Está planejando uma viagem para a Cidade da Luz e quer saber quais os melhores bairros para se hospedar em Paris? Confira neste post todas as dicas que você precisa saber para escolher uma hospedagem perfeita.
Paris é uma cidade fantástica e é dividida em regiões chamadas de arrondissements, que nada mais são do que bairros que se espalham nos arredores do Rio Sena em todas as direções.
Ela é dividida em 20 destes arrondissements em formato de espiral e a lógica mais importante que você precisa absorver é que quanto menor o número do bairro, mais perto ele estará do centro que é marcado pelo Museu do Louvre, que está no arrondissement 1.
Mas, fica difícil afirmar que há um centro na cidade, pois na verdade, há muito o que ver e fazer em todas as regiões e cada uma possui uma peculiaridade específica. Confira o mapa abaixo para entender melhor a disposição geográfica da cidade.
É também importante ter em mente que a cidade pode ser dividida entre margem direita (rive droite) e margem esquerda (rive gauche) do Rio Sena e que geralmente o lado direito possui hospedagem e restaurantes mais caros, enquanto que a margem esquerda costuma ser mais democrática.
No entanto, essa não é uma verdade absoluta e você poderá encontrar exceções à esta regra, pois há muitos hotéis bons ( e caros ) espalhados por todos os arrondissements de Paris.
A boa notícia é que é difícil encontrar uma região ruim para se hospedar em Paris, mas a verdade é que há regiões que são mais interessantes para o turistas, pela proximidade com os mais famosos pontos turísticos, restaurantes e áreas de interesse.
AFINAL DE CONTAS, QUAL A MELHOR REGIÃO PARA SE HOSPEDAR EM PARIS?
Se for a sua primeira viagem a Paris, aconselhamos que priorize a hospedagem em um arrondissement baixo, pois poderá fazer muitos passeios a pé e ter aquele gostinho mágico da Cidade da Luz.
Em geral, os arrondissements 1 a 8 são os “mais centrais” e também os preferidos dos turistas de todo o mundo. Dito isso, você pode imaginar que estas também sejam as áreas mais caras, não é mesmo?
Todavia, se estiver em busca de áreas mais em conta e até mesmo mais originais, não tenha receio de se hospedar nos arrondissements mais altos, pois o transporte público de Paris funciona de forma muito efetiva e você não terá problema algum para se locomover e faze um roteiro incrível na cidade da luz.
Nós, por exemplo, nos hospedamos na Bastille, no 12º arrondissement em nossa primeira viagem a Paris e foi uma excelente experiência que inclusive indicamos a todos!
Saiba que os bairros Quartier Latin, Champs-Elysées, St.-Michel, St.Germain, Bastille e Montmartre são os mais animados. Hospedando-se nestes bairros você fica mais próximo de restauntes, bares, atrações turísticas e do movimento de turistas.
Os bairros Marais, île St.-Louis, Canal St.-Martin, Luxembourg, 7º, 8º e 9º arrondissements são os mais charmosos e característicos. Nós nos hospedamos na Bastille e indicamos bastante!
Por fim, não aconselhamos que se hospedem nas Portes, que são as áreas que limitam a Paris Metropolitana. Podem ser mal encaradas além de extremamente complicadas para se locomover, especialmente se for a sua primeira visita a Paris.
UMA ANÁLISE DETALHADA DOS ARRONDISSEMENTS DE PARIS
Ainda está na dúvida sobre qual a melhor região para se hospedar em Paris? Não tem problema, pois preparamos uma análise detalhada das regiões da cidade para ajudar você a decidir a melhor opção para sua viagem.
1º Arrondissement
É o mais central e um dos mais turísticos de Paris.
Por lá você vai encontrar o Jardin das Tuileries, a Pont des Art, a Place de Vendôme, Rue de Rivoli, vista da Torre Eiffel pela margem do Sena e a Place de la Concorde.
2º Arrondissement
É o menor bairro, mas cheio de cafés e lojinhas interessantes. É um bom arrondissement para alugar apartamentos por curta temporada e a facilidade de estar perto de tudo e ser bem central pode tornar o bairro um excelente ponto para explorar a cidade.
3º e 4º Arrondissement
O Marais, uma das regiões mais incríveis de Paris está localizado neste arrondissement e sim, ele está espalhado por dois arrondissements.
O bairro está bem próximo da Ilê Saint Louis e do Centre Pompidou e é uma excelente região para se hospedar na Cidade da Luz, com vários restaurantes e bares descolados. Veja mais sobre a nossa dica de passeio pelo Marais.
5º Arrondissement
O Quartier Latin é um dos bairros mais charmosos de Paris, está sempre lotado de restaurantes e bares baratos e é um bairro habitado por muitos universitários.
Por lá você vai encontrar o Jardim de Luxemburgo, o Panthéon e a Universidade de Sorbonne. A atmosfera do bairro é contagiante e está bem perto de um dos arrondissements mais privilegiados, o 6º.
6º Arrondissement
Saint Germain des Prés tem a essência de Paris, é um bairro charmoso, de arquitetura clássica parisiense. É um bairro incrível para passear e se hospedar.
7º Arrondissement
A Torre Eiffel está localizada no 7º arrondissement, assim como o museu Rodin, o museu D’Orsay, Les Invalides, a Assembleia Nacional Francesa e também museu du Quai Branly.
A vantagem do bairro é estar bem perto da Torre, um dos maiores ícones da cidade, mas é de se esperar que o bairro seja um dos mais caros em Paris.
8º Arrondissement
É um dos bairros mais caros de Paris e engloba a Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris, e talvez do mundo. Não precisa dizer que é uma das melhores regiões para se hospedar em Paris, com muito movimento, lojas e ainda com o Arco do Triunfo.
A Ponte Alexandre III também está no bairro e é uma das pontes mais incríveis que já vi e é considerada por muitos a mais bonita das várias pontes que ligam as duas margens do Sena.
9º e 10º Arrondissement
É um bairro muito autêntico em Paris com uma atmosfera jovem.
Se você está procurando uma experimentar a vida real dos parisienses e já conhece as outras áreas mais turísticas de Paris esse é um ótimo bairro para escolher, mas pense bem, existem lugares mais centrais e charmosos em Paris.
A Galeries Lafayette e Printemps, uma das maiores e mais famosas lojas de departamento do mundo estão situadas nesse bairr e o famoso cabaré Moulin Rouge está nesse arrondissement.
11º Arrondissement
Essa é uma região predominantemente residencial de Paris, e também a região que muitos estudantes escolhem para morar pela sua vida noturna e pela atmosfera da região.
A Place de la Bastille e a Opéra Bastille estão localizadas nesse arrondissement, fato que o torna uma excelente opção para sua viagem.
12º Arrondissement
A Bastille é uma excelente opção para quem quer se hospedar em Paris com um excelente custo benefício. A região oferece muitos restaurantes, lojas, bares e supermercados e ainda tem os melhores preços de hospedagem da cidade.
O acesso por metrô é excelente e as tarifas costumam ser amigáveis. Confira a nossa dica do Bastille Hostel, o melhor custo benefício de Paris.
13º Arrondissement
A área é conhecida como a Chinatown de Paris e por isso, uma das áreas menos charmosas de Paris. Não são tão indicadas para hospedagem, mas é possível encontrar opções interessantes com bom custo benefício.
14 e 15º Arrondissement
São áreas eminentemente residenciais e não têm apelo turístico. Não são tão indicadas para hospedagem, mas é possível encontrar opções interessantes com bom custo benefício.
16º Arrondissement
É onde o Trocadero está localizado e do bairro tem-se uma excelente vista da Torre Eiffel e está a uma curta distância do Arco do Triunfo. É uma área agradável e perto das atrações turísticas de Paris.
17º, 19º e 20º Arrondissement
São áreas eminentemente residenciais e não têm apelo turístico. Não são indicadas para hospedagem.
18º Arrondissement
É a região de Montmartre e nessa área você vai encontrar a Sacre Coeur, e muitas ruelas charmosas para perambular durante o dia.
O problema desta região é que durante a noite o bairro pode ser o mais family friendly pela presença de bares inferninhos, sex shops e prostituição de rua.
Mas, procurando direitinho, é possível encontrar excelentes opções de hospedagem em Montmartre, que mostrem todo o charme e peculiaridade do local.
O QUE VOCÊ DEVE LEVAR EM CONTA AO ESCOLHER UM BOM HOTEL EM PARIS
# Não há região ruim para se hospedar em Paris, portanto, tente adequar os seus planos ao seu orçamento e saiba que o transporte público vai te ajudar a visitar a cidade sem grandes problemas
# Ao escolher a hospedagem, leve em conta o tipo de viagem que pretende fazer. Está viajando com crianças? Talvez não seja uma boa ideia ficar em bairros como Montmartre, referência em clubes noturnos e sex shops. Se estiver sozinho, talvez seja uma boa ideia ficar no Marais.
# Confira sempre a proximidade com estações de metrô, pois este meio de transporte será o mais utilizado por você na viagem. Quanto mais próximo da estação estiver o hotel, melhor.
# Para saber qual o arrondissement que o seu hotel está localizadom, basta conferir o CEP do local. É muito fácil, basta saber que os CEPs iniciam com o número 750 e depois são acrescidos na numeração do arrondissement.
Exemplo: 75001está localizado no 1º arrondissement, 75009, no 9º arrondissement e assim por diante 🙂
# Se quiser viver a experiência de viver como um local em Paris, uma excelente ideia é alugar um apartamento através do Airbnb. Fizemos uma seleção dos melhores apês na Cidade da Luz – confira clicando aqui.
# Elaboramos uma lista com excelentes opções de hotéis em Paris para todos os orçamentos. Para acessar clique aqui e garanta já a sua reserva.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Deixe um comentário