Neste post você vai encontrar todas as considerações necessárias para decidir entre viajar de trem ou alugar um carro na Suíça.
Neste post vamos elucidar quais são as maiores vantagens e desvantagens de cada um dos métodos de transporte na Suíça para ajudar na sua escolha
A decisão entre viajar de carro ou trem na Suíça não é fácil e diversos fatores devem ser analisados. Por sinal, se estiver planejando sua viagem para a Suíça, não deixe de conferir nosso Ebook completo com todas as dicas que você precisa!
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR DE CARRO NA SUÍÇA
Se optar por alugar um carro para a sua viagem na Suíça, indicamos que faça a reserva com a Rental Cars, empresa parceira com serviço em português e assistência ao viajante 24 horas!
Vantagens de viajar de carro
Conheça mais em menos tempo
Como você já sabe, a Suíça é um país pequeno e é possível fazer roteiros incríveis de carro por lá, parando em diversas atrações no meio do caminho e conhecendo mais em menos tempo.
Apesar de o trem conectar muito bem o país, muitas vezes as rotas e paradas desejadas não são complementares ou alinhadas em termos de horário.
Mas com o carro você pode fazer muito mais em menos tempo e otimizar a sua viagem conhecendo paisagens lindas no caminho.
Além disso, com menos de 3 horas é possível deslocar-se entre as grandes cidades da Suíça e assim fazer um roteiro super completo para a sua viagem. Mas, o melhor mesmo é poder explorar aqueles vilarejos típicos que ninguém mais visita e aí sim conhecer a verdadeira Suíça.
VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código
Liberdade e comodidade
Viajar de carro traz muita comodidade, não é mesmo? Parar naquele ponto lindo, fazer refeições em locais inusitados e poder colocar a sua música preferida para tocar no som são algumas das grandes vantagens de alugar um carro para explorar a Suíça.
Além disso, é possível fazer trajetos que não seriam alcançados pela malha ferroviária, bastando apenas um bom GPS e um espírito aventureiro.
Economize em sua viagem
Ao alugar um carro para viajar pela Suíça você pode economizar bastante em relação a compra de um passe de trem.
A economia torna-se ainda maior se estiver viajando com duas ou mais pessoas, já que os custos podem ser rateados pelo grupo.
E a boa notícia é que na contramão da maioria dos itens de consumo no país, o valor do combustível é bem em conta e custa cerca de 1,44 por litro de gasolina e que os pedágios são cobrado de forma única em um passe chamado vignette, que vale por todo o ano e sobre o qual já falamos em detalhes aqui.
Poder visitar mais de um país em sua viagem
O país está situado na Europa Central e faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a Leste.
Sendo assim, fica fácil chegar à conclusão de que uma viagem de carro pela Suíça praticamente requer uma parada em países vizinhos, bastando apenas usar a imaginação para criar um roteiro perfeito!
Desvantagens de viajar de carro
Logística de encontrar estacionamentos
Uma das desvantagens de viajar de carro pela Suíça é a logística de encontrar estacionamentos para parar o carro, seja em cidades grandes ou pequenas.
Na maioria dos locais o estacionamento é limitado e há muita concorrência, então pode ser que precise esperar muito para encontrar uma vaga.
Outra desvantagem é o custo dos estacionamentos que em hotéis é cerca de 30 Euros por noite e nas cidades depende do tempo escolhido.
Despesas extras
Ao pensar em alugar um carro, você deve considerar despesas extras como seguro para cobrir qualquer dano ao veículo.
Além disso, você deve considerar que pode incorrer em multas que será cobrada pela locadora acrescida de uma taxa que varia de 25 a 50 euros a mais.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA SUÍÇA: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.
Combustível
O valor do combustível é algo que você deve considerar na sua análise se vale mais a pena alugar um carro ou viajar de trem na Suíça. Claro que quanto mais passageiros melhor a divisão para cada um.
Além disso, na Suíça, assim como países na Europa não existem frentistas, o que significa que você deverá abastecer por conta própria o seu veículo.
Fatores não quantificáveis
Um dos fatores não quantificáveis na escolha de alugar um carro na Suíça é o fato de que você terá sempre que ficar consultando GPS e pensando nas rotas. E em alguns momentos pode errar o caminho e acabar atrasando a viagem.
Outro fator é não poder relaxar completamente e apreciar as paisagens como se pode fazer em viagens de trem.
Isso sem falar na impossibilidade de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, coisa que não é problema ao viajar de trem.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
NOVIDADE!
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR DE TREM NA SUÍÇA
Já publicamos todas as dicas sobre como viajar de trem na Suíça e você pode consultar o post completo clicando aqui.
Vantagens de viajar de trem na Suíça
Segurança e comodidade
Usar o trem na Suíça é a forma perfeita de garantir segurança e comodidade para sua viagem. É ter certeza de sair e chegar no horário programado e fazer uma viagem sem riscos entre o ponto de partida e chegada.
Em comparação com dirigir um carro alugado na Suíça, utilizar o trem garante uma viagem sem acidentes, atrasos ou até mesmo impossibilidade de chegar ao destino final, especialmente no inverno, quando existe sempre a possibilidade de nevascas.
As estações de trem na Suíça estão sempre localizadas no centro da cidade, o que favorece demais o deslocamento dos viajantes. Em contraposição, viajar de carro traz sempre o incômodo de buscar estacionamento, que na maioria das vezes é escasso nos centros das cidades. É importante também lembrar que há cidades como por exemplo Zermatt que não autorizam a circulação de carro.
Ademais, os trens da Suíça são extremamente confortáveis, seja na primeira ou segunda classe. Assentos largos, climatização adequada para cada estação do ano e serviço de bordo é o que se pode esperar de todos os trens, independente da rota e região.
Além de super prático, viajar de trem pelo país é certeza de aproveitar as paisagens (que por sinal são maravilhosas!) de forma cômoda, segura e sem stress.
Conexões: uma das melhores malhas ferroviárias do mundo
Os trens na Suíça são administrados pela SBB (Schweizerische Bundesbahnen), companhia que mantém uma das melhores e mais bem cuidadas malhas ferroviária do mundo e conecta praticamente o país todo através de trens regionais e intermunicipais.
É possível que em suas viagens de trem na Suíça você tenha que fazer uma ou algumas conexões até chegar no destino final. E neste caso, é comum utilizar diversos tipos de trem pelo caminho, a depender do trajeto.
Mesmo assim, as conexões são sempre calculadas com tempo suficiente para o deslocamento entre uma plataforma e outra e o processo de troca de trem é bem fácil e intuitivo.
A beleza dos Alpes é melhor apreciada viajando de trem
A possibilidade de apreciar a beleza dos Alpes da janela do trem com todo conforto é por si só motivo suficiente para escolher esse como seu meio de transporte na Suíça.
Isto porque, na maioria das vezes, o trem passa por trilhos e caminhos nas montanhas ou entre campos que o carro não pode transitar. Além disso, ao deixar de lado as preocupações de como encontrar a rota certa, virar esquerda ou direita, deixam os viajantes mais leves e propensos a apreciar as paisagens.
Trens panorâmicos: a jornada é tão importante quanto o destino final
Viajar pela Suíça sem aproveitar os trens panorâmicos é praticamente uma heresia. Sejam rotas mais famosas quanto o Glacier Express ou Golden Pass quanto viagens mais alternativas quanto o Bernina Express, ou até mesmo todas elas combinadas em uma só viagem, o importante mesmo é viver essa experiência pelo menos uma vez na vida.
É difícil colocar em palavras o quão alucinante é interagir com a natureza e belezas do trajeto através das janelas amplas espalhadas por todo o trem. Os trens panorâmicos da Suíça proporcionam experiências inigualáveis e fazem com que o trajeto seja tão ou mais bonito que os destinos finais.
Comprar um passe de trem pode sair bem mais barato
Não é novidade que a Suíça é um dos países com custo de vida mais alto do mundo. E que viajar por lá, infelizmente, não é barato.
Mas, por incrível que pareça, ao escolher viajar de trem pelo país, é possível minimizar os custos, especialmente se adquirir o Swiss Travel Pass para a sua viagem.
Isto porque, com o passe, é possível ver mais por menos, além de ser possível viajar a qualquer hora em qualquer trem sem custos adicionais. Com o passe, o deslocamento se adequa aos seus planos e não o contrário. O passe também inclui desconto em diversas atrações no país, além de transporte gratuito nas cidades.
Mas, também é possível otimizar o orçamento comprando passagens com antecedência ou escolhendo horários de menor movimento, que oferecem tarifas mais baratas.
Desvantagens de viajar de trem
Conexões e bagagem
Embora o sistema ferroviário da Suíça ofereça uma programação excelente de conexões, com poucos minutos de espera na maioria das viagens, fazer conexões pode ser um fator de desconforto, especialmente se estiver viajando com crianças ou idosos.
Além disso, viajar de trem significa caminhar pelas estações, embarcar e trocar de trens com suas bagagens. Além disso, significa chegar nas cidades e ter que encontrar uma forma de chegar até o seu hotel, seja de transporte público, caminhando ou utilizando serviço de taxi ou Uber.
A vantagem de viajar de carro é poder fazer o caminho sem paradas, o que pode otimizar tempo em alguns casos. Além disso, você pode colocar as malas no porta-malas e se locomover sem precisar carregar o peso, inclusive chegando até a porta do seu hotel.
Ter que respeitar os horários de trem
Embora os trens sejam super frequentes na maioria das rotas da Suíça, uma das desvantagens de viajar utilizando o sistema ferroviário é ficar preso aos horários disponíveis.
A boa notícia é que ao comprar o Swiss Travel Pass você não precisa reservar as viagens com antecedência, sendo possível embarcar no próximo horário disponível desde que o trem não seja panorâmico e exija reserva obrigatória com antecedência.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
Deixe um comentário