Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Viagem para Europa e coronavírus

Confira neste post informações úteis sobre viagem para Europa e coronavírus, com instruções sobre cancelamento de viagem, seguro-viagem e planos futuros, especialmente para o verão no Europeu.

Desde o início desta semana, especialmente depois da declaração do COVID-19 como uma pandemia, o tema do Coronavírus tomou proporções maiores no Brasil e atualmente é impossível não se falar disso. Especialmente para quem tem (ou tinha) viagem marcada.

Ocorre que os poucos casos da doença no Brasil retardaram a chegada do estado de alerta geral na sociedade, mas a verdade é que o tema já estava sendo amplamente discutido na Europa e na Ásia por algumas semanas, já que os números por lá já alarmavam há algum tempo e indicavam a dimensão do problema que estava por vir.

Para se ter uma noção da abrangência da doença e do número de infectados pelo mundo em tempo real, acompanhe este mapa aqui. Mas, tenha em mente que estes são os números de casos oficiais confirmados com testes, e que o número de pessoas realmente infectadas é muito maior do que as estatísticas divulgada pelos órgãos oficiais.

Como moro na Suécia, estive acompanhando de perto os números e a distribuição da doença pela Europa, mas confesso que somente há poucos dias atrás que foi cair a ficha do impacto da pandemia em viagens ao exterior e, principalmente, no dia a dia das pessoas ao redor do mundo.

E como no momento há muitas informações sendo divulgadas e a maioria delas não tão explicativas ou assertivas em relação ao tema, resolvi escrever esse post para auxiliar você, viajante brasileiro, sobre como proceder em relação às suas viagens programadas para Europa nos próximos meses. Vamos lá?

MAS, O QUE É O CORNONAVÍRUS E PORQUE ELE ASSUSTA TANTO? Como este tema já foi melhor explicado por quem entende do assunto, vou deixar a palavra para os Experts. Se quiser entender mais sobre o Coronavírus, sua propagação e maneiras de evitar o contágio, clique aqui.

Vamos focar,então, no assunto das viagem para Europa e coronavírus que é o motivo pelo qual você chegou neste post. Não é mesmo?

 

TENHO UMA VIAGEM PARA EUROPA EM BREVE. PRECISO CANCELAR?

 

Sim, infelizmente, você precisa cancelar ou remarcar a sua viagem para Europa se ela está programada para acontecer nos próximos dois meses.

É extremamente desaconselhável, para não dizer irresponsável, viajar para a Europa nas próximas semanas. Por isso, a melhor opção é mesmo cancelar ou remarcar a viagem gratuitamente assim que possível (falaremos sobre restituições a seguir).

 

POR QUE DEVO CANCELAR OU REMARCAR A MINHA VIAGEM?

 

A resposta prática e rápida para essa pergunta é: estamos vivendo uma pandemia e as viagens internacionais são fatores de propagação da doença.

Por isso, qualquer viagem que não seja extremamente necessária é desaconselhável – não apenas por uma perspectiva social e de colaboração internacional, mas também individual, tendo em vista os riscos de contágio e de ficar “preso” em outros países sem poder voltar para casa.

Além disso, voos para Europa estão sendo cancelados a todos os momentos e mesmo que consiga chegar no seu destino, pode ser que você não consiga entrar (já que a maioria dos países está restringindo a entrada de estrangeiros) e na volta, tenha problemas e precise ficar de quarentena no Brasil.

ATUALIZAÇÃO: A maioria dos países da Europa estão com restrição de entrada de estrangeiros e você pode checar a lista atualizada clicando aqui.

Nenhum destes riscos vale a pena, concorda comigo? Sei que você tanto sonhou com essa viagem, mas com a atual situação, ela não será nada nada como imaginou. Não se engane!

 

E SE EU QUISER TENTAR, O QUE VAI ACONTECER?

 

Na Europa, a maioria dos países já restringiu a entrada de estrangeiros e você não conseguirá nem passar da imigração.

Caso consiga, saiba que as escolas, estabelecimentos comerciais, museus, parques e todas as atrações turísticas estarão fechadas e as ruas estarão vazias. As chances de você ficar trancado no hotel sem poder fazer nada são imensas!

Confira aqui em tempo real qual os países com entrada de estrangeiros restrita no momento.

Além disso, há a possibilidade real de se contaminar e exibir sintomas durante a sua viagem e ter que contar com o suporte médico no exterior, o que certamente não é uma situação agradável – embora o seu seguro cubra as despesas.

No retorno ao Brasil, pode ter problemas e ficar isolado em quarentena por pelo menos 14 dias. Mas, o mais importante é o risco que você vai trazer para a sociedade ao viajar e se expor ao contágio de forma irresponsável e assim, potencialmente contaminar pessoas ao seu redor.

 

MINHA VIAGEM É EM ABRIL. DEVO ESPERAR?

 

Não, se a sua viagem estiver marcada para Abril cancele e remarque os seus planos assim que possível, pois certamente este período instável vai se estender por mais algumas semanas e adentrar Abril.

Na Europa, inclusive, a maior parte das restrições são oficialmente aplicáveis até Abril, mas a depender da situação serão estendidas até Maio ou até quando for necessário.

 

MINHA VIAGEM É EM MAIO. DEVO ESPERAR?

 

Se puder cancelar ou remarcar a sua viagem sem custos, eu indicaria que o fizesse, pois as previsões não são nada favoráveis para os próximos dois meses pelo menos.

Se ainda tiver que pagar multa, pode esperar algumas semanas até que seja possível fazer o cancelamento sem custos. Não se preocupe, é inevitável que as companhias aéreas estendam o cancelamento ou remarcação gratuita para viagens marcadas para Maio.

 

MINHA VIAGEM É NO VERÃO EUROPEU. O QUE DEVO FAZER?

 

Neste caso, ainda dá tempo para esperar, avaliar a situação e agir conforme as instruções publicadas neste período.

Há um certo otimismo em relação à viagens neste período do ano, mas não é certeza que as coisas vão estar melhores até lá. Vamos torcer pelo melhor!

 

SEGURO SAÚDE E CORONAVÍRUS

 

Algumas seguradoras se isentaram da cobertura do Coronavírus, já que a doença foi considerada uma Pandemia.

Contudo, empresas renomadas decidiram estender o suporte para a doença e elas são:

Allianz Travel

Assiatcard

TravelAce

Você pode fazer a compra destes seguros através dos nossos links. Trabalhamos com parceiros sérios e você pode ficar tranquilo em utiliza-los.

 

PROBLEMAS COM CANCELAMENTO DE VIAGEM E RESTITUIÇÃO DO DINHEIRO

 

Por tratar-se de caso fortuito e força maior, o fator do Coronavírus dá direito aos consumidores de eximir-se da multa em caso de cancelamento das viagens.

Inclusive, o próprio Ministério Público Federal já se pronunciou com a recomendação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que expeça ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19).

Cabe à prestadora de serviço proceder com a devolução do valor pago ou remarcar a viagem, por opção do consumidor. Quer saber mais detalhes? Clique aqui!

 

VOLTEI DE VIAGEM NA EUROPA HÁ POUCO TEMPO. PRECISO ME ISOLAR?

 

 

Não há direcionamentos oficiais por parte do Governo e Ministério da Saúde, mas a recomendação para quem chega da Europa é ficar em quarentena por 14 dias.

Mas, o que significa quarentena neste caso? Na verdade, trata-se de uma auto quarenta, na qual os viajantes devem ficar confinados em casa sem contato com o mundo exterior ou outras pessoas.

Este post será constantemente atualizado e você também pode conferir a situação na Europa em tempo real nos Stories do Instagram.

Vamos pensar no coletivo e agir conforme as recomendações. Desta forma, podemos minimizar o efeito desta doença!

Arquivado em: Dicas de viagem, Europa
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!