Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Visto do Camboja: passo a passo completo

Visto do Camboja passo a passo completo

Viajantes de praticamente todas as nacionalidades do mundo precisam de visto para entrar no Camboja. E neste post você vai encontrar um passo a passo completo sobre como conseguir o seu visto do Camboja, assim como todas as informações e dicas que precisa sobre o processo.

E para começar a conversa, vou logo te falar que emitir o visto do Camboja não é tão complicado quanto parece. Na verdade, o procedimento é super simples e pode ser feito na chegada ao país, seja em aeroportos ou fronteiras terrestres, assim como é feito no Vietnã e Laos.

E além do visto no chegada na modalidade “visa on arrival”, o Camboja também permite que os viajantes façam o requerimento online e obtenham o documento antes mesmo de começar a viagem. Apesar de possível, esta não ser a forma mais indicada de obtenção do visto de turismo do Camboja, mas mesmo assim falaremos sobre ela neste post.

Pois bem, depois da introdução explicativa sobre as três formas de obtenção do visto do Camboja, vamos à explicação detalhada de cada uma delas!

LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados sobre o Camboja

 

VISTO DE TURISMO

DO CAMBOJA

Visto de viagem para o Camboja

Conforme mencionado, são três as formas de se obter o visto de turismo para o Camboja. E falaremos em detalhes sobre cada uma delas a seguir.

 

Visto na chegada no aeroporto

Visto na chegada em fronteiras terrestres

Visto com antecedência requerido online

Para começar, é bom destacar que a modalidade “visa on arrival” é a mais popular entre os viajantes que chegam no Camboja, haja vista a sua facilidade e comodidade.

E apesar de o procedimento diferir um pouco entre eles, algumas características são as mesmas. Um exemplo disso é a duração do visto de turismo, o qual é válido por 30 dias independente da sua forma de obtenção.

E também o fato de que o visto convencional somente autoriza os viajantes a entrar uma vez no território do Camboja, sendo que se você pretende sair e retornar, terá que pagar por outro visto.

Outra similaridade pode ser encontrada nos documentos necessários para a aplicação para o visto. De forma geral, você vai precisar dos seguinte documentos:

 

PASSAPORTE VÁLIDO

Por pelo menos 6 meses a contar da entrada no país e com pelo menos uma página em branco para que o visto seja colado nela

FORMULÁRIO DE IMIGRAÇÃO PREENCHIDO

Você receberá este formulário no avião ou no ônibus durante a viagem e deve preencher antes de desembarcar para evitar atrasos na fila

2 FOTOS 3×4 ou 5×7

Você deve levar uma foto 3×4 consigo, mas se esquecer pode tirar na hora pelo custo de 5 dólares americanos extras

PASSAGEM DE VOLTA E RESERVAS

Você vai precisar de documentos que comprovem a sua intenção de fazer turismo no Camboja, como reservas de hotéis, voos e passeios.

Para reservar hotéis com tarifas imperdíveis, clique aqui.

Apesar de não ser necessário para emissão do visto, é altamente aconselhável que viaje para o Sudeste Asiático com seguro viagem para ser atendido em caso de emergência.Clicando aqui, você pode comprar os melhores seguro viagens com 5% de desconto utilizando o código do blog 🙂

 

VISTO “ON ARRIVAL” NA CHEGADA EM AEROPORTOS OU FRONTEIRAS TERRESTRES

 

Como tirar o visto do Camboja

A emissão do visto na chegada segue um procedimento padrão aplicável nos aeroportos e nas fronteiras terrestres, e funciona da seguinte forma:

Durante a sua viagem de ônibus ou avião, você receberá um formulário de imigração que deve ser preenchido antes da chegada nos postos de emissão de visto, seja na área do desembarque ou em um dos postos de fronteira terrestre.

O formulário deve ser preenchido com informações pessoais, objetivo de visita, número de passaporte e endereço do hotel que vai ficar no Camboja.

E é este formulário, junto com o seu passaporte e 2 fotos em tamanho 3×4 ou 5×7 devem ser entregues para o fiscal de imigração na hora oportuna. Neste momento, também terá que fazer o pagamento referente à taxa de emissão de visto para dar prosseguimento ao pedido.

A taxa de emissão do visto custa 30 dólares americanos e o pagamento pode ser feito somente em cash com dólares americanos ou o equivalente a outras moedas do Sudeste Asiático, como por exemplo a Bath da Tailândia.

Mas, as tarifas de conversão são sempre desfavoráveis e você deve dar prioridade ao U$D, até porque esta é praticamente a moeda oficial do Camboja!

Seja como for, certifique-se de viajar com esta quantia de dinheiro em mãos, pois não haverá a possibilidade de fazer o pagamento com cartões de crédito ou de sacar no aeroporto ou nas fronteiras terrestres. E você certamente não quer ter problemas ao entrar no país, correto?

Atente-se para o fato de que algumas vezes o valor cobrado pelo visto em fronteiras terrestres é maior do que no aeroporto, e fica em torno de 35 a 40 dólares americanos por pessoa. Isso se deve à aplicação de uma taxa extra não oficial (leia-se corrupção), a qual não deve ser questionada pelos turistas, sob pena de ter problemas na entrada do país.

Eu sei que é uma situação complicada, mas as fronteiras terrestres do Sudeste Asiáticos são conhecidas como “terra sem lei” e muitos casos de propinas são relatados diariamente. E infelizmente, não há forma certa para os turistas lidarem com isso, e sendo assim, o melhor a se fazer é seguir em frente, sem questionar muito.

E em relação ao procedimento, ao chegar nos aeroportos você será direcionado ao salão de imigração, onde deve pegar uma fila para obter o seu visto. Quando a sua vez chegar, deve entregar todos os documentos solicitados e fazer o pagamento da taxa para o mesmo fiscal, que vai concluir a emissão do visto.

A nosso processo de emissão não demorou mais que 15 minutos e em menos de 25 minutos desde a chegada já estávamos com o visto afixado no passaporte e imigração concluída 🙂 Bem prático e rápido.

Os aeroportos de Phnom Penh, Siem Reap, and Sihanoukville têm posto de emissão de vistos e tendo em vista que eles são os maiores do país, você certamente chegará por um deles.

Nas fronteiras terrestres, geralmente uma ou algumas pessoas que trabalham no ônibus como tripulação vai recolher os documentos dos passageiros e organizar todo o processo de emissão de vistos perante às autoridades dos postos.

Pode ser por isso que a “taxa extra” é aplicada, como forma de remunerar o serviço do agente intermediário, mas a verdade é que não há escolha em relação ao pagamento desta taxa ou de fazer o processo sozinho. Basicamente, você fica sentado no ônibus e em pouco tempo o funcionário volta com todos os passaportes prontos. E voilá!

Aqui você pode consultar quais são as fronteiras terrestres com o Vietnã, Tailândia e Laos com posts de imigração para solicitação de vistos de turismo.

Tenha em mente que apesar de não ser comum, os fiscais de imigração podem pedir provas da intenção da sua viagem, e sendo assim, é aconselhável que se leve documentos de reserva de voos, hotéis e passeios impressos para apresentar se necessário.

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

VISTO DO CAMBOJA ONLINE

 

Dicas do visto do Camboja

O procedimento acima descrito é o mais comum e se destaca pela praticidade e comodidade de fazer toda a parte burocrática no momento da chegada.

Mas, se por algum acaso você quiser viajar já com o seu visto, saiba que somente poderá conseguir o seu documento através de uma solicitação online através do site oficial.

Para fazer a solicitação, você deverá anexar uma cópia do seu passaporte com validade mínima de 6 meses e 1 foto 3×4 ou 5×7, assim como fazer o pagamento de uma taxa de 40 dólares americanos usando cartão de crédito internacional.

O visto online será então entregue no seu email entre 3 a 15 dias úteis e você deve imprimir 3 vias do documento para entregar na entrada e na saída do país.

Se esta for a sua opção, você deve se certificar de dois fatores:

 

Que tem tempo suficiente para o processamento do visto antes da viagem, já que imprevistos podem acontecer e atrasar a emissão do seu

E que vai chegar em um dos postos de imigração que aceitam o documento online. São eles:

O aeroporto de Siem Reap, Phnom Penh, and Sihanoukville e as fronteiras terrestres deBavet, Poipet, Stung Treng, e Cham Yeam

Atente-se para o fato de que o visto eletrônico não é aceito nas fronteiras com o Laos e confira as atualizações no site oficial do órgão responsável.

Como o visto eletrônico tem validade de 3 meses contados da emissão do documento, você precisa calcular certinho quando vai fazer a solicitação contando da data da sua viagem ao Camboja.

Destacamos que esta não é a melhor forma de se obter o visto do Laos, tampouco a mais indicada. A não ser que esteja numa situação bem específica, não valerá a pena tirar o visto em alguma embaixada oficial.

 

COMO ESTENDER

O VISTO CAMBOJA

O visto de turismo convencional tem duração de 30 dias, o que é mais do que suficiente para fazer uma viagem super completa no Camboja

Mas, se por algum motivo quiser estender a sua viagem ao país, você poderá fazer uma solicitação de extensão de visto perante o Departamento de Imigração, que fica na capital Phnom Penh ou com agentes intermediários.

Você vai precisar dos mesmos documentos requeridos para a emissão do visto e provas de que pretende continuar viajando, como comprovantes de reservas, ou de emprego no país.

A taxa de renovação custa entre 30 a 50 dólares e somente pode ser estendido por mais 30 dias. Depois disso, você precisaria sair do Camboja e voltar pedindo um novo visto.

Caso ultrapasse o dia de expiração do visto no Camboja e permaneça no país, você terá que pagar uma multa diária de 10 dólares no momento da saída do país. Mas, atente-se para o fato de que a depender da quantidade de dias que ficar além da validade do seu visto, você pode ter problemas como prisão, ou até ser banido do país.

 

NÃO SE VÁ! Leia também os outros posts sobre o Camboja

Arquivado em: Cambodja
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!