Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Viajar sozinha para a Suíça – Tudo que você precisa saber

Viajar sozinha para a Suíça

Está pensando em viajar sozinha para a Suíça? Encontre neste post tudo que você precisa saber para programar a sua viagem solo.

Confesso que sempre tive curiosidade para saber como seria viajar sozinha e tive a oportunidade de fazer a minha primeira solo trip para a Suíça no início do ano.

Voltei encantada com a experiência e com a certeza de que não poderia ter escolhido um país melhor para a minha viagem!

Passei 15 dias na Suíça e me senti totalmente segura e à vontade para explorar o máximo das atrações culturais e naturais que este país fantástico tem para oferecer.

Para inspirar você a fazer o mesmo, escrevi este post, com dicas práticas para que você programe uma viagem sem erros.

Clique aqui para conferir todas as dicas de viagem já publicadas sobre a Suíça no blog!

 

NOVIDADE!

 

Confira o Ebook que acabamos de publicar com todas as dicas de viagem (testadas e aprovadas) que você precisa para planejar a sua viagem para a Suíça.

No Ebook, você vai informações práticas, além de mais de 40 sugestões de roteiros prontos, com enfoques e durações diferentes. Com certeza você vai encontrar o roteiro perfeito para a sua viagem!

 

Ebook Suíça

 

POR QUE ESCOLHER A SUÍÇA COMO DESTINO PARA VIAJAR SOZINHA

 

Viajar sozinha para a Suíça

Antes de qualquer coisa, vale a pena falar um pouco sobre os motivos para escolher a Suíça como seu destino de viagem sozinha.

 

Segurança

 

Não é novidade que a Suíça é um dos países mais seguros da Europa e do mundo e por este motivo, é sempre destacada no topo das pesquisas de qualidade de vida.

As taxas de criminalidade por lá são ridiculamente baixas, tanto em cidades grandes quanto nos vilarejos mágicos espalhados por todo o país.

As pessoas costumam dizer que o maior problema que você poderá ter na Suíça é se deparar com uma vaca raivosa em uma de suas caminhadas, tamanha a segurança que se tem por lá 🙂

Além disso, crimes de violência contra a mulher são raros e por este motivo, mulheres de diversas nacionalidades viajando por lá sozinhas são comuns e não há qualquer alarde sobre isto.

Caminhei em florestas, esquiei, voltei de noite sozinha para o hotel e sinceramente não senti um pingo de receio em nenhum momento.

No entanto, como nenhum lugar do mundo é completamente livre de crimes, vale a pena alertar para não descuidar dos seus pertences, especialmente em centros turísticos, pois furtos são possíveis, embora não muito comuns.

Mas, os cuidados que os brasileiros já costumam ter no dia a dia são mais do que suficientes para evitar qualquer tipo de problema no país.

Sendo assim, se o seu receio de viajar sozinha é a segurança, garanto que pode ficar tranquila em relação à isto e viajar sem medo de ser feliz!

 

É um país que recebe muitos viajantes solo

 

Por ser extremamente seguro e repleto de atrações imperdíveis, o país recebe muitos viajantes solo e este é um aspecto positivo.

É um bônus para quem não pretende ficar sozinho e quer fazer amizades com outros viajantes, lembrando que para conseguir esta inteiração a melhor opção é hospedar-se em albergues.

Falo isto por que a Suíça tem uma das culturas mais reservadas do mundo e é importante ter em mente que fazer amizade com a população local é extremamente difícil, muito embora todos eles sejam muito educados e gentis.

Também por que o país está acostumado e tem estrutura para receber viajantes solo, então não precisa ficar se preocupando com detalhes que não são importantes.

 

Facilidade em viajar

 

A Suíça é um país compacto e extremamente bem organizado, características que facilitam e muito a vida do viajante.

Por sinal, para entender melhor sobre o país, clique aqui e confira o guia completo com todas as dicas para a sua viagem.

Tudo por lá funciona de forma descomplicada e garante aos viajantes uma viagem stress free, modalidade perfeita para quem viaja sozinho e não tem auxílio para resolver aqueles pepinos de última hora.

Seja uma viagem destinada à prática de caminhadas, esportes radicais, turismo em cidades, gastronomia etc, a certeza é que você encontrará opções para todos os perfis de viajantes e poderá explorar de forma descomplicada e segura!

 

Cenários deslumbrantes

 

Esta foi a minha segunda viagem para a Suíça e não me canso de falar o quão apaixonada e encantada eu sou pelos seus cenários. Que país maravilhoso!

Há tantas maravilhas para conhecer e apreciar, que no final das contas você vai ficar feliz e agradecida por poder estar vivendo esses momentos com a maior liberdade e flexibilidade que se pode ter em viagens.

Não importa o seu destino, a Suíça certamente te surpreenderá e te fará apreciar a sua própria companhia e a oportunidade única que é visitar o país.

 

COMO ORGANIZAR A SUA VIAGEM SOLO PARA A SUÍÇA

 

Viajar sozinha para a Suíça

Na minha viagem pela Suíça, fiz escolhas super sensatas e acredito que seja super útil dividir as minhas considerações com vocês.

 

Trace um roteiro coerente

 

Apesar de pequena, a Suíça é extremamente diversa e possui regiões totalmente diferentes entre si.

Cada um dos cantões tem uma influência cultural, linguística e arquitetônica única oriunda de um dos países de fronteira, como por exemplo, Alemanha, França e Itália.

É completamente natural que você queira visitar todas estas regiões e absorver toda essa multiculturalidade do país, afinal de contas todas são maravilhosas!

Mas, a verdade é que para aproveitar ao máximo, você deve ser o mais conciso e realista possível no seu roteiro de forma a explorar o máximo, mas de forma inteligente e coerente.

Para te auxiliar nesta tarefa, você pode contar com nossas sugestões de roteiro de 5, 7, 10, 12 e 15 dias na Suíça.

 

Transportes

 

Eu sou fã de carteirinha do sistema de transporte público na Suíça, que funciona de forma impecável, com pontualidade impressionante, conforto e conexões frequentes.

Aliás, essa não é uma opinião apenas pessoal, mas universal, sendo praticamente consenso que o trem é a melhor forma de explorar o país.

Sendo assim, não pense duas vezes e escolha esta forma de transporte para sua viagem sozinha, pois estará garantindo sua segurança e comodidade.

Na maioria dos casos, vale muito a pena comprar o Swiss Travel Pass para visitar de forma ilimitada pelo país e todas as dicas sobre o passe você pode conferir aqui.

Com este passe, você tem acesso à diversas atrações, viagens ilimitadas de transporte público (trens, ônibus e barcos), viagens nos trens panorâmicos e desconto nas melhores atrações.

 

Hospedagem

 

Utilizo muito o sistema do Airbnb para reservar minhas hospedagens em viagens, até porque tenho algumas intolerâncias alimentares e fico muito mais confortável quando posso cozinhar minha própria comida e levar para o dia.

No entanto, para a minha primeira viagem sozinha, decidi não alugar apartamento para ficar sozinha por questões de segurança. E esta foi uma escolha que não me arrependi!

É claro que esta foi uma decisão muito pessoal e você pode se sentir completamente confortável em escolher Airbnbs para a sua viagem – se preferir, pode se cadastrar aqui e ganhar R$ 100 de desconto na sua primeira reserva.

Minha experiência com hotéis e albergues foram incríveis e posso dizer que me senti segura todas as noites.

Então, se prefere garantir uma proteção extra, sugiro que siga meu exemplo e reserve hotéis ou albergues.

 

Planeje um orçamento realista

 

À esta altura, você deve estar ciente que a Suíça não é um país barato, aliás, que é um país bem caro.

De alimentação à hospedagens e atrações, os preços costumam variar de caro à exorbitante 🙂

Brincadeiras à parte, é importante fazer um planejamento financeiro realista para aproveitar o melhor que o país tem para oferecer, especialmente quando não se tem alguém para “dividir as contas”.

Mas, a minha humilde opinião é de que qualquer esforço é válido para conhecer este país extremamente especial e marcante!

 

 
Ebook Suíça
 

 

REFLEXÕES E DICAS PARA SUA VIAGEM

 

Viajar sozinha para a Suíça

Não sei vocês, mas eu amo um bom relaxamento. Por isso, nesta viagem, decidi me dar alguns luxos e sugiro que você faça o mesmo e presentei-se com pelo menos um momento relaxante em um SPA.

Há muitos espalhados pelo país e com diferentes valores, desde 13 a 300 francos, sendo possível encontrar um compatível com seu orçamento.

Além disso, notei quão fácil é ditar suas próprias regras ao viajar sozinho e isto é libertador! Na maioria do tempo, eu preferi aproveitar os momentos em minha companhia e não fazer amizades, mas esta foi uma escolha pessoal.

No entanto, notei que fazer amizades durante a viagem é extremamente fácil e você só precisa estar aberto à isto e programar-se para estar em locais naturalmente mais sociais.

Quanto à fotografias, uma das melhores aquisições que fiz para esta viagem foi um tripé combinado com controle remoto, para tirar fotos sem auxílio dos outros.

Sinceramente, não há melhor forma de registrar seus momentos em viagens solo do que de forma independente, imprimindo seu próprio olhar e personalidade com total autonomia.

Portanto, seja como for, com um selfie stick ou com tripé, não deixe de levar algum suporte para sua câmera!

Quanto à comunicação, a Suíça possui quatro idiomas oficiais, mas o inglês é amplamente aceito em todos os lugares.

Mas, para a surpresa geral, há muitos portugueses trabalhando nos locais mais turísticos do país e você vai ouvir o nosso idioma o tempo todo durante a sua viagem, o que pode ser uma alívio para aqueles que não se sentem tão confortáveis com o idioma inglês.

Quanto ao assédio, devo te tranquilizar, pois a cultura do país é extremamente e será muito difícil passar por qualquer situação desconfortável envolvendo abordagens.

É claro que os cuidados básicos são importantes, mas a liberdade individual e sexual é extremamente respeitada no país, então você certamente não terá problemas com isto!

Uma dica importante, mas que pode passar despercebido é o seguro viagem, que é obrigatório e deve conter cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente.

Leitores do blog têm 15% de desconto no seguro viagem e para comprar o seu e verificar todas as dicas clique aqui.

Já não é legal ter que acionar o seguro em uma viagem acompanhada, imagina sozinha, então, certifique-se de viajar com toda proteção possível para evitar problemas!

Talvez o meu conselho mais importante seja o de encorajar você a programar e apreciar momentos consigo mesmo, de pura contemplação e conexão.

Aproveite as inúmeras possibilidades que a Suíça oferece, faça uma trilha sozinha, sente-se em um lago para degustar um bom chocolate e aproveite a sua companhia em momentos simples, mas inesquecíveis.

Escute o que seu coração está lhe dizendo e vai voltar muito mais forte, segura e certa do quão incrível é a vida e as oportunidades que temos!

 

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de dividir suas preocupações? Deixe um comentário abaixo!

 

As nossas dicas foram úteis para você?

Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

Arquivado em: Alpes Suíços, Suíça, Viagens para mulheres, Viajar sozinho
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

  1. AvatarGleicy Pereira diz

    Lara, td bem? Mto prazer! Me chamo Gleicy e sou do Rio de Janeiro. =)
    Gostaria de dizer que adoro o blog e esse post super recente de viagem solo pra Suíça foi perfeito pra mim!!!
    Vou tirar férias no inicio de junho e estou muito tentada em conhecer esse país. Juro que suas dicas me encorajaram ainda mais. Viajar sozinha pra mim, não é novidade. Já conheci alguns países assim. Acho libertador e mto gostoso viagens solo!
    Estou só com algumas dúvidas no roteiro, mas, em breve, espero definir tudo. Vai ser maravilhoso conhecer esse lugar tão incrível e especial! Obrigada pelas informações! Abraços! 😉

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Gleicy,

      em primeiro lugar, obrigada pelo feedback 🙂 Sua opinião é muito, muito importante para nós!

      Que bom saber que se identificou com o post e se me permite, gostaria de te encorajar a escolher a Suíça como destino da sua viagem, pois é um país totalmente fora da curva, lindíssimo e super seguro para viagens solo!

      Sim, achei completamente empoderador e libertador viajar sozinha e vou escrever um post só com esse tema, para encorajar muitas mulheres a viver esta experiência única, pelo menos uma vez na vida.

      Se precisar de auxílio na elaboração do roteiro me avisa e também verifique o post com sugestões super completas: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-viagem-na-suica-sugestao-5-7-10-12-dias/

  2. AvatarJulia diz

    Oi Lara, tudo bem?
    Eu estava pensando em viajar para suíça em setembro durante 3 dias. O que eu mais espero da Suíça são paisagens espetaculares dos Alpes. Já que vou ficar poucos dias, quero ficar só em uma cidade. Onde você recomendaria? Vi no seu blog que você já conheceu muito da Suíça. Qualquer indicação seria ótima. Vou estar indo de Paris para Suíça.

    • Lara NogueiraLara Nogueira diz

      Olá Julia, tudo bem?

      A Suíça é maravilhosa e os Alpes são a melhor parte do país 🙂

      Muito muito difícil indicar apenas um destino, mas os meus prediletos para aproveitar o clima de montanha são Zermatt e Murren! Você vai ver que vai voltar de viagem querendo conhecer a Suíça todinha.

      Abs e boa viagem 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!