Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Como é ficar em ilhas locais nas Maldivas? Vale a pena?

Como é ficar em ilhas locais nas Maldivas Vale a pena

Curioso para saber como é ficar em ilhas locais nas Maldivas? Neste post você vai encontrar informações práticas e também as perspectivas honestas sobre a nossa viagem para lá.

O objetivo deste post é te auxiliar com a dúvida mais frequente entre viajantes que estão planejando fazer uma viagem econômica para as Maldivas: se vale a pena ficar em ilhas locais e não em resorts? E se não puder ficar em resorts, é melhor nem ir?

E já posso adiantar que minha opinião pessoal é bem positiva e que, definitivamente, indicaria ficar em ilhas locais nas Maldivas.

Mas, essa experiência pode não ser de agrado de todos, e por isso destaco para a importância de pesquisar e entender exatamente o que esperar das ilhas locais, de modo a fazer uma escolha consciente (e evitar surpresas negativas) na sua viagem.

E este post foi feito para tirar todas as suas dúvidas e te contar exatamente o que esperar nas ilhas locais. Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: Confira aqui todos os artigos já publicado sobre as Maldivas no blog, com todas as dicas de viagem que você precisa para planejar a sua viagem!

 

ILHAS LOCAIS NAS MALDIVAS

O QUE ESPERAR?

Ilhas locais nas Maldivas
Praia lindíssima na ilha local de Omadhoo

As ilhas locais das Maldivas são pequenas, organizadas e têm um ritmo de vida bem pacato, perfeito para relaxar e se desligar da correria do dia a dia.

Não são muitas as pousadas nas ilhas (ainda!), e o turismo ainda continua em níveis tranquilos e com preços super razoáveis. Sorte a de quem puder visitar o país nos próximos anos, antes de virar um destino popular 🙂

É possível fazer tudo a pé e nas ilhas maiores, pode-se alugar bike por 5 dólares a diária para otimizar o seu tempo e ir além nas suas aventuras exploratórias.

DO SEU INTERESSE: roteiro completo de viagem em ilhas locais nas Maldivas

Ilhas locais nas Maldivas

Caminhar ou pedalar pelas ruas das ilhas locais é uma excelente forma de conhecer mais a cultura e estilo de vida da população local.

Programe-se para explorar as ilhas ao seu tempo e ver de perto as diferenças que intrigam tanto os visitantes quanto aos locais. Incrível como somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.

Como é ficar em ilhas locais nas Maldivas
Mulheres locais passeando com suas burcas

Vai ver alguns olhares curiosos e outros nem tanto assim, mas a certeza é de encontrar simpatia no rosto e nos gestos das pessoas por lá.

A simplicidade da vida local surpreende e encanta e faz entrar numa onda de relaxamento perfeita para as férias!

Essa conexão com os locais e a possibilidade de ver de perto a realidades de suas vidas e a forma de praticar sua cultura é algo que realmente você não poderá obter ao ficar em resorts.

Crianças locais intrigadas conosco!

Nas praias, não espere uma estrutura muito sofisticada, com bares ou restaurantes. Por lá, você vai aproveitar o melhor da natureza, mas sem luxo ou serviço personalizado.

Tudo é simples e relativamente intocado pelo turismo de massa, o que torna os cenários das ilhas locais nas Maldivas ainda mais mágicos e únicos.

Nas ilhas mais populares é possível encontrar itens decorativos, como balanços no mar ou na areia, e também artefatos para o conforto dos visitantes, como cadeiras de praia e redes.

Jorlis são balanços feitos artesanalmente e estão espalhados para o uso comum em todas as ilhas.

DO SEU INTERESSE: quanto custa uma viagem para as Maldivas

Como não há serviços nas praias, os visitantes geralmente fazem um break na hora do almoço para visitar algum restaurante local para as refeições.

As tardes depois do almoço são bem tranquilas nas ilhas locais. Não é raro tirar um cochilo na praia em locais de sombra, ler um bom livro, bater um papo descontraído e claro aproveitar do mar cristalino sem igual.

E no horário do pôr do sol, as ilhas das Maldivas são tomadas por cores maravilhosas e o espetáculo é garantido.

Ilhas locais nas Maldivas

Se você é amante de pôr do sol como nós, vai ficar completamente apaixonado pelos que vai ver nas Maldivas. Cada dia um mais lindo que o outro, confirmando que este país é sim o paraíso na terra!

Durante a noite há algum movimento de visitantes e locais em volta das ruas com mais restaurantes, mas ainda assim, com um ritmo bem tranquilo.

São poucas as lojas e a verdade é que não há muito com o que gastar o seu dinheiro nas ilhas locais.

O foco fica mesmo em aproveitar o dia nas praias maravilhosas ou fazendo alguma atividade disponível como snorkel ou mergulho. Melhor impossível, não é mesmo?

Praia de turistas na ilha de Thoddoo

Vale a pena levar bons livros, garrafinhas de água e lanches para a praia, para aproveitar o dia na maior tranquilidade.

E se quiser, pode também levar jogos de cartas como Uno por exemplo, para passar o tempo com uma diversão engraçada!

 

ISLAMISMO NAS MALDIVAS

RELIGIÃO E COSTUMES

 

Ilhas locais nas Maldivas

A primeira e mais importante informação para quem está planejando uma viagem econômica para as Maldivas é relacionada à religião das Maldivas, a qual impacta diretamente a experiência dos visitantes no país e deve ser levada em consideração na sua análise.

Talvez você ainda não saiba que a religião oficial das Maldivas é o Islamismo e que, de acordo com a constituição, todos os cidadãos devem ser muçulmanos. Inclusive, a menção ou culto a qualquer outra religião que não o Islã, assim como a distribuição de qualquer material que não seja relacionado ao islamismo (inclusive a Bíblia) é ilegal nas ilhas locais.

Para saber mais sobre a história das Maldivas e como o país adotou o Islamismo, confira o guia de viagem completo sobre o destino clicando aqui.

Ilhas locais nas Maldivas
Mãe de burca pilotando uma motocicleta nas ilhas locais

Isso significa que no país, todas as tradições da religião e cultura islâmica são seguidas, como por exemplo, a proibição em relação a ingerir bebidas alcóolicas e drogas, o adoção do código de vestimenta bem tradicional e a frequente e singular prática de atividades religiosas.

Estas restrições não são aplicadas aos resorts, mas são adotadas em sua totalidade nas ilhas locais e por isso, os visitantes devem respeita-las.

E isso implicará em algumas restrições na sua viagem, caso deseje visitar as ilhas locais. E sobre elas falaremos a seguir.

 

Bebida alcóolica

 

Bebida espumate sem álcool nas Maldivas

Bebidas alcoólicas não são comercializadas nas Maldivas, exceto em resorts, onde as leis religiosas aplicáveis à todas as outras ilhas não prevalece.

Isso significa que, ao se hospedar em ilhas locais, você não terá a possibilidade de consumir drinks com teor alcóolico e esse fator acaba sendo um “deal breaker” para muitos viajantes, especialmente para casais em lua de mel ou celebrações especiais.

Sendo assim, se você não está disposto a abrir mão de ingerir bebidas álcoolicas por alguns dias durante as suas férias, já adianto que ficar em ilhas locais não será uma boa ideia.

Por outro lado, se isto não é um problema para você, garanto que vai até gostar da oportunidade de fazer uma detox forçada e se sentir mais disposto e energizado durante os dias.

E se realmente tiver vontade de beber algo diferente, é bom saber que é possível encontrar cervejas e espumantes sem álcool em algumas ilhas 🙂

Para nós, ficar 11 dias sem bebidas alcoólicas não foi problema algum. Na verdade, nos sentimos muito bem com a nossa rotina de dormir cedo e aproveitar as praias e a natureza durante.

O corpo e a mente vão agradecer pelas férias diferentes!

 

Comportamento indecente

 

Cartazes espalhados nas ilhas locais sinalizando as regras sociais

De acordo com a etiqueta religiosa, alguns atos super comuns em nosso país, como beijo na boca, são considerados indecentes nas Maldivas.

Vimos inúmeros cartazes chamando atenção para a proibição de comportamentos indecentes e buscamos auxílio de locais para entender a extensão deste conceito.

Fomos informados que na maioria das ilhas turísticas, beijos selinhos são permitidos para os turistas, assim como andar de mãos dadas, mas trocas de carinhos mais intensas são terminantemente proibidas.

 

Vestimenta nas ilhas locais

 

Família local

Roupas que mostrem muito o corpo e com decotes são também consideradas indecentes e proibidas nas Maldivas. E essas restrições se aplicam também aos visitantes, que devem respeitar essas regras locais e vestir-se adequadamente.

Para homens, bermudas e camisetas são as melhores opções para levar na mala. Evite regatas e caminhar nas ilhas sem camisa, ou com camisas com tecido transparente.

A atenção é prioritariamente voltada para as mulheres, por isso, indico que leve na mala shorts folgados, vestidos na altura do joelho ou longos, saias folgadas na altura do joelho ou longa, t-shirts e blusas mais folgadinhas.

Limitações nas ilhas locais das Maldivas

Evite a todo custo transparências, decotes e roupas curtas. Se a roupa deixar o ombro a mostra, cubra-se com um lenço e não ande de jeito nenhum de biquini ou com os colo a mostra fora das áreas de biquini.

Saídas de praia devem ser de cor sólida e folgadas e nada de cangas ou vestidinhos transparentes. Biquinis e maiôs somente são aceitos nas ilhas de biquini sobre a qual falaremos a seguir.

Importante mencionar que é possível usar biquínis em todas as praias de passeios, em passeios de snorkel ou mergulhos e também em bancos de areia.

Nas ilhas locais, no entanto, siga as instruções acima mencionadas tanto nas praias quanto no vilarejo e não terão qualquer problema.

 

Praias de biquini (Bikini beaches)

 

Guest beach nas Maldivas

Uma das restrições de se hospedar em ilhas locais nas Maldivas é somente poder banhar-se com roupas de banho nas praias específicas para turistas, denominadas de “bikini beaches” ou “guest beaches”.

Essas praias costumam ser as mais belas das ilhas e são “cercadas” por vegetação ou com muretas, para impedir os locais de avistarem os turistas banhando-se.

Exemplo de biquíni beach com uma divisória decorativa

Nessas praias, os viajantes podem ficar a vontade de biquíni e roupa de praia, já em outras partes da ilha, é terminantemente proibido usar roupas de banho.

E você deve estar se perguntando como os locais vão para as praias, correto? Por incrível que pareça, as mulheres vão para a praia e se banham no mar de burca cobertas da cabeça aos pés. Já os homens geralmente entram na água de bermuda e camiseta, cobrindo o torso.

Mulheres no mar de burca. Difícil de acreditar, mas uma realidade nas Maldivas

Confesso que não me importei muito com essa restrição, já que pudemos aproveitar as praias de biquini com total liberdade em termos de vestimenta e de troca de carinhos discretas.

Mas, é importante destacar esta limitação, pois é possível que alguns viajantes se sintam desconfortáveis e optem por não visitar as ilhas locais.

 

Rotina nas ilhas locais

 

Ilhas locais nas Maldivas
Ilha pacata de Omadhoo

Nas ilhas, as orações são feitas 5 vezes por dia e para cada uma delas, anúncios são veiculado nos auto-falantes das ilhas. Nestes horários, as lojas fecham e retornam as atividades após os chamados.

Durante o mês do Ramadã, todas as lojas, cafés e restaurantes fecham durante o dia para respeitar o jejum e por isso este período é desaconselhável para a visita. Este período varia de ano para ano, portanto, certifique-se de consultar as datas para o ano da sua visita 🙂

Sexta-feiras são dias nos quais as mais importantes celebrações religiosas ocorrem e por isso a rotina nas ilhas locais muda consideravelmente e acabam impactando a programação dos viajantes.

Mesquita local na ilha de Omadhoo

Às sextas-feiras, transportes para as ilhas locais operam com frequência reduzida, lojas e restaurantes fecham às 11am e em algumas ilhas, o acesso à algumas praias é reduzido para que a comunidade local possa aproveitar com privacidade.

Por isso, se programe considerando certas limitações nas sextas-feiras e verifique com a guest house se há alguma limitação de espaço pelos quais você pode circular neste dia.

 

SEGURANÇA NAS ILHAS LOCAIS

É SEGURO VIAJAR PARA ILHAS LOCAIS?

Há benefícios e malefícios em tudo na vida, e em relação à religião das Maldicas, que é bem restritiva e fundamentalista há a vantagen de garantir a segurança e promover um senso de comunidade muito forte nas ilhas locais do país.

Confesso que nunca me senti tão segura em uma viagem quanto nas Maldivas, e posso afirmar que muito muito dificilmente você terá algum problema por lá.

Tantas vezes deixamos bicicletas sem cadeado e pertence nas praias para dar um mergulho e não tivemos qualquer intercorrência. Até mesmo deixamos dólares em mochilas abertas nos quartos e ao retornarmos estava tudo lá direitinho!

Claro que vale a pena atentar-se nas praias de turistas, afinal de contas, há muita gente espertinha pelo mundo. Mas, em regra geral, a comunidade local é bem honesta e não vai tirar vantagem de turistas com preços desarrazoados ou furtos e roubos.

 

ACOMODAÇÃO NAS ILHAS LOCAIS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quarto charmoso em pousadinha local nas Maldivas

Nas Maldivas, nos hospedamos em pousadinhas charmosas e locais e no geral tivemos ótimas experiências.

Fomos bem recebidos por locais que colocam muito carinho e atenção em seus negócios e que tratam os visitantes com cordialidade. Lembra muito o tratamento e atmosfera das pousdas brasileiras.

Reservamos todas as nossas acomodações nas Maldivas através do Airbnb e indicamos muito o serviço. Se você ainda não conhece, ou quer saber mais sobre o Airbnb, confira este post completo sobre.

Ah, e cadastrando-se no Airbnb com o nosso link você ganha R$ 190 de desconto na sua primeira reserva. Um super bônus para os leitores, que te garantirá uma noite nas Maldivas!

Você também pode procurar acomodações em ilhas locais no Booking.com e reservar com cancelamento gratuito.

Em sua pesquisa por pousadinhas locais, espere encontrar quartos simples, mas confortáveis, com ar condicionado, ventilador, banheiro privado, frigobar, serviço de limpeza diária e café da manhã.

As diárias variam de 50 a 150 dólares, a depender da ilha, do período da viagem e do tipo de acomodação. Nós pagamos uma média de 80 dólares por noite para o casal. Isso mesmo, 40 dólares por pessoa para aproveitar o paraíso das Maldivas 🙂

 

Informação importante sobre hospedagem

 

Faça a reserva da hospedagem o quanto antes, já que as pousadas com o melhor custo benefício se esgotam rápido.

Além disso, é importante saber que os turistas não podem entrar nas Maldivas sem a reserva das acomodações, por isso, certifique-se de fazer as reservas com antecedência e levar o comprovante da reserva consigo na viagem, para apresentar na imigração.

HOTÉIS COM TARIFAS ESPECIAIS: Confira as tarifas diferenciadas para leitores do blog e reserve com cancelamento grátis.

 

ALIMENTAÇÃO NAS ILHAS LOCAIS

O QUE ESPERAR

Restaurante local. Tudo muito simples e saboroso

Os restaurantes das ilhas locais são simples e em sua maioria servem refeições saborosas e baratas, que variam entre 3 a 15 dólares.

Não espere muito glamour ou menus super diversificados dos restaurantes locais, muito embora em ilhas mais populares como Dhigurah conte com uma oferta de restaurantes mais interessante e moderna.

As refeições mais comuns por lá são frutos do mar grelhados ou empanados, arroz temperado com proteínas ou noodles com verduras e proteína animal.

Cardápio de restaurante local com preços em rúfias Maldivias

Eles adoram sanduíches também e o Submarine é o queridinho das ilhas locais. Vale a pena provar, se essa é uma opção que te agrada 🙂

Além disso, o café da manhã local é bem gostoso e geralmente servido com panquecas finas, uma mistura de atum com coco e saladinha. Vale a pena experimentar!

Neste post aqui você pode encontrar todas as dicas de como planejar uma viagem econômica para as Maldivas.

 

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

ILHAS LOCAIS DAS MALDIVAS

Grupo local super conectado com a internet

Dólares americanos são aceitos em praticamente todos os lugares, mas se preferir, pode usar rúfias das Maldivas durante a sua viagem.

A maioria das ilhas têm ATMs, mas se quiser garantir, você pode sacar moedas locais em Malé na chegada.

Além disso, vale a pena saber que praticamente todas as ilhas são bem conectadas com a internet e você pode adquirir chip local no aeroporto mesmo na chegada. Para conferir mais informações sobre sim card local e outras dicas práticas clique aqui.

SE PREFERIR VIAJAR CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código 

 

VALE A PENA FICAR EM ILHAS LOCAIS NAS MALDIVAS?

UMA CONCLUSÃO REALISTA E POSITIVA

 

 

As ilhas Maldivas são simples em termos de estrutura turística em comparação com os resorts. No entanto, compensam por serem completamente autênticas, paradisíacas e muito mais baratas para visitar.

A experiência de ficar em ilhas locais é relativamente diferente de ficar em resorts nas Maldivas e por isso vale a pena levar em conta os prós e os contras no seu planejamento de viagem para decidir de forma consciente e evitar surpresas negativas.

Sim, ao ficar em ilhas locais você terá que respeitar as regras culturais e isso implicará em algumas limitações no seu dia a dia, como por exemplo não poder beber álcool e ter que se vestir de forma “modesta” em espaços públicos.

Por outro lado, ao ficar em ilhas locais você poderá visitar o paraíso que são as Ilhas Maldivas de forma super econômica e entra em contato com a cultura local e com o melhor que a natureza do país tem para oferecer.

A verdade é que a experiência de estar nas Maldivas e a exuberância da natureza das ilhas locais são tão impactantes que rapidamente se esquece desses aspectos “limitadores”.

Sinceramente, indico muito a experiência de viajar pelas Maldivas de forma econômica ficando em ilhas locais, por ser uma experiência paradisíaca e completamente relaxante.

Se você prioriza experiências autênticas e melhor custo benefício em suas viagens, pode ter certeza que está será uma excelente opção para sua viagem. Vai por mim 🙂

NÃO SE VÁ! Confira aqui todos os artigos já publicado sobre as Maldivas

Arquivado em: Maldivas
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!