Neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem da Suíça em um guia completo para planejar uma viagem perfeita ao país.
A Suíça é um país maravilhoso que conta com belezas naturais surpreendentes, eficiência nota mil e muitas comodidades para os viajantes que o visitam. É sem dúvidas um país que merece muito um lugar de destaque na sua bucketlist e vai te deixar extremamente feliz por o ter escolhido como destino de suas férias.
Não tenho como negar que a Suíça é um dos meus países prediletos e um destino perfeito para conhecer em qualquer estação, seja para uma viagem de lua de mel ou com família e amigos. O importante mesmo é visita-lo e se deixar encantar por este lindo e singular país na Europa.
Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber antes de viajar para a Suíça, a exemplo dos tópicos sobre como chegar, quando ir, roteiro de cidades, como se locomover na Suíça e muito mais.
Venha conosco se encantar pela linda Suíça, país de belos cenários e de cultura impressionante. Temos certeza que você também irá se apaixonar tanto quanto nós!
INTRODUÇÃO À SUÍÇA
A Suíça é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais e capital do país.
Provavelmente você deve achar que a capital da Suíça é Zurique, mas a Suíça já começou a te surpreender com essa novidade 🙂 Para saber mais sobre Berna clique aqui
O país está situado na Europa Central e faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a Leste.
Não é a toa que cada parte do país tem uma influência cultural, linguística e arquitetônica dos países de fronteira e por isso a Suíça é tão diversa e incrível.
Sendo assim, a Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche (alemão).
Por conseguinte, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados, como por exemplo o federalismo a democracia direta e neutralidade a neutralidade e também pelo simbolismo Alpino.
É bom ressaltar que a Suíça é um país sem costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41 285 km².
A população suíça é de aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país. Entre elas estão as duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra.
É também um dos países mais ricos do mundo, sendo que Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida do planeta.
A Suíça está esperando você de braços abertos. O que você está esperando para programar uma viagem a este maravilhoso destino?
NOVIDADE!
DICAS GERAIS DE VIAGEM À SUÍÇA
Preparamos um resumo com dicas gerais para auxiliar sua viagem à Suíça.
Visto e Imigração
A Suíça não exige visto para visitantes que pretendem ficar até 90 dias no país. Contudo, o seu passaporte deve ter validade mínima de 3 meses depois da sua data de retorno ao Brasil.
Ao chegar no país, você pode ser solicitado alguns documentos padrões pela imigração, tais quais: a passagem de volta com retorno em menos 90 dias, as confirmações de reserva do hotéis e uma quantia em dinheiro que pode ser em torno de 500 Euros ou comprovação de limite de cartão de crédito.
A imigração na Suiça não costuma ser rigorosa, mas esteja preparado para responder sobre o motivo de sua viagem, sua profissão, estado civil e quais são os seus recursos financeiros disponíveis na viagem.
Importante destacar que a Suíça não exige vacinação de cidadãos brasileiros.
VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código
Seguro viagem
Para Europa, o seguro viagem é obrigatório e deve conter cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente, valor estipulado por atender todos os países pertencentes ao tratado.
O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA SUÍÇA: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.
Idioma(s) da Suíça
Os suíços falam 4 línguas, o Alemão, Francês, Italiano e Inglês.
No entanto, o inglês é muito bem aceito por lá e se você se comunicar na língua norte americana não terá problemas.
Moeda – Devo levar euros ou francos?
Em linhas gerais, a melhor forma de levar dinheiro para a Suíça é trocar os euros ainda no Brasil e levar em “cash” para fazer câmbio quando chegar no país. Isto porque, o franco suíço é bem desvalorizado no Brasil e você vai gastar mais trocando aqui do que fazendo duas operações de câmbio.
É importante ressaltar que há caixas eletrônicos em todos os aeroportos e na maioria das atrações turísticas e estações de trem. Sendo assim, se sua escolhar for fazer saque no país, você pode utilizar os caixas eletrônicos para efetuar saques internacionais ou em seu Travel Money Card, lembrando que estas transações estão sujeitas à taxas .
Os cartões de créditos são amplamente aceitos no país, com exceção das vilas e cidades rurais. Visa e Mastercard são bandeiras amplamente e podem ser utilizados para compras, restaurantes e hotéis e geralmente exigem consumação mínima de 15 euros.
COMO CHEGAR NA SUÍÇA
Há diversos voos diários entre o Brasil e a Suíça que saem da maioria das cidades do páis, sendo a conexão entre os dois países muito prática.
Zurique tem um aeroporto internacional que recebe voos de todas as grandes cidades do mundo e da Europa e Genebra também é outra cidade que recebe muitos voos do Brasil.
Há diversos voos saindo do Brasil até Zurique e Genebra, mas poucos deles são sem escala. Portanto, é muito provável você tenha que fazer escala em alguma outra cidade da Europa, dependendo da companhia aérea escolhida.
De São Paulo, a companhia aérea Swiss Air voa para Zurique direto e do Rio de Janeiro a Eldeweiss opera dois voos semanais direto.
Se estiver vindo de outra cidade da Europa, pode escolher voos para Zurique, Genebra, Berna, Interlaken e Basel, que são os aeroportos mais expressivos do país.
Há também outras possibilidades de chegar na Suíça, como o carro e o trem.
De carro
O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.
É possível incluir a Suíça em uma viagem combinada com seus países de fronteira, portanto, circular de carro torna-se uma excelente opção.
De trem
Não é novidade que o trem é a melhor forma de se locomover na Suíça, portanto, é possível que você chegue de trem no país, que conta com uma excelente malha ferroviária e possui trajetos entre os países vizinhos. Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB.
Leia também o nosso post sobre o Swiss Pass, uma excelente opção para quem pretende conhecer a Suíça e que engloba destinos fronteiriços como, por exemplo, Chamonix na França.
QUANDO VISITAR A SUÍÇA – MELHOR ÉPOCA
Não há como afirmar que existe uma melhor época para visitar a Suíça, pois todas as estações são incríveis e têm características singulares.
Na verdade, há apenas uma resposta certa para essa pergunta: todas as estações são boas para visitar a Suíça e, caso seja possível, você deve se planejar para voltar pelo menos 4 vezes à Suíça, uma a cade estação 🙂
Brincadeiras à parte, o que queremos mesmo dizer é que a Suíça não tem restrições quanto ao período da viagem e você deve analisar este fator de acordo com os seus interesses e perfil de viajante.
Se pretende conhecer a Suíça branquinha de neve dos contos de fada visite no inverno, se pretende conhecer uma Suíça alegre, colorida e vibrante, escolha a primavera e o verão, no entanto, se quiser ver de perto os cenários incríveis do outono, escolha esta estação.
Importante destacar que é possível sim ver neve nas montanhas mesmo no verão. Para tanto, faça o passeio do Jungfraujoch e para consultar todas as dicas sobre ele clique aqui.
Independente da sua escolha, saiba que não tem erro e que a Suíça irá te surpreender!
COMO SE LOCOMOVER NA SUÍÇA
Não há como negar que trem é a melhor forma de se locomover na Suíça. Práticos, rápidos, pontuais e eficientes, os trens oferecem uma infinidade de trajetos no país e você certamente não terá nenhuma dificuldade em traçar o seu roteiro. Inclusive, já publicamos um post completo sobre como e porque usar os trens na sua viagem à Suíça e para consultar você pode clicar aqui.
Para consultar itinerários, valores e horários dos trens clique aqui e confira o site da SBB, que é a companhia ferroviária nacional e presta o serviço de muita qualidade, pontualidade e segurança!
No entanto, é possível e até mesmo interessante, viajar pela Suíça de carro, pois esta opção oferece mais liberdade, autonomia e possibilita que o viajante vá além e explore as belezas do país de uma forma individualizada.
O país de dimensões compactas conta com ótimas rodovias e diversas atrações incríveis pelos caminhos, e sendo assim praticamente implora por uma road trip com calma e sem roteiros fixos. Todas as dicas sobre como dirigir na Suíça podem ser encontradas neste post completo e você pode acessar clicando aqui.
O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.
Em nossas viagens para lá cogitamos o aluguel do carro, mas concluímos que o Swiss Travel Pass geralmente oferece o melhor custo benefício. Quer saber por que? Confira no tópico a seguir.
Seja como for, evite andar de taxi no país, pois as tarifas são muito caras. Nas cidades grandes, como por exemplo Lausane, Genebra e Zurique há oferta de Ubers
SWISS TRAVEL PASS – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
O Swiss Travel Pass vale a pena? Não existe resposta pronta para esta pergunta, pois tudo depende do seu roteiro e dos seus planos de viagem.
Para começar, é importante destacar que sem sombra de dúvidas o trem é o melhor meio de transporte na Suíça, tanto para o viajante quanto para a população. A malha ferroviária do país é super extensa, os horários são bem programados para permitir conexões s sem muita correria, os trens são muito confortáveis, as paisagens são lindíssimas e a pontualidade é, digamos, “Padrão Suíça”.
Mas, como tudo na país, paga-se um preço bem elevado por um serviço de excelência, e isto pode afastar a compra do Swiss Travel Pass dos planos de muitos turistas com orçamento mais apertado.
Por isso, é importante saber que existem vários tipos de passes de trem comercializados pela Swiss Travel System, que se adaptam aos mais variados planos de viagem e orçamentos. E também é necessário destacar que com a compra do passe é possível economizar muito, especialmente se estiver planejando fazer os passeios de trem panorâmico, sobre o qual já escrevemos neste post.
De qualquer forma, para auxiliar você no dilema sobre comprar ou não o Swiss Travel Pass, preparamos um post com todas as informações que você precisa saber para tomar uma decisão consciente e econômica para sua viagem e para consultar você pode clicar aqui.
TRENS PANORÂMICOS NA SUÍÇA
Como você já sabe, a Suíça conta com uma das melhores malhas ferroviárias do mundo e oferece uma combinação de conexões de trens que conectam praticamente todo o país de forma eficiente e cômoda.
Mas, são os trens panorâmicos que realmente surpreendem os viajantes, pela beleza dos trajetos e qualidade dos trens com assentos confortáveis e janelas panorâmicas que nos fazem admirar os cenários de uma forma inexplicável.
Ao cruzar montanhas, glaciares, pontes, túneis, lagos, campos verdes com vaquinhas suíças e vilarejos búcolicos com os trens panorâmicos, a sensação que dá é de fazer parte dos cenários, tamanha a proximidade e inteiração com a o caminho percorrido, possibilitado pela presença das janelas amplas que muitas vezes se estendem até o teto do trem.
Sendo assim, é possível afirmar que uma viagem à Suíça não é completa sem a experiência dos passeios de trem panorâmicos. É um daqueles clichés de viagem que devem estar na bucketlist de todos os viajantes veteranos ou iniciantes, pois realmente fazem jus à fama e são capazes de oferecer o melhor da Suíça de forma mágica.
ROTEIRO DE VIAGEM NA SUÍÇA
Seja com pouco ou muito tempo, o importante mesmo é colocar a Suíça na sua programação de viagem e visitar este lindíssimo país.
Recebemos diariamente muitas perguntas sobre qual seria o melhor roteiro na Suíça, mas a verdade é que o melhor roteiro deve ser desenhado sob medida, de acordo com os seus interesses e tempo disponível. Para saber mais informações sobre o nosso serviço de elaboração de roteiros de viagem personalizados clique aqui.
No entanto, preparamos uma sugestão genérica de roteiro para você utilizar como base para a sua viagem. Você pode alterar a ordem ou a quantidade de dias em cada cidade de acordo com o seu perfil de viajante e programação. Clique aqui para conferir a nossa sugestão de roteiro completo e incrível de 5, 7, 10, 12 e 15 dias na Suíça.
Acabamos de publicar um Ebook completo com todas as dicas de viagem que você precisa para planejar a sua viagem perfeita para a Suíça, inclusive mais de 40 opções de roteiros de viagem perfeitos para serem usados. Com certeza você vai encontrar o roteiro perfeito para a sua viagem. Baixe o seu clicando aqui!
COMO ECONOMIZAR NA SUÍÇA
Se você está planejando uma viagem para a Suíça já deve ter percebido que este é um país bem caro. Afinal de contas, para que tudo funcione perfeitamente, alguém tem que pagar a conta e no caso da Suíça todos pagam essa conta, inclusive os visitantes.
No entanto, saiba que há alternativas para economizar e fazer uma viagem mais ou menos econômica ao país. Siga as nossas dicas a seguir e aproveite a sua viagem sem stress.
Alimentação: Migros é o supermercado mais popular da Suíça junto com o Coop e ambos vendem refeições prontas na hora do almoço e também lanches, saladas e diversos outros produtos durante todo o dia. Vale a pena passar nos supermercados que estão presentes em todas as cidades do país para comprar sua refeição e ir comer em algum lugar agradável. Essa é uma prática comum na Suíça e você vai se sentir como um local, além de economizar bastante.
Transporte: Enquanto estiver visitando as cidades, não utilize transporte público a não ser que tenha o Swiss Pass já que o transporte neste caso é gratuito. Caminhe pelas cidades com calma e aproveite também para andar de bike sem pagar nada.
Atrações: Há diversas atrações gratuitas na Suíça e se puder faça os Free Walking tours oferecidos nas cidades. Não se esqueça que o Swiss Pass dá direito à entrada em diversas atrações e desconto de 50% em várias outras, portanto, não deixe de conferir neste post quais são as maiores vantagens do passe.
Acomodação: Você conhece o Airbnb? Para saber mais sobre a plataforma clique aqui. Há diversas opções de aluguel de apartamentos na Suíça com preços bem interessantes e para escolher o melhor apartamento siga as dicas que publicamos neste post.
ALPES SUÍÇOS
Ah, os lindos e gloriosos Alpes Suíço, poucos lugares no mundo têm o glamour, a magnitude destas montanhas. E se você chegou aqui neste post, sem dúvidas já deve ter sonhado em visitar os vilarejos alpinos da Suíça e está pensando em transformar esse sonho em realidade.
Os Alpes, o nome mais popular do Maciço Alpino, representam um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa, estendendo-se da Áustria e Eslovênia, a leste, através do norte da Itália, Suíça (Alpes suíços), Liechtenstein e sul da Alemanha, até ao sudeste da França e Mónaco.
O ponto culminante dos Alpes é o Mont Blanc em Chamonix, com 4810,45 m de altitude, um maravilhoso destino da França, sobre o qual já publicamos diversos posts. A superfície dos Alpes é de cerca de 190 959 km2, dividida entre Áustria, Itália, França, Suíça, Alemanha, Eslovénia e os dois micro-estados de Liechtenstein e Mónaco.
Apesar de ser uma área extensa, vamos focar nos melhores destinos alpinos da Suíça, para a ajudar você a programar uma viagem para lá, seja no inverno ou no verão. Publicamos um post especial sobre os Alpes Suíços, para acessar a página completa com muitas dicas clique aqui.
COMO É VIAJAR PARA A SUÍÇA SOZINHO
A Suíça é um destino perfeito para uma viajem solo e se você estiver na dúvida se deve ou não se jogar nesta aventura confira o post completo sobre a minha experiência viajando sozinha por lá.
O país é extremamente seguro, prático e fácil de ser explorado, o que faz com que uma viagem sozinho para lá seja muito tranquila. Não poderia indicar mais a experiência e espero que você se inspire com o relato.
As nossas dicas foram úteis para você?
Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Patricia Fabian diz
Ola, estou me organizando par ir de ferias para Suica. gostaria de receber mais dicas para marinheiros de primeira vieram.
muito obrigada
Lara Nogueira diz
Olá Patrícia, você pode consultar todos os posts já publicados sobre a Suíça clicando aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/category/suica/