Neste post você vai encontrar informações sobre St. Moritz na Suíça para ajudar você a planejar a sua viagem para este destino dos sonhos.
St. Moritz esteve no topo da minha bucketlist por muitos anos e confesso que deixei de incluir o vilarejo no roteiro de viagem alguma vezes com receio dos preços salgados que encontrava nas minhas pesquisas.
Por muito tempo considerei St. Moritz um daqueles destinos que só oferecia opções para viajantes de orçamento extremamente folgado, mas quando tive oportunidade de viajar pela Suíça para experimentar os melhores passeios de trem do país a convite do órgão oficial de turismo, não pude conter a tentação e finalmente reservei o meu assento no famosíssimo Glacier Express e programei a minha estadia em St. Moritz.
Nesta viagem, pude constatar que St. Moritz merece toda a sua fama como um dos melhores destinos de inverno no mundo, pois é lindíssima, charmosa e repleta de belezas naturais.
E para a minha surpresa, também descobri que St. Moritz é democrática e capaz de oferecer atrações para viajantes de todos os perfis e orçamentos. Isso mesmo, a boa notícia que adianto logo no início do post é que dá sim para visitar St. Moritz sem ir a falência!
Sendo assim, neste post vou dividir com vocês as dicas de como aproveitar melhor esse vilarejo, que é um dos mais charmosos do mundo e otimizar o seu orçamento por lá. Vale muito a pena programar a sua visita à este paraíso Suíço que certamente vai te surpreender tanto quanto a mim.
NOVIDADE!
Ebook de viagem da Suíça
ST. MORITZ NA SUIÇA – INTRODUÇÃO
St. Moritz é um vilarejo alpino que se organizou ao longo dos séculos em torno do lago de mesmo nome e das termas naturias da região e atualmente representa um local de charme e sofisticação.
O destino impressiona pela suas paisagens desenhadas pelas montanhas que ficam a 1856 metros acima do mar, natureza exuberante e o sol que brilha em média mais do que qualquer outro destino de inverno na Suíça.
Por sinal, foram os dias ensolarados que ajudaram St. Moritz a ganhar fama internacional quando em 1864 o dono de hotel Johannes Badrutt fez uma aposta com os seus hóspedes ingleses de que no inverno eles conseguiriam aproveitar os dias no balcão de seu hotel com jaquetas mais leves e se isso não fosse possível, ele reembolsaria as despesas dos hóspedes.
Não deixe de conferir todas as dicas de viagem de Zermatt, outro vilarejo imperdível na Suíça.
Como os hóspedes comprovaram que St. Moritz era agraciada com uma frequência de dias de sol incomum e acabaram estendendo a estadia pela temporada inteira, o destino ganhou visibilidade e acabou se tornando um dos mais procurados vilarejos de inverno no mundo.
O vilarejo está situado na região de Engadina ns Suíça e tem como idioma oficial o alemão seguido pelo Italiano, já que o vilarejo está bem próximo da fronteira com a Itália e absorveu muito da cultura do país.
Por sinal, a localização de St. Moritz é privilegiada e facilita o deslocamento e organização de roteiro combinado com a Itália, Suíça, Áustria, Alemanha e Liechestein. Todas as informações de como chegar lá podem ser encontradas a seguir no post.
St. Moritz é um destino perfeito para aqueles que estão em busca de relaxamento em seus spas que contam com água que vêm das fontes medicinais da região, assim como é muito conhecida pelas variadas opções de prática de esportes de inverno. Atributo que, por sinal, é um dos seus maiores atrativos e inclusive já fez com que St. Moritz fosse sede de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno ao longo dos anos.
Realeza de países, milionários de todo o mundo, praticantes de esportes e celebridades se unem aos turistas comuns (como eu e você) que visitam anualmente St. Moritz em todas as estações e saem de lá encantados com tanta beleza natural, culinária inovativa e charme.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA SUÍÇA: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.
COMO CHEGAR EM ST. MORITZ
St. Moritz pode ser acessada de diversas formas e saindo de diferentes cidades, mas é mais comum iniciar a viagem para lá da Itália ou da própria Suíça.
De avião
Por ser um dos destinos de inverno mais celebrados do mundo, St. Moritz conta com um aeroporto próprio, que na verdade é o de maior altitude na Europa.
Contudo, antes de ficar animado com essa facilidade, vale a pena destacar que o aeroporto recebe voos pequenos, de até 40 assentos, o que significa que a maioria dos voos para lá é representada por jatinhos privados ou aeronaves pequenas fretadas. Sendo assim, o custo destes voos é extremamente alto, mas se esse não for um problema para você, vale a pena checar disponibilidade de voos para lá.
A maioria dos turistas que chegam lá acabam desembarcando nos aeroportos Suíços internacionais de Zurique e Basileia, ou nos aeroportos internacionais de Milão, Munique e Friedrichshafen. E a partir destes aeroportos, é possível fazer a viagem de trem, ônibus ou carro para St. Moritz.
De trem
A viagem de trem é certamente uma das opções mais escolhidas, não somente pela sua praticidade como também pela beleza exuberante do caminho. Saindo de Zurique, por exemplo, é possível chegar em St. Moritz em 3:45 horas e há opções de conexões da maioria das cidades da Suíça e você pode consultar a duração da viagem no site oficial da companhia de trem do país.
Falando nisso, já publicamos um post completo sobre os benefícios de viajar de trem pela Suíça e sobre o Swiss Pass, o passe que oferece viagens ilimitadas de trem pelo país por uma quantia fixa. E também inclui trens panorâmicos como o Glacier Express que liga St. Moritz a Zermatt em uma das mais belas rotas de trem do mundo!
De carro
A Suíça é um destino perfeito para roadtrips, pois sua malha de estradas é super bem conectada e maravilhosamente estruturada e mantida. Por sinal, clique aqui para ler todas as nossas dicas sobre como dirigir na Suíça.
Chegar em St. Moritz de carro é absolutamente viável e confortável. Vindo de outros destinos da Suíça, você provavelmente passará por Chur e de lá pode seguir o Passo Julier ou pelo Passo de Albula. Passando por Davos no caminho, atravessará o Passo Flüelapela antes de chega em St. Moritz.
Vindo da Alemanha ou Áustria, é possível também chegar por Landeck. Já vindo da Itália, pelo famosíssimo Passo do Maloja, pelo Passo do Bernina ou pelo Passo do Forno.
Para ter noção das distâncias de carro, confira abaixo os trajetos mais comuns para chegar em St. Moritz:
Zurique – St. Moritz 200 km = 3 horas
Milão – St. Moritz 175 km = 2 horas e meia
Munique – St. Moritz 280 km = 4 horas
Veneza – St. Moritz 430 km = 5 horas
Genebra – St. Moritz 480 km = 5 horas e meia
Viena – St. Moritz 670 km = 6 horas e meia
Paris – St. Moritz 860 km = 8 horas e meia
Diferente de Zermatt, onde carros não são permitidos, St. Moritz acolhe os veículos e você terá opções de estacionamento em hotéis e em diversos locais na cidade.
QUANDO VISITAR ST. MORITZ
St. Moritz é um destino que pode ser visitado em todas as estações, mas é no inverno que este vilarejo expressa o seu apogeu turístico, já que é considerado um dos destinos de inverno mais bem conceituados do mundo.
Inverno
No inverno, St. Moritz tem neve garantida e diversas opções de prática de esportes, como ski, snowboard, cross-country ski, patinação no gelo, snow-shoes, polo on snow e muito mais.
Em verdade, o complexo conta com 350km de pistas para ski e snowboard com destaque para a pista mais íngreme de Suíça com ângulo 100% vertiginoso em alguns pontos. Além do mais, conta com a pista de patinação no gelo mais antiga do mundo e 150km de trilhas para caminhadas na neve.
Verão, Primavera e Outono
St. Moritz também tem muitas atrações nas outras estações do ano, com várias opções de caminhada nos arredores do lago St. Moritz e trilhas nas montanhas. A mais cênica é a trilha de Muottas Muragl, que oferece paisagens de cair o queixo do vale. Há, inclusive várias trilhas voltadas para crianças e focadas em contos de fada e você pode conferir mais detalhes sobre elas clicando aqui.
Além disso, há mais de 400km de trilhas de todos os níveis de dificuldade para mountain-biking e opções de esportes aquáticos como vela, windsurf, nado e muitos spas abastecidos com as águas termais da região.
QUANTOS DIAS FICAR EM ST. MORITZ
Para definir quantos dias ficar em St. Moritz, é necessário considerar antes de qualquer coisa quais são os objetivos da sua viagem e orçamento disponível.
Se estiver viajando para praticar esportes de inverno como ski, snowboard ou cross-country ski vale a pena programar pelo menos três dias para aproveitar o melhor que as montanhas de lá tem para oferecer. Inclusive, o passe para mais de três dias fica mais em conta do que os passes de duração menor.
No entanto, se estiver planejando apenas fazer turismo pela região e algumas caminhadas, conhecer as montanhas e aproveitar o vilarejo, considero que dois dias seja mais do que suficiente para aproveitar bem St. Moritz.
Muitos combinam St. Moritz com Zermatt, fazendo a rota panorâmica do Glacier Express e essa é sempre uma boa idéis para quem planeja comprar o Swiss Pass para aproveitar as rotas de trem panorâmicas do país. Para consultar mais detalhes sobre o Swiss Pass clique aqui.
ST MORITZ É CARA?
Em resumo, a minha resposta para essa pergunta é sim e não ao mesmo tempo. E vamos analisar a seguir o que isso significa e como é possível otimizar o seu orçamento
Bom, não é novidade para qualquer viajante planejando uma visita à St. Moritz que esse é um dos destinos mais caros e luxuosos do mundo e a depender do estilo de viagem que você pretende fazer, o orçamento deste viagem será extremamente alto.
Contudo, depois de minha visita à St. Moritz, posso afirmar que há sim a possibilidade de fazer uma viagem fora dos padrões de custos astronômicos que são normalmente considerados quando se fala em St. Moritz e programar um orçamento coerente para os padrões da Suíça.
Mesmo assim, é importante sim considerar que de forma geral, os custos por lá serão mais altos do que a maioria dos destinos na Suíça e consideravelmente mais salgados do que destinos em outros países alpinos na Europa.
Mas, vamos falar em detalhes sobre os principais custos de viagem para St. Moritz e como otimizar o seu orçamento por lá.
Acomodação em St. Moritz
A acomodação por lá é um dos custo mais altos da viagem, sendo que em média, os quartos para duas pessoas em St. Moritz custam cerca de 300 Euros. Mas, calma, há formas de economizar em relação à hóspedagem e sobre isso vamos falar a seguir.
Em primeiro lugar certifique-se de reservar a sua acomodação com o máximo de antecedência possível, especialmente quiser visitar St. Moritz no inverno.
Isto porque, como é de se esperar, as opções de hotéis mais em conta geralmente esgotam rápido para a temporada que dura de Dezembro a Março e vale muito a pena garantir um precinho camarada para a sua viagem.
As opções com o melhor custo benefício são as seguintes:
Fiquei hospedada no St. Moritz Youth Hostel e considerei uma excelente opção, já que através do hostel é possível obter desconto nos passes para as montanhas e fazer refeições consideravelmente mais baratas e gostosas (cerca de 12 CHF) para levar consigo ou aproveitar no retorno ao hotel.
Além disso, o hostel oferece diversos descontos em atividades de St. Moritz e até mesmo organiza excursões e trilhas nos arredores.
Independente da opção que escolher, vale a pena consultar o hotel ou hostel se eles oferecem algum desconto para os passes das montanhas, pois a maioria deles têm convênio com o órgão de turismo que promove o passe especial para turistas em conexão com os hotéis. Clique aqui para obter mais informações sobre a promoção Sleep+Ski.
Atividades em St. Moritz
Os passes para a prática dos esportes de inverno em St. Moritz não são muito caros em comparação com o resto da Suíça e até mesmo com outros destinos de inverno na Europa.
Os preços dos passes de ski e snowboard, na verdade, são bem em conta e os valores diários diminuem na proporção dos dias totais da viagem. Para passes de três dias, espere pagar cerca de 55 CHF por dia e clique aqui para consultar os valores para cada dia atualizados.
Esse valor pode ser diminuído para cerca de 45 CHF por dia se ficar hospedado em um dos hotéis credenciados na promoção Sleep+Ski e as informações desse desconto podem ser encontradas aqui.
A boa notícia é que aproveitar as inúmeras caminhadas por volta do lago de St. Moritz e na base das montanhas não tem custo algum. Sendo assim, você pode fazer todo o seu roteiro de viagem baseado em atividades gratuitas, o que pode diminuir consideravelmente os custos!
Há muitas opções de trilhas e você pode consultar as informações e o mapa interativo aqui. Foquei muito nas caminhadas pelo lago e florestas na minha estadia por lá e simplesmente amei. Há algo mágico nas árvores salpicadas de neve, nas casinhas no meio do caminho e no silêncio que é possível aproveitar nessas atividades e o melhor de tudo é que elas não custam nada 🙂
Alimentação em St. Moritz
Alimentação em St. Moritz pode ser bem cara e os menus geralmente oferecem pratos acima de 50 CHF, valores que são caros para Europeus, imagina para Brasileiros.
Porém, é possível equilibrar os alto custos fazendo compras de lanches no supermercados e focando em comer em restaurantes uma ou duas vezes ao dia. Uma boa opção é visitar o Coop localizado na Plazza da Scuola, 12 para fazer umas comprinhas e agir que nem os Suíços, que geralmente fazem lanches e almoços ao ar livre.
Além disso, no almoço, é possível encontrar opções de pratos do dia por cerca de 20 CHF, o que faz toda a diferença no orçamento diário dos viajantes.
Vale a pena também visitar as confeitarias tradicionais da cidade Conditorei Hanselmann e Confiserie Hauserda que oferecem diversas opções no almoço com preços mais acessíveis.
O QUE FAZER EM ST. MORITZ
St. Moritz oferece atrações para os mais distintos perfis de visitante.
Seja você um fanático por esportes de inverno, um viajante que prefere aproveitar caminhadas na natureza ou viajante em busca de boas opções de compra, certamente encontrará excelentes opções de lazer por lá.
Passear pelo centrinho
O centro de St. Moritz é super charmoso e merece um passeio com calma. Você vai ficar impressionado com a arquitetura de contos de fadas e também com a quantidade de lojas de grifes que vai encontrar por lá e também pelos preços da vitrine.
Na praça central, é possível encontrar a Prefeitura, a Biblioteca Pública, lojas, hotéis e restaurantes. Esse é o coração de St. Moritz e de lá você pode seguir para explorar as ruelas com calma.
Vale a pena também visitar a Torre inclinada de St. Moritz que é datada do século XII e era parte integrante da antiga igreja de St. Moritz que foi destruída em 1893. Por incrível que pareça, ela é mais inclinada que a Torre de Pisa na Itália com 5,5 graus de inclinação e 33 metros de altura.
Em frente à torre está o Hotel Kulm, o mais tradicional da cidade e que conta com 5 estrelas. Vale a pena apreciar a sua arquitetura e também a fonte construída na porta do hotel em homenagem à Jules Bylandt, atleta que faleceu em uma das corridas tradicionais da cidade, a “Cresta Run”.
Outra atração que pode despertar o seu interesse se for um amante de história é o Engadiner Museum, que retrata os 500 anos de história, cultura e costumes dos moradores do vale Engadina.
Ele colecionava objetos, móveis e também os revestimentos dos tetos e paredes das casas. O museu é dividido em salas e ao entrar nas salas onde estão os móveis, a sensação é de estar entrando na casa de um morador. É impressionante o seu acervo!
Não deixe de passar em uma das confeitarias tradicionais da cidade para apreciar delícias locais. As mais bem conceituadas e antigas são Conditorei Hanselmann e Confiserie Hauserda, as quais são frequentadas não somente por turistas, como também por locais e habitués.
É interessante notar como os prédios históricos convivem com construções super modernas. E todos os cantinhos têm o seu charme especial por lá.
Um exemplo disso pode ser averiguado na rua mais badalada de St. Moritz é a Via Serlas, onde você vai encontrar marcas como Chanel, Valentino, Gucci, Prada, Louis Vuitton, Ralph Lauren, Dolce & Gabbana e outras, além de prédios super tradicionais.
Esportes e atividades de inverno em St. Moritz
St. Moritz e outros vilarejos da região formam um complexo de inverno de muita tradição e com opções de pistas para diferentes níveis de habilidade. São mais de 350km de pistas entre St. Moritz, Celerina e Corviglia conectados por cabines teleféricas e ônibus. Clique aqui para consultar os detalhes das pistas, bem como conexões possíveis.
Vale a pena explorar todas as opções, pois são bem diferentes e possuem pontos na montanha de diversas altitudes. Além disso, todas as cidades são pitorescas e super agradáveis para uma visita!
Uma atividade tradicional em St. Moritz é pegar o trenzinho funicular para Muottas Muragl, para apreciar a vista do vale, caminhar ou fazer snow shoes no inverno pelas trilhas bem cuidadas e absolutamente maravilhosas no topo da montanha e também apreciar uma refeição no restaurante do hotel. Para mais informações, clique aqui.
Caminhadas e lagos em St. Moritz
As caminhadas em St. Moritz também são atrações turísticas fantásticas. Seja ao redor dos lagos ou em trilhas de gelo eterno, você vai se surpreender pela beleza do local. Confira aqui o mapa das rotas de caminhadas na região e não deixe de conferir com o balcão de informação ao turista as condições de cada uma delas antes de partir.
Minha sugestão é que tire um dia para explorar os lagos da Engadina, como o Lago St. Moritz, o Lago Staz e o Lago Marsch. Caminhe sem pressa pelas trilhas que os circudam, que são de beleza inigualável!
Além disso, não deixe de explorar a região do Lago de Silvaplana, que tem um dos mais belos panoramas da Enganina.
Ônibus circulam frequentemente entre esses vilarejos em todas as estações e saem de diversos pontos dos lagos também. Sendo assim, você pode programar uma caminhada longa e voltar de ônibus no final do dia.
Além disso, explore caminhadas diferentes em glaciares região de Bernina, entre Pontresina e Cavaglia que oferece paisagens de tirar o fôlego. O Glacier Morteratsch pode ser acessado pela trilha de mesmo nome através do trem que vai para Diavolezza.
VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código
Spas em St. Moritz
Ah, os spas da Suíça são os meus prediletos no mundo e em St. Moritz eles conseguem ser ainda mais especiais por conta das águas termais da região.
É possível visitar os spas dos hotéis mais sofisticados e para consultar mais informações clique aqui.
Também é possível visitar o spa público de St. Moritz que é absolutamente fantástico e possui uma piscina com vista para a cidade e custa apenas 25 CHF! Para consultar mais informações clique aqui.
ONDE FICAR EM ST. MORITZ
LEIA TAMBÉM: Confira todos os posts já publicados sobre a Suíça no blog e encontre todas as dicas de viagem que precisa para planejar uma viagem sensacionall!
St. Moritz oferece aos seus visitantes hotéis magníficos e luxuosos, mas é claro que todo esse conforto vem com um preço correspondente. No entanto, há opções para diferentes tipos de orçamento e você pode conferir as melhores ofertas com cancelamento gratuito clicando aqui.
Os destaques de melhores hotéis em diversas faixas de preço em St. Moritz são:
Grand Hotel des Bains Kempinski
O Grand Hotel des Bains Kempinski é um luxuoso hotel 5 estrelas com uma rica tradição, localizado em St. Moritz, na cênica paisagem rural de Engadine. A propriedade oferece um grande spa em estilo alpino, além de academia 24 horas e 2 restaurantes premiados.
Localizado na paisagem alpina de Upper Engadine, este hotel de luxo oferece vista deslumbrante e amplo spa. Os quartos têm mobiliário elegante e camas de luxo.
Hotel Monopol está situado no centro de St. Moritz, a 300 m do funicular para a Montanha Corviglia. Inclui uma área de spa na cobertura com vista panorâmica.
Badrutt’s Palace Hotel
Datado de 1896, este luxuoso hotel 5 estrelas está localizado no centro da cidade de Saint Moritz e oferece vista panorâmica dos Alpes Engadina e do Lago de São Moritz. A propriedade oferece 6 restaurantes, piscina coberta e serviço de transfer gratuito para o Teleférico de Corvatsch, a 500 metros de distância.
Um ponto de interesse muito famoso de Sankt Moritz, o Badrutt’s Palace é membro do Leading Hotels of the World, dos Hotéis de Luxo e dos Hotéis Históricos Suiços.
O Hotel Arte oferece uma localização central em St. Moritz, a 300 m do teleférico de Corviglia/Marguns. Todos os quartos dispõem de banheiro privativo, decoração individual com temática rural, TV de tela plana e frigobar. Além disso, o restaurante no local serve pizzas.
O Hotel Languard tem uma atmosfera familiar, e vista para as montanhas e para os lagos a partir dos quartos e do seu terraço de café-da-manhã ensolarado. Para o jantar, alguns restaurantes dos arredores são recomendados.
Kulm Hotel St. Moritz
O Kulm Hotel St Moritz é um hotel de luxo com uma história especial: foi fundado em 1856 por Johannes Badrutt, que também lançou a pedra fundamental para o turismo de inverno. Desde então, o Kulm Hotel caracteriza-se pelo seu estilo e autenticidade.
Todos os quartos estão virados para a impressionante paisagem montanhosa. Os virados para o sul estão de frente para o Lago St. Moritz, e aqueles virados para o norte ficam de frente para os espetaculares flancos sul da montanha Piz Nair e de outras partes atraentes da região de Corviglia.
Decorado no estilo Art Nouveau clássico do final do Século XIX, o Hotel Reine Victoria fica a apenas 100 metros dos teleféricos de esqui, em St Moritz Bad, e oferece quartos elegantes com vista dos Alpes circundantes.
Todos os quartos contam com TV de tela plana, área de estar e banheiro. Alguns oferecem vistas do lago e das montanhas, enquanto outros encaram St. Moritz-Dorf ou a Montanha Corvatsch.
Catiane diz
Adorei vc falar q e possivel ir. Essa historia q é muito caro ja se espalhou e muita gente nem tenta. Se organizando da p ir sim . Anotei suas dicas, princilalmente a do supermercado… Obrigada , Catiane.
Lara Nogueira diz
Olá Catiane,
Também deixei de visitar em St. Moritz por alguns anos preocupada com as opiniões de que tudo é muito caro por lá e não há como evitar os preços que mortais como nós não podem pagar.
Mas, fica tranquila por que seguindo as dicas do post você conseguirá sim fazer uma viagem relativamente em conta. E depois volta aqui para nos contar da sua experiência!:)
Boa viagem
Que post maravilhoso!
Viajarei a Saint Moritz na próxima semana, e esse foi o melhor texto que li sobre o local!
Muitas informações importantes, de forma super clara e bem escrita. Redação nota 10 no ENEM.
Parabéns!
Colocarei nos meus favoritos.
Olá Lia!
Muitíssimo obrigada pelo feedback, não imagina o quão gratificante ele é para nós 🙂
Aproveite bastante a viagem e será um prazer tê-la lendo o blog no futuro. Abs!
Parabéns pelo blog e especialmente pelo estímulo a todos conhecerem a Suíça. De fato, é um destino caro, mas sempre se acha um jeito de economizar na hospedagem e na alimentação.
Estou indo pra St Moritz agora no final de janeiro/2020. Por incrível que pareça, o Club Med de lá não é dos mais caros da rede, a qual é toda all inclusive (todas as refeições, bebidas, skipass durante os dias da hospedagem e até mesmo aulas de ski e snowboard). Se colocar tudo isso no papel, ainda fica um pouco salgado, mas não tanto quanto os demais destinos europeus de inverno.
Olá Cesar,
Muito obrigada pelo seu feedback, ele é muito importante para nós!
E sim, um dos propoósitos do blog é inspirar vocês a viajarem mais e de forma inteligente. Muitos destinos caríssimos podem ser visitados de forma econômica sem comprometer a experiência, e a Suíça é um deles 🙂
Que maravilha que vai visitar St. Moritz em breve. Aproveite bastante. E obrigada por compartilhas a dica do Club Med, pois pode ajudar a muitos leitores que vêm aqui no blog em busca das melhores dicas!
Depois nos conte como foi sua viagem, abs!