Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Visto para o Vietnã – Um guia completo e prático

Visto para o Vietnã - Um guia completo e prático

Neste post você vai encontrar tudo que precisa saber sobre como tirar o visto para o Vietnã, em um guia completo e prático para resolver tudo de uma vez e sem problemas.

Talvez você ainda não saiba, mas Brasileiros e Portugueses precisam de visto para entrar e viajar pelo Vietnã e esta informação, infelizmente, acaba desestimulando muita gente de visitar este país, que é um dos mais incríveis e surpreendentes do mundo!

LEIA TAMBÉM: Todas as dicas já publicados sobre o Vietnã e organize a sua viagem.

Se este for o seu caso, calma, pois estamos aqui para te dizer que o processo de solicitação e emissão de visto é na verdade bem simples e tranquilo e seguir você vai encontrar o passo a passo completo, além de todas as informações que precisa saber sobre o visto no Vietnã.

Vamos lá?

 

COMO FAZER A SOLICITAÇÃO DO VISTO ANTES DA CHEGADA NO VIETNÃ

 

Visto para o Vietnã

 

O visto para quem planeja chegar no Vietnã por aeroportos é obtido de forma simples nos balcões de imigração que podem ser encontrados na área do desembarque dos maiores aeroportos do país.

Contudo, diferente do visto do Cambodja e Laos, o Vietnã exige que o viajante que chega pelo ar faça o requerimento antecipado do visto e que este seja aprovado pela imigração antes de embarcar para o país.

E sendo assim, é indispensável que os viajantes façam a solicitação do visto e obtenham a aprovação com antecedência, sob pena de nem conseguir embarcar para o Vietnã. E a notícia boa é que esse requerimento pode ser feito online, através de agências que operam o processo de visto perante às autoridades Vietnamitas.

Confesso que não ser capaz de fazer o requerimento diretamente no site ou através de algum órgão oficial e ter que utilizar um intermediário me incomodou muito na primeira viagem que fiz ao Vietnã. Mas, depois de muita pesquisar entendi que não havia outra alternativa e encontrei uma empresa de confiança e com boas recomendações para contratar e obter o visto do Vietnã.

A Vietnam Visa Pro foi a minha escolhida e desde então já usei o serviço de requerimento de visto de turista deles duas vezes e posso atestar a eficiência e cordialidade do serviço prestado. Todo o processo ocorre de forma rápida e começa com o preenchimento do formulário seguido do pagamento da taxa com o cartão de crédito e o recebimento de um email de confirmação.

Para fazer a solicitação é necessário preencher os dados da viagem, como datas, motivo, informações de voos, informações do passaporte e informações pessoais. É necessário também que o passaporte tenha mais que 6 meses de validade.

Você pode fazer o requerimento normal, que pode demorar até uma semana para sair, ou emergencial, que demora poucas horas para sair. Para o visto normal paguei 6 dólares e considerei um excelente custo-benefício, tendo em vista que todo o processo foi profissional e rápido, e para o visto emergencial paguei cerca de 30 dólares (chato, mas acabou salvando a minha viagem!).

Geralmente, o visto sai em 1 dia útil, mas quando fiz a besteira de preencher o formulário sem o meu nome do meio e fui barrada no embarque para o Vietnã, entrei em contato com a empresa e eles ajeitaram tudo rapidamente em menos de 2 horas e eu consegui embarcar! Serei eternamente grata pela prestatividade deles e indico de olhos fechados que os contratem, tendo a certeza de que o serviço de atendimento ao cliente é excelente!

E para evitar que vocês tenham este problema, ressalto: atente-se na hora de preencher o formulário de solicitação do visto na internet, pois qualquer diferença de grafia entre o nome, data de nascimento etc com as informações do passaporte irão te trazer problemas e impossibilitar o embarque para o Vietnã.

LEIA TAMBÉM: O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros e compare as cotações dos melhores seguros.

Depois de emitida a autorização, certifique-se de imprimir o documento oficial carimbado que recebeu e leve consigo na viagem. Vai precisar apresentar à empresa aérea antes do embarque e eles têm a responsabilidade perante o governo Vietnamita de apenas deixar embarcar quem apresenta a autorização do visto!

Além disso, é necessário levar duas fotos 4×6 ou 3×5 para finalizar o processo do visto nos balcões de imigração do aeroporto. Se esquecer, pode tirar a foto no balcão mesmo pagando uma taxa de 5 dólares por foto.

Em relação à antecedência , é recomendável que a solicitação seja feita com pelo menos 15 dias de antecedência, para evitar qualquer contratempo no planejamento de viagem caso a autorização demore para ser emitida.

LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiro e dicas de viagem sobre o Vietnã

 

COMO OBTER O VISTO AO CHEGAR NO AEROPORTO

 

Portando a autorização do visto previamente requerida, você pode obter o visto ao chegar nos aeroportos internacionais de Hanoi, Da Nang, Ho Chi Minh City ou Nha Trang.

O processo é fácil e ao desembarcar você encontrará os balcões de emissão do visto antes da imigração. Você deve então, se dirigir à estes balcões antes de passar pela imigração, retirar a senha de espera e preencher o formulário para emissão do visto. Quando for chamado, você deve entregar:

  • O passaporte com validade por mais de 6 meses
  • Carta de aprovação prévia do visto impressa
  • 2 fotos 4×6 ou 3×5
  • Pagamento de 25 USD em espécie pela “Stamp Fee” que será anexado ao seu passaporte.

Depois de entregar os documentos e fazer o pagamento, o seu visto será processado e em cerca de alguns minutos o seu nome será chamado no telão para que você busque o passaporte e continue a sua viagem.

O processo é, na verdade, bem simples e geralmente leva cerca de alguns minutos para ser completamente finalizado. Desde que tenha a aprovação prévia e o passaporte em dia, você certamente não terá problemas na chegado ao Vietnã.

 

VISTO DO BRASIL E CHEGADA NO VIETNÃ POR TERRA

 

Dicas do visto Vietnã

O procedimento explicado acima é aplicável apenas para os viajantes que chegam ao Vietnã pelo ar, sendo que quem chega por terra não pode fazer o pedido antecipado e nem obter o visto ao chegar no país. Sendo assim, se pretende chegar no Vietnã de ônibus, é necessário que o pedido de visto seja feito e o visto seja emitido antes da viagem.

Se preferir sair do Brasil já com o visto resolvido, a Embaixada do Vietnã no Brasil organiza todo o processo à distância e o primeiro passo é enviar um email de solicitação para o endereço embavina@yahoo.com ou consultar o passo a passo clicando aqui.

Na resposta, a embaixada irá enviar detalhes do procedimento, o formulário que deve ser preenchido e informações bancárias para pagamento. Depois do pagamento das taxas, você deve seguir as instruções enviadas por email e enviar os comprovantes de pagamento, formulário preenchido, passaporte, fotos e comprovantes da sua viagem para o Vietnã.

A embaixada irá analisar os documentos, processar o visto e enviar de volta o passaporte para o seu endereço.

 

EMISSÃO DE VISTO A PARTIR DE OUTROS PAÍSES

 

Não é requisito indispensável que cidadãos brasileiros e portugueses façam o requerimento do visto no país de residência. Em verdade, é possível aplicar em qualquer país no mundo que o Vietnã tenha setor consular.

Sendo assim, caso a sua viagem não tenha programação definida e você prefira fazer o pedido do visto “on the go”, é bom saber que é possível resolver tudo em outros países, inclusive países do Sudeste Asiático.

Essa pode ser uma opção bem atraente para os viajantes com roteiro mais flexível, mas também requer que você tenha que ficar alguns dias esperando a emissão do visto e retorno do documento. Então, programe-se direitinho para não ter problemas de restrição de viagens”

A embaixada mais utilizada para esse propósito é em Bangkok, e os documentos necessários são exatamente os mesmo descritos acima.

É possível entrar em contato através do email vnemb.th@mofa.gov.vn e do site Vietnam Embassy Thailand.

 

CONCLUSÃO

 

O Vietnã é um dos países mais fantásticos que já tive a oportunidade de conhecer e o esforço para emissão do visto é definitivamente válido. Programe-se com antecedência e não terá qualquer problema na solicitação do visto e viaje tranquilo para lá 🙂

Se tiver viajando por ar e for chegar nos aeroportos internacionais de Hanoi, Da Nang, Ho Chi Minh City ou Nha Trang, a melhor forma de obter o visto é aplicar para a pré-aprovação online e finalizar o processo de forma presencial na chegada.

Para quem viaja por terra, é necessário garantir o visto com antecedência e esse procedimento pode ser feito no Brasil ou em outros países. Neste caso, é necessário enviar os documentos, pagar as taxas e esperar o retorno por correios.

NÃO SE VÁ! Confira aqui todos os artigos já publicados sobre o Vietnã

Arquivado em: Vietnã
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

  1. AvatarHarumi diz

    Tuuuudo que eu mais precisava saber e não encontrava! Muito muito obrigada! Fiz direitinho como mencionou para tirar o visto do Vietnã aqui em Sihanoukville e já estou com o passaporte prontinho em mãos! Brigadinhaa! Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!