Top
PLANEJE A SUA VIAGEM

Qual é a melhor época para visitar a Índia?

Qual é a melhor época para visitar a Índia - Análise do clima e dos festivais

A melhor época para visitar a Índia é entre Novembro e Abril, no período que compreende os meses de inverno e início do verão no país e quando as temperaturas costumam ser mais amenas e as chuvas menos frequentes.

Mas, devido à sua grande extensão e incidência de monções em diferentes épocas, a Índia é um país relativamente complexo e requer uma análise mais cuidadosa sobre a melhor época para visitar o país à luz dos seus planos de viagem.

Para te auxiliar com esta tarefa, preparamos este post bem completo para que você possa programar a sua viagem de forma consciente e saber o que esperar de cada uma das diferentes “estações do país”.

LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados sobre a Índia no blog

 

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A ÍNDIA

DE ACORDO COM O CLIMA

De forma geral, a Índia possui três estações bem definidas: o verão, o inverno e o período de monções e sobre elas falaremos em detalhes a seguir.

As monções começam em Kerala, no sul, no final de Maio e se instalam na maior parte do país entre os meses de Junho a Setembro. Sobre este período falaremos em detalhes a seguir, mas é importante ter em mente desde já que a melhor coisa a se fazer é evitar de viajar para a Índia durantes estes meses.

O inverno na Índia ocorre entre os meses de Outubro a Fevereiro e é a estação mais recomendada para visitar o país. Nesta época, as temperaturas são mais tranquilas e o índice pluviométrico bem mais baixo.

O verão na Índia ocorre entre Março a Maio e representa um período complicado para os visitantes por conta do calor. Nestes meses as temperaturas costumam ser bem elevadas e podem ser desconfortáveis até mesmo para brasileiros acostumados com o calor.

Mas, antes de desconsiderar o período do verão para a sua viagem, atente-se para esta informação importantíssima: as temperaturas costumam ser mais elevadas no centro e sul do país, enquanto e no norte costumam ser mais estáveis e tranquilas.

Delhi, Agra, Jaipur, Udaipur, Varanassi e outras cidades icônicas para os visitantes estão localizadas no norte da Índia e sendo assim não são tão afetadas pelas ondas de calor extrema que assolam cidades localizadas no centro e sul do país durante o verão. 🙂

Por isso, se pretende visitar focar o seu roteiro nesta região pode ir tranquilo no período entre Novembro a Abril. Por sinal, você pode conferir o roteiro completo do Triângulo Dourado clicando aqui!

A região central e sul que engloba Kerala, Goa, Mumbai são melhores aproveitadas nos meses mais frios, enquanto que no extremo norte na região dos Himalayas, o verão é a época mais recomendada.

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

AS MONÇÕES NA ÍNDIA

ENTENDA A ÉPOCA E O DESENVOLVIMENTO DAS CHUVAS

Monções na Índia

O maior problema em relação ao clima na Índia é o período das monções, quando as chuvas intensas e intermináveis assolam o país e fazem com que as viagens por lá sejam complicadas e sujeitas à surpresas desagradáveis.

E como as monções chegam em épocas diferentes nas regiões distintas do país, faz-se extremamente importante estudar o calendário estimado das monções para cada região da Índia e tentar evitar ao máximo viajar durante a temporada de chuvas. Vejamos como:

Em regra, as monções começam em Kerala na região sudoeste no final de Maio e gradualmente sobem pelo país, atingindo o pico entre Junho a setembro.

De forma mais específica, é possível estimar que depois que as monções chegam em Kerala no final de Maio para início de Junho sobem para Mumbai aproximadamente 10 dias depois e chegam em Delhi no final do mês até início de Julho. A região central do país é mais impactada em meados de Julho, mas essa previsão pode variar de ano para ano.

Geralmente Setembro não sofre muito com as monções, especialmente na última metade do mês, mas essa previsão pode variar de ano para ano também.

Nós visitamos a Índia no final de Setembro e não sentimos o menor sinal das chuvas 🙂 Consideramos um mês excelente para a viagem, já que os preços estão relativamente mais baixos e o clima bem agradável e estável!

DESCONTO PARA LEITORES: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5

 

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA A ÍNDIA

DE ACORDO COM OS FESTIVAIS

Melhor época para viajar para a Índia

Não somente o clima deve impactar a sua decisão de visitar a Índia. Vale a pena também considerar os festivais mais populares do país no seu planejamento de viagem para, quem sabe, participar de alguma festividade por lá.

A Índia é um país extremamente complexo e rico em relação aos aspectos culturais e religiosos e estes fatores influenciam diretamente na variedade e quantidade de festivais e celebrações por todo o país.

E estes icônicos festivais são absolutamente interessantes para os visitantes, tendo em vista as cores, músicas, comidas e danças típicas que tomam conta das cidades e envolvem não somente locais como também milhares de turistas curiosos e dispostos a participar do caos maravilhoso que toma conta do país.

Sem a intenção de esgotar a análise dos festivais, até porque eles são muitos, muitos mesmo, preparamos uma análise concisa que você pode conferir a seguir.

FIQUE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código

 

DWALI

 

Dwali é o maior e mais importante festival da Índia e celebra a luz. Ocorre entre o final de Outubro a começo de Dezembro anualmente.

 

HOLI

 

Holi é o festival das cores que geralmente ocorre em Maio e é bem popular entre os viajantes de todo o mundo. Nestes dias, celebra-se Holi com muitas tintas coloridas e as cidades se transformam em um verdadeiro carnaval.

 

FESTIVAIS EM AGOSTO E SETEMBRO

 

Entre Agosto e Setembro são celebrados diversos festivais na Índia, como o Ganesh Charturthi que felizmente tivemos a oportunidade de presenciar, o Onam, festival de 10 dias em Kerala para celebrar a colheita do chá, o Navratri, festival de 9 dias para celebrar todas as formas de divindades maternas e Dusshera , festival religioso baseado na religão hunduísta.

 

NÃO SE VÁ! Leia também os outros posts do blog sobre a Índia

Arquivado em: Índia
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!