Neste post você vai encontrar todas as dicas sobre o Schilthorn Piz Gloria, a montanha do 007 em Mürren na Suíça.
Considero que o fato de o Schilthorn não ser reconhecida uma das mais populares atrações turísticas na Suíça seja uma verdadeira injustiça com essa bela montanha.
Até porque, o passeio até o Schilthorn pode ser combinado com Mürren, em um roteiro de um dia maravilhoso, repleto de cenários dignos de cartões postais e muita tranquilidade.
O Schilthorn é realmente surpreendente e do topo da montanha os visitantes são presenteado com uma visão fantástica de 360 graus do horizonte suíço, incluindo as inigualáveis montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
Além disso, a 2.970 metros de altitude é possível avistar os cumes de mais de outras 200 montanhas e 40 glaciares, mas a verdade é que não é só o destino final que é maravilhoso, como também o caminho até lá.
A montanha ganhou notoriedade dos turistas no final dos anos 60 foi cenário do filme 007 “Bond – Ao serviço de sua majestade” e recentemente inaugurou diversas atrações temáticas para agradar aos fãs da saga.
Independente de gostar ou não de 007, saiba que o Schilthorn trata-se de um passeio imperdível, até por que ele está totalmente incluso no Swiss Travel Pass e oferece cenários estonteantes em todas as estações do ano.
COMO CHEGAR EM SCHILTHORN PIZ GLORIA
O Schilthorn está situado no coração dos Alpes Suíços e conectado tanto com Mürren quanto Stechelberg.
Em termos geográficos, Schilthorn faz parte do cantão de Berna, no distrito de Interlaken e pertence à comuna política de Lauterbrunnen.
Chegar lá é super tranquilo e são duas as opções que você tem à sua escolha até chegar em Mürren, sendo que de lá você necessariamente vai ter que utilizar o teleférico do Schilthorn.
Mais uma vez, vale a pena destacar que ambos os meios de transporte, assim como a entrada para o Schilthorn estão inclusas no Swiss Travel Pass.
Como chegar de teleférico em Mürren
O teleférico que conecta Stechelberg ao topo da montanha Schilthorn data de 1967, mas foi renovado em 2006 e opera diariamente em diversos horários, levando 32 minutos até o topo.
A não ser que esteja hospedado no vale de Lauterbrunnen, o primeiro passo da viagem será pegar um trem para Interlaken Ost e de lá outro para Lauterbrunnen.
Ao chegar em Lauterbrunnen, você deve pegar o ônibus amerelo da PostBus que te leva até a estação de Stechelberg, de onde saem as gôndolas que levam à montanha.
Para quem está viajando de carro, vale a pena destacar que há um estacionamento em frente.
O trajeto até o topo é composto de três etapas e você pode fazer paradas em cada uma delas ou seguir diretamente até o Schilthorn.
A primeira parada é a Gimmewald e logo depois vem a Mürren, de onde saem várias trilhas de montanha disponíveis na primavera e verão.
Como chegar de BLM em Mürren
Saindo de Lauterbrunnen, você pode pegar uma gôndola em frente à estação de trem que te leva até Grütschalp.
De lá, você pode pegar a conexão com o trem de montanha elétrico chamado BLM que te leva até o vilarejo de Mürren.
Da estação do BLM, você pode fazer uma caminhada super agradável pelo vilarejo até a estação do teleférico do Schilthorn em cerca de 15 minutos.
De Mürren até Piz Gloria
Saindo de Mürren, tente ficar próximo das janelas, pois os cenários são maravilhosos e a próxima parada será Birg a 2677 metros de altitude.
É lá que está a Thrill Walk, uma das atrações mais fantásticas do complexo e sobre qual falaremos no próximo tópico.
A sugestão é que subam direto para o último ponto, chamado Piz Gloria que fica no topo da montanha, a 2971 metros de altitude e na volta parem para aproveitar o Thrill Walk em Birg.
VALE A PENA VISITAR O SCHILTHORN EM UM BATE E VOLTA?
A melhor opção é programar um dia todo para fazer o passeio ao Schilthorn combinado com Mürren, sendo que o roteiro pode ser condensado em cerca de 5 horas, mas o indicado mesmo é que separe mais tempo para aproveitar de forma tranquila.
Isto porque, saindo de Interlaken Ost, o passeio até o Schilthorn dura cerca de 1:30 horas na ida e o mesmo tempo na volta e considerando que aproveitarão do complexo por pelo menos 2, a estimativa de 5 horas já fica apertada. Concorda?
Ainda há que se considerar que essa análise não leva em consideração as paradas no caminho, que são totalmente indicadas e detalhadas melhor no tópico a seguir.
Sendo assim, fica claro que embora bate e voltas de cidades maiores como Zurique, Berna ou Lucerna sejam totalmente possíveis, não são a opções mais indicadas para visitar o Schilthorn, sob pena de perder a magia do passeio com muita correria.
No entanto, se preferir fazer um bate e volta mesmo assim, certifique-se de planejar o itinerário certinho e de iniciar o dia bem cedo, para aproveitar o melhor dessa aventura épica seguindo o roteiro completo de forma independente utilizando os trens.
O QUE FAZER EM SCHILTHORN
A montanha tem muitos atrativos, seja para praticantes de esportes de inverno, como por exemplo uma das pistas mais inclinadas do mundo, ou para turistas convencionais.
Piz Gloria
O Piz Gloria é o ponto mais alto do Schilthorn, de onde se pode apreciar vistas fenomenais dos Alpes Suíços, Franceses e Alemães.
Vale a pena caminhar pela Skyline View, uma plataforma que permite caminhadas com toda segurança e garante os melhores ângulos das montanhas.
Adorei essas instalações que permitem que você identifique o topo das montanhas mais famosas da região.
Sem dúvidas, uma ajudinha preciosa para aqueles que não conhecem muito bem as características de cada uma!
Por todo lado, há muitas referências ao filme 007 e você pode aproveitar para brincar com elas.
Essas, por exemplo, são fotos clássicas que vocês não podem deixar de tirar de recordação 🙂
A 007 Walk of Fame é um caminho com marcos e curiosidades sobre o filme e pode ser percorrido pelos visitantes, exceto no inverno.
O Bond World é uma exposição interativa que tem como objetivo te transportar para o mundo de James Bond, com cenas dos bastidores e muitas curiosidades sobre a saga.
Mas, a verdade é que todo o complexo Piz Gloria faz referências ao filme e sugiro que fique atento aos detalhes e que as mulheres não deixem de ir no banheiro e lavar as mãos.
Não vou revelar a surpresa, mas se gostar, peço que volte aqui para deixar um comentário sobre a experiência.
Restaurante Piz Gloria
O restaurante giratório panorâmico Piz Gloria tornou-se internacionalmente famoso quando foi retratado no filme “Bond – Ao serviço de sua majestade” em 1969.
Neste restaurante, você pode degustar uma refeição apreciando a viagem de 55 minutos pela plataforma móvel que oferece visão 360 graus das montanhas Titlis, Eiger, Mönch e Jungfrau e até Mont Blanc e parte dos Alpes Alemães.
Thrill Walk
A Thrill Walk é uma atração fantástica que foi inaugurada recentemente em 2016 e desde então vêm atraindo ainda mais visitantes para o Schilthorn.
Trata-se de uma plataforma construída na beira do penhasco, com vistas lindíssimas e muita emoção no caminho.
Em algumas partes, é possível caminhar sobre o vidro, observando a montanha que está por baixo.
Há também um túnel e um caminho feito de metal vazado, com o objetivo de trazer adrenalina aos visitantes que se arriscam por lá.
A sensação de caminhar em uma estrutura dessas rodeando as montanhas é indescritível e você pode contar com uma dose de adrenalina extra.
Por sinal, aqueles que têm medo de altura devem respeitar os limites e fazer tudo bem devagar, para evitar problemas lá do alto.
Neste ponto, há restaurante a la carte e também é um local movimentado pois de lá saem várias trilhas.
No inverno, é também um ponto de confluência entre pistas de esqui de dificuldades distintas e bem próximo há um bar que funciona num igloo de gelo.
Conhecer Mürren
Fiquei hospedada em Mürren e me apaixonei completamente por este vilarejo encrustado nos Alpes Suíços.
Por isso, indico que faça o mesmo e planeje ficar duas noites por lá, mas se o seu roteiro não permitir, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um passeio maravilhoso por lá e se encantar.
Todas as dicas de Mürren estão neste post e sugiro que dê uma olhadinha para aproveitar ao máximo.
QUANTO CUSTA VISITAR O SCHILTHORN PIZ GLORIA
A partir de 2018, o passeio ao Schilthorn está totalmente incluso no Swiss Travel Pass e basta passar nos guichês do teleférico para apresentar o passe e recolher o seu ingresso.
Para os que não pretendem comprar o passe, o passeio completo saindo de Stechelberg custa CHF 105 para adultos e CHF 52,50 para crianças de 6 a 15 anos, sendo gratuito para menores de 6 anos.
Há a possibilidade de comprar o ticket que inclui o passeio e um brunch no topo que é oferecido até 14 horas diariamente por um adicional de CHF 33.
DICAS ADICIONAIS DO SCHILTHORN PIZ GLORIA
Leve em consideração que estará subindo para uma altitude de 2.970 metros e que portanto a temperatura será baixa, mesmo no verão.
Sendo assim, vista-se adequadamente e não deixe de levar um bom casaco para evitar problemas.
Outra dica imperdível é levar lanches e uma garrafa grande de água, pois embora o complexo conte com restaurantes, o percurso todo é longo e você pode evitar ficar com fome ou fazer gastos desnecessários.
Não se esqueça de levar também óculos de sol e protetor solar para a face e lábios, já que mesmo no inverno a claridade é intensa pois o sol reflete na neve e causa incômodos e queimaduras na pele.
Por fim, vale a pena lembrar de levar sua câmera para registrar os momentos incríveis no passeio e certifique-se de carregar a bateria, pois o frio acaba influenciando na vida útil dos equipamentos.
As nossas dicas foram úteis para você?
Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Paulo Silva diz
Olá Lara. Adorei seu post! Perfeito! Vou passar uma semana na Suíça em maio e Schilthorn já estava em minha programação. Ficarei hospedado em Spiez por 5 dias para explorar bem toda região do cantão de Berna. Parabéns pelo blog! Grande abraço!
Lara Nogueira diz
Olá Paulo,
muito obrigada pelo feedback 🙂
O Schilthorn é incrível e a minha sugestão é que dedique um tempinho para explorar Mürren, um dos vilarejos mais lindos que já visitei. Todas as dicas estão aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/dicas-de-viagem-de-murren-na-suica/
Spiez é uma ótima base para explorar o cantão de Berna e garanto que vai se apaixonar, pois ele é um dos mais lindos do país. Por sinal, vamos publicar em breve um roteiro completo só da região central da Suíça!
Boa viagem, abs
Olá!
Vi no site oficial que bilhete de Murren para Schilthorn. Como pensamos em ficar um pouco em Murren antes de suvor a montanha pensei em pegar o bonde em Lauterbrunnen e seguir para Murren. Essa é a mehor opcção?
Olá Fabiano, tudo bem?
Sim, essa é a melhor opção. E de Murrem vocês podem pegar o bondinho para Schilthorn 🙂
Aproveitem, essa região é maravilhosa!
Lara
No site oficial o bilhete para quem tem o Swiss Pass está com 50% de desconto e não gratuito. A gratuidade para quem tem o passe varia a depender da época do ano da visita ou data da compra?
Olá Fabiano, tudo bem?
O bilhete para o Schilthorn continua totalmente gratuito para os portadores do Swiss Pass. Você pode conferir a informação aqui: https://schilthorn.ch/cmsfiles/tariffs_schilthorn_2019_english.pdf
Abs e boa viagem 🙂
Bom Dia Lara, Tudo bem?
Estou usando sua publicação para programar minha ida em Abril próximo.
Adorei seu post, tudo muito explicadinho e detalhado. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência.
Gostaria de saber em qual época do ano você foi?
Nas suas fotos tem bastante neve e Estou tentando saber se em Abril ainda tem neve lá em cima.
Não quero esquiar, mas queria que minha filha de 4 anos brincasse na neve.
Desde ja agradeço.
Bjs. Joyce
Olá Joyce,
em primeiro lugar muito obrigada pelo feedback, ele é muito importante para nós 🙂
Eu visitei o Schilthorn no começinho de Janeiro de 2018, quando geralmente tem bastante neve nas montanhas da Suíça. Em Abril geralmente há sim alguma neve, mas é difícil prever com certeza por que tudo depende de como o inverno do ano será. Alguns anos neva bastante e até tarde, em outros para de nevar cedo e a temperatura sobe fazendo com que o acúmulo dos meses anteriores derreta.
Vou torcer para que seja um bom finalizinho de temporada para que sua filha consiga brincar com a neve. Boa viagem 🙂