseguir conhecer tudo de Veneza, até porque a cidade tem uma infinidade de lugares históricos, museus, restaurantes e gelatterias para serem exploradas.

Mas, garanto que dá para conhecer e aproveitar bastante Veneza em três dias e com este roteiro (elaborado com base nas nossas três visitas à cidade e extensa pesquisa) te mostro exatamente como.

Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: Todos os posts publicados no blog sobre Veneza

 

DICAS ESSENCIAIS

AO ROTEIRO

Antes de seguir com a descrição do roteiro, temos algumas dicas práticas para ajudar você a utiliza-lo de maneira mais efetiva. Por exemplo:

 

TRANSPORTE

O roteiro dos dois primeiros dias pode ser feito com ou sem o passe de transporte de vaporetto, os quais são os ônibus aquáticos que transportam turistas e locais pelos canais de Veneza e custam 7 euros a passagem única e 20 euros o passe diário com viagens ilimitadas.

Para saber mais sobre este serviço de transporte e como utiliza-lo confira este post completo aqui, mas saiba que se quiser economizar os euros do passe pode tranquilamente fazer esse roteiro a pé nos dois primeiros dias.

Já no terceiro dia vai precisar usar o transporte aquático para visitar as ilhas próximas de Burano, Murano e Torcello. Neste caso, vale a pena comprar o passe diário que custa 20 euros por pessoa e incluir também o passeio à San Giorgio Maggiore (sobre a qual falaremos a seguir).

 

ACORDE CEDO

Sei que acordar cedo nas férias é uma tortura, mas preciso te falar que para conseguir aproveitar este roteiro de três dias em Veneza e conhecer os lugares incríveis da cidade, não dá para ignorar o alarme tocando de manhã.

A sugestão é que de preferência estejam prontos para começar os passeios por volta das 9 da manhã e que coloquem calçados confortáveis, pois os dias serão intensos. E certamente gratificantes!

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

SE PERCA EM VENEZA

Embora vá encontrar os pontos de interesse marcados no mapa a seguir, sugerimos que quando estiver no caminho entre os “pins do mapa” aproveitem a oportunidade para explorar Veneza de forma intuitiva e fluída.

É preciso se perder para encontrar a cidade mágica que Veneza é. E a melhor forma de fazer isso é deixar-se levar pelas ruelas enquanto “procura” por uma ou outra atração específica.

Vai por mim, essa é a melhor forma de se apaixonar por Veneza e conhecer cantinhos que estão fora deste e de qualquer outro guia de viagem 🙂

 

PASSEIO DE GÔNDOLA

Roteiro 3 dias Veneza

Não incluimos o passeio de gôndola no roteiro, mas a nossa sugestão é que se tiver interesse em fazer este passeio aproveite o cair da noite ou começo da manhã, quando as ruas ainda estão tranquilas e a atmosfera de Veneza fica ainda mais romântica.

Este passeio custa 80 Euros para o casal (tabelado) e tem duração de 30 minutos. Muitos amam a experiência e já outros se arrependem, mas se sempre sonhou em fazer o passeio, estou aqui para te dar um apoio moral e te dizer “vai com tudo”!

Cabe a vocês decidir se é um investimento válido, mas se tiver afim de experienciar esse lindo cliché de viagens, pode garantir o seu passeio de gôndola com antecedência e evite filas!

 

ROTEIRO

3 DIAS EM VENEZA

A seguir, você vai encontrar um mapa interativo com marcação nos locais de destaque do roteiro, marcados em três cores diferentes.

Os pins roxos indicações de restaurantes e gelaterias, os pins rosas simbolizam as atrações do primeiro dia, os pins amarelos as atrações do segundo dia e os pins verdes os do terceiro.

Mas, claro, você pode mesclar ou até inverter a ordem dos dias se quiser 🙂 Fique a vontade!

 

Em seguida, você vai encontrar a nossa sugestão de roteiro de 3 dias em Veneza e pode também consultar o nosso post sobre as melhores atrações de Veneza clicando aqui!

 

ROTEIRO DO 1º DIA EM VENEZA

 

Praça de São Marcos

Basílica de São Marcos

Torre do Relógio de S. Marcos

Campanário de São Marcos

Palácio Ducal

Jardins Reais de Veneza

Ponte Dos Suspiros

Riva degli Schiavoni

Ponte del Diavolo

Libreria Acqua Alta

Ponte da Academia

Basílica de Santa Maria della Salute

Punta della Dogana

Comece o roteiro do primeiro dia na Piazza di San Marco, o ponto turístico mais icônico de Veneza.

Construída para representar o coração de Veneza, a praça abriga algumas das mais importantes atrações da cidade, como a Basílica di San Marco, o Palazzo Ducale, o Museo Correr, o Campanário e a Torre dell’Orologio.

Nos arredores da praça, visite também os Jardins Reais de Veneza perto do Campanário e observe as vistas da Basílica de Santa Maria della Salute.

Depois, aprecie a Ponte dos Suspiros e siga para um passeio delicioso pela Riva degli Schiavoni.

Caminhe então na direção oposta a da água, passando pela Ponte del Diavolo e apreciando as ruelas e pontes no caminho.

Roteiro de viagem Veneza
3 dias em Veneza
O que fazer em Veneza

IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência.

Não deixe de visitar a Libreria Acqua Alta, que é uma das bibliotecas mais lindas do mundo e um lugar ótimo para fotos.

Siga então para a região de Dorsodouro, que é extremamente charmosa e tem uma atmosfera artística sem igual. Se tiver passe de vaporetto use o barco, ou se preferir caminhe até lá.

Comece pela Ponte da Academia, que tem uma das mais vistas mais fantásticas de Veneza e siga para explorar as ruelas super charmosas do bairro.

O seu destino é a Basílica de Santa Maria della Salute, mas nada impede que aproveite a caminhada até lá.

A Basílica é linda e surpreendente e de lá pode seguir até a Punta della Dogana, de onde se tem uma vista linda para San Marco.

Depois, pode jantar nos arredores do Campo Santa Margherita al Grande que é uma das praças mais populares de Veneza.

NESTE POST AQUI você vai encontrar a descrição detalhada dos pontos turísticos de Veneza para complementar a sua visita à cidade.

 

ROTEIRO DO 2º DIA EM VENEZA

 

3 dias em Veneza

Ponte de Rialto

Fondaco dei Tedeschi

Mercato de Rialto

Palazzo dei Camerlenghi

San Giacomo di Rialto

Sotoportego de l’Erbaria

Caminhar na Riva del Vin

Igreja de San Giovanni Elemosinario

Passeio no bairro de Canareggio e visitar:

Galleria Giorgio Franchetti alla Ca’ d’Oro, Jewish Ghetto, Casa del Tintoretto, Igreja da Madonna dell’Orto, Ponte Chiodo e Igreja de Santa Maria Assunta

Comece o dia apreciando a ponte mais romântica de Veneza, a Ponte Rialto.

A explore de diversos ângulos e não deixe de subir no terraço da Fondaco dei Tedeschi para vistas incríveis e gratuitas de Veneza.

Siga, então para o Mercado Rialto, um dos mais tradicionais da cidade e frequentado por locais.

Depois visite o Palazzo dei Camerlenghi e Igreja San Giacometto que tem entrada gratuita.

Explore também o Sotoportego de l’Erbaria, nas amrgens do Canal Grande e se delicie com um cafézinho por lá.

Ou sente nas margens do canal para apreciar o vai e vem dos locais e turistas, assim como dos barcos e gôndolas!

Roteiro 3 dias em Veneza

Depois siga para caminhar na Riva degli Vin, que é um dos calçadões mais movimentados de Veneza e tem vistas lindas do canal. Por lá vai encontrar vários restaurantes e bares!

Quando estiverem satisfeitos com a caminhada caminhem até Canareggio (ou pegem um vaporetto até lá se tiverem o passe) e explorem o bairro mais residencial e autêntico de Veneza.

Em Canareggio, explore sem muito compromisso, deixando-se perder neste que é um dos bairros mais autênticos e residenciais de Veneza.

Vale a pena passar na Galleria Giorgio Franchetti alla Ca’ d’Oro, Casa del Tintoretto, Igreja da Madonna dell’Orto, Ponte Chiodo e Igreja de Santa Maria Assunta.

E o Gueto Judeu é parada obrigatória, já que representa o mais antigo do mundo!

No cair da tarde, sente em um dos inúmeros barzinhos ou restaurantes da beira da água ou nas ruelas de Cannaregio e se delicie com a gastronomia italiana típica.

NESTE POST AQUI você vai encontrar a descrição detalhada dos pontos turísticos de Veneza para complementar a sua visita à cidade.

 

ROTEIRO DO 3º DIA EM VENEZA

 

Passeio às ilhas próximas de:

Burano

Murano

Torcello

Ilha San Giorgio Maggiore

No terceiro dia de viagem você vai explorar e se encantar pelas ilhas próximas de Veneza: Burano, Murano e Torcello.

A sugestão é de começar com Burano, pois essa é a ilha mais longe de Veneza.

E para chegar lá você pode pegar o vaporetto de número 12 que sai de Cannaregio no ponto F.te Nove “A” e leva 40 minutos até Burano.

Alternativamente, pode pegar o vaporetto de número 14 que sai dos arredores de San Marco no ponto San Marco-San Zaccaria “D” e tem viagem com duração de 1 hora e 20 minutos.

Em Burano você será surpreendido por casas pitorescas coloridas e canais super charmosos para caminhar com barquinhos simples atracados em suas margens.

A cidade é um encanto, parece até uma cidade cinematográfica, e a melhor forma de aproveita-la é caminhando sem rumo e aproveitando a sua atmosfera colorida e vibrante!

Caminhe pelos canais, ruelas e parques, Visite também a igreja, que tem a torre inclinada e fica numa pracinha super charmosa.

Torcello é uma ilha pequenininha, mas pelo charme e proximidade com Burano (de barco leva 10 minutos para chegar), vale a pena entrar no seu roteiro de viagem.

É uma das ilhas mais antigas da Lagoa de Veneza e também uma das mais calmas, sendo o local ideal para uma um pic-nic ou almoço relaxado em um de seus restaurantes – se é que você não almoçou em Burano!

De lá, siga para Murano, que é uma ilha próxima de Veneza e mundialmente famosa pela sua produção de vidros sofisticados e coloridos.

Tal qual Veneza, Murano é constituída por um aglomerado de pequenas ilhas cortadas por canais. E assim como em Veneza, vale a pena caminhar sem rumo por lá e descobrir cantinhos incríveis.

A sugestão é visitar o Museo del Vetro (Museu do Vidro) situado no Palazzo Giustinian que conta com uma vasta e requintada coleção de peças antigas.

Também vale visitar a Basílica dei Santi Maria e Donato, que é uma das mais antigas igrejas da Lagoa veneziana.

ROTEIRO PERSONALIZADO: Encomende o seu roteiro personalizado conosco e viaje com um planejamento exclusivo e autêntico!

Roteiro 3 dias Veneza

Na volta à Veneza, aproveitando o dia com o passe de vaporetto, pode visitar a ilha de San Giorgio Maggiore, o seu campanário e o Labirinto Borges.

Diz-se que a vista do campanário da igreja de San Giorgio Maggiore é melhor do que a do já afamado campanário da praça São Marcos.

E acredito, pois do topo se pode avistar a Praça São Marcos, o Grande Canal, a Giudecca, a Punta della dogana, o mar, o porto, os barcos que vão e vêm e, ainda, o Jardim-Labirinto de Borges.

A melhor forma de terminar o seu roteiro em Veneza!

NESTE POST AQUI você vai encontrar a descrição detalhada dos pontos turísticos de Veneza para complementar a sua visita à cidade.

 

NÃO SE VÁ! Confira também os outros posts sobre Veneza

Arquivado em: Itália, Veneza
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!