Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Hoi An no Vietnã: o que fazer e dicas de viagem

Hoi An no Vietnã o que fazer e dicas de viagem

Neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem sobre Hoi An no Vietnã, com informações atualizadas sobre o que fazer, como chegar, quando visitar, onde ficar, melhores restaurantes e muito mais. E clicando aqui você vai encontrar todas as dicas já publicadas no blog sobre o Vietnã e se encantar por este país maravilhoso e que certamente merece ser visitado em sua viagem ao Sudeste Asiático.

Devo confessar que tenho um verdadeiro caso de amor pelo Vietnã, pelas pessoas locais que estão entre as mais amáveis que já conheci, pela gastronomia típica deliciosamente fresca, sua natureza única, história marcante e custos de viagem super acessíveis. E Hoi An nada mais é do que a síntese perfeita de tudo de melhor que o país tem para oferecer, e por isso é um destino imperdível no Vietnã.

Esta cidade que ainda preserva uma atmosfera tranquila e genuína apesar de ser extremamente turística, surpreende com sua diversidade cultural e carga histórica e recebe de braços abertos viajantes dos mais diversos perfis e nacionalidades. Assim que pus os pés (ou melhor, sentei na minha bike) para fazer o primeiro passeio exploratório na cidade, senti uma conexão sem igual com o local e me apaixonei logo de cara por este cantinho charmoso e singular do mundo.

E com este post, quero inspirar vocês a conhecer esta cidade mágica e dividir as dicas práticas e percepções pessoais para facilitar o seu planejamento de viagem. Vamos lá?

 

INTRODUÇÃO À HOI AN

A joia do Vietnã

Hoi An no Vietnã

Em seus 2200 ano de existência, Hoi An tem uma história extremamente interessante e representa a síntese de todos os países que já a dominaram e ao longo dos séculos – a China, Japão e a França, assim como o reflexo de seus altos e baixos.

Desde o século 2, Hoi An figurou como um dos portos mais relevantes do Sudeste Asiático e um dos pontos mais importantes na rota das especiarias e por isso atraiu comerciantes de todas as partes do mundo, com destaque para Portugal, Índia e Holanda, que por lá estabeleceram postos comerciais e contribuíram à sua maneira para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

E foi justamente esta característica que fez com que Hoi An absorvesse traços de diferentes eras, estilos arquitetônicos e culturas e se tornasse um dos mais únicos e belos destinos da nossa era.

Para melhor entender o motivo pelo qual Hoi An se tornou tão importante na rota comercial das especiarias, observe a localização privilegiada da cidade na costa central do Vietnã, com acesso facilitado ao mar e proximidade à países de produção de especiarias relevante, como a China e Indonésia.

A cidade, então, viveu o seu apogeu comercial até o século 19, mas entrou em declínio depois que o assoreamento do Rio Thu Bon, o Cai River, impossibilitou a conexão de Hoi An com o mar. E desde então, a sua vizinha Da Nang, tomou o seu posto de porto comercial e floresceu econômicamente, sendo que atualmente tem mais de 1 milhão de habitantes!

Por alguns anos, Hoi An tornou-se uma cidade fantasma, até que aos poucos, o interesse turístico foi crescendo e a cidade retomando a vida. E não é para menos, pois de templos chineses coloridos a edifícios coloniais franceses e pontes japoneses, a cidade surpreende pela sua diversidade e pela forma harmônica de integrar os diferentes em um deliciosa mistura e é capaz de surpreender até os viajantes mais céticos.

A magnitude e riqueza cultural de Hoi An é tão significativa que a cidade foi majoritariamente poupada dos efeitos da Guerra do Vietnã travada com os Estados Unidos, como resultado de um esforço consciente entre países de preservar está que é uma das mais únicas do mundo. E o resultado desta preservação foi o reconhecimento de Hoi An como um de Patrimônio Universal pela Unesco em 1999 e que lançou a cidade no foco do turismo mundial.

Hoje Hoi An é uma cidade vibrante e tranquila ao mesmo tempo, e que sabe como combinar sua carga e monumentos históricos com restaurantes, bares e hotéis super modernos e aconchegantes. De dia, os mercados locais colorem as ruas com produtos frescos, a comida típica exala um aroma delicioso por todos os cantos e os detalhes convidam para um passeio a pé ou de bike sem rumo, apenas para absorver as belezas de Hoi An. No entardecer, a cidade toda se ilumina com lanternas coloridas que colorem as ruas e os barcos que navegam pelos seus canais e fazem com que os visitantes sejam transportados para uma deliciosa viagem no tempo!

NÃO VIAJE SEM SEGURO: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta a assistência em português em caso de emergência.  

 

COMO CHEGAR EM HOI AN

Trem, ônibus e avião

Como chegar em Hoi An no Vietnã

Hoi An está localizada no centro do Vietnã e a cerca de 800 km separam Hoi An da capital do país, Hanoi e aproximadamente 900 km de Hoi Chi Min, a antiga Saigon. Estas distâncias fazem com que a maioria dos viajantes desistam impulsivamente de coloca-la no roteiro por prever dificuldades na logística.

Se esse for o seu caso, calma, pois temos uma boa notícia para você: Hoi An está localizada a cerca de 30 km Da Nang, uma das maiores cidades do país e que conta com grandes terminais rodoviários, ferroviários, e inclusive com aeroporto internacional para facilitar o acesso a Hoi An! E sendo assim chegar lá atualmente é uma tarefa relativamente tranquila e sobre a qual falaremos em detalhes a seguir.

Seja saindo direto do Brasil ou de outros países do Sueste Asiático, as chances são de que você faça a sua primeira parada no Vietnã em Hanoi ao norte ou Ho Chi Min ao sul do país. E destas duas cidades maiores, é possível embarcar em conexões diretas ou fazer múltiplas paradas no caminho até Hoi An, seja de avião, ônibus ou trem. Vejamos:

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre como se locomover no Vietnã

 

AVIÃO

É possível chegar em Da Nang (DAD) saindo das maiores cidades do Vietnã ou do Sudeste Asiático.

As companhias aéreas que operam no Vietnã são bem recomendadas, oferecem tarifas relativamente em conta, por cerca de 40 dólares o trecho, e otimizam demais os deslocamentos.

As principais são a VietJet, a Air Asia e a JetStar

ÔNIBUS

O ônibus é uma forma popular de viajar entre destinos no Vietnã.

As tarifas super convidativas e as inúmeras rotas durante a noite são as maiores vantagens de escolher essa forma de transporte para a sua viagem. Os ônibus têm poltronas reclináveis, mas as viagens são super longas e frequentemente atrasam!

Clique aqui para entender melhor sobre as viagens de ônibus.

TREM

Não tão popular quanto as alternativas anteriores, mas ainda assim prático, o trem é uma das formas possíveis de chegar em Hoi An.

Inclusive, é possível fazer a viagem entre Da Nang e Hoi An de trem em conexões frequentes e baratas e assim evitar pegar um taxi ou Uber entre as cidades

Para saber mais sobre a experiência clique aqui.

Seja como for, ao chegar em Da Nang você pode tomar um taxi ou Uber por cerca de 12 dólares até Hoi An e a viagem levará cerca de 1 hora. Outra opção ainda mais conveniente é reservar o serviço de pick-up com o seu hotel ou Airbnb ou com a Get Your Guide e ser recebido pelo motorista no local de encontro sem stress!

 

QUANDO VISITAR HOI AN

Melhores meses para visitar

Por ser um país comprido e impactado por diferentes faixas de monções, o Vietnã apresenta climas diferentes na mesma época do ano em suas diversas regiões. Por isso, é extremamente importante atentar-se para as condições climáticas aplicáveis aos destinos que pretende visitar no país para evitar furadas e contratempos, como alagamentos e tufões.

LEIA TAMBÉM: Guia de viagem do Vietnã, com mais informações sobre o clima.

No que concerne à Hoi An, cidade localizada na parte central do país, a resposta curta sobre a melhor época para visitar é: de Janeiro a Maio e Setembro. Mas, há diversos detalhes a serem considerados e sobre ele falaremos a seguir.

Quando visitar Hoi An no Vietnã

Em Hoi An, há basicamente duas estações para levar em consideração: a chuvosa que ocorre de Outubro a Fevereiro e a seca que ocorre de Março a Setembro.

A época com maior risco de chuvas fortes, alagamentos e até mesmo tufões em Hoi An é Outubro (final do mês), Novembro e a primeira quinzena de Dezembro. Sendo assim, evite programar sua visita a Hoi An neste período.

Em termos te temperatura, o período de Fevereiro a Abril é o mais agradável com media de 29 graus Celsius durante o dia e 20 durante a noite.

Entre Novembro a Janeiro as temperaturas baixam para cerca de 20 graus, enquanto que no período de Maio a Agosto as temperaturas se elevam para 38 graus e tornam a visita um tanto quanto desconfortável.

Visitei Hoi An no início de Janeiro e as temperaturas estavam agradáveis durante o dia e um pouco mais baixas a noite, suficiente para usar um cardigã no final da tarde. Peguei um pouco de chuva, mas passageiras e leves, o que não atrapalhou em nada a programação.

FIQUE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código 

 

O QUE FAZER EM HOI AN

Roteiro de um a três dias

Dicas de viagem de Hoi An no Vietnã

Hoi An é uma cidade bem pequena e o seu centro histórico pode ser muito bem aproveitado em um ou dois dias. As atrações nos seus arredores são tão incríveis quanto a própria Hoi An e certamente merecem pelo menos mais um dia no seu roteiro de viagem – sendo que no final das contas, é recomendável separar entre 3 a 4 dias para explorar bem a região.

Por falar nisso, a melhor forma de explorar Hoi An é de bike e a maioria dos hotéis oferecem o aluguel de graça ou por uma pequena quantia. Mas, em locais de aglomeração no centro histórico, vale estacionar a bike e caminhar pelas suas ruelas com calma, apreciando os detalhes e se deliciando com as inúmeras cores e texturas da cidade, de preferência com uma câmera à mão para registrar o charme de Hoi An.

LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiros de viagem completos no Vietnã, incluindo Hoi An.

Vejamos as atrações e dicas mais importantes:

 

CENTRO HISTÓRICO DE HOI AN

Hoi An no Vietnã o que fazer e dicas de viagem

É necessário comprar o ticket “Old Town” por 120,000 dongs para visitar os museus e templos da cidade, mas, é bom saber que não é necessário estar portando o ingresso para caminhar na Old Town como alguns vendedores golpistas irão afirmar no intuito de te fazer comprar o passe.

Contratar um guia também não é necessário, mas se tiver interesse em conhecer mais e ir além vale a pena pedir a cotação no seu hotel ou até mesmo no centro turístico da cidade para fazer um passeio guiado e descobrir mais detalhes sobre esta cidade fascinante. De qualquer forma, o roteirinho a seguir está bem completo e você pode utiliza-lo para aproveitar o melhor de Hoi An.

 

EXPLORAR COM CALMA

Vale fazer o primeiro passeio em Hoi An com calma e sem um roteiro definido, para absorver o clima sereno da cidade, observar o vai e vem dos turistas e locais, fazer um passeio à beira do rio Thu Bon, os artesanatos e vendinhas de produtos locais e se encantar por esta charmosíssima cidade.

Programe-se para explorar Hoi An de manhã entre as 7 e 10 horas, antes dos turistas tomarem as ruelas da cidade, e depois das 20 horas, quando os restaurantes e loja fecham e é possível explorar uma Hoi An quase deserta.

Outra experiência imperdível é explorar Hoi An durante o pôr do sol, quando as lanternas se acendem, colorindo a cidade e tornando-a ainda mais mágica.

O que fazer em Hoi An Vietnã
Hoi An no Vietnã

 

ATRAÇÕES CULTURAIS E HISTÓRICAS

A Ponte Japonesa, ou Cau Nhat Ban, é uma das mais emblemáticas atrações de Hoi An e foi construída pela comunidade japonesa por volta do ano de 1590 com o intuito de se integrar com os comerciantes chineses que viviam do outro lado do rio. A ponte é linda e toda de madeira, com estátuas talhadas em forma de animais que representam os anos do zodíaco chinês.

É possível caminhar pela ponte sem ingresso, mas a visita à Pagoda da ponte requer o ingresso acima citado.

Os Assembly Halls são complexos construídos em diferentes épocas para servir como locais de congregação social para a comunidade chinesa que habitava Hoi An. Alguns deles foram expandidos em verdadeiros complexos com templos e outras edificações ao passar dos anos e atualmente recebem turistas de todo o mundo. Os mais interessantes são:

O Assembly Hall of The Fujian Chinese Congregation, ou Phuoc Kien Assembly Hall, é um dos templos mais impressionantes de Hoi An e surpreende com sua arquitetura única.

O Quang Trieu Assembly Hall que representa o local de congregação do povo cantonês e foi construído em 1885. Tem um templo interessante e uma decoração incrível.

O Trung Hoa Assembly Hall ou Duong Thuong Assembly Hall também merece a visita e não precisa de ingresso para ser visitado.

Ainda no centro histórico vale visitar uma ou algumas das Ancient Houses, que são casas super antigas e que mostram a arquitetura típica de vários períodos, o modo de vida da população, a religiosidade das famílias e muito mais. Algumas das casas ainda são habitadas por descendentes das famílias que as construíram, o que torna a experiência ainda mais autêntica e enriquecedora.

Se tiver o ingresso, vale a pena visitar o Show de dança folclórica que ocorre diariamente entre as 10 e 15 horas no Hoi An Art Craft Manufacturing Workshop and Traditional Art Performance situado na 9 Nguyen Thái Hoc. Apesar de não ser a apresentação mais tradicional do país, é uma forma de entrar em contato com a cultura local e suas peculiaridades

 

VISITAR O MERCADO CENTRAL E LOJINHAS DE ARTESANATOS

Outra experiência imperdível é visitar o Mercado Central, onde verduras, temperos, carnes, frutas e até mesmo refeições são comercializados. É um ótimo passeio para observar mais da rotina dos locais e quando estiver por lá vale a pena caminhar sem pressa pelos arredores do mercado e apreciar as inúmeras vendinhas de flores, produtos frescos, artesanatos, etc.

Em toda a cidade de Hoi An é possível encontrar lojinhas super charmosas de artesanatos locais e contemporâneo. Vale explorar de acordo com os seus interesses e lembre-se que pechinchar é parte da experiência!

É também imperdível visitar o Mercado Noturno Hoi An, que ocorre diariamente do pôr do sol até as 10 da noite e é por muitos considerado um dos melhores do Sudeste Asiático. Fica na margem do rio oposta ao da Old Town.

 

PASSEIO DE BARCO E COLOCAR PEDIDO NO RIO

Hoi An é naturalmente uma cidade colorida e vibrante, mas tudo isso se potencializa no horário do pôr do sol quando as lanternas coloridas são acesas nas ruelas e nos barquinhos a remo que circulam pelo rio com turistas.

Vale a pena fazer um passeio como esse e suportar os locais em seu ofício de remadores e o valor de um passeio de 30 minutos gira em torno de 10 dólares para duas pessoas.

Também não pode ficar de fora a tradição de colocar uma velinha para flutuar no rio e fazer um pedido. Você pode comprar a vela com a base colorida e flutuante dos vendedores locais que ficam na beira do rio por cerca de 2 dólares.

 

FAZER ROUPAS SOB MEDIDA

Fazer roupas sob medida com um alfaiate local é um must em Hoi An e uma experiência verdadeiramente única para quem visita a cidade. A tradição da alfaiataria vem sendo passada de geração para geração e as peças são feitas totalmente sob medida e com tecidos de excelente qualidade.

Nós fizemos algumas peças com a La Tailor indicada pelo nosso Airbnb e ficamos muito satisfeitos com os produtos finais, qualidade e atenção aos detalhes. Não foi barato, mas certamente muito mais em conta do que comprar as peças com as mesmas especificações e qualidade de tecido em outros lugares, e ainda por cima foram feitas exclusivamente para nós!

Você pode levar uma foto de referência ou encontrar o seu modelo nos álbuns disponibilizado para clientes nos atelies. Então, você deve escolher o pano (é exatamente a qualidade do tecido que vai definir o valor da peça), tirar as suas medidas e fazer o pagamento da metade do valor acertado. Um dia depois, deve passar no atelier para a primeira prova e ajustes e no outro dia, deve buscar a roupa e fazer o pagamento do restante do valor.

 

EXPERIMENTAR BANH MI E CAFÉS VIETNAMITAS

Comer um Banh Mi, uma espécie de sanduíche com baguete francesa (herança da ocupação da França) e recheio estilo vietnamita famosíssimo é algo que não pode faltar na sua visita à Hoi An. E não pode haver lugar melhor para provar esta delícia típica do que no Banh Mi Phuong, um restaurante estilo bodega que tornou-se mundialmente famoso depois da visita do aclamado chef e apresentador Antony Bordain afirmando que este era o melhor Banh Mi do mundo.

Vale também visitar o Madam Khanh (The Banh Mi Queen), o qual por muitos é considerado tão bom ou melhor que o Banh Mi Phuong!

E visitar cafés em Hoi An é tão imperdível quanto fazer caminhadas a beira do rio da cidade, já que esta é parte da tradição local e os café são uma verdadeira graça! Fique a vontade para explorar, mas sugestões de cafés imérdíveis são o Mia Cafe, Faifo Coffee, Cocobox, o Reaching Out Teahouse, Tam Lang e o Hoi An Roastery.

 

PASSEIOS NOS ARREDORES DE HOI AN

PASSEIO DE BIKE

 

Uma das melhores experiências que tivemos em Hoi An foi alugar uma bike para explorar a zona rural nos arredores da cidade e observar de perto a rotina dos locais, assim como visitar alguns templos interessantíssimos.

Seguimos um roteiro bem interessante de praticamente um dia, o qual você também pode fazer por conta própria consultando este post aqui e vimos plantações de arroz, búfalos sendo usados por locais nos seus afazeres agrícolas, templos, bares de karaokê local e tivemos momentos inesquecíveis.

Seja como for, certifique-se de visitar o Tra Que Village, a Vila dos agricultores, onde se pode ver plantações orgânicas e mais do que isso, provar ou até mesmo fazer aulas de culinária local. Um verdadeiro oásis gastronômico e de relaxamento em Hoi An!

Na vila, indicamos muitissimo o restaurante Trà Quế Garden (Cooking Class & Restaurant) que também oferece cursos de culinária!

 

MY SON SANCTURARY

O Santuário preserve as ruínas do Império Champa, o qual dominou Hoi An entre os séculos 4 a 13, antes da cidade se tornar um dos portos comerciais mais importantes da Ásia. É possível fazer o passeio com um grupo, alugar uma scooter ou um carro com motorista privado para fazer o passeio.

 

PASSEIOS DE BATE E VOLTA PARA HUE OU DA NANG

Da Nang fica a 30km de Hoi An e pode ser bem explorada em um dia, inclusive com a Marble Mountain. Você pode alugar uma scooter em Hoi An e fazer o passeio por conta própria, fazer com um grupo turístico ou até mesmo alugar um carro com motorista para fazer o tour privado.

Outra alternativa mais longe e trabalhosa é visitar a Cidade Imperial de Hue e se quiser fazer como um bate e volta a melhor forma de otimizar a experiência é contratando um motorista particular por cerca de 80 dólares por dia incluindo todos os custos.

LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de Hue no Vietnã

 

APROVEITAR AS PRAIAS LOCAIS

Bem próximo à Hoi An estão algumas praias interessantes, como a Cua Dai e a An Bang, com faixas de areia larga, coqueiros e mar com ondas tranquilas. É possível visita-las de scooter ou bike e lá fazer um almoço de frutos do mar.

Se tiver interesse e mais tempo, pode também visitar as Ilhas Chams entre Março a Setembro utilizando o serviço de barqueiros locais!

 

EXPERIÊNCIAS IMPERDÍVEIS EM HOI AN

Pedalar no centro histórico e arredores

Provar o Banh Min

Caminhar no centro histórico de manhã bem cedo ou tarde da noite

Fazer um passeio de barco cheio de lanterninhas

Encomendar roupas sob medida

Fazer uma massagem

Visitar um restaurante ou bar local fora da rota turística

 

ONDE FICAR EM HOI AN

Melhores hotéis

Um dos melhores atrativos de Hoi An, e por que não dizer do Vietnã de forma geral, é o custo super razoável de itens essenciais de viagem, como por exemplo, a acomodação.

Por lá, você vai encontrar muitas opções de hotéis e Airbnbs super charmosos e com serviço impecáveis por um valor médio de tarifa de 50 dólares por casal ou muito menos!

Nos hospedamos no charmosíssimo hotel Hotel MaiChi Villa Hoi An e pagamos cerca de R$ 150 por duas pessoas com café da manhã incluso. Simplesmente amados a cordialidade do serviço prestado, os quartos, a piscina e o serviço de aluguel de bike gratuito, além da localização!

Mas, se preferir consultar outras opções de hotéis, preparei uma lista com os melhores de Ha Noi em diferentes faixas de preço e você também pode pesquisar mais opções clicando aqui e reservando com cancelamento gratuito no Booking.com.

 

Se preferir reservar um apartamento ou Guest House através do Airbnb utilize o nosso link e ganhe R$ 189 de desconto na reserva!

 

ONDE COMER EM HOI AN

Melhores restaurantes

A gastronomia vietnamita é, sem duvidas, um dos maiores atrativos do país e em Hoi An se pode aproveitar o melhor dela, seja em restaurantes sofisticados ou carrinhos de street food.

Comer bem (e muito) é uma das minhas prioridades durante as viagens pelo Vietnam e aproveito todas as oportunidades para experimentar novos sabores, restaurantes temperos. Amo o frescor, leveza e autenticidade da culinária local e em Hoi An tive algumas das melhores refeições que já fiz na vida e por valores super amigáveis! Melhor impossível 🙂

E a seguir, preparei uma lista de restaurantes imperdíveis em Hoi An, testados e aprovados durante a nossa viagem!

.

Le Fe Dining Place

Banh Mi Phuong

Restaurant 339 Tra Que

Nourish Eatery

Red Bean Restaurant

Home Hoi An Vietnamese Restaurant

Nu Eatery

The Soul Restaurant

Outros restaurante indicados são o Citronella, o 92 Station Restaurant & Cafe, o Pho Xua, Madam Khanh (The Banh Mi Queen), White Marble Bar & Restaurant, o Brother’s Café, o Secret Garden, o Chez Marcel, Little Faifo Restaurant, o Rice Drum.

Os cafés de Hoi An são igualmente imperdíveis, e devem ser visitados para degustar os blends vietnamitas, tomar drinks ou até mesmo fazer lanchinhos. O Mia Cafe, Faifo Coffee, Cocobox, o Reaching Out Teahouse e o Hoi An Roastery são alguns dos mais bem conceituados da cidade.

NÃO SE VÁ! Confira aqui todos os artigos já publicado sobre o Vietnã no blog, com todas as dicas de viagem que você precisa para planejar a sua viagem!

Arquivado em: Hoi An, Vietnã
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!