Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Como tirar o visto do Nepal: passo a passo completo

Como tirar o visto do Nepal passo a passo completo

Brasileiros e Portugueses precisam de visto para entrar e viajar pelo Nepal e neste post vamos falar em detalhes sobre como obtê-lo de forma prática e rápida na chegada ao país.

E já vamos começar compartilhando uma boa notícia: o visto do Nepal pode ser obtido no momento do desembarque no país e não há necessidade de fazer a solicitação com antecedência, como é o caso da Índia e tantos outros países da Ásia.

Como a porta de chegada do Nepal é o Aeroporto Internacional de Kathmandu, grandes são as chances de que você fará este procedimento por lá mesmo e por isso vamos focar no passo a passo a ser feito neste aeroporto.

Mas, é bom saber que as dicas aqui compartilhadas são também válidas para o cruzamento de fronteiras por terra e aplicáveis para quem vem da Índia ou de outros países vizinhos de ônibus ou excursão.

Dito isto, sigamos ao passo a passo completo de obtenção do visto do Nepal. Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre o Nepal

 

COMO SOLICITAR

O VISTO DO NEPAL NA CHEGADA

Visto do Nepal dicas

Como já afirmado, o visto do Nepal pode ser obtido no desembarque ao país de forma prática e simples, sem a necessidade de aplicação e aprovação prévia.

Sendo assim, os viajantes que chegam no aeroporto internacional de Kathmandu são dirigidos ao salão do Visa on arrival, ou visto na chegada, para finalizar o procedimento antes de passar pela imigração.

E como o procedimento é aplicável a basicamente todas as nacionalidades, pode ser que as filas para obtenção do visto estejam um pouco compridas e por isso vai exigir um pouco de paciência da sua parte. Em nossa experiência, a espera não foi nada demais e todo o processo levou menos de 20 minutos 🙂

Passo 1) Você receberá um formulário de imigração em papel durante o voo de chegada, e se possível, deve preenchê-lo antes do desembarque para otimizar o tempo do processo de obtenção do visto e passagem pela imigração. Não precisará apresentar este papel até o último passo, que será com o oficial de imigração.

Dicas do visto do Nepal
De preferência, preencha o formulário de papel antes de desembarcar

Passo 2) Ao chegar no salão de imigração, o seu primeiro passo será encontrar as máquinas de auto atendimento para preencher o formulário eletrônico. Esse procedimento deve levar cerca de 10 a 15 minutos, a depender do tipo da máquina.

Note que algumas das são mais avançadas que outras e podem ler e auto preencher as informações do seu passaporte no formulário eletrônico. Já outras não possuem essa tecnologia e requerem que você preencha os dados manualmente, se sendo assim, demandarão mais tempo no preenchimento.

Como obter o visto do Nepal

Depois de preencher o formulário, você poderá tirar uma foto na própria máquina (não é mais necessário levar foto 3×4 para obter o visto) e então receberá um papelzinho com um código de barras.

Passo 3) Com esse código de barras, você pode se dirigir ao balcão de pagamento pelo visto (valores e informações úteis serão detalhadas no tópico seguinte).

Visto de turismo do Nepal

Passo 4) Com o visto pago, siga para a fila mais apropriada nos balcões de imigração. Há filas para vistos entre 15 e 30 dias, e outras para vistos mais extensos. Se você nunca obteve o visto do Nepal deve entrar para fila “Without Visa”. E neste momento você deve apresentar:

Formulário de imigração em papel preenchido manualmente (geralmente recebido durante o voo)

Recibo de pagamento pelo visto;

Passaporte com validade de 6 meses;

1 folha em branco no passaporte.

Você poderá ter que responder algumas perguntas relacionadas ao motivo e duração da viagem e então, o agente de imigração irá imprimir e colar o visto do Nepal no seu passaporte. Voilá, você então poderá adentrar e explorar este magnífico país!

Note que você não precisa apresentar o cartão de vacinação ao desembarcar no Nepal, pois o procedimento é somente necessário para cidadãos africanos.

É bom saber que é também possível fazer a aplicação online com antecedência mínima de 15 dias no site oficial da imigração nepalesa. Imprima a confirmação recebida no email e leve direto para o guichê de pagamento se isentando da necessidade de fazer a leitura do passaporte nos guichês eletrônicos.

DESCONTO PARA LEITORES: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.  

 

QUANTO CUSTA

O VISTO DO NEPAL

Como tirar o visto do Nepal

O valor do visto do Nepal varia a depender da duração da sua viagem. E os preços atualizados para 2020 são:

O visto de até 15 dias custa 30 dólares americanos

O visto de até 30 dias custa 45 dólares americanos

E o visto de até 90 dias custa 110 dólares americanos

Note que todos os vistos do Nepal são de múltipla entrada e você pode sair e entrar do país pela extensão do visto que recebeu.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, dólares americanos e outras moedas internacionais, como EUR, CHF, GBP, AUD, CAD, HKD, SGD, and JPY.

Ao chegar no Nepal, tentamos fazer o pagamento utilizando o cartão de crédito, mas os oficiais nos informaram que a máquina estava fora do ar. Não sabemos se foi uma forma de nos forçar a usar cash ou se realmente tiveram problemas técnicos naquele dia, mas de qualquer forma fica a dica de levar moedas para fazer o pagamento do visto sem problemas!

 

COMO OBTER A EXTENSÃO

DO VISTO DE TURISTA

O Nepal é encantador e merece ser aproveitado com calma, por isso, não são raros os casos de viajantes querendo estender a visita para aproveitar mais do que o país tem para oferecer!

E se este for o seu caso, você precisa aplicar para a extensão do visto antes da expiração do primeiro visto concedido para permanecer de forma legal no país.

Este processo deve ser feito no centro de imigração em Kathmandu ou Pokhara de forma presencial. E você vai precisar levar uma foto 3×4, além de fazer o pagamento de mais 35 dólares americanos para extensão de 15 dias e 55 dólares americanos para extensão de 50 dias.

Contudo, lembre-se que turistas podem permanecer no Nepal com visto por até 150 dias, mas você pode sair do país e voltar novamente, se este período de extensão não for suficiente.

 

DICAS EXTRAS

 

Leve pelo menos 3 fotos 3×4 para o Nepal, pois vai precisar de 2 pelo menos para a obtenção da extensão visto e de 1 para a compra de um sim card local.

Assim como em qualquer viagem, vale a pena tirar cópias do seu passaporte e levar pelo menos duas vias impressas consigo para emergências.

Cartões de crédito são oficialmente aceitos para pagamento da taxa do visto, mas problemas técnicos com os terminais são comuns e por isso é altamente recomendável que leve cash para evitar problemas na imigração.

 

NÃO SE VÁ! Leia também os outros posts sobre o Nepal

Arquivado em: Nepal
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!