Está pensando em viajar sozinha para a Suíça? Encontre neste post tudo que você precisa saber para programar a sua viagem solo.
Confesso que sempre tive curiosidade para saber como seria viajar sozinha e tive a oportunidade de fazer a minha primeira solo trip para a Suíça no início do ano.
Voltei encantada com a experiência e com a certeza de que não poderia ter escolhido um país melhor para a minha viagem!
Passei 15 dias na Suíça e me senti totalmente segura e à vontade para explorar o máximo das atrações culturais e naturais que este país fantástico tem para oferecer.
Para inspirar você a fazer o mesmo, escrevi este post, com dicas práticas para que você programe uma viagem sem erros.
Clique aqui para conferir todas as dicas de viagem já publicadas sobre a Suíça no blog!
POR QUE ESCOLHER A SUÍÇA
COMO DESTINO PARA VIAJAR SOZINHA
Antes de qualquer coisa, vale a pena falar um pouco sobre os motivos para escolher a Suíça como seu destino de viagem sozinha.
Segurança
Não é novidade que a Suíça é um dos países mais seguros da Europa e do mundo e por este motivo, é sempre destacada no topo das pesquisas de qualidade de vida.
As taxas de criminalidade por lá são ridiculamente baixas, tanto em cidades grandes quanto nos vilarejos mágicos espalhados por todo o país.
As pessoas costumam dizer que o maior problema que você poderá ter na Suíça é se deparar com uma vaca raivosa em uma de suas caminhadas, tamanha a segurança que se tem por lá 🙂
Além disso, crimes de violência contra a mulher são raros e por este motivo, mulheres de diversas nacionalidades viajando por lá sozinhas são comuns e não há qualquer alarde sobre isto.
Caminhei em florestas, esquiei, voltei de noite sozinha para o hotel e sinceramente não senti um pingo de receio em nenhum momento.
No entanto, como nenhum lugar do mundo é completamente livre de crimes, vale a pena alertar para não descuidar dos seus pertences, especialmente em centros turísticos, pois furtos são possíveis, embora não muito comuns.
Mas, os cuidados que os brasileiros já costumam ter no dia a dia são mais do que suficientes para evitar qualquer tipo de problema no país.
Sendo assim, se o seu receio de viajar sozinha é a segurança, garanto que pode ficar tranquila em relação à isto e viajar sem medo de ser feliz!
É um país que recebe muitos viajantes solo
Por ser extremamente seguro e repleto de atrações imperdíveis, o país recebe muitos viajantes solo e este é um aspecto positivo.
É um bônus para quem não pretende ficar sozinho e quer fazer amizades com outros viajantes, lembrando que para conseguir esta inteiração a melhor opção é hospedar-se em albergues.
Falo isto por que a Suíça tem uma das culturas mais reservadas do mundo e é importante ter em mente que fazer amizade com a população local é extremamente difícil, muito embora todos eles sejam muito educados e gentis.
Também por que o país está acostumado e tem estrutura para receber viajantes solo, então não precisa ficar se preocupando com detalhes que não são importantes.
Facilidade em viajar
A Suíça é um país compacto e extremamente bem organizado, características que facilitam e muito a vida do viajante.
Tudo por lá funciona de forma descomplicada e garante aos viajantes uma viagem stress free, modalidade perfeita para quem viaja sozinho e não tem auxílio para resolver aqueles pepinos de última hora.
Seja uma viagem destinada à prática de caminhadas, esportes radicais, turismo em cidades, gastronomia etc, a certeza é que você encontrará opções para todos os perfis de viajantes e poderá explorar de forma descomplicada e segura!
Cenários deslumbrantes
Esta foi a minha segunda viagem para a Suíça e não me canso de falar o quão apaixonada e encantada eu sou pelos seus cenários. Que país maravilhoso!
Há tantas maravilhas para conhecer e apreciar, que no final das contas você vai ficar feliz e agradecida por poder estar vivendo esses momentos com a maior liberdade e flexibilidade que se pode ter em viagens.
Não importa o seu destino, a Suíça certamente te surpreenderá e te fará apreciar a sua própria companhia e a oportunidade única que é visitar o país.
COMO ORGANIZAR
SUA VIAGEM SOLO PARA A SUÍÇA
Na minha viagem pela Suíça, fiz escolhas super sensatas e acredito que seja super útil dividir as minhas considerações com vocês.
Trace um roteiro coerente
Apesar de pequena, a Suíça é extremamente diversa e possui regiões totalmente diferentes entre si.
Cada um dos cantões tem uma influência cultural, linguística e arquitetônica única oriunda de um dos países de fronteira, como por exemplo, Alemanha, França e Itália.
É completamente natural que você queira visitar todas estas regiões e absorver toda essa multiculturalidade do país, afinal de contas todas são maravilhosas!
Mas, a verdade é que para aproveitar ao máximo, você deve ser o mais conciso e realista possível no seu roteiro de forma a explorar o máximo, mas de forma inteligente e coerente.
Transportes
Eu sou fã de carteirinha do sistema de transporte público na Suíça, que funciona de forma impecável, com pontualidade impressionante, conforto e conexões frequentes.
Aliás, essa não é uma opinião apenas pessoal, mas universal, sendo praticamente consenso que o trem é a melhor forma de explorar o país.
Sendo assim, não pense duas vezes e escolha esta forma de transporte para sua viagem sozinha, pois estará garantindo sua segurança e comodidade.
Com este passe, você tem acesso à diversas atrações, viagens ilimitadas de transporte público (trens, ônibus e barcos), viagens nos trens panorâmicos e desconto nas melhores atrações.
Hospedagem
Utilizo muito o sistema do Airbnb para reservar minhas hospedagens em viagens, até porque tenho algumas intolerâncias alimentares e fico muito mais confortável quando posso cozinhar minha própria comida e levar para o dia.
No entanto, para a minha primeira viagem sozinha, decidi não alugar apartamento para ficar sozinha por questões de segurança. E esta foi uma escolha que não me arrependi!
Minha experiência com hotéis e albergues foram incríveis e posso dizer que me senti segura todas as noites.
Então, se prefere garantir uma proteção extra, sugiro que siga meu exemplo e reserve hotéis ou albergues.
Planeje um orçamento realista
À esta altura, você deve estar ciente que a Suíça não é um país barato, aliás, que é um país bem caro.
De alimentação à hospedagens e atrações, os preços costumam variar de caro à exorbitante 🙂
Brincadeiras à parte, é importante fazer um planejamento financeiro realista para aproveitar o melhor que o país tem para oferecer, especialmente quando não se tem alguém para “dividir as contas”.
Mas, a minha humilde opinião é de que qualquer esforço é válido para conhecer este país extremamente especial e marcante!
REFLEXÕES E DICAS
PARA SUA VIAGEM SOLO
Não sei vocês, mas eu amo um bom relaxamento. Por isso, nesta viagem, decidi me dar alguns luxos e sugiro que você faça o mesmo e presentei-se com pelo menos um momento relaxante em um SPA.
Há muitos espalhados pelo país e com diferentes valores, desde 13 a 300 francos, sendo possível encontrar um compatível com seu orçamento.
Além disso, notei quão fácil é ditar suas próprias regras ao viajar sozinho e isto é libertador! Na maioria do tempo, eu preferi aproveitar os momentos em minha companhia e não fazer amizades, mas esta foi uma escolha pessoal.
No entanto, notei que fazer amizades durante a viagem é extremamente fácil e você só precisa estar aberto à isto e programar-se para estar em locais naturalmente mais sociais.
Quanto à fotografias, uma das melhores aquisições que fiz para esta viagem foi um tripé combinado com controle remoto, para tirar fotos sem auxílio dos outros.
Sinceramente, não há melhor forma de registrar seus momentos em viagens solo do que de forma independente, imprimindo seu próprio olhar e personalidade com total autonomia.
Portanto, seja como for, com um selfie stick ou com tripé, não deixe de levar algum suporte para sua câmera!
Quanto à comunicação, a Suíça possui quatro idiomas oficiais, mas o inglês é amplamente aceito em todos os lugares.
Mas, para a surpresa geral, há muitos portugueses trabalhando nos locais mais turísticos do país e você vai ouvir o nosso idioma o tempo todo durante a sua viagem, o que pode ser uma alívio para aqueles que não se sentem tão confortáveis com o idioma inglês.
Quanto ao assédio, devo te tranquilizar, pois a cultura do país é extremamente e será muito difícil passar por qualquer situação desconfortável envolvendo abordagens.
É claro que os cuidados básicos são importantes, mas a liberdade individual e sexual é extremamente respeitada no país, então você certamente não terá problemas com isto!
Uma dica importante, mas que pode passar despercebido é o seguro viagem, que é obrigatório e deve conter cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente.
Já não é legal ter que acionar o seguro em uma viagem acompanhada, imagina sozinha, então, certifique-se de viajar com toda proteção possível para evitar problemas!
Talvez o meu conselho mais importante seja o de encorajar você a programar e apreciar momentos consigo mesmo, de pura contemplação e conexão.
Aproveite as inúmeras possibilidades que a Suíça oferece, faça uma trilha sozinha, sente-se em um lago para degustar um bom chocolate e aproveite a sua companhia em momentos simples, mas inesquecíveis.
Escute o que seu coração está lhe dizendo e vai voltar muito mais forte, segura e certa do quão incrível é a vida e as oportunidades que temos!
Gleicy Pereira diz
Lara, td bem? Mto prazer! Me chamo Gleicy e sou do Rio de Janeiro. =)
Gostaria de dizer que adoro o blog e esse post super recente de viagem solo pra Suíça foi perfeito pra mim!!!
Vou tirar férias no inicio de junho e estou muito tentada em conhecer esse país. Juro que suas dicas me encorajaram ainda mais. Viajar sozinha pra mim, não é novidade. Já conheci alguns países assim. Acho libertador e mto gostoso viagens solo!
Estou só com algumas dúvidas no roteiro, mas, em breve, espero definir tudo. Vai ser maravilhoso conhecer esse lugar tão incrível e especial! Obrigada pelas informações! Abraços! 😉
Lara Nogueira diz
Olá Gleicy,
em primeiro lugar, obrigada pelo feedback 🙂 Sua opinião é muito, muito importante para nós!
Que bom saber que se identificou com o post e se me permite, gostaria de te encorajar a escolher a Suíça como destino da sua viagem, pois é um país totalmente fora da curva, lindíssimo e super seguro para viagens solo!
Sim, achei completamente empoderador e libertador viajar sozinha e vou escrever um post só com esse tema, para encorajar muitas mulheres a viver esta experiência única, pelo menos uma vez na vida.
Se precisar de auxílio na elaboração do roteiro me avisa e também verifique o post com sugestões super completas: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-viagem-na-suica-sugestao-5-7-10-12-dias/
Oi Lara, tudo bem?
Eu estava pensando em viajar para suíça em setembro durante 3 dias. O que eu mais espero da Suíça são paisagens espetaculares dos Alpes. Já que vou ficar poucos dias, quero ficar só em uma cidade. Onde você recomendaria? Vi no seu blog que você já conheceu muito da Suíça. Qualquer indicação seria ótima. Vou estar indo de Paris para Suíça.
Olá Julia, tudo bem?
A Suíça é maravilhosa e os Alpes são a melhor parte do país 🙂
Muito muito difícil indicar apenas um destino, mas os meus prediletos para aproveitar o clima de montanha são Zermatt e Murren! Você vai ver que vai voltar de viagem querendo conhecer a Suíça todinha.
Abs e boa viagem 🙂
Oi Lara
Amei o seu Blog tão detalhado combinando muito com minha personalidade. . Viajo sozinha há 30 anos praticamente 99,9%. Foi a melhor decisão da minha vida! Dizem que teria de escrever um livro. Outros dizem que é uma viagem vazia e chata mas não sabem o quanto estão perdendo. Passei pelo entorno da Suíça por varias vezes. Austria, Itália, Alemanha, França. Cheguei a visitar Lucern por duas horas saindo de Lugano de trem. Tive de retornar. Time Over. Fui a St. Moritz no final de temporada. Estava uma cidade fantasma. Só isso! Em geral são experiencias maravilhosas.!!! Comecei a pesquisar ontem sobre a Suíça mais profundamente e estou gostando. A boca chega a encher d´àgua massss temos o problema da pandemia que estragou meus planos para este ano. Estou traçando um roteiro e com isto já calculei mais ou menos até agora uns 25 dias no mínimo. Estou ainda em duvida mas já comecei e você está ajudando muiiiitoooo Tenho que agradecer seu espirito de aventura sem ter medo de errar e se erramos é bom para aumentar nossa autoestima para resolver sozinhas os problemas.. Isso é o máximo !!! Nem tudo são flores mas com a experiencia ganha e amplo olhar dos nossos objetivos conseguimos tudo e passamos a nos orgulhar de nossos feitos. Vamos ter muitas histórias para contar . Retorno depois caso tenha duvidas de algo. Um beijão para todas nós corajosas viajantes SOLO. Parabéns !
Olá querida Ana,
Muito obrigada pelo comentário, amei saber que você se identificou com a proposta do blog e com o conteúdo que produzo.
Uau, que incrível saber das suas experiências viajando solo pelo mundo. Que inspiração!! Quem sabe você não gostaria de escrever uns guest posts aqui no blog com suas dicas? Seria ótimo saber das suas viagens!
Ahhh e a Suíça, que país maravilhoso. Difícil encontrar palavras pra descrever o quão lindo e único que é, então só tenho uma dica: programe uma viagem para lá assim que possível. Tenho certeza que não vai se arrepender! Fico feliz que o blog esteja ajudando com as dicas de viagem da Suíça. Já produzi muuito conteúdo sobre o país e estou aqui para esclarecer dúvidas se precisar.
Viajar sozinha é uma das melhores experiências que se pode ter e amo conhecer viajantes independentes que, assim como eu, apreciam momentos solo. Um beijão pra você e se tiver interesse em contribuir com o blog com suas peripécias solo pelo mundo me retorna aqui pra que a gente possa continuar a conversa 🙂
Oi Lara! Tudo bem? Amei o post sobre sua viagem solo para a Suíça! Estou indo fazer uma também agora no final de outubro. Queria saber qual foi o spa que você foi lá! Valeu a pena?
Muito obrigada!
Abraços,
Izabela
Olá Izabela, tudo bem comigo e com você?
Ai que maravilha, tenho certeza que você vai amar a experiência de viajar solo na Suíça tanto quanto eu!
Eu fui em alguns spas durante a minha viagem e indicaria o https://www.rigi.ch/erleben/mineralbad-spa-rigi-kaltbad se você for passar em Lucerna. Há alguns spas legais em Zurique também, dá uma olhadinha nessa página: https://www.zuerich.com/en/visit/wellness-spas-zurich
Sou a louca dos spas e sempre tento incluir na programação das minhas viagens! Boa viagem e se puder volta aqui para nos contar como foi a experiência 🙂