Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Como chegar e se locomover em Veneza

Como chegar e se locomover em Veneza

Está de viagem marcada para a Itália e quer saber como chegar e se locomover em Veneza? Neste post você vai encontrar todas as dicas que precisa para ter uma chegada tranquila e uma estadia proveitosa.

LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre Veneza com roteiros completos de 2 e 3 dias

 

COMO CHEGAR EM VENEZA

DICAS ESSENCIAIS

Veneza conta com uma ampla rede de conexão com outros países do mundo e da Europa e você pode chegar lá através de voos, trens, barcos ou rodovias.

Neste post aqui você pode encontrar as dicas completas sobre voos do Brasil para a Itália, mas de forma resumida, as conexões mais comuns para chegar em Veneza saindo do Brasil são na Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha ou outra cidade na Itália e você pode conferir as opções de rotas com a Skyscanner.

Saindo de outras cidades da Europa com destino a Veneza é possível encontrar diversas opções de voos com precinhos camaradas, especialmente com as companhias low cost Volotea, Ryanair e Easyjet.

Via de regra, se estiver saindo de outros países na Europa, a melhor opção será voar para Veneza até o Aeroporto Marco Polo. Essa regra vale para todos os países do continente, com exceção da Eslovênia, Croácia e Suíça que estão bem próximas de Veneza!

E se pretender chegar de avião, vai encontrar dicas preciosas a seguir:

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

CHEGANDO EM VENEZA DE AVIÃO

 

Como chegar em Veneza

Veneza é servida por dois aeroportos, o Marco Polo e o Treviso, sendo o primeiro o principal e o que recebe a maior quantidade de voos.

Sendo assim, já te digo que a melhor opção é chegar no aeroporto Marco Polo, tendo em vista que ele está bem conectado a Veneza através de ônibus, barco coletivo ou taxi aquático e que fica bem mais próximo da cidade do que o Treviso.

Para sair do Marco Polo, você terá algumas opções, sendo o ônibus da ATVO (que liga o aeroporto Marco Polo a Veneza ou Mestre) a mais rápida delas. Os ônibus saem da frente do aeroporto a cada 30 minutos e o preço da passagem custa 8 Euros só ida e 15 Euros ida e volta. Você pode clicar aqui para conferir os preços atualizados e horários.

Atenção para o fato de que este ônibus te levará à Piazalle Roma e que de lá você pode caminhar até a sua acomodação ou pegar um vaporetto que são barcos coletivos que fazem o transporte em Veneza até o seu destino final. O bilhete conjugado do ATVO + Vaporetto custa 14 euros ida e pode ser adquirido no aeroporto, quando você chegar ou reservado com antecedência aqui.

Na maioria dos casos, o ônibus ATVO + vaporetto é a opção mais rápida para chegar em Veneza, mas pode ser um pouco inconveniente caso tenha malas pesadas e de rodinhas para carregar, pois vai ter que fazer a troca para o vaporetto e para isso caminhar por alguns minutos inclusive subir degraus até chegar no ponto do barco.

Se não quiser fazer a troca de transportes, pode pegar o barco da Alilaguna que faz o trajeto entre o centro de Veneza (sai da estação San Marco e de outras) até o aeroporto com várias paradas no caminho.

Este serviço é chamado de waterbus e tem quatro rotas pré-determinadas, as quais podem ser consultada aqui. É uma opção super conveniente se o seu hotel for perto de uma das paradas, mas um pouco demorada com duração média de 1 hora e 30.

Eu já utilizei os dois meios de transporte e acho que a decisão entre o melhor depende da quantidade de malas que tem para carregar e do tempo disponível para fazer o trajeto até o aeroporto.

E se tiver com um orçamento mais folgado, pode utilizar os serviços dos taxis privados que te levam direto ao centro de Veneza em 30 minutos por uma tarifa média de 100 a 120 euros e que pode ser dividida em até 4 passageiros.

Outra opção é utilizar os serviços de taxi aquáticos compartilhados com até 8 passageiros que leva cerca de 40 minutos para chegar em Veneza fazendo algumas paradas no caminho. Neste caso, é melhor fazer fazer a reserva com antecedência para garantir o seu lugar!

E não se esqueça de pedir instruções de chegada ao seu hotel desde o aeroporto, a estação de trem, ponto de ônibus da Piazzale Roma ou pontos de vaporetto, pois Veneza não é das cidades mais intuitivas pra se caminhar, especialmente nas primeiras horas de viagem!

O Treviso é o aeroporto secundário de Veneza e está localizado a cerca de uma hora da cidade. É o aeroporto mais utilizado por companhias low cost como Easy Jet e Ryanair e por isso vale a pena ponderar se as tarifas mais baratas oferecidas por ela realmente compensam o desgaste do deslocamento mais longo.

Chegando em Treviso, a melhor opção é pegar o ônibus da ATVO que liga o aeroporto a Mestre, Veneza e outros destinos e custa 12 Euros o percurso e 22 Euros ida e volta. Você pode clicar aqui para conferir os preços atualizados e horários.

 

CHEGANDO EM VENEZA DE TREM

 

Saindo de outras cidades na Itália, o trem é a melhor forma de chegar em Veneza, pois este desembarca os passageiros na estação Santa Lucia no centro da cidade e de lá se pode caminhar caminhar até o hotel ou pegar um vaporetto.

Confesso que sou fã dos trens na Itália, pois estes oferecem rotas super rápidas e assentos confortáveis. As passagens custam entre 9 a 59 euros clicando aqui você pode conferir os valores e horários dos trens chegando e saindo de Veneza.

Mas, se por outro lado estiver saindo de outros países na Europa, a melhor opção é voar para Veneza e evitar viagens de trem ou ônibus, as quais são demoradas demais para valer a pena. E essa regra vale para todos os países do continente, com exceção da Eslovênia, Croácia e Suíça que estão bem próximas de Veneza!

IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência.

 

CHEGANDO EM VENEZA DE CARRO

 

Carros não circulam pelas ruelas centrais de Veneza e por isso você teria que estacionar o veículo em um dos estacionamentos mais afastados do centro durante a sua estadia na cidade e fazer os passeios a pé.

Se por algum motivo isto fizer sentido para você, saiba que há estacionamentos na Piazzale Roma, a Garage San Marco, que custa cerca de a 15 € por dia ou Garaje Autorimessa Comunale.

Contudo, a minha sugestão é que se tiver interesse em explorar regiões vizinhas de Veneza como o Lago Garda e as Dolomitas, alugue o carro no aeroporto Marco Polo e devolva antes de seguir viagem para Veneza, já que um veículo não teria qualquer serventia à sua estadia na cidade das águas.

ALUGUE O SEU CARRO: Faça a cotação com as melhores locadoras de veículos para viagem e garanta a assistência em português em caso de emergência.

 

COMO SE LOCOMOVER

EM VENEZA

Como se locomover em Veneza

Apesar de pequena, Veneza tem muito para oferecer aos seus visitantes. Inclusive, já publicamos sugestões de roteiros completos de 2 e 3 dias em Veneza e você pode acessar clicando aqui.

E gosto de dizer que para conhecer verdadeiramente Veneza você vai precisar utilizar os mais importantes meios de transporte disponíveis por lá: o vaporetto e os seus pés!

Não há como definir qual a melhor forma de circular por Veneza, pois as caminhadas e o vaporettos oferecem ângulos complementares para uma experiência completa. O melhor é experienciar os dois!

E a seguir, você vai encontrar as dicas práticas sobre esses meios de transporte em Veneza.

 

Vaporettos em Veneza

 

Como se locomover em Veneza

O Vaporetto é o meio de transporte público de Veneza e funciona como um ônibus aquático transportando turistas e locais pelo Grande Canal e ilhas.

Além de útil e prático, o vaporetto é uma opção de transporte extremamente charmosa e da água oferece uma visão diferenciada da cidade e seus distritos.

As linhas de Vaporetto circulam pelo canal principal, o Canal Grande e pelas ilhas, contando com paradas em locais estratégicos para transporte de turistas.

Eles são administrados pela empresa ACTV e oferecem diferentes tipos de passagens e passes, quais sejam:

Regra geral, as passagens unitárias custam 7 Euros e têm validade de 60 minutos. Mas, você também pode comprar passes de viagens ilimitadas para 1, 2, 3 e 7 dias.

O passe de 1 dia custa: 20 Euros

O passe de 2 dia custa: 30 Euros

O passe de 3 dia custa: 40 Euros

O passe de 7 dia custa: 60 Euros

O prazo do seu bilhete começa a contar a partir da primeira utilização e vale pelo período escolhido.

Para consultar os valores atualizados no site da ACTV, clique aqui.

Os barcos de vaporetto circulam pelo Grande Canal e também ligam Veneza às ilhas próximas como Lido, Murano e Burano. Para consultar todas as dicas dessas ilhas clique aqui!

Vaporettos em Veneza

Você pode comprar os bilhetes nos terminais de atendimento e nas máquinas de auto atendimento localizadas na: Piazzale Roma S.Chiara e Parisi, Ferrovia Scalzi, Ferrovia S.Lucia, S.Marcuola, Ca’ d’Oro, Rialto, S.Toma’, Zattere, S.Marco Vallaresso and Giardinetti, S.Zaccaria Danieli, Jolanda and Pietà, Arsenale, Fondamente Nove, Lido S.M. Elisabetta, Burano, Punta Sabbioni, Marco Polo Airport, estacionamentos P.le Roma, Mestre FS and Sottopasso, via Castellana.

Viajar de Vaporetto é uma experiência única e você poderá conhecer Veneza de outro ângulo.

No vaporetto você pode passear admirando as lindas construções, gôndolas, o movimento dos moradores, dos turistas e se encantar ainda mais pela cidade.

A linha 1 é a principal e você pode percorrer toda a sua rota pelo Grande Canal se tiver um tempinho de sobra. Vai sentado, aproveitando a brisa e as vistas 🙂

 

Caminhar por Veneza

 

Como se locomover em Veneza

Uma das melhores formas de conhecer Veneza é andando por suas ruelas, praças, atrações turísticas e pontes sem rumo certo ou mapa na mão.

A cidade esconde tesouros escondidos em cada uma de suas ruas, janelas, portas e calçadas e a melhor forma de conhecer cada um deles é explorando sem pressa e curiosoidade!

E o melhor é que caminhar por Veneza não custa absolutamente nada, então sugiro que use e abuse caminhadas e deixe os vaporettos somente para distâncias mais longas.

LEIA TAMBÉM: Clicando aqui você pode conferir as sugestões de roteiros de 2 e 3 dias em Veneza

Separe algumas horinhas para se perder no labirinto da cidade e encontrar uma Veneza completamente diferente de tudo que você já viu ou leu sobre ela.

Não se atenha a caminhar ao redor do Canal Principal, entre nas ruas centrais da cidade e siga por um roteiro único e personalizado.

Atravesse todas as pontes que cruzar pelo caminho e vai descobrir, enfim, a magia de Veneza. Quando cansar, sente-se em uma das piazzarias, bares ou restaurantes para depois recomeçar.

A Veneza dos sonhos, aquela cidade mágica que você sempre ouviu falar existe e está ao seu alcance. Basta se aventurar pelas ruelas da cidade para absorver todo o espírito único do local.

Garanto que não vai se arrepender!

VIAJE CONECTADO: Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.

 

Taxi aquático em Veneza

 

Taxi em Veneza

As corridas variam entre 40 a 100 euros e apesar de serem um charme, acabam pesando no bolso.

Então, considero os táxis aquáticos de Veneza um luxo que somente vale a pena se justificado como passeio, e não como meio de transporte.

Mas, claro que essa é a minha opinião, e se estes gastos não forem problema para você, acho que vale a pena tentar!

 

Passeio de Gôndola em Veneza

 

Ok, talvez este não seja um meio de transporte. Mas é sim modo mais romântico, chique e famoso de conhecer Veneza!

Se tiver interesse em fazer um passeio de gôndola em Veneza, aproveite o cair da noite ou começo da manhã, quando as ruas ainda estão tranquilas e a atmosfera fica ainda mais romântica.

Este passeio custa 80 Euros para o casal (tabelado) e tem duração de 30 minutos. Muitos amam a experiência e já outros se arrependem.

É sim um luxo, mas muitos consideram este passeio indispensável em uma visita à Veneza. Se for para você também, garanta já o seu passeio de gôndola e evite filas!

 

NÃO SE VÁ! Confira também os outros posts sobre Veneza

Arquivado em: Itália, Veneza
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!