Quem visita Hue no Vietnã hoje se depara com uma cidade simpática, pacata e relaxante e não imagina de imediato o passado conturbado e difícil que já teve, assim como a sua carga histórica, religiosa e cultural e sua importância para a cultura Vietnamita.
E foi justamente esse passado agitado que fez com que Hue fosse classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e se tornasse um dos destinos turísticos mais ricos em cultura e história do Vietnã, visitada por diversas nacionalidades todos os anos. Até porque, a sua proximidade com Hoi An, a cidade mais charmosa do país, fazem com que uma esticada de 2 dias para lá seja uma decisão quase que inevitável.
Porém, infelizmente, a cidade ainda não figura no radar da maioria dos viajantes brasileiros e estou aqui para te contar que Hue é destino que não pode ficar de fora no seu roteiro de viagem pelo Vietnã, especialmente se tiver interesse na história e nas origens do país e quer ir além do lugar comum no seu roteiro pelo país.
Hue é surpreendente por dentro e por fora da Citadela Imperial e encanta os seus visitantes com centenas de pagodas, palácios, templos, tumbas e a cidade murada do que outrora foi a capital do país e refúgio da Dinastia Nguyen.
E neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem que precisa para tirar o melhor proveito de uma visita a Hue, assim como um roteiro completo do que fazer na cidade. Vamos lá?
LEIA TAMBÉM: Sugestões de roteiro e dicas de viagem sobre o Vietnã
DICAS DE VIAGEM DE HUÊ
PRÁTICAS E ATUALIZADAS
HISTÓRIA DE HUE
Hue conquistou uma posição de destaque no Vietnã quando em 1802 foi escolhida pelo imperador Gia Long da Dinastia Nguyen como futura capital do país. A escolha de Hue como sede da capital foi baseada em sua uma posição privilegiada no centro do Vietnã, tendo em vista que o objetivo maior do império era unificar o sul e o norte do país e restaurar o senso de nacionalismo que havia sido destruído pelas ocupações passadas.
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre o Vietnã, sua história, evolução, dicas de viagem e mais!
Às margens do rio Perfume, a citadela imperial de Hue foi construída à imagem da cidade imperial da China e expandida, com o passar dos anos, para abrigar a família e corte imperial, assim como edifícios governamentais do império.
E entre o 1802 a 1885 a cidade prosperou e foi governada por 13 imperadores da dinastia Nguyen. Hue foi a sede de um império próspero e de grande desenvolvimento social, político e científico e neste período a literatura, música, filosofia, medicina, astronomia, artes e gastronomia (cerca de 1700 dos cerca de 3000 pratos típicos Vietnamitas foram criados em Hue) floresceram e o período é reconhecido até hoje como o mais promissor do Vietnã.
Mas por volta do ano 1885, a fronte francesa que objetivava colonizar o Vietnã não conseguiu ser mais contida e o país passou a ser dominado pela potência colonial européia. E em um acordo com a França, a dinastia Nguyen conseguiu manter o seu status na sociedade e os imperadores continuaram a residir na cidadela imperial, mas os foram excluídos da burocracia e das decisões políticas da colônia.
Em 1940, as revoltas contra o colonialismo francês devastaram a cidade e em 1945 Hue perdeu o status de capital para Hanoi e o governo de regime comunista foi estabelecido. E posteriormente, as batalhas da Guerra do Vietnã na década de 60 assolaram a cidade imperial de Hue, tendo a cidade sido campo de batalha na Ofensiva do Tet no ano de 1968 e sofrido a total destruição de diversos palácios, templos e construções civis.
Com o final das guerras, Hue continuou destroçada até que em 1995 foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e pouco a pouco se consolidou como um destinos turístico mais importantes do país devido à sua riquíssima história e relíquias inimagináveis!
QUANDO VISITAR HUE
Hue está cidade localizada na parte central do país e tem como sua melhor época para visitar, o período entre Janeiro a Maio e todo o mês Setembro. Visitei Hue no início de Janeiro e as temperaturas estavam bem abafadas de dia e um pouco mais baixas a noite, suficiente para usar um cardigã no final da tarde. Peguei um pouco de chuva, mas passageiras e leves, o que não atrapalhou em nada a programação!
NÃO VIAJE SEM SEGURO: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta a assistência em português em caso de emergência.
COMO CHEGAR EM HUE E QUANTOS DIAS FICAR
Hue está localizada a cerca de 95 km de Da Nang, que é uma das maiores cidades do país e que conta com um aeroporto internacional que recebe voos de diversas cidades do Vietnã e também do Sudente Asiático.
Sendo assim, essa seria a opção mais conveniente se pretender chegar pelo ar e de Da Nang, você pode pegar um ônibus, ou contratar um motorista particular para te levar até Hue e assim fazer o trajeto entre o Hai Van Pass, sobre o qual falaremos em detalhes a seguir.
Se preferir se locomover por terra, entre destinos domésticos do Vietnã, saiba que é possível chegar em Hue de ônibus ou de trem saindo de diversas cidades do Vietnã. Para consultar as passagens de trem confira a Vietnam Railways e 12GoAsia para ônibus.
Além disso, se você tiver em Hoi An ou Da Nang, você pode fazer o passeio com um grupo turístico ou até mesmo alugar um carro com motorista para fazer o tour privado para fazer a viagem com mais comodidade pagando cerca de 45 dólares pelo passeio privado.
E em relação a quantidade de dias a serem dedicados a Hue, vale a pena programar 2 dias inteiros para aproveitar o melhor da cidade e fazer o passeio ao Hai Van Pass. E você pode consultar sugestões de roteiros de viagem no Vietnã incluindo Hue clicando aqui!
ONDE E O QUE COMER EM HUE
Em Hue, não deixe de provar o prato típico mais celebrado, o Bun Bo Hue (Hue Beef Noodle Soup) e o crepe Vietnamita, herança da colonização francesa, servido em estilo no Les Jardins de la Carambole
Há também restaurantes sofisticados situados em construções históricas de Hue com arquitetura antiquíssima e belíssimos jardins amplos, como por exemplo o Ancient Hue Garden Houses e Ben Xuan Garden House Theatre, os quais valem a pena ser visitados pela experiência inesquecível.
Em sua viagem para Hue, não deixe de experimentar o Cơm hến, o Bánh bèo, o Bún bò Huế, o Banh khoai, Bun Bo Hanh, e o Bun Bo Hue My Tam. Clicando aqui você vai encontrar dicas dos melhores restaurantes locais para provar estas especiarias!
ONDE FICAR EM HUE
Um dos melhores atrativos de viagem no Vietnã é o custo super razoável de itens essenciais de viagem, como por exemplo, a acomodação.
De forma geral, é possível encontrar hotéis super baratos ou opções mais sofisticadas por um excelente custo benefício e em Hue não poderia ser diferente. E a seguir você pode ver a lista com os melhores hotéis de Hue, mas se preferir pode encontrar mais opções clicando aqui e reservar com cancelamento gratuito no Booking.com.
Ah, você também pode encontrar Airbnbs super charmosos e com serviço impecáveis por um valor médio de tarifa de 50 dólares por casal ou muito menos. Vale a pena consultar e reservar com R$ 200 de desconto usando o nosso link!
O QUE FAZER EM HUE
ROTEIRO COMPLETO
HAI VAN PASS
A estrada entre Da Nang a Hue é repleta belíssimas paisagens margeando a costa do Vietnã e passa por diversos vilarejos rurais da região capazes de mostrar aos viajantes a realidade do povo vietnamita para além das grandes cidades.
E sendo assim, é considerada uma atração por si só e geralmente percorrida de forma independente a bordo de uma scooter e fazendo paradas cinematográficas no caminho!
Para os que não querem fazer esse passeio de scooter, há a possibilidade de fazer estre trajeto de carro (motorista particular alugado) ou em grupo através de agências de turismo.
Fizemos este percurso de carro no caminho entre Hoi An e Hue e simplesmente ficamos encantados com as paisagens e pela possibilidade de ver de perto uma realidade mais rural do Vietnã. É um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo centro do Vietnã!
CIDADELA IMPERIAL
A cidadela imperial de Hue, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é uma das mais impressionantes atrações turísticas do Vietnã, e que ainda conserva muito de sua estrutura original apesar de ter sido assolada por diversas batalhas e pela Guerra do Vietnã.
A cidadela é um conjunto de monumentos e ruínas do que outrora serviu como sede da antiga capital do Vietnã entre os anos de 1802 e 1945 e representou o centro político e econômico do Império da dinastia Nguyen.
Trata-se de uma de fortaleza murada e inspirada na Cidade Proibida da China, contendo um palácio, portões imponentes, diversos jardins, templos, teatros e a cidade roxa proibida, onde os imperadores mantinham suas amantes.
O ingresso para a cidadela custa 150 mil dongs e a visita dura pelo menos 3 horas, já que o complexo é enorme. Na saída da Citadela vale a pena passar no Dong Ba Market, um mercado local enorme e perfeito para fazer people watching e observar a rotina dos moradores locais.
TUMBAS DOS IMPERADORES
Tendo sido a sede da capital do Vietnã durante o Império da dinastia Nguyen, Hue cidade abriga as tumbas de diversos imperadores falecidos.
As mais bonitas e interessantes de serem visitadas são a Khai Dinh Tomb, que abriga o corpo do último imperador do Vietnã e com uma arquitetura mais ocidentalizada, já que o Khai Dinh passou um tempo na França e absorveu a inspiração arquitetônica. A entrada para esta tumba custa 100,000 Dongs.
Também a Minh Mang Tomb com sua belíssima arquitetura, canais e jardine, onde se pode possível explorar basicamente todo o complexo, exceto a tumba do imperador, a qual só é aberta uma vez por ano para celebrações populares, já que ele foi o Imperador mais popular do império. A entrada para esta tumba custa 100,000 Dongs.
A Tumba de Tu Duc é belíssima e abriga o corpo do único imperador que morreu sem herdeiros. A entrada para esta tumba custa 100,000 Dongs. Além dessas principais, pode-se também visitar as tumbas Gia Long, Thieu Tri, Duc Duc e Dong Khanh.
FIQUE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código
THIEN MU PAGODA
Dentre as 300 pagodas de Hue, uma delas, situada nas margens do Rio Perfume, se destaca pela imponência e classe: a Thien Mu Pagoda.
Chegar lá é uma atração a parte e deve ser feita à bordo do Dragon Boat, que sai do centro da cidade e passeia pelo Rio Perfume por 30 minutos até chegar na Thien Mu Pagoda. A viagem custa 1 dólar e o vai e vem dos barcos pelo rio é constante.
Ao chegar lá, pode-se explorar a Pagoda que é a mais alta do Vietnã com 7 andares (número sagrado para o Budismo), visitar os belos jardins do complexo e exposições. Uma delas sobre a história do monge que se ateou fogo para protestar contra a crise budista no Vietnã, quando os cristãos tentaram impor a religião para a população do país a despeito da maioria ser budista.
Essa história tornou-se mundialmente divulgada e a imagem capturada pelo fotógrafo Malcom Bowe exatamente no momento em que o monge se ateou fogo chocou o mundo. Nesta imagem, o carro utilizado pelo monge para dirigir até Ho Chi Mih aparece atrás do monge, e no complexo se pode vê lo exposto ao público.
Na saída, você pode negociar com um dos barqueiros locais para fazer um passeio privativo negando para além no Rio Perfume. Pagamos cerca de 7 dólares passeamos com um barco só para nós por cerca de 30 minutos. Inesquecível!
HUYEN TRAN TEMPLO DA PRINCESA
Este charmoso complexo consiste num templo de tributo e de celeração da princesa Huyen da Dinastia. Um pouco afastado da cidade, mas merece ser visitada se tiver um tempinho de sora.
PARQUE AQUÁTICO ABANDONADO DE HUE
Outra atração super interessante, mas que infelizmente não tivemos tempo de visitar é o parque aquático abandonado de Hue.
O blog Diário de Polly tem um post completíssimo sobre como visitar o parque e o que ver por lá. Apesar de ter se tornado um lugar popular para fotos instagramáveis, o parque é mais visitado por famílias e casais locais em busca de um sossego e diversão.
Deixe um comentário