O Alentejo é uma das regiões mais autênticas de Portugal e encanta os seus visitantes com vilas medievais super charmosas e uma natureza ímpar repleta de paisagens rurais e costeiras.
Isso sem falar no povo simpático e receptivo que habita esta região central de Portugal e na tradicional gastronomia Alentejana regada a vinhos e azeites deliciosos.
E não poderia ser diferente, já que o Alentejo abriga algumas das melhores vinícolas e plantações de oliva do país e, portanto, representa um destino perfeito para os amantes do turismo enogastronômico.
Mas nem só de enoturismo vive o Alentejo – a região tem muito mais para oferecer e representa um destino que não pode faltar em qualquer viagem a Portugal, até porque sua localização geográfica é super estratégica.
A menos de duas horas de Lisboa, o Alentejo fica no caminho para as praias do Algarve, ou a um pequeno detour das cidades do Norte de Portugal, e por isso pode ser adicionado como uma “carta curinga” a praticamente qualquer roteiro de viagem na terrinha.
Nós passamos três dias por lá no ano passado no caminho entre Lisboa e outras cidades no Norte de Portugal e posso dizer que não foi suficiente para conhecer tudo que queríamos, mas certamente foi suficiente para nos deixar encantados por esta região incrível e única.
E neste post trago as dicas de viagem mais fresquinhas e certeiras que você precisa para aproveitar o melhor que o Alentejo tem para oferecer. E antes de seguir, sugiro que consulte os nossos outros posts sobre o país se estiver planejando uma viagem para outras regiões e cidades de Portugal.
Vamos lá? 🙂
DICAS DE VIAGEM DO ALENTEJO
ONDE FICA O ALENTEJO E COMO INCLUÍ-LO NO SEU ROTEIRO
O Alentejo, cujo nome vem da conjunção das palavras “Além” do “Tejo”, representa a maior região portuguesa (cobrindo quase um terço da área do país) e está situada no centro-sul de Portugal.
Por ser uma região vasta, o Alentejo se estende da Costa Oeste de Portugal até a divisa com a Espanha no Leste e engloba regiões diferentes como a Costa Alentejana que inclui a Comporta e outros destinos de praia famosos e o Alto Alentejo que inclui vilas medievais e diversas vinícolas.
Como nós visitamos apenas o Alto Alentejo, deixamos com vocês o post completíssimo da Marina do Destinos Vividos sobre a Costa Alentejana e salientamos que neste post vamos focar apenas nas áreas interioranas e nas vinícolas daregião.
Pois bem, como falamos anteriormente, o Alentejo está a menos de duas horas de carro de Lisboa e representa um destino estratégico a ser incluído em praticamente todos os tipos de roteiros por Portugal, seja com foco no norte, no sul do país ou num roteiro completão pela terrinha.
Nós, por exemplo, visitamos o Alentejo como parada intermediária entre Lisboa e um roteiro completão no norte de Portugal, includindo Óbidos, Coimbra, Vale do Douro e a cidade do Porto.
Mas, você também pode combinar o Alentejo com uma visita ao Algarve no Sul de Portugal, já que a região fica no “meio do caminho”, ou em basicamente qualquer roteiro mais longo por Portugal.
Seja como for, você não pode deixar o Alentejo de fora do seu roteiro de viagem por Portugal, pois a região é uma das mais belas, autênticas e encantadoras do país!
IMPORTANTE: Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O ALENTEJO
Praticamente todos os meses do ano são bons para visitar o Alentejo, mas é durante os meses de primavera, verão até meados do outono – mais especificamente, de Março ao final de Outubro – que se pode aproveitar o que de melhor a região tem para oferecer.
A colheita das uvas ocorre entre Agosto e início de Outubro e se tiver interesse você pode participar de algumas atividades relacionadas à vidima, como festas organizadas pelas vinícolas e pode inclusive participar do processo de colheita se reservar com antecedência.
A nossa dica é que tente evitar Novembro, que é um mês bastante cinzento e chuvoso em toda a Europa, assim como Agosto, que costuma ser o mês mais quente do ano.
Por sinal, no alto verão (Julho e Agosto), priorize os destinos na costa alentejana ao invés do Alto Alentejo, pois as temperaturas nas vilas rurais fica muito elevada por volta dos 40 graus!
COMO CHEGAR NO ALENTEJO
A forma mais cômoda e rápida de chegar no Alentejo é de carro, sendo que saindo de Lisboa você vai levar menos de duas horas para chegar na região.
Se estiver planejando seguir as nossas dicas e alugar um carro, você pode fazer a cotação com as melhores locadoras de veículos para viagem clicando aqui e garantir a assistência em português em caso de emergência durante a viagem.
Viajar de carro até o Alentejo é uma excelente opção, já que para melhor explorar as suas vinícolas, cidades e atrações você vai precisar de um veículo próprio, então compensa fazer a viagem desde o seu destino anterior (geralmente Lisboa ou Algarve) até o Alentejo já de carro, ao invés de alugar um por lá.
Mas, se você quiser visitar Évora sem a intenção de explorar o Alentejo, saiba que pode fazer a viagem entre Lisboa – Évora de trem (sem conexão) em cerca de 1 hora e meia e pagando menos que 10 euros por trecho.
As passagens podem ser adquiridas diretamente no site da CP com descontos para quem compra com antecedência ou na estação de Lisboa pouco antes da partida.
De trem, é possível chegar também em Portalegre, Elvas e Beja, mas a viagem saindo de Lisboa vai exigir pelo menos uma conexão no caminho. Sinceramente, só aconselho o trem como alternativa para chegar no Alentejo para quem realmente não pode dirigir.
COMO SE LOCOMOVER NO ALENTEJO
Como disse no tópico acima, a forma mais prática, econômica e rápida de chegar e se locomover no Alentejo é de carro, já que tendo um veículo em mãos você poderá fazer o seu roteiro com toda comodidade e praticidade e vai poder aproveitar o que de melhor a região tem para oferecer no seu tempo.
Ubers não operam no Alentejo (acabei descobrindo porque o meu carro alugado quebrou a noite na estrada e precisei fazer uma viagem até a locadora no dia seguinte) e taxis são bem caros, então até no aspecto financeiro o aluguel do carro acaba valendo a pena e clicando aqui você pode garantir as melhores tarifas no aluguel do seu veículo em Portugal.
E é bom saber que estradas de Portugal são super bem sinalizadas e bem cuidadas, especialmente as auto estradas que ligam as maiores cidades do país. Mas, vale a pena ter em mãos um chip de internet ativado para utilizar serviços como o Waze ou Google Maps para se localizar por lá!
VIAJE CONECTADO: Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.
QUANTOS DIAS FICAR NO ALENTEJO
Se a sua intenção for somente visitar Évora e fazer uma ou mais provas de vinhos Alentejanos, sugiro que programe 2 dias no Alentejo. Porém, se quiser ir além do roteiro óbvio e visitar cidades e paisagens belíssimas como Monsaraz, Elvas e Marvão, assim como visitar as melhores vinícolas a região, vale programar entre 3 a 4 dias na região.
Eu fiquei três dias no Alto Alentejo, mas não consegui visitar tudo que tinha planejado, então recomendo demais que programe pelo menos 4 dias para fazer um roteiro bem completo e com calma na região – é isso que eu faria se pudesse voltar atrás, mas você ainda tem a opção de acertar na escolha para o seu roteiro 🙂
No entanto, se você pretende visitar também os destinos da Costa Alentejana, como a Comporta por exemplo, junto com o Alto Aletejo, vale a pena separar entre 7 a 10 dias para aproveitar a região e toda a sua diversidade.
:: LEIA TAMBÉM: Roteiro completo de 3, 4 e 5 dias em Lisboa com mapa interativo e dicas de restaurantes
ONDE FICAR NO ALENTEJO
Se for passar entre 2 a 3 dias no Alentejo, sugiro que faça apenas uma base nos arredores de Évora e explore as atrações da região em passeios bate-volta feito de carro.
Em Évora, você pode optar por se hospedar dentro das muralhas em uma das pousadas charmosas da cidade, como por exemplo o:
Fora da zona murada de Évora, mas bem próximo do centro de Évora, você pode ficar no:
Opções de hospedagem luxuosas em Évora são:
- Hotel Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa um hotel que eu pessoalmente sonho em me hospedar
- O super moderno Vitoria Stone Hotel
- The Noble House
- Vila Gale Evora
- O eco-consciente ECORKHOTEL Evora
Mas, se não fizer questão de ficar no centrão de Évora, a minha sugestão é que reserve um hotel na zona rural para sintonizar com a vibe super relaxada e autêntica do Alentejo.
A nossa escolha foi o fantástico L’And Vineyards, um hotel que condensa o melhor da hotelaria Portuguesa e oferece uma experiência de hospedagem super autêntica e comfortável nas suas suítes ou vilas. Super recomendo este hotel!
Para quem pretende ficar mais de 3 dias no Alentejo e visitar a vila de Marvão que fica mais a norte (aproximadamente 130km de Évora) ou Monsaraz a leste, vale a pena montar duas bases, sendo que uma deve ser mais próxima dos pontos de interesse mais distantes.
Na Costa Alentejana, uma ótima ideia é montar base na Comporta, sendo que boas dicas de hospedagem são:
- O charmossíssimo Spatia Comporta
- O luxuoso Sublime Comporta Country Retreat & SPA.
Você pode consultar todas as opções de hotéis no Alentejo clicando aqui e também pode encontrar diversas opções maravilhosas de hospedagem no Airbnb, que dispõe de casas ou apartamentos privativos ou até mesmo pousadinhas familiares super aconchegantes.
Se ainda não conhece o Airbnb neste post você vai encontrar todas as dicas de como encontrar os melhores apartamentos se hospedar com segurança nas suas viagens mundo afora!
O QUE FAZER NO ALENTEJO
Além de vilarejos maravilhosos, no Alto Alentejo você pode visitar algumas das vinícolas mais tradicionais de Portugal e quem sabe incluir até uma passada nas praias da Costa Alentejada durante a sua visita ao Alentejo.
A seguir, você vai descobrir as melhores atrações que a região tem para oferecer, as quais estão devidamente marcadas no mapa abaixo, o qual criamos para facilitar o seu planejamento de viagem.
Leve em consideração que as cidades estão marcadas de laranja, as vinícolas estão marcadas de roxo e os locais de interesse na Costa Alentejana estão marcados em verde. No tópico seguinte vai encontrar uma sugestão de roteiro super completo no Alentejo.
:: LEIA TAMBÉM: Post completíssimo sobre a cidade do Porto, com dicas de viagem atualizadas e roteiro completo
ÉVORA E ARREDORES
Évora é o principal destino turístico no Alentejo e merece pelo menos um dia inteiro do seu roteiro de viagem destinado à explorar as atrações do seu centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
O centro histórico de Évora pe delimitado pela muralha construída no século XIV e lá você pode visitar o Templo Romano, a Sé Catedral de Évora, a Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos.
Por ser uma cidade charmosa e que preserva a estrutura medieval de sua fundaçãp, vale a pena explorar Évora a pé e com calma para absorver toda a sua beleza e carga histórica.
E para o almoço ou jantar, sugiro imensamente o restaurante Vinarium, que é ligado à Quinta de Valbom e serve os vinhos da linha Cartuxa pareados com maravilhosos pratos típicos portugueses.
Se ficar em Évora mais de um dia, sugiro que visite também o Botequim da Mouraria, a Taberna Tipica Quarta Feira e/ou o Restaurante O Templo, além do tradicional Restaurante Fialho.
Nos arredores de Évora, você pode visitar algumas ruínas históricas e também a vila de Arraiolos, que produz tapetes artesanais e tem um centrinho super charmoso.
Não se pode deixar de fora uma visita à tradicionalíssima vinícola Quinta de Valbom, também conhecida como Cartuxa, para fazer uma visita guiada acompanhada da degustação de vinhos e embutidos produzidos na região.
Perto de ÉvoRa, vale a pena visitar também a vinícola Monte das Ravasqueiras, que tem vinhos deliciosos e ambientes super charmosos para fazer a prova dos produtos locais.
MONSARAZ E ARREDORES
Bem próxima da fronteira com a Espanha está a vila medieval de Monsaraz, um dos destinos mais incríveis do Alentejo.
Apesar de um pouco distante de Évora (cerca de 1 hora e meia de carro), vale muito a pena visitar este vilarejo que fica no topo da montanha e tem vistas privilegiadas para os campos e para o lago Alqueva.
Trata-se de uma vila bem pequena, mas extremamente charmosa, que conta com um castelo construído no século XIV e com ruelas fofas para explorar repletas de restaurantes e lojinhas locais. Para almoço ou jantar, reserve uma mesa no Sabores de Monsaraz que é super bem recomendado!
Se puder, vale a pena reserva dois dias para explorar Monsaraz, o vilarejo de Corval que fica bem próximo e é super famoso por conta dos seus ateliês familiares de olaria onde se pode comprar város objetos lindos de cerâmica, assim como as vinícolas Herdade do Esporão que serve deliciosos vinhos e azeites e tem um restaurante incrível, Monte dos Perdigões e a Adega José de Sousa.
Se tiver cansado de provar vinhos, também pode visitar a Destilaria Gin Sharish, que vem produzindo gim desde 2013.
Para se hospedar em alto estilo, reserve o São Lourenço do Barrocal que é uma propriedade histórica onde também funcionada uma vinícola tradicionalíssima da região. Se tiver em busca de algo mais em conta, pode reservar o Estalagem de Monsaraz, a Casa Dona Antonia com jacuzzi com vista privilegiada para os campos de Monsaraz ou a Casa da Muralha Suíte.
Se o tempo tiver curto, pode fazer este passeio como um bate-volta saindo de Évora, visitando Monsaraz, Corval e apenas uma das vinícolas da região à sua escolha.
ESTREMOZ E ARREDORES
Estremoz é uma pequena cidade repleta de construções ornamentadas com mármore e que conta com duas áreas principais: a cidade alta e a cidade baixa.
Na cidade baixa se pode visitar a praça principal Rossio, o Lago do Gadanha que é um tanque de água e algumas igrejinhas Na cidade alta se pode visitar o Palácio Real e a Torre das Três Coroas, assim como o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.
Não deixe de caminhar sem pressa pelas ruelas super charmosas como a Rua Frandinha e as imediações da Praça Luís de Camões.
Próximas de Estremoz estão as vinícolas Herdade das Servas, J. Portugal Ramos wines S.A., Tiago Cabaço Winery e a Quinta do Carmo que podem ser combinadas com uma visita à cidade, seja em um roteiro de dois ou mais dias incluindo a Vila Viçosa e Elvas ou como bate e volta saindo de Évora.
VILA VIÇOSA
Vila Viçosa pode ser visitada num bate-volta saindo de Évora e combinada com as vilas de Estremoz e Elvas, ou como base para explorar os vilarejos vizinhos e as vinícolas nos seus arredores.
Esta cidade já foi a sede da Casa de Bragança, a qual se tornou a quarta dinastia de Portugal no ano 1640, e por isso carrega consigo ares aristocráticos e até mesmo imperiais.
Por lá, se pode visitar o Paço Ducal que tem 40 cômodos e foi construído entre os séculos 16 e 17 assim como as praça principal da cidade com um monumento.
ELVAS
Elvas é uma cidadezinha super charmosa e surpreende os seus visitantes com o imponente Forte da Graça que é considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
O forte da Graça é imenso, tem formato de estrela foi construído em 1792 para proteger a fonteira com a Espanha que fica bem próxima de Elvas. E para além desta atração, você pode também visitar a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e o Aqueduto da Amoreira que data do século XVII.
Não dá para sair de Elvas sem fazer uma caminhada com calma pelo seu centro histórico, visitar suas atrações histórias e provar o sericaia que é o doce típico da cidade. E se quiser visitar mais uma vinícola local, aposte na Adega Mayor que fica bem próxima da fronteira com a Espanha
MARVÃO E ARREDORES
No extremo norte do Alentejo se pode visitar a vila de Marvão que remonta ao século I, combinado com uma passada em Portalegre e no Castelo de Vide que ficam próximos.
Assim como Monsaraz Marvão é uma vila bem pequena situada no topo de um montanha no Parque Nacional da Serra de São Mamede e oferece vistas lindas da região fronteiriça da Espanha. Por lá, é possível visitar o Castelo de Marvão assim como caminhar pelas ruelas medievais charmosas.
MELHORES VINÍCOLAS DO ALENTEJO
No tópico acima, relacionei as cidades mais interessantes do Alentejo com as vinícolas próximas, mas para que o post fique ainda mais organizado e completo, preparei a lista abaixo com as melhores e mais populares vinícolas do Alentejo.
Vale saber de antemão que as vinícolas no Alentejo são comumente chamadas herdades, montes ou adegas e que a maioria delas são abertas para visitantes.
A reserva prévia por email ou telefone é necessária, especialmente para as vinícolas mais populares, sendo que se quiser almoçar em uma das vinícolas com restaurantes deve marcar com pelo menos um mês de antecedência!
Nas visitas guiadas (que custam entre 10 a 30 euros), se pode aprender mais sobre o processo de colheita das uvas e produção do vinho, assim como fazer a degustação dos vinhos, azeites e embutidos produzidos na propriedade. As mais procuradas são:
VINÍCOLAS PRÓXIMAS DE ÉVORA
- O L’and Vineyards merece uma visita ao seu restaurante super bem avaliado e aberto também para não hóspedes. Mas, se não quiser ou puder provar o menu degustação que custa cerca de 70 euros por pesso, pode escolher fazer apenas a degustação dos vinho próprios do Land Vineyards.
- A vinícola Cartuxa, ou Quinta de Valbom produz alguns dos mais prestigiados vinhos Alentejanos, inclusive o Pêra-Manca. Pode-se fazer uma visita guiada à propriedade e degustações que variam de 5 a 30 euros a depender do pacote de sua escolha.
- A Quinta São José Peramanca é outra opção super tradicional perto de Évora que produz vinhos reconhecidos internacionalmente, inclusive o Pêra-Manca. Vale fazer a visita na propriedade e também a degustação dos produtos locais.
VINÍCOLAS PRÓXIMAS DE MONSARAZ
- A propriedade Herdade do Esporão produz vinhos e azeites deliciosos e você pode fazer uma visita guiada às caves seguida de provas dos produtos. É possível reservar a experiência de almoço na vinícola ou até mesmo piquenique ao pôr do sol.
- A vinícola Monte dos Perdigões é uma das mais procuradas do Alentejo, já que está situada em uma das mais tradicionais e belas propriedades da região. É possível fazer a visita guiada seguida da prova de vinhos e vale a pena fazer a reserva com antecedência, pois o local está sempre cheio.
VINÍCOLAS PRÓXIMAS DE VILA VIÇOSA
- A vinícola Dona Maria, também conhecida como Quinta do Carmo produz um dos top 5 vinhos do Alentejo e recebe visitantes para visitas guiadas, provas de produtos e almoços com menus de 3 etapas. É uma das vinícolas mais tradicionais da região e certamente merece entrar no seu roteiro
ROTEIRO DE VIAGEM NO ALENTEJO
Há a parte litorânea e a parte interiorarna do Alentejo, sendo que neste post focamos apenas nas vilas rurais e vinícolas da região.
Se tiver interesse na Costa Alentejana, vale a pena consultar o post completíssimo do 360 Meridianos com dicas das melhores praias, vilas e atividades por lá.
Para quem quer forcar na região rural e vinícola do Alentejo, um roteiro perfeito seria o seguinte:
2 DIAS EM ÉVORA
2 dias em Évora, sendo que no primeiro dia você pode explorar o centro histórico da cidade e no segundo pode visitar a Quinta do Valbom, a vila de Arraiolos e o Monte da Ravasqueira.
2 DIAS EM MONSARAZ
2 dias em Monsaraz, sendo que no primeiro você pode visitar a vinícola Herdade do Esporão e almoçar por lá mesmo e depois seguir para explorar Monsaraz. No segundo dia você pode visitar Corval onde pode encontrar mais de 20 olarias familiares e as vinícolas Monte dos Perdigões e a Adega José de Sousa. Você também pode também visitar a Herdade do Sobroso nestes dois dias em Monsaraz!
O roteiro acima de quatro dias é perfeito para quem não dispõe de mais tempo para explorar o Alentejo, mas caso tenha mais dias, você pode adicionar:
2 DIAS EM VILA VIÇOSA
2 dias em Vila Viçosa, sendo que no primeiro você pode explorar a vila de Estremoz e uma (ou algumas) das vinícolas do seus arredores e no segundo pode visitar Vila Viçosa, Elvas e se tiver tempo fazer uma degustação na Adega Mayor.
DIAS EXTRAS NO ROTEIRO DO ALENTEJO
Se tiver subindo para visitar os destinos no norte de Portugal, como por exemplo a vila de Óbidos, Coimbra, o Vale do Douro e a cidade do Porto, você pode dedicar de um a dois dias para explorar Marvão, Portalegre e o Castelo de Vide.
Se estiver descendo para visitar o Algarve, pode visitar a belíssima vinícola Herdade do Sobroso, assim como as vilas Beja e Mértola, com paradas estratégicas nas vinícolas Herdade dos Grous e Herdade da Malhadinha no caminho.
Marina diz
Muito obrigada Lara por mencionar o meu artigo 🙂
Este post está muito completo com fotos lindas! Parabéns!
Lara Nogueira diz
Olá Marina!
Fico muito feliz com o seu feedback, afinal de contas sou fã de carteirinha do seu blog e já usei muito as suas dicas (por sinal, amo a sua série de posts das Dolomitas na Itália). Sigamos juntas, e sempre que for pertinente estarei mencinando os seus artigos.
Um abraço 🙂