Confira neste post informações úteis sobre viagens e coronavírus, com instruções sobre cancelamento de viagem, seguro-viagem e planos futuros, especialmente para o verão no Hemisfério norte.
Desde o início desta semana, especialmente depois da declaração do COVID-19 como uma pandemia, o tema do Coronavírus tomou proporções maiores no Brasil e atualmente é impossível não se falar disso. Especialmente para quem tem (ou tinha) viagem marcada.
Ocorre que os poucos casos da doença no Brasil retardaram a chegada do estado de alerta geral na sociedade, mas a verdade é que o tema já estava sendo amplamente discutido na Europa e na Ásia por algumas semanas, já que os números por lá já alarmavam há algum tempo e indicavam a dimensão do problema.
Para se ter uma noção da abrangência da doença e do número de infectados pelo mundo em tempo real, acompanhe este mapa aqui. Mas, tenha em mente que estes são os números de casos oficiais confirmados com testes, e que o número de pessoas realmente infectadas é muito maior do que as estatísticas divulgada pelos órgãos oficiais.
Como moro na Suécia, estive acompanhando de perto os números e a distribuição da doença pelo mundo, mas confesso que somente há poucos dias atrás que foi cair a ficha do impacto da pandemia em viagens ao exterior e, principalmente, no dia a dia das pessoas ao redor do mundo.
E como no momento há muitas informações sendo divulgadas e a maioria delas não tão explicativas ou assertivas, resolvi escrever esse post para auxiliar você, viajante brasileiro, sobre como proceder em relação às suas viagens programadas para os próximos meses. Vamos lá?
MAS, O QUE É O CORNONAVÍRUS E PORQUE ELE ASSUSTA TANTO? Como este tema já foi melhor explicado por quem entende do assunto, vou deixar a palavra para os Experts. Se quiser entender mais sobre o Coronavírus, sua propagação e maneiras de evitar o contágio, clique aqui.
Vamos focar,então, no assunto das viagens e coronavírus que é o motivo pelo qual você chegou neste post.
TENHO UMA VIAGEM AO EXTERIOR EM BREVE. PRECISO CANCELAR OU REMARCAR?
Sim, é extremamente desaconselhável, para não dizer irresponsável, viajar para o exterior nas próximas semanas. Por isso, a melhor opção é mesmo cancelar ou remarcar a viagem gratuitamente assim que possível (falaremos sobre restituições a seguir).
Essa recomendação se aplica com veemência à EUROPA, ÁSIA e AMÉRICAS. Ou seja, basicamente não se pode mais viajar, devido à impossibilidade de circular por países, mesmo que em conexão.
Então, eu sugeriria postergar os planos de fazer qualquer viagem ao exterior nos próximos pelo menos dois meses.
MINHA VIAGEM É PARA A AMÉRICA LATINA. DEVO CANCELAR OU REMARCAR?
Em relação à América Latina, apesar de os números ainda não serem alarmantes, as previsões são de piora rápida e de que os países vão impor restrições à circulação de estrangeiros muito em breve.
Infelizmente, todo o mundo está sujeito à pandemia e a melhore forma de contenção da doença é limitando o ir e vir e o contato entre as pessoas.
Por isso, certamente nas próximas semanas veremos medidas restritivas sendo adotadas e ou intensificadas em breve na América Latina.
POR QUE DEVO CANCELAR OU REMARCAR A MINHA VIAGEM?
A resposta prática e rápida para essa pergunta é: estamos vivendo uma pandemia e as viagens internacionais são fatores de propagação da doença.POR QUE DEVO CANCELAR OU REMARCAR A MINHA VIAGEM? A resposta prática e rápida para essa pergunta é: estamos vivendo uma pandemia e as viagens internacionais são fatores de propagação da doença.
Por isso, qualquer viagem que não seja extremamente necessária é desaconselhável – não apenas por uma perspectiva social e de colaboração internacional, mas também individual, tendo em vista os riscos de contágio e de ficar “preso” em outros países sem poder voltar para casa.
Além disso, voos estão sendo cancelados a todos os momentos e mesmo que consiga chegar no seu destino, pode ser que você não consiga entrar (já que a maioria dos países está restringindo a entrada de estrangeiros) e na volta, tenha problemas e precise ficar de quarentena.
ATUALIZAÇÃO: Muitos países estão com restrição de entrada de estrangeiros e você pode checar a lista atualizada clicando aqui.
Nenhum destes riscos vale a pena, concorda comigo? Sei que você tanto sonhou com essa viagem, mas com a atual situação, ela não será nada nada como imaginou. Não se engane!
E SE EU QUISER TENTAR, O QUE VAI ACONTECER?
Na Europa, por exemplo, a maioria dos países já restringiu a entrada de estrangeiros e você não conseguirá nem passar da imigração.
Caso consiga, saiba que as escolas, estabelecimentos comerciais, museus, parques e todas as atrações turísticas estarão fechadas e as ruas estarão vazias. As chances de você ficar trancado no hotel sem poder fazer nada são imensas!
As mesmas restrições se aplicam à Ásia, onde vôos estão sendo cancelados, inclusive para voltar para o Brasil!
Além disso, há a possibilidade real de se contaminar e exibir sintomas durante a sua viagem e ter que contar com o suporte médico no exterior, o que certamente não é uma situação agradável – embora o seu seguro cubra as despesas.
No retorno ao Brasil, pode ter problemas e ficar isolado em quarentena por pelo menos 14 dias. Mas, o mais importante é o risco que você vai trazer para a sociedade ao viajar e se expor ao contágio de forma irresponsável e assim, potencialmente contaminar pessoas ao seu redor.
MINHA VIAGEM É EM ABRIL. DEVO ESPERAR?
Não, se a sua viagem estiver marcada para Abril cancele e remarque os seus planos assim que possível, pois certamente este período instável vai se estender por mais algumas semanas.
Na Europa, inclusive, a maior parte das restrições são aplicáveis até Abril, mas a depender da situação serão estendidas até Maio ou até quando for necessário
MINHA VIAGEM É EM MAIO. DEVO ESPERAR?
Se puder cancelar ou remarcar a sua viagem sem custos, eu indicaria que fizesse, pois as previsões não são favoráveis para os próximos dois meses pelo menos.
Se ainda tiver que pagar multa, pode esperar algumas semanas até que seja possível fazer o cancelamento sem custos. Não se preocupe, é inevitável que as companhias aéreas estendam o cancelamento ou remarcação gratuita em Maio em breve.
MINHA VIAGEM É EM JUNHO E VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE. O QUE DEVO FAZER?
Neste caso, ainda dá tempo para esperar, avaliar a situação e agir conforme as instruções publicadas neste período.
Há um certo otimismo em relação à viagens neste período do ano, mas não é certeza que as coisas vão estar melhores até lá. Vamos torcer pelo melhor!
SEGURO SAÚDE E CORONAVÍRUS
Algumas seguradoras se isentaram da cobertura do Coronavírus, já que a doença foi considerada uma Pandemia.
Contudo, empresas renomadas decidiram estender o suporte para a doença e elas são:
Allianz Travel
Assiatcard
TravelAce
PROBLEMAS COM CANCELAMENTO DE VIAGEM E RESTITUIÇÃO DO DINHEIRO
Por tratar-se de caso fortuito e força maior, o fator do Coronavírus dá direito aos consumidores de eximir-se da multa em caso de cancelamento das viagens.
Inclusive, o próprio Ministério Público Federal já se pronunciou com a recomendação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que expeça ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19).
Cabe à prestadora de serviço proceder com a devolução do valor pago ou remarcar a viagem, por opção do consumidor. Quer saber mais detalhes? Clique aqui!
VOLTEI DE VIAGEM HÁ POUCO TEMPO. PRECISO ME ISOLAR?
Não há direcionamentos oficiais por parte do Governo e Ministério da Saúde, mas a recomendação na Europa é ficar em quarentena por 14 dias se você viajou para países de risco.
Mas, o que significa quarentena neste caso? Na verdade, trata-se de uma auto quarenta, na qual os viajantes devem ficar confinados em casa sem contato com o mundo exterior ou outras pessoas.
Este post será constantemente atualizado e você também pode conferir a situação na Europa em tempo real nos Stories do Instagram.
Vamos pensar no coletivo e agir conforme as recomendações. Desta forma, podemos minimizar o efeito desta doença!
Deixe um comentário