Se você está planejando uma viagem para Veneza, já deve estar sabendo que os custos de acomodação por lá são bem caros e que as poucas opções mais em conta no centro não são tão atrativas ou confortáveis.
Na maioria dos casos, as hospedagens centrais cobram muito caro e oferecem um mínimo de conforto, tendo em vista que os edifícios e estruturas internas são antigas e com estrutura defasada.
Dá até um desânimo!
Mas, ao fazer uma pesquisa pesquisa por hotéis Booking.com se pode encontrar opções de hospedagem bacanas, modernas e em conta situadas a alguns quilômetros de Veneza, na parte continental de Mestre, a poucos quilômetros da idade.
Chega dá uma renovada de espírito ao ver o resultado dessas pesquisas. Mas é aí que bate a dúvida sobre se vale a pena investir mais para ficar no centro de Veneza, ou se vale a pena ficar em Mestre de forma mais econômica e se locomover para Veneza todos os dias.
Eu já estive nesta mesma situação há alguns anos atrás, quando não basicamente havia dicas na internet a este respeito, e mesmo assim resolvi arriscar e reservar um hotel em Mestre por três noites.
A conclusão? A experiência foi ótima, apesar das limitações, e ajudou bastante no orçamento da viagem.
E para te ajudar a fazer (ou não) a escolha de ficar em Mestre escrevi este post com uma análise das vantagens e desvantagens, além do relato da minha experiência.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre Veneza, com roteiros completos e gratuitos
VALE A PENA FICAR
EM MESTRE?
Desde que escrevi a primeira versão deste post em 2015, milhares de pessoas já tiraram proveito dele e decidiram se hospedar em Mestre.
Dentre eles, amigos e familiares, que testaram e aprovando as dicas aqui compartilhadas e concordaram que ficar em Mestre é uma excelente opção para aqueles que estão viajando com orçamento de viagem reduzido.
E claro que há desvantagens em fazer a escolha de ficar em Mestre e a seguir vamos falar em detalhes sobre elas para que você possa fazer uma escolha consciente e mais adequada ao seu perfil de viagem.
IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FICAR EM MESTRE
Mestre é uma região do Município de Veneza situada na parte continental e conectado ao centro da cidade pela Ponte della Libertà.
A proximidade entre as regiões possibilita opções super rápidas e convenientes de transporte entre os destinos e por isso Mestre se torna uma boa opção para quem quer visitar Veneza sem pagar as tarifas elevadas de hospedagem por lá.
Mas, além da economia, a facilidade de locomoção entre o aeroporto e o seu hotel é outro atrativo para se escolher mestre como opção de hospedagem.
Isto porque, é possível pegar ônibus que levam direto ao centro de Mestre onde a maioria dos hotéis está situado. Para ler mais sobre como chegar e se locomover em Veneza clique aqui!
Já em Veneza, a chegada pode ser um pouco mais complicada, especialmente se pretende viajar com malas pesadas e de rodinha.
E essa dificuldade se deve ao fato de que a cidade é toda entrecortada por pontes estreitas e há muitos degraus espalhados por todos os cantos, o que faz com que a chegada ao seu hotel se torne cansativa.
E em resumo, como vantagens de se hospedar em Mestre podemos mencionar:
Vantagens
Valores bem mais baratos de hospedagem
Hotéis mais novos e confortáveis
Praticidade na chegada e saída com malas, especialmente se chegar em Veneza de avião
A passagem de ônibus ou trem para Veneza custa 1,5 e 2 euros respectivamente
Como desvantagens, podemos mencionar a necessidade de fazer o percurso de ida e volta para Veneza todos os dias e não ter a facilidade de acordar, se arrumar e sair caminhando direto no centro.
Apesar de o percurso ser bem rápido e levar cerca de 10 a 15 minutos, a necessidade de fazer o deslocamento pode incomodar um pouco àqueles que valorizam comodidade acima de custos.
E não podemos deixar de mencionar que ao ficar em Mestre você vai perder o charme que é ficar em Veneza, o que pode ser uma grande perda na experiência, especialmente se estiver fazendo uma viagem romântica e puder reservar um quarto com vista para o canal.
TRANSPORTE
VENEZA E MESTRE
Para chegar em Veneza saindo de Mestre com transporte público existem duas opções principais, o ônibus e o trem.
LEIA TAMBÉM: Como chegar e se locomover em Veneza
ÔNIBUS DE MESTRE A VENEZA
A viagem de ônibus até Veneza dura entre 10 a 15 minutosm custa 1,5 euros e desembarca os passageiros na Piazzale Roma.
É recomendado é comprar os bilhetes antes de embarcar nos ônibus, em um “tabacchi”, espécie de venda/tabacaria que estão espalhadas por Mestre e Veneza.
É sempre melhor comprar antes porque nem todos os ônibus que fazem o trajeto oferecem máquinas de vendas de bilhetes e se você entrar sem o ticket corre o risco de ser multados pelos inspetores.
Também é muito importante validar o bilhete assim que entrar no ônibus, nas máquinas específicas que ficam perto do motorista.
E vale a pena destacar que as passagens de ônibus estão inclusas nos bilhetes diários e pacotes de vaporettos, sobre os quais já falamos neste post aqui.
TREM DE MESTRE A VENEZA
A viagem de trem entre Venezia-Mestre até a Venezia-Santa Lucia leva 10 minutos e os trens saem com frequência de 10 minutos.
As passagens custam 2,5 euros e podem ser compradas nas estações, sejam em máquinas de auto atendimento ou nos guichês com funcionários.
EVITE FILAS: Comprando seus ingressos de forma antecipada e garantindo entrada preferencial nas atrações turísticas.
DICAS DE HOTÉIS
EM MESTRE
Há muitos hotéis charmosos em Mestre e a seguir você vai encontrar as melhores opções:
Você também pode conferir todas as outras opções disponíveis na Booking.com clicando aqui e reservar com tarifas especiais e cancelamento gratuito!
Já nos hospedamos em dois hotéis super legais em Mestre: o Hotel Delle Rose e o Anda Venice.
A localização destes hotéis são excelentes, sendo que o Anda Venice fica do lado da estação de trem e o Delle Rose em frente do ponto de ônibus.
Ambos oferecem quartos amplos e charmosos e o Anda Venice tem uma atmosfera jovem super legal, com quartos reformados e lindo!
E uma grande vantagem do Delle Rose é o fato da dona ser brasileira, o que facilita e muito a comunicação por lá!
PATRCIA BERTINATO diz
quero saber tudo sobre o bairro Mestre, dicas das cidades ao redor o que fazer em Mestre, em Veneza .Se vale a pena alugar um carro.
Lara Nogueira diz
Olá Patrícia, tudo bemhttps://omundoepequenoparamim.com.br/o-swiss-pass-vale-a-pena/
Mestre não é uma cidade charmosa e nem turística. Sendo assim, a maioria dos turistas que por lá ficam hospedados fazem bate e volta para Veneza.
Não vale a pena alugar o carro, dê preferência aos ônibus ou trens.
Abs e boa viagem 🙂