Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Como usar o Instagram e Pinterest para planejar viagens

Como usar o Instagram e Pinterest para planejar viagens

Foi-se o tempo em que a gente escolhia o próximo destino de férias pautando-se apenas indicações de amigos e que planejava as viagens usando unicamente guias impressos e revistas de turismo.

Hoje, temos acesso ao mundo nas telas do nosso celulares e decidimos as nossas viagens (e tantas outras coisas) de acordo com fotos e dicas postadas por pessoas que nem conhecemos – mas acompanhamos e admiramos no mundo virtual.

Poder usar as redes sociais e a conexão com experts de viagem para obter inspiração e informações práticas de viagens é fantástico e nos possibilitar ir além em nossas aventuras pelo mundo.

Mas, num mundo tão ditado por tendências de mídias sociais, é fundamental saber COMO usar estas redes sociais para tirar o melhor proveito destas tecnologias e continuar fazendo escolhas autênticas alinhadas com as nossas verdades.

E é justamente sobre isso que falaremos neste post, compartilhando dicas e estratégias que usamos (e aprovamos) no nosso processo de planejamento de viagens usando as mídias sociais Instagram e Pinterest.

Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: Passo a passo de como planejar viagens perfeitas de forma independente

 

INSTAGRAM E PINTEREST

TENDÊNCIAS DE VIAGENS

Como usar o Instagram para planejar viagens

O Instagram e o Pinterest estão entre as redes sociais mais usadas para inspiração e planejamento de viagens. E não poderia ser diferente, já que elas oferecem ferramentas super úteis aos viajantes e possibilitam a conexão com pessoas incríveis e com paixões similares.

Apesar de diferentes, ambas as redes sociais são baseadas em aspectos visuais e informativos, e a seguir, vamos falar em detalhes sobre cada uma delas, para que você entenda como, quando e por que usa-las no seu planejamento de viagem.

 

INSTAGRAM

 

Como rede social queridinha de todos, o Instagram é a plataforma mais efervescente para os temas de viagens e destinos paradisíacos pelo mundo.

É a plataforma perfeita para encontrar inspirações de destinos para as próximas férias, seja através de perfis de viagem grandes e profissionais (CLIQUE AQUI para ver as nossas sugestões) ou viajantes independentes.

Como a rede está toda pautada em algorítimos, basta seguir, curtir e engajar com conteúdos relacionados à viagem que será apresentado a mais e mais conteudo categoria e antes que se dê conta, vai estar sonhando com os próximos destinos.

Então, a dica é seguir e engajar com conteúdos de viagem frequentemente para receber sugestões relevantes do nicho na sua timeline cheias de inspirações e dicas bacanas.

Mas além da inspiração, dá para ir além e usar o Instagram de forma mais prática através das Geotags, Hashtags e pastas. Falaremos em detalhes sobre isso no próximo tópico, segura firme!

NOS SIGA NO INSTAGRAM: E acompanhe as nossas aventuras pelo mundo em tempo real!

 

PINTEREST

 

Pinterest e Instagram

O Pinterest funciona como um buscador com foco em conteúdos visuais e vem se tornando mais popular a cada ano.

Se no Google são as informações (título e texto do post) que atraem os leitores aos links e as imagens são meramente complementares às publicações, no Pinterest o oposto se aplica:

As imagens e vídeos são as estrelas da vez e atraem os leitores para as informações detalhadas, através de clicks nos links das imagens “pináveis”.

Dá para usar Pinterest para procurar absolutamente tudo, de viagens à jardinagem. E os resultados costumam ser super completos, com muitas dicas úteis, sugestões de lugares autênticos, cantinhos fotogênicos e mais.

Hoje, o Pinterest se tornou ferramenta insdispensável para planejamento de viagem e se você ainda não conhece, vai por mim e cria uma conta logo para explorar o mundo de possibilidades que esta rede tem para oferecer.

NOS SIGA NO PINTEREST: E encontre muito conteúdo de inspiração de viagens

 

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE O INSTAGRAM E PINTEREST

 

Usar redes sociais para planejar viagem

Tanto o Pinterest como o Instagram oferecem as melhores ferramentas visuais e estéticas do planejamento de viagem. E por isso, são capazes de promover inspiração de destinos e experiências!

No Instagram, o conteúdo é mais limitado à postagem, seja ela uma foto ou vídeo no feed, stories ou reels. Se vê, se aprecia e se segue em frente. E se gostar muito, se salva o post para consultas futuras.

E no fim das contas, o Instagram pouco redireciona tráfego para textos mais profundos e detahistas de blogs. O conteúdo fica restrito à rede mesmo!

Já no Pinterest, você será apresentado à uma infinidade de resultados visuais depois de cada pesquisa. E ao clicar nestas imagens será direcionado à posts ou textos completos sobre os destinos, através do qual poderá aprofundar a sua pesquisa de viagem.

É claro que você também pode usar o Pinterest apenas como plataforma visual e salvar as suas imagens favoritas, mas não dá para negar que do Pinterest fica muito mais fácil encontrar conteúdo de qualidade e completo a um clique de distância.

No próximo tópico você vai encontrar as dicas de como otimizar a utilização dessas plataformas e assim vai entender sobre o uso e vantagens de cada uma delas!

DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis!

 

PINTEREST

PLANEJAR VIAGENS

Usar Pinterest para planejar viagens

Chegou a hora de confessar que sou fã de carteirinha do Pinterest e considero que a rede é imbatível enquanto ferramenta de busca de destinos, lugares e experiências além do óbvio.

O Instagram que me perdoe, mas acho que as informações e tendências por lá se tornaram bem homogêneas e hoje só se vê mais do mesmo (claro que com algumas ilustríssimas exceções!).

Já no Pinterest se encontra muitos tesouros desconhecidos viagem, daqueles cantinhos que ninguém mais conhece, ângulos para melhorar as fotos, restaurantes e lojinhas charmosas e muito mais.

E é justamente por isso que eu amo tanto a rede e a uso no planejamento de todas as minhas viagens!

Sei que o Pinterest não é tão intuitivo à primeira vista e por isso vou explicar mais sobre o meu processo de seleção de inspirações e planejamento usando a rede.

 

PESQUISAS GENÉRICAS PARA INSPIRAÇÃO

 

A começar por pesquisas genéricas de temas de viagem como “Dicas de viagem” ou “Melhores destinos de viagem”.

Podendo também focar em nichos mais específicos, como por exemplo “Viagens na Europa”, “Viagens de lua de mel”, “Viagens baratas” e por aí vai. As opções de pesquisas são infinitas, assim como os resultados!

Usar o Pinterest para viagens

Tomando o tema de viagens na Europa, por exemplo, o resultado de pesquisa vai abrir diversas opções de imagens e você poderá clicar nas suas favoritas para ler as dicas mais completas.

Se não puder ler tudo na hora, pode salvar os seus posts prediletos em uma pasta chamada “board” para poder voltar ao conteúdo de forma fácil quando for mais conveniente para vocÊ.

Como usar o Pinterest

Para fazer isso, clique no botão vermelho no canto direito das imagens e selecione a pasta de destino dos posts. A organização fica à seu critério!

Essa é uma ótima forma de encontrar dicas, destinos e experiências que inspiram a ir além do lugar comum 🙂

 

CRIE PASTAS DE CADA DESTINO

 

Quando já souber os destinos que pretende visitar (ou que sonha em visitar), crie uma pasta específica para guardar os seus achados no Pinterest e usar as dicas quando tiver planejando a viagem em detalhes.

Pesquise muuito sobre o destino no buscador da plataforma, pois há muitas dicas de lugares e experiências além do óbvio disponíveis no Pinterest e para encontrar basta dedicar tempo e energia neste propósito.

Em minha experiência sempre vale a pena e através do Pinterest já encontrei lugares super autênticos e fora da rota turística tradicional que sem dúvidas incrementaram muito as viagens que fiz.

Planejar viagem com Pinterest

Eu tenho várias pastas de países no Pinterest, nas quais eu salvo as dicas, lugares fotogênicos, inspiração para fotos antes da viagem.

E ao retornar, adiciono as minhas próprias fotos com dicas a serem compartilhadas com vocês.

 

SIGA OS SEUS CRIADORES DE CONTEÚDO PREDILETOS

 

Além de fazer pesquisas expansivas no Pinterest, vale também a pena seguir os perfis dos seus criadores de conteúdo prediletos, para obter recomendações de posts e dicas incríveis na sua página inicial.

Os maiores e melhores blogs de viagem do Brasil e do mundo têm contas no Pinterest e pastas super ricas e você pode encontrar muito material incrível diretamente nos seus perfis favoritos.

Se ainda não segue, vale a pena conferir o nosso perfil e se inspirar conosco 🙂

INSTAGRAM

PLANEJAR VIAGENS

Redes sociais para planejar viagens

Não tem como negar que, além das fotos maravilhosas, o Instagram é uma rede cheia de ferramentas úteis ao planejamento de viagem. E que se usados de forma estratégica, estas funcionalidades podem realmente melhorar a nossa forma de planejar viagens.

E a primeira dica do Instagram é a mais óbvia: siga os perfis dos melhores criadores de conteúdo de viagem da rede para obter inspiração e dicas super fresquinhas e completas.

Já publicamos um post com dicas dos nossos perfis prediletos e também indicamos que nos siga por lá para acompanhar as nossas aventuras em tempo real. O nosso perfil é @omundoepequenoparamim e te esperamos lá!

 

PESQUISE POR HASHTAGS

 

Uma das funcionalidades que mais uso no Instagram para planejar as minhas viagens são as Hashtags, as que me direcionam a um conteúdo mais focados nos destinos de escolha.

Por exemplo, se estiver planejando uma viagem para as Dolomitas na Itália acompanho as publicações das hashtags #dolomitas #dolomites para coletar inspirações de lugares, atrações, restaurantes e muito mais.

Sempre encontro dicas de perfis profissionais e comuns e muita inspiração de fotografia, looks, atividades e muito mais. Sem dúvidas, um dos meus recursos prediletos da rede!

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

 

PESQUISE PELA GEOTAG (LOCALIZAÇÃO)

 

Instagram para planejar viagens

A pesquisa pela localização funciona mais ou menos da mesma forma que as hashtags, direcionando os usuários para conteúdos produzidos em um lugar específico.

São essas marcações que transformam lugares comuns pelo mundo em lugares “Instagramáveis” e atraem milhares de viajantes com o intuito de ver, fazer ou apenas tirar a mesma foto que se tornou popular nas redes.

Apesar de geralmente direcionar a pesquisa para lugares bem populares no Instagram, buscar por Geotag pode ser muito útil e te fazer entender mais de certos lugares.

 

SALVE SEUS POSTS FAVORITOS

 

Por fim, quando estiver pesquisando e encontrar conteúdos interessantes no Instagram, certifique-se de marca-los como favoritos para que possa conferir sempre que precisar.

A dica é criar pastas temáticas para salvar posts e poder consulta-los de forma rápida e prática quando estiver planejando a viagem ao destino em questão

 

NÃO SE VÁ! Leia também outras dicas de viagem do blog

Arquivado em: Dicas de viagem
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!