Desde que vi uma foto de Halong Bay no Vietnã no fundo de tela de um computador há anos atrás, não consegui esquecer a sua belíssima paisagem composta de formações rochosas surreais pontilhando o mar de cor verde esmeralda.
Por isso, visitar esta região numa numa viagem maravilhosa ao Sudeste Asiático que englobou o Vietnã, Tailândia, Cambodja, Laos e Filipinas foi uma verdadeira realização de um sonho!
Cheguei lá com as mais altas expectativas e, por incrível que pareça, Halong Bay conseguiu superar todas elas e me deixou completamente encantada com sua beleza única e energia tranquila.
Nasceu então um grande caso de amor com o Vietnã e a certeza de que nada pode nos preparar para a experiência impactante e marcante que é navegar pelas suas águas esmeraldas e seus paredões rochosos a perder de vista. Esse é, definitivamente um daqueles destinos que você precisa ver para crer!
E com este post, vou dividir com vocês o porquê você devem colocar este destino na sua bucketlist, assim como compartilhar todas as dicas úteis para que você possa fazer o melhor proveito de uma viagem para lá.
Vamos lá?
HALONG BAY
UMA INTRODUÇÃO AO PARAÍSO VIETNAMITA
Halong Bay está situada no norte do Vietnã e é composta de cerca de 2000 ilhotas de calcário que se espalham a perder de vista pela baía. Essas ilhotas se formaram ao logo de 500 milhões de anos e parecem brotar do mar que tem cor verde-esmeralda, conferindo à paisagem um tom surrealista e totalmente único.
As ilhas têm formatos diferentes entre si, sendo que a maioria é inabitada. Algumas abrigam praias, grutas, cavernas e uma rica fauna e flora e por sua diversidade e significância, Halong Bay foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1993 e é considerada uma das 7 maravilhas da natureza. Mas não é só isso, Halong Bay tem também praias isoladas, vilarejos flutuantes e muita bagagem cultural.
Há muitas lendas para explicar o nome de Halong Bay, que em português significa “Onde o Dragão entra no Oceano”. A que ouvimos relata que a baía ganhou esse nome pois o dragão que vivia nas montanhas cavou com sua cauda vales que foram preenchidos com água do mar pela região, deixando apenas alguns pedaços de terra à superfície que são as ilhas que atualmente se avistam por lá.
Regada de misticismo e beleza, a Baía de Ha Long no Vietnã é um dos destinos turísticos mais procurados do Sudeste Asiático e encanta pela beleza única dos seus cenários e também diversidade de suas atrações.
A baía recebe milhares de visitantes todos os anos, que vêm dos mais diversos cantos do mundo para admirar sua beleza estonteante e única.
Ela é uma atração imperdível em qualquer roteiro de viagem pelo Vietnã e surpreende pela magnitude de sua extensão e por suas paisagens de tirar o fôlego.
LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de viagem já publicadas no blog sobre o Vietnã
COMO CHEGAR
EM HALONG BAY
Halong Bay está situada a 160 km de Hanoi, a capital do Vietnã e cidade que serve como porta de entrada ou de saída para a maioria dos turistas que visitam o país. Sendo assim, a forma mais prática de chegar em Halong Bay é saindo de Hanoi em uma viagem que dura cerca de 2 horas e meia a três horas pela estrada nova.
A maneira mais prática e coerente de viajar de Hanói para Halong Bay é através de uma excursão ou pacote de cruzeiro que inclua o transporte de ida e volta, além das atividades.
E a maioria das agências que organizam os passeios para Halong Bay, assim como as empresas de cruzeiros fazem o translado com direito à busca dos hóspedes no hotel de manhã cedo e chegada no local específico de embarque.
Confesso que não sou grande fã de pacotes de viagem como esse, porém, para explorar Halong Bay com paz de espírito e organização garanto que essa é a melhor opção.
O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros e compare as cotações dos melhores seguros.
Mas, se preferir fazer o translado por conta própria, seja para economizar ou porque seus planos de viagem não incluem sair de Hanói, é possível fazer o trajeto de ônibus ou trem.
Há ônibus e trens frequentes saindo de Hanói, assim como de outras cidades do Vietnã, mas o ponto desembarque não é próximo dos portos de onde os cruzeiros saem e sendo assim você inevitavelmente terá que utilizar outro método de transporte seja para chegar até as ilhas ou para embarcar no seu cruzeiro.
Transfers particulares são outra forma de chegar a Halong Bay saindo de diversas cidades do Vietnã, mas é claro que com a praticidade e conforto vêm o preço mais elevado, o qual a depender dos seus planos pode valer a pena pagar!
Como o nosso plano de viagem era ir de Halong Bay para Ninh Binh e as opções de transporte público ofereciam horários não atrativos e duração de viagem muito longa, acabamos optando pelo translado privado e indicamos muito o serviço da empresa Tommy pelo profissionalismo, pontualidade e flexibilidade. Você pode entrar em contato com o Tommy através do email tommysserviceinninhbinh@gmail.com ou conferir os valores clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: Post completo com dicas de Ninh Binh no Vietnã
MELHOR FORMA
DE EXPLORAR HALONG BAY
A melhor forma de descobrir tudo que Ha Long Bay tem para oferecer navegando por suas águas, especialmente em cruzeiros com pernoite na Baía.
Isto porque, o mais impressionante da baía de Ha Long é a sua diversidade de paisagens e a beleza surpreendente das ilhotas espalhadas pela região. E é apenas ao navegar por lá que se pode observar as silhuetas e cores distintas da Baía em diversos momentos dos dias!
E são muitas as opções de cruzeiros turísticos, com os mais diversos orçamentos e perfis para agradar todos os tipos de viajantes. Há cruzeiros de um, dois com uma noite e três dias com duas noites, sendo que as atividades que cada um oferece são diferentes e certamente mais numerosas nos cruzeiros longos.
O passeio de apenas um dia vale a pena somente para quem tem pouquíssimo tempo no Vietnã, afinal de contas você irá gastar pelo menos umas 5 horas indo e voltando e Hanoi e no final das contas vai aproveitar muito pouco da baía em si.
Além disso, a verdade é que a experiência é muito mais rica e encantadora quando se dorme e acorda na baía – por sinal, um dos melhores momentos da viagem foi acordar e aproveitar o nascer do sol fantástico colorindo as paisagens com os tons mais lindos que se pode imaginar.
Viajando em um cruzeiro, é possível otimizar o seu tempo de viagem e conhecer bem mais em menos tempo, além da praticidade de ter uma agenda organizada e todas as atividades bem planejadas ao seu dispor.
Claro que o ponto baixo de fazer viagens em grupo com schedule determinado é a perda de autonomia, porém, considerando a geografia e opções de transporte locais, consideramos que um cruzeiro é sem dúvidas a melhor opção para explorar Halong Bay.
Nós fizemos um cruzeiro de dois dias e uma noite e consideramos uma das experiências mais incríveis da viagem. Neste post, você pode encontrar todas as informações sobre o charmosíssimo cruzeiro Mon Chéri Cruise. E sinceramente, se pudesse voltar atrás teria reservado duas noites em Halong Bay, pois é realmente um destino que merece o investimento financeiro e de tempo.
E a escolha de um cruzeiro que atenda às suas expectativas e se encaixe no seu perfil de viajante é extremamente importante, pois ela vai definir boa parte da sua experiência na baía. Sendo assim, vale a pena dedicar um tempinho na análise do que será o melhor cruzeiro para a sua viagem, observando:
O tipo de acomodação e refeições fornecidas
O público alvo do cruzeiro, para por exemplo, evitar um cruzeiro focado em baladas em uma viagem mais tranquila de casal
As atividades programadas no roteiro
Custo-benefício, considerando o que está incluso nas diárias, como por exemplo atividades, refeições, bebidas, transporte etc.
A análise cuidadosa destes fatores certamente irá fazer com que você encontre o barco com a proposta certa para o seu tipo de viagem e compatível com seu orçamento e proposta de valor.
E ao considerar as opções de barcos disponíveis, é importante ter em mente que a maioria das empresas oferece as tarifas incluindo o pernoite, as refeições e atividades, sendo que geralmente o transporte e as bebidas são pagas a parte.
Há muita oferta de cruzeiros através de agências em Hanoi. E se preferir ter uma programação mais flexível de viagem, é bom saber que dá para fazer a reserva um dia antes do embarque.
No entanto, se quiser viajar em um dos mais conceituados barcos, é indispensável fazer a reserva com antecedência online para garantir os melhores preços e condições!
E se você está em busca de barcos mais confortáveis e super bem avaliados de Halong Bat, vale a pena checar as seguintes recomendações:
- Mon Chéri Cruises
- Paradise Luxury Cruise
- Aphrodite Cruise
- Azalea Cruise
- Orchid Ha Long Cruise
- Halong Paloma Cruise
- Indochina Sails Cruise
- Alisa Premier Cruise
Para quem não tem interesse em se comprometer com um roteiro fixo e em grupo, há também a possibilidade de explorar Halong Bay por conta própria, hospedando-se em uma das ilhas e fazendo alguns passeios pela baía de forma independente.
Essa opção, embora possibilite entrar em contato mais direto com a cultura local e explorar ângulos e atividades diferenciadas pode demandar mais jogo de cintura e paciência do viajante. Isto porque, é bem difícil encontrar com locais que falem bem inglês para ajudar e o transporte até lá pode ser um pouco complicado.
A ilha mais utilizada para explorar Halogn Bay por terra é a
ilha Cat Ba, a maior e mais estruturada. É possível chegar lá de barco, saindo de Halong City e para chegar em Halong City pode-se utilizar trens ou ônibus como opções de transporte público.
QUANDO VISITAR
HALONG BAY
Se por um lado Halong Bay é um destino que pode ser visitado o ano todo, é também importante considerar que há períodos considerados como alta e baixa estações, afinal de contas o clima pode impactar muito a sua viagem, seja positiva ou negativamente.
A alta temperada se estende de Outubro a Abril, pois nesta época, o norte do Vietnã tem as estações de Outono, Inverno e Primavera quando os índices de chuva são baixos e as temperaturas amenas. Ao clicar aqui, você pode conferir um gráfico bem explicadinho com temperaturas e índices pluviométricos.
A altíssima temporada ocorre em Dezembro e Janeiro, quando muitas famílias têm férias e viajam para lá e a baía fica lotada de barcos e turistas. Nós visitamos Halong Bay em Fevereiro e consideramos que a ocupação estava mediana, com alguns barcos de companhia nos pontos de parada, porém com a organização de horários dos cruzeiros acabamos não encontrando outros grupos e pudemos aproveitar todos os locais de forma exclusiva.
Entre Junho a Setembro a região tem o verão ou baixa temporada, e nesta estação as chuvas podem ser intensas e temperaturas elevadas. Nestes meses, muitos cruzeiros oferecem descontos bem generosos, pois a procura pelos turistas é bem mais baixa, mas a desvantagem de programar uma viagem para este período é que os passeios podem ser cancelados por conta do mau tempo.
LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiro e dicas de viagem sobre o Vietnã
O QUE FAZER
EM HALONG BAY
Cada cruzeiro tem uma proposta diferente de roteiro com atividades e horários diferenciados. Alguns oferecem passeios para mais atrações e outros focam em atrações menos exploradas da região e com mais tempo em cada uma das paradas.
De qualquer forma, a maioria dos cruzeiros oferece pelo menos a seguinte estrutura:
- Visita à uma caverna
- Passeio de caiaque ou barco de bambu típico
- Visita à uma ilha
- Atividades no cruzeiro como aula de culinária vietnamita, aula de Tai Chi e pescaria em grupo
E as melhores atrações são a Ti Tôp Island que é a ilha que oferece a melhor vista panorâmica da baía, a Light and Dark Cave que encanta com os seus arredores, a gruta Hang Sung Sot que é enorme e conta com diversas formações de estalactites e estalagmites, e o Vung Vieng Fishing Village, uma vila flutuante de pescadores locais.
Cruzeiros de três noites geralmente incluem um dia mais focado em atividades locais como pedalar por Viet Hai Village em Cat Ba Island ou fazer passeios de barcos mais longos com barcos de bambu típicos locais.
DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis! |
COMO FAZER AS MALAS
PARA HALONG BAY
O que levar na mala para uma viagem à Halong Bay é uma dúvida de muitos. E mesmo assim, muitos erram feio na escolha das roupas mais adequadas para aproveitar os seus dias por lá.
Em primeiro lugar, é importante que você saiba de antemão que essa região é sempre fria durante a noite, mesmo nos meses de verão. Sendo assim, é indicado que leve na mala um casaco bom e de preferência impermeável para te proteger em caso de chuvas.
Eu levei um casaco da Uniqlo e considero que ele cumpriu o papel e me aqueceu direitinho durante as noites e passeios para as cavernas. Por sinal, nos passeios para as cavernas, certifique-se de vestir calça e levar um casaco, pois a temperatura costuma ser bem baixa por lá
Além disso, vale a pena levar um conjunto de roupas esportivas com calçado esportivo para as atividades, um short, roupa de praia, e também roupas mais arrumadas para os jantares à noite no cruzeiro.
Deixe um comentário