Está planejando uma viagem a para os Alpes Franceses? Confira aqui Dicas de viagem Chamonix – Um guia completo sobre este magnífico destino!
Chamonix é um paraíso, tanto para os que amam esportes radicais quanto para os que amam as montanhas, a neve e o ar de conto de fadas que só as cidades mágicas têm.
Visitar Chamonix é como viver um sonho, é uma daquelas experiências de vida que surgirão na nossa imaginação sempre que tentarmos lembrar de algo bom que vivemos.
Situada na base do Mont Blanc, uma das montanhas mais veneradas do mundo, o vilarejo de Chamonix oferece atrações para todos os tipos de viajante e em todas as estações do ano.
Se você sonha ou está de viagem marcada para visitar Chamonix, venha conosco para saber tudo que você precisa para organizar uma viagem perfeita!
DICAS DE VIAGEM DE CHAMONIX – UM GUIA COMPLETO
LOCALIZAÇÃO DE CHAMONIX
Chamonix está localizada no coração dos Alpes Franceses.
A posição geográfica de Chamonix é privilegiada e a cidade pode ser facilmente acessada de Genebra na Suíça, Torino na Itália ou Lyon na França.
A melhor opção para quem chega de avião é Genebra, que tem aeroporto internacional com diversos voos para europa e para o mundo e está a apenas 1 hora de Chamonix.
Nosso voo tinha como destino de Milão, na Itália e de lá pegamos um trem para Genebra e depois um transfer para Chamonix. Essa foi a opção mais fácil e barata para nós.
Para saber qual será a sua melhor opção para chegar em Chamonix confira as dicas do próximo tópico.
COMO CHEGAR EM CHAMONIX
Você pode chegar em Chamonix de trem, carro ou transfer.
Para acessar o post completo com todas as dicas sobre como chegar em Chamonix clique aqui.
A melhor opção depende de muitos fatores, como a quantidade de pessoas viajando juntas, a disponibilidade de tempo, de dinheiro e a origem da viagem.
O roteiro ideal seria chegar em Genebra, na Suíça de avião e de lá pegar um transfer para Chamonix.
Mas, se você pretende estender a viagem, pode ser que o trem ou o aluguel de carro sejam opções mais interessantes para você.
# Chegar em Chamonix de trem:
Não é novidade que o trem é uma das melhores formas de se locomover na Europa e para esta viagem não seria diferente, pois as paisagens são incríveis.
Saint-Gervais-Les-Bains é a estação de trem mais próxima de Chamonix, na França e recebe a maior parte das viagens de outros países. A viagem de lá até Chamonix custa em torno de 10 Euros e dura 45 minutos.
São muitas as opções de passagens e horários, para consultar os valores e destinos clique aqui.
A viagem de trem entre Paris e Chamonix dura cerca de 4:30 horas e saindo de Milão dura cerca de 5 horas.
Os preços variam de acordo com a estação, antecedência e outros fatores, portanto, garanta o seu assim que puder.
Para consultar o mapa de trem interativo clique aqui.
# Chegar em Chamonix de carro:
Você pode vir de carro de diversos destinos da Europa e essa não é uma opção incomum.
A viagem de Paris para Chamonix dura em torno de 6 horas, pela Autoroute Blanche, A40. O caminho é super tranquilo e lindo, vale a pena!
De Genebra para Chamonix dura cerca de 1 hora de carro, passando por Martigny. Uma boa opção para quem pretende conhecer outros destinos na Suíça.
De Milão para Chamonix dura cerca de 4:30 horas, pelo túnel Mont Blanc, passando por Courmayeur.
Se estiver pensando em alugar um carro considere os seguintes fatores:
-
- Você está preparado para dirigir na neve?
- Você pode se atrasar a viagem, caso haja uma nevasca?
- Você quer flexibilidade de horários?
- A maioria das hospedagens em Chamonix oferece estacionamento, mas confirme com a sua escolha de hotel ou apartamento.
# Chegar em Chamonix de transfer:
A maneira mais barata de chegar em Chamonix saindo do aeroporto de Genebra é com o Easy Bus.
O Easy Bus faz o percurso entre Genebra e Chamonix em apenas uma hora e custa de 5 a 10 Euros. Sem dúvidas é o melhor custo benefício!
É importante que faça reserva com antecedência, pois a procura é muito alta.
Apesar de ser o transporte mais barato entre Genebra e Chamonix ele pode não ser o mais indicado para você.
Isto porque, a segunda opção mais barata, a Alpy Bus, deixa o passageiro no hotel enquanto que o Easy Bus deixa os passageiros em frente a estação de trem.
A Alpy Bus cobra entre 19 e 25 Euros por pessoa pelo trajeto Genebra – Chamonix.
Se você for chegar em Chamonix durante o dia e não estiver com muita bagagem pode apostar na Easy Bus, que é prática e barata.
Mas, se você for chegar de noite e tiver muita bagagem repense as opções, pois é muito difícil encontrar taxi em Chamonix.
Chegamos em Chamonix por volta de meia noite e tivemos bastante dificuldade em achar a nossa hospedagem.
Para saber a distância entre a estação de trem e a sua hospedagem cheque no Google Maps. O endereço da estação de trem é: Endereço: 40, Place de la gare 74400 Chamonix.
A CHARMOSA VILA DE CHAMONIX
A vila de Chamonix é pequena, mas super completa e charmosa.
Lá você vai achar tudo que precisa para tornar sua viagem uma excelente experiência.
Passeie pela vila sem pressa, admirando os detalhes únicos de Chamonix e vai ver que cada rua será diferente da outra e que Chamonix é incrível!
Se quiser fazer compras encontrará boas opções em Chamonix. No centro existem muitas farmácias que vendem os famosos cosméticos franceses e também muitas óticas.
Achamos Chamonix uma cidade relativamente barata, tanto os produtos quanto alimentação. É claro que existem opções super caras, mas certamente você encontrará opções para o ser orçamento.
ONDE SE HOSPEDAR EM CHAMONIX
Chamonix é uma cidade muito frequentada por jovens e famílias.
É muito comum alugar apartamentos para aproveitar as férias de inverno na Europa e o grande benefício é poder contar com facilidades de estacionamento e cozinha.
Por outro lado, alugando apartamento você não poderá usufruir da comodidade e luxo de um hotel, especialmente por que os hotéis em Chamonix são maravilhosos.
+ Está procurando um hotel em Chamonix? Clique aqui e confira as melhores opções em um post especial com opções para todos os bolsos!
A escolha depende da análise da sua disponibilidade financeira, da logística, da quantidade de pessoas que estão viajando juntas, dentre outros fatores.
Ao reservar o seu hotel, tenha em mente que Chamonix não é muito grande e dá para andar a pé. O sistema de ônibus urbanos é excelente, caso você prefira ou precise se locomover por transporte público.
Nós nos hospedamos em Chamonix Sud, em um apartamento super funcional alugado pelo Air Bnb. O nosso apartamento foi um excelente achado, principalmente levando-se em conta que reservamos com pouca antecedência.
Ele tinha uma varandinha super aconchegante com uma vista maravilhosa.
Assistir ao pôr do sol da nossa varanda foi definitivamente um ponto alto de nossa estadia.
São muitas as opções de apartamentos para alugar em Chamonix e para nós foi a melhor escolha, pois pudemos cozinhar bastante.
Ao se cadastrar pelo link disponibilizado pelo blog você poderá aproveitar um desconto de R$ 100 dólares em sua primeira reserva no Airbnb.
+Clique aqui para fazer o seu cadastro e ganhar bônus de R$ 100 dólares no Air Bnb.
A localização foi excelente, perto do ponto de ônibus, do Aiguille du Midi e do centro. Mesmo que não escolha esse apartamento pode procurar algum que esteja próximo, pois assim terá a certeza de uma excelente localização em Chamonix Sud.
É importante ressaltar que, por ser uma cidade voltada para a prática de esportes, a maioria dos restaurantes, lojas e supermercados fecham muito cedo, por volta das 20 horas.
O ritmo da cidade é outro, dorme-se e acorda-se cedo para aproveitar o dia ao máximo. Por isso, cozinhar no apartamento é um hábito muito comum nas viagens de inverno na Europa, especialmente por que os super mercados oferecem uma gama de alimentos mais práticos.
Ao cozinhar de noite no apartamento você não vai estar perdendo muita coisa da dinâmica da cidade, ao contrário, você vai estar se adaptando ao ritmo local. Para saber mais sobre nossa opinião e experiências com o Air Bnb clique aqui.
O QUE FAZER EM CHAMONIX
Chamonix é um destino que oferece inúmeras atrações para todos os tipos de viajante e em qualquer época do ano.
O Aiguille du Midi, o Mer de Glace e o passeio nas montanhas são atrações clássicas para os visitantes – Para conferir todas as atrações de Chamonix clique aqui.
Há também a possibilidade de esquiar, praticar snowboard e cross country ski.
Para os que não querem praticar esportes, mas gostariam de entrar em contato com a neve há o Snow Shoes.
ONDE ALUGAR ESQUIS OU SNOWBOARDS EM CHAMONIX
Se você for para Chamonix no inverno para aproveitar as suas maravilhosas montanhas, possivelmente vai precisar alugar equipamentos tais como Esquis, Snowboard, botas, capacete e etc.
Pesquisamos muito a respeito da melhor loja para alugar os equipamentos antes de viajar para Chamonix e encontramos a loja mais barata da cidade, a Technique Extreme.
A Technique Extreme tem os melhores preços no aluguel e fornece equipamentos de excelente qualidade.
Nós alugamos Snowboard por 16 Euros o dia, sendo que se fechar pacote com mais dias o preço cai bastante. A loja é repleta de produtos de qualidade e com preços excelentes!
Você pode deixar para comprar alguns itens básicos lá, como bota impermeável, meias, luvas, gorros, segunda pele e muito mais.
ONDE COMER – DICAS DE RESTAURANTES EM CHAMONIX
Embora a maior parte das pessoas faça sua comida em casa, há uma grande variedade de restaurantes no centro de Chamonix.
Mas, para os viajantes econômicos, vale a pena lembrar que cozinhar em casa torna os gastos extremamente reduzidos. Por dia gastamos no máximo 30 euros para duas pessoas, para todas as refeições, uma excelente média para viagem!
Por isso, consideramos Chamonix uma cidade extremamente democrática, com opções de alimentação para todos os orçamentos.
Uma excelente dica, seja para quem está em um momento econômico ou para o viajante de orçamento folgado é a lanchonete chamada Poco Loco, que fica no centro de Chamonix.
Quem passa com pressa não repara nesta estreita loja e não sabe o que está perdendo! A comida de lá é maravilhosa.
Eles oferecem diversos sanduíches com pão artesanal e o que mais gostamos foi o de frango grelhado com salada e queijo francês. Vale a pena passar no Poco Loco para lanches rápidos ou até mesmo para jantar. Os crepes servidos no Poco Loco são incíveis…não deixe de provar o de Nutella.
Para jantares mais sofisticado existem muitas outras opções.
O La Caleche é um restaurante clássico de Chamonix e oferece pratos típicos dos Alpes. O restaurante fica na rua principal do centro de Chamonix e é inconfundível. Sua arquitetura alpina é super charmosa.
O L’Atmosphere é outro cliché super clássico, mas imperdível em Chamonix. Fica situado do lado do rio que corta a cidade e oferece pratos típicos do inverno, como Foundue e crepe.
Para almoçar procure restaurantes na rua principal e na Rua Aiguille du Midi. São muitas as opções e os preços, tenho certeza que você vai encontrar o local ideal!
É importante destacar que tudo fecha muito cedo em Chamonix, por volta das 20 horas a cidade já está recolhida e que, portanto, comer em casa é uma opção excelente, mesmo que seja fazendo uma noite de queijos e vinhos!
CHAMONIX PARA INICIANTES NOS ESPORTES DE INVERNO
Chamonix tem pistas fantásticas para os esquiadores e snowboarders experientes e a cidade é considerada a Meca dos esportes de inverno e oferece muitas atrações radicais.
No entanto, existem opções para quem está aprendendo a esquiar ou andar de snowboard ou para quem quer apenas se divertir com a neve.
Para que você não precise comprar o passe mais caro, que engloba várias pistas, pode, assim como nós fizemos, passar um ou mais dias em uma pista mais simples e barata até ganhar confiança.
A melhor opção é o complexo La Vormaine, que conta com pistas e estrutura para iniciantes.
Para passar um dia inteiro em La Vormaine você gastará apenas 16 Euros, sendo que meio dia custa 12 Euros. Essa é, sem dúvidas, a melhor opção para quem quer aprender com calma e gastando pouco.
Em La Vormaine tem uma lanchonete e algumas lojas que vendem e alugam equipamentos. Consulte aqui os preços e horários de La Vormaine.
Para chegar lá você pode pegar o ônibus de Chamonix que vai até Le Tour e descer na última parada.
Para consultar os outros passes de esqui em Chamonix clique aqui.
ESCOLA DE ESQUI OU SNOWBOARD EM CHAMONIX
Resolvemos tentar aprender a praticar Snowboard em Chamonix.
Sabiamos que precisaríamos de aula, pois já havíamos praticado esqui, mas o Snowboard seria um esporte completamente novo para nós.
Para tanto, contratamos uma aula. Inicialmente cogitamos fechar aulas em grupo, mas logo verificamos que a aula particular para duas pessoas seria mais ou menos o mesmo preço que a aula em grupo, então decidimos nos dar esse luxo!
Pagamos 90 Euros em uma aula de 2 horas com professor particular para duas pessoas.
Escolhemos a escola ESF Argentiere por ser super bem indicada e ter os melhores preços da região.
O nosso instrutor foi o Gaspar, super atencioso. Se você optar por fechar a aula nessa escola pode pedir que ele seja o seu professor.
O QUE VESTIR EM CHAMONIX NO INVERNO
Para aproveitar as atrações de Chamonix sem medo da neve nós optamos por comprar roupas especiais de inverno, até por que nós praticamos snowboard e esqui.
Para acessar o post completo sobre como se vestir para uma viagem de frio e neve clique aqui.
Consideramos extremamente importante ter na mala os seguintes itens:
Casaco e calça impermeáveis e corta vento
Bota impermeável
Gorro, luva impermeável e cachecol
Segunda pele
Óculos de Sol
Protetor solar e hidratante
Mochila
Para saber mais sobre como e onde comprar as roupas especiais para esportes de inverno clique aqui.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Laura diz
Chamonix é um sonho! Em breve planejarei minha viagem com essas dicas maravilhosas! Obrigada, O mundo é pequeno para mim!
Lara Nogueira e Juliana Bomfim diz
Chamonix é maravilhosa e certamente merece a sua visita.
Obrigada pelo feedback, Laura
Eu AMEI o blog de vocês e realmente me ajudou muito! Planejo ir para lá nas duas últimas semanas de novembro! Vocês planejam o roteiro e ajudam com os detalhes? Há esse serviço? bjs
Ingrid, muito obrigada pelo feedback!
Sim, nós elaboramos roteiros de viagem personalizados para Chamonix e para entender melhor sobre o serviço confira este post: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiros-personalizados/
Se tiver interesse em prosseguir com a encomenda envie um email para contato@omundoepequenoparamim.com.br e passaremos todos os detalhes.
Abs,
Olá, amei as dicas e estou planejando minha viagem para Chamonix em Março/2018. O que vc me recomenda fazer nessa época que já está terminando o inverno? Pretendo ficar uns 3 dias em Chamonix e aproveitar mais uns 5 na Suíça. Vc teria algum roteiro especial?
Olá Fabiana, tudo bem?
Nós visitamos Chamonix em Março e podemos dizer que a neve é garantida por lá!
Então, sugerimos os mesmos passeios que estão listados aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/o-que-fazer-em-chamonix/
Além disso, para a Suíça, sugerimos que combine com Zermatt e outros destinos e você pode conferir o roteiro completo aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-viagem-na-suica-sugestao-5-7-10-12-dias/
Todas as dicas sobre Zermatt podem ser encontradas aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/category/zermatt/
Meu Deus, quantas dicas excelentes!!! Muuuuito obrigada! Anotei tudo e vou me programar
Fabiana,
muito obrigada pelo feedback 🙂
Espero que tenha uma excelente viagem para Chamonix…estaremos lá em Janeiro, então se viajar depois disso fique atenta nas dicas aqui no blog e no insta @omundoepequenoparamim
ola vou pra frança em maio, sabe se ainda tem neve em chamonix? Parabéns pelo blog
Olá Aline,
em Maio a primavera já floresceu nas montanhas de Chamonix, mas nos topos ainda há bastante neve, especialmente no Aiguille du Midi.
No entanto, se quer aproveitar para esquiar e praticar esportes de inverno, os melhores meses são de Dezembro a início de Abril.
Adorei as dicas! Vão ajudar muito no meu planejamento! Minha viagem será na primeira semana de dezembro e vou com crianças de 5 e 8 anos que querem muito brincar na neve… vc acha que nesse período já começa a nevar em Chamonix?? Obrigada!!
Olá Joseane, tudo bem?
Em primeiro lugar, muito muito obrigada pelo feedback, ele significa muito para nós.
Ficamos muito felizes em saber que auxiliamos vocÊ a planejar uma viagem maravilhosa para Chamonix 🙂
Infelizmente, é muito difícil afirmar qualquer coisa sobre o seu questionamento, tendo em vista que a presença de neve varia muito a cada ano e a melhor forma de prever é acompanhar sites de previsão do tempo cerca de 2 meses a uma semana antes da sua viagem.
Esperamos muito que os pequenos tenham a oportunidade de brincar com a neve!
Abs e boa viagem
Ola! Estou indo em Janeiro com meu marido e meus pais. O apartamento que alugamos fica a uns 18 minutos a pe do centro de Chamonix. Gostaria de saber se ‘e possivel se locomover sem alugar um carro. Obrigada
Olá Paula,
de forma geral dá para fazer tudo a pé em Chamonix e há muitas rotas de ônibus que também podem ser utilizadas para sua comodidade.
Se o seu objetivo ao alugar um carro for apenas se locomover em Chamonix não vale a pena, mas se pretender visitar outras cidades nos arredores como Anency por exemplo, talvez seja uma boa ideia.
Para o aluguel do carro, sugiro a Rentalcars que tem serviço em português e cancelamento gratuito. Para reservar clique aqui: https://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=omundoepequeno
Olá tudo bem?
Estamos programando nossa lua de mel e teremos 4 dias para os alpes. Entre chamonix e zermatt, qual você indicaria?
Obrigado
Olá Gabriel, tudo bem?
Talvez essa seja a pergunta mais difícil de todas, pois eu amo muito os dois vilarejos e cada um tem uma atmosfera particular.
Mas, para uma lua de mel, Zermatt é definitivamente a melhor opção pela sua exclusividade e romantismo Dá uma olhada nesse hotel maravilhoso que pode ser uma excelente opção para a comemoração de vocêshttps://omundoepequenoparamim.com.br/review-cervo-mountain-boutique-resort-em-zermatt/
Abs e boa viagem 🙂
Olá , muito legal as informações postadas, partindo da França, o túnel do Mont Blanc é obrigatório ou só pra quem vem da Itália?
Obrigado
Olá Alex e Fer,
Obrigada pelo comentário e feedback!
Acredito que vindo da França vocês poderão utilizar vias alternativas, sem a necessidade de passar pelo túnel.
Um abraço e boa viagem 🙂