Encontre neste post todas as dicas sobre Francos Suíços: como e onde trocar moeda para viagem na Suíça e decida a melhor opção para você.
A Suíça não faz parte da União Européia e por isso não adotou o Euro. Sendo assim, muitos viajantes, especialmente os que vão viajar para outros países da União Européia, ficam na dúvida sobre qual a melhor moeda para levar para lá, como e onde fazer o câmbio.
Apesar de ser algo a refletir e calcular, esse processo não precisa ser estressante nem trabalhoso e neste post vamos esclarecer as dúvidas e apresentar as melhores opções disponíveis.
Bom, para começar é importante destacar que moeda oficial do país é o Franco Suíço, geralmente indicado pela sigla CHF. O Franco Suíço possui moedas de 5, 10, 20, 50 centavos e 1, 2, 5 francos. Notas bancárias de 10, 20, 50, 100, 200 e 1000 francos também são disponíveis.
Normalmente, as taxas de conversão são bem estáveis e 1 euro gira em torno de 1,10 CHF, mas claro que esse valor pode variar de acordo com o panorama econômico do momento.
Apesar de o Franco Suíço ser a moeda oficial do país, é comum que passeios turísticos aceitem Euros, assim como algumas lojas e restaurantes em centros turísticos. No entanto, a conversão praticada nesses casos costuma ser desfavorável e por isso é desaconselhável a utilização de Euros em sua viagem.
Dito isto, vale a pena entender e escolher entre uma das alternativas viáveis para trocar moedas por Francos Suíços e não “perder” dinheiro neste processo. Todas as informações podem ser encontradas nos tópicos a seguir.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
NOVIDADE!
VALE A PENA TROCAR FRANCOS SUÍÇOS NO BRASIL?
Via de regra, não vale a pena trocar Francos Suíços no Brasil. Isto porque, nem todas as operadoras de câmbio possuem a moeda disponível em quantidades razoáveis e quando as possuem, praticam taxas de conversão não muito atraentes.
No entanto, para descobrir se vale ou não a pena fazer o câmbio no Brasil com antecedência, a melhor forma de calcular é:
1) Conversão Euro
Conversão de Real para Euro = X Euros
X Euros x 1,09 = X CHF
2) Conversão de Real
Conversão de Real para Franco Suíço = X CHF
Geralmente, a conversão 1 através do Euro é mais favorável. Neste caso, vale a pena trocar Euros no Brasil e trocar Euros por CHF ao chegar na Suíça.
No entanto, se você fizer esse cálculo e a conversão da alternativa 2 for melhor, não hesite em comprar os Francos Suíços no Brasil e viajar com a moeda em mãos.
QUAL MOEDA LEVAR PARA A SUÍÇA?
Uma boa opção para quem está planejando uma viagem para a Suíça e concluiu que trocar reais por CHF no Brasil não é favorável é trocar euros ou dólares no Brasil e levar para a viagem.
Apesar de ser uma dupla troca de moedas, o procedimento vale a pena, pois estas moedas são bem valorizada por lá.
Inclusive, se não estiver com energia para encontrar uma operadora de câmbio para trocar Euro para o CHF, pode tentar fazer pagamentos com notas altas de Euro em locais que aceitem a moeda e receber o troco em CHF.
Note, entretanto, que pode perder um pouco de dinheiro nesta conversão, além de ter dificuldades para encontrar lojas e restaurantes que aceitem Euros em cidades menores.
ONDE TROCAR MOEDAS POR FRANCOS SUÍÇOS NA SUÍÇA?
Se você concluir que não vale a pena trocar CHF no Brasil e decidir levar Euros ou Dólares para a Suíça, saiba que não é difícil fazer o câmbio por lá.
Em cidades grandes, é possível encontrar várias operadoras de câmbio espalhadas pela cidade, assim como a possibilidade de trocar em bancos ou até mesmo supermercados.
Mas, a cotação que sempre achamos mais favorável e a opção mais conveniente é trocar os Francos Suíços nas estações de trem direto com a companhia de trem SBB. No país, cerca de 180 estações de trem oferecem esse serviço e você pode conferir detalhes e horários de funcionamento clicando aqui.
Para fazer o câmbio com a SBB, basta se dirigir para os balcões de atendimento, onde se pode comprar passagens de trem ou solicitar informações e escolher a opção de câmbio. As tarifas variam diariamente, mas são sempre boas, além de ser uma opção super segura e prática.
O serviço tem taxa de 4 CHF para trocas no balcão e se preferir o delivery no hotel a taxa é de 5 CHF.
VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o código
VALE A PENA LEVAR REAIS PARA A SUÍÇA?
Não, em nenhum cenário vale a pena levar reais para a Suíça, pois a cotação praticada para a moeda brasileira é bem desfavorável e poucas são as agências de câmbio que oferecem a troca.
VALE A PENA FAZER SAQUES EM CAIXAS ELETRÔNICOS?
Essa é uma opção que, via de regra, só vale a pena se você tiver conta em algum banco que permite que efetue saques no exterior sem tarifas extras.
Se este for o seu caso e depender da cotação do dia, é até possível fazer o saque com taxas mais favoráveis que a troca do euro ou dólar em espécie no Brasil!
Além disso, uma grande vantagem de efetuar saques internacionais é evitar o desgaste de trocar moedas duas vezes – de reais para euros ou dólares e de euros ou dólares para Francos Suíços.
Essa foi uma das alternativas que escolhemos para combinar com o câmbio do Euro indicamos muitíssimo, pois são vários os caixas eletrônico disponíveis na Suíça.
Note que o Santander, HSBC, e Citibank oferecem o saque sem cobrar taxas, mas você deve se certificar que tem esse benefício antes de sair de casa. Caso contrário, além de pagar IOF de 6,38%, ainda pagará tarifa e os custos finais chegam perto de 10% do valor sacado.
Além disso, certifique-se de desbloquear a função de saques internacionais antes da viagem e de confirmar com seu gerente o limite diário para saque no exterior e desta forma evitar surpresas negativas.
Lembramos que se utilizar esta forma, é sempre bom sacar o valor total de CHF que vai precisar para a viagem e desta forma evitar pagar mais taxas.
COMPRAS NO CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL
Nós costumamos utilizar cartão de crédito em nossas viagens por dois motivos: a cotação geralmente é mais vantajosa que a do papel moeda e podemos acumular milhas.
Mas, cuidado, pois se estiver planejando viajar em época de oscilação do dólar você pode correr o risco de pagar uma cotação muito superior à planejada.
Isto porque o cartão cobra o dólar na cotação do dia do vencimento da fatura e não no dia da compra. Por outro lado, também pode acontecer a queda do dólar. É sempre um risco e você deve estar ciente antes de assumi-lo!
CARTÕES PRÉ-PAGO EM MOEDAS ESTRANGEIRAS
Já utilizamos este serviço em duas viagens e o consideramos bem prático e seguro, perfeito para uma viagem longa na qual você tem certo receio de ter muito dinheiro em mãos.
Os cartões de câmbio pré pagos mais populares no Brasil são o MasterCard Cash Passport, Visa Travel Money e o American Express GlobalTravel Card, por exemplo.
Muitas casas de câmbio e até mesmo bancos oferecem este serviço e depois que você ativar o seu cartão pode fazer as operações de recarga através da internet, de forma rápida e cômoda.
Uma grande vantagem destes cartões é o fato de que você pode fazer a compra de moedas estrangeiras de maneira diluída ao longo dos meses de preparação para a sua viagem e assim evitar surpresas na flutuação cambial.
Outro aspecto positivo é que você pode utilizar o seu cartão pré pago como cartão de débito normal, sendo possível também fazer saques na moeda local mediante pagamento de taxa que varia a depender da empresa, mas geralmente custa 2,50 da moeda carregada no cartão.
No entanto, este serviço tem suas desvantagens e a principal delas é uma cotação mais alta do que a troca do dinheiro em espécie.
Além disso, pode haver limite diário para saque do Cartão pré-pago determinado pela bandeira e pelo caixa automático, então planeje-se de forma consciente!
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
Deixe um comentário