Duas das dúvidas mais comuns de quem está planejando uma viagem para Itália é sobre quanto custa viajar e como economizar em Veneza.
E é exatamente sobre isso que falaremos neste post, afinal de contas, depois de visitar Veneza três vezes, acreditamos já ter descoberto as melhores formas de otimizar o orçamento de viagem na cidade.
E a seguir vamos dividir essas dicas exclusivas (e testadas e aprovadas) com vocês, além de uma estimativa de custos de viagem para Veneza.
Vamos lá?
ANTES DE SEGUIR: Confira todos os posts já publicados no blog sobre Veneza, inclusive com roteiros completos
QUANTO CUSTA
E COMO ECONOMIZAR
Não há como negar que Veneza é uma cidade cara para visitar, principalmente em tempos de dólar e euro nas alturas para Brasileiros.
Os custos por lá são uns dos mais altos da Europa, já que Veneza é uma das mais visitadas cidades do mundo, onde a oferta encontra uma procura incessante e disposta a pagar altos custos nos itens básicos de viagem.
Mas, assim como qualquer lugar do mundo, é possível fazer escolhas inteligentes e econômicas e assim economizar por lá.
E sobre isso falaremos a seguir, a começar pelo custo de hospedagem:
HOSPEDAGEM EM VENEZA
De forma geral, uma noite em um hotel central e bacana em Veneza custa entre 100 a 150 Euros para duas pessoas e com café da manhã.
Sendo assim, para 3 noites na cidade você vai gastar uma média de 350 a 400 euros, dividido por duas pessoas.
É claro que estes valores podem ser substancialmente reduzidos e neste post aqui compartilhamos dicas de hotéis bons e baratos em Veneza na faixa de 70 Euros por casal para facilitar a sua busca.
E a outra opção clássica para economizar em Veneza é se hospedar em Mestre em hotéis super bacanas como o Anda Venice que fica do lado da estação e tem diárias de quarto privado com banheiro por menos de 50 euros!
Neste post aqui falamos sobre absolutamente tudo a respeito da hospedagem em Mestre e também indicamos outros hotéis legais e na mesma faixa de preço.
A hospedagem em Mestre pode até não ser romântica, mas é bem prática e econômica.
E saindo de Mestre de ônibus ou trem, em menos de 20 minutos você pode chegar em Veneza, com uma frequência das viagens muito boa!
RESERVE COM TARIFAS ESPECIAIS:Reserve com o Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
TRANSPORTES EM VENEZA
Os passes de vaporetto em Veneza são bem carinhos e acabam pesando se for usar os barcos todos os dias.
Para ser mais específica, os valores dos passes de vaporetto são os seguintes:
O passe de 1 dia custa: 20 Euros
O passe de 2 dia custa: 30 Euros
O passe de 3 dia custa: 40 Euros
O passe de 7 dia custa: 60 Euros
Neste post aqui já falamos tudo sobre como usar os vaporettos e como se locomover em Veneza, vale a pena dar uma olhada!
E para concluir, a melhor forma de economizar na sua viagem para Veneza é caminhar bastante e comprar o passe para apenas um dia da sua estadia.
O nosso roteiro de três dias em Veneza, inclusive, contempla esta opção e você pode o consultar clicando aqui!
ALIMENTAÇÃO EM VENEZA
A média para refeições em Veneza é 15 euros por prato em restaurantes de valores moderados e 4 euros por taça de vinho.
As nossas contas oscilaram entre 40 a 80 euros para duas pessoas, geralmente com 2 pratos principais e 2 taças de vinho.
Lembre-se que a maioria dos restaurantes de Veneza oferecem um menu do dia no almoço e que os valores para estes combos composto de entrada, prato principal e – algumas vezes- sobremesa gira em torno de 15 a 40 euros por pessoa.
Se estes valores forem muito altos para você, saiba que é possível encontrar sanduíches, kebabs, fatias de pizza no valor de 2 a 5 Euros. São muitas as opções e estão espalhadas por toda Veneza e boas dicas são Pasta & Pasta – Fresh Pasta To Go, o La Tecia Vegana e o El Refolo.
As refeições em Veneza não são baratas, mas ao seguir as dicas a seguir mencionadas, você pode encontrar as melhores opções custo benefício para sua estadia por lá.
Em primeiro lugar, evite os cafés e restaurantes nos arredores da Piazza di San Marco, pois esta é a região mais turística e cara da cidade.
E em segundo, certifique-se dos valores dos pratos do menu antes de sentar, para evitar desentendimentos e furadas como cobranças de taxas extras.
Pergunte claramente sobre a cobrança de taxas de serviço antes de sentar para evitar roubadas. Mas, saiba que a maioria cobra o valor de copperto que inclui serviço e pãezinhos de entrada por cerca de 2 a 4 euros por pessoa.
ATRAÇÕES EM VENEZA
Veneza oferece diversas atrações incríveis e completamente gratuitas aos seus visitantes.
Exemplor de atrações gratuitas são: visitar a Basilica di San Marco, caminhar pela a famosa Piazza di San Marco, admirar a Ponte Rialto e tantas outras atrações lindas!
Neste post você vai descobrir quais são as melhores atrações gratuitas de Veneza e poderá usar e abusar delas.
E para quem pretende visitar as atrações pagas de Veneza, vale a pena comprar os passes turísticos que dão descontos no transporte e tickets das atrações.
Uma boa ideia é o passe Veneza Unica que inclui os museus da Piazza di San Marco, ou o Chorus Pass para quem tem interesse de visitar várias igrejas.
SEGURO VIAGEM PARA ITÁLIA
É importante destacar que embora o visto não seja obrigatório para entrar na Europa, contratar um seguro viagem é e que a apólice deve ter cobertura mínima de 30 mil para cobrir despesas relacionadas à problemas de saúde e acidentes durante a viagem.
Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e o seu seguro necessário para visitar Veneza.
E para uma viagem de 10 dias na Itália espere pegar entre 350 a 500 reais por pessoa!
DICAS EXTRAS
DE ECONOMIA
PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA
A maioria dos hotéis oferece desconto para os que reservam quartos com antecedência de pelo menos três meses de viagem. E esta é uma excelente forma de garantir boas tarifas em hotéis bacanas, até porque eles são os que esgotam mais rápido e perto da data da viagem certamente já não estarão disponíveis.
Além disso, evite o pico do verão especialmente o mês de Agosto e feriados, pois nestas épocas a cidade fica mais cheia e as opções de hospedagem inflacionam as tarifas diárias.
PEÇA SEMPRE O VINHO DA CASA
Vinho é super barato na Itália, mas é possível economizar ainda mais ao pedir o vinho da casa quando sentar em restaurantes.
Eles geralmente custam 10 euros por litro, 8 euros por meio litro e 5 euros por 250 mls e geralmente são uma delícia!
Esqueça o passeio de gôndola
As gôndolas podem ser um dos ícones turísticos de Veneza, mas, a menos que este seja o sonho da sua vida, esqueça a ideia de fazer um passeio de gôndola pelos canais.
É que o passeio de gôndola custa no mínimo 80 Euros por 40 minutos durante o dia e 100 Euros por 40 minutos durante a noite. Este é um custo muito alto para quem viaja com orçamento apertado.
Se o passeio for um grande sonho para você, tente ao menos dividir a viagem com outras pessoas, pois neste caso será possível dividir a conta!
SE HOSPEDE NUM AIRBNB E COZINHE EM CASA
Uma das grandes vantagens de se hospedar num apartamento é poder cozinhar durante a sua viagem, o que ajuda demais nos planos de economizar.
E em Veneza não poderia ser diferente, sendo que ao ficar num apartamento você poderá cozinhar café da manhã e refeições super saudáveis gastando bem pouco.
Neste post aqui já indicamos alguns dos melhores apartamentos Airbnbs em Veneza e vale a pena conferir se tiver interesse.
DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis!
Participe de um Free Walking Tour em Veneza
O passeio guiado em Veneza é gratuito, mas manda a etiqueta que o visitante contribua com algum valor para ajudar a manter e promover o serviço.
Um dos mais bem avaliados free walking tours em Veneza é o Venice Walking Tour e se você prefere uma visita auxiliada, essa é uma excelente opção para você!
Sandra Amorim diz
Estou muito feliz por ter encontrado uma publicação com o conteúdo que estava procurando. Estou planejando visitar Venezaem Outubro, mas com um pouco de receio devido aos altos custos da cidade. Você me ajudou muito, obrigada.
Lara Nogueira diz
Que bom saber que ajudamos você a programar a sua viagem!
Me sinto muito mais segura quando leio um post com dicas de economia antes de viajar!
Abraços
Apesar de seu post ja ter um tempo continua super atualizado – usei suas informações para nossa viagem e continuam valendo perfeitamente. Obrigada por compartilhar!!!
Débora,
muitíssimo obrigada pelo feedback! Ficamos muito felizes de saber que ajudamos você a fazer uma viagem maravilhosa 🙂