Neste post você vai encontrar todas as dicas de viagem de Mürren na Suíça e se encantar com este destino maravilhoso nos Alpes.
Assim que eu cheguei em Mürren, observei o cenário e respirei o ar fresco das montanhas, eu sabia que seria amor a primeira vista, daqueles impossíveis de evitar e de esquecer.
Que a Suíça é maravilhosa eu já sabia, mas confesso que não esperava descobrir um vilarejo tão pitoresco e ainda pouco explorado quanto Mürren.
Não seria exagero dizer que essa foi a maior surpresa da minha última viagem ao país e voltei de lá completamente encantada com as paisagens e a energia do local.
Por sinal, para mim, Mürren é sinônimo de boas vibrações, de calma, silêncio e conexão. É um lugar para apreciar não só com os olhos, mas com todos os sentidos e simplesmente relaxar.
Sim, Mürren conquistou o meu coração e sugiro não pense duas vezes e a escolha como o destino das suas férias se estiver em busca de um refúgio de tranquilidade em meio as montanhas.
Se interessou? Você vai encontrar todas as dicas para programar uma viagem maravilhosa para lá.
INTRODUÇÃO À MÜRREN NA SUÍÇA
Mürren está situado num planalto nos Alpes Berneses, mais especificamente a 1,638 m acima do nível do mar.
Por este motivo, não pode ser acessada por carros, mas tão somente pelos transportes especiais que serão explicados em detalhes no próximo tópico.
Só com esta informação, já é possível imaginar a tranquilidade deste vilarejo que tem menos de 50o habitantes, está incrustado nas montanhas e conta com vista sensacional para os montes Eiger, Mönch, e Jungfrau, não é mesmo?
Em termos geográficos, Mürren faz parte do cantão de Berna, no distrito de Interlaken e pertence à comuna política de Lauterbrunnen.
Este local pacato ganhou notoriedade dos turistas no final dos anos 60, quando sua montanha mais famosa, a Schilthorn, foi cenário do filme 007 “Bond – Ao serviço de sua majestade” e desde então vem sendo bem visitada em todas as estações do ano.
Desta forma, Mürren desenvolveu uma estrutura turística digna para receber os seus visitantes, com hotéis para diferentes orçamentos, restaurantes, bares, lojas e muitas pistas de esqui ou de caminhadas.
Mesmo assim, ainda consegue preservar sua atmosfera especial e é sobre ela que falaremos no próximo tópico.
O QUE TORNA MÜRREN TÃO ESPECIAL
Mürren é a representação do vilarejo de conto de fadas nos Alpes Suíços e encanta não só pela sua beleza, como também pela sua originalidade e pela variedade atrações que oferece aos seus visitantes.
Você pode até argumentar que a Suíça é cheia destes vilarejos mágicos, mas o grande diferencial de Mürren é estar (pelo menos até então) longe das multidões de turistas.
Se você acompanha o blog, sabe que sou completamente apaixonada por Zermatt, mas devo confessar que a fama deste vilarejo atraí tantos turistas que acaba ofuscando um pouco da sua tranquilidade.
Em meio à natureza e com o acesso mais restrito, Mürren ainda preserva sua atmosfera mágica, com um silêncio que acalma a alma e aquece o coração.
Em minha humilde opinião, é o destino perfeito para passar uns dias e se desligar do stress do dia a dia e viver em momentos em um ritmo mais desacelerado e contemplativo.
É a melhor escolha para aqueles que estão em busca de cenários perfeitos, de trilhas incríveis, pistas de esqui e contato com a natureza em um clima alpino irreparável.
Se por outro lado você está em busca de agito e vida noturna movimentada, esqueça Mürren e foque em outros destinos como Interlaken por exemplo.
Confira a galeria de fotos que farão você se apaixonar perdidamente pelo vilarejo.
COMO CHEGAR EM MÜRREN
Um dos fatores que contribuem para que Mürren seja tão tranquila é o fato de que ela não pode ser acessada por carros, mas tão somente com transportes especiais.
Mas não se engane, pois apesar da sua fama de “exclusiva”, Mürren está facilmente conectado com outras grandes atrações da Suíça e você pode uso-lo como base para o seu roteiro pela região central do país.
Para chegar lá, você tem basicamente duas opções, as quais serão detalhadas abaixo.
De Lauterbrunnen
Saindo de Lauterbrunnen, você pode pegar uma gôndola em frente à estação de trem que te leva até Grütschalp.
De lá, você pode pegar a conexão com o trem de montanha elétrico chamado BLM que te leva até o vilarejo.
De Stechelberg
Stechelberg fica bem próximo de Lauterbrunnen e você pode chegar lá através do ônibus Postbus que sai do centro da cidade e da estação de trem.
É de lá que saem as gôndolas Schilthornbahn LSMS e você pode utilizar este transporte para ir para a montanha e fazer uma parada em Mürren.
Ambas as opções estão completamente inclusas no Swiss Travel Pass, assim como o ingresso para visitar o complexo Schilthorn – para saber mais detalhes sobre o passe de trem da Suíça clique aqui.
QUANDO VISITAR MÜRREN
Mürren é um daqueles destinos que podem e devem ser visitados em todas as estações do ano.
No inverno, o vilarejo se transforma em um paraíso alpino, com 53 km de pistas para prática de esportes de inverno como ski e snowboard.
Além disso, há muitas trilhas para snowshoes, caminhadas no gelo, esqui bunda e etc, então atividades não vão faltar.
No verão, Mürren conta com 200 km de trilhas com os mais belos cenários e é muito visitada por turistas que se encantam demais com o local.
A primavera e o Outono são incríveis também e geralmente oferecem tarifas mais baixas nas hospedagens, mas vale a pena confirmar com antecedência, pois muitos hotéis fecham por algumas semanas durante as estações intermediárias.
O QUE FAZER EM MÜRREN
Mürren impressiona com a quantidade de atrações que oferece no vilarejo como também pela facilidade de visitar outras atrações famosas da Suíça.
Mas, não há como negar que o passeio para o Schilthorn Piz Gloria é a atração mais famosa do vilarejo e que atrai milhares de turistas toda semana.
Schilthorn Piz Gloria
A montanha onde foram gravadas as cenas do filme 007 tem um complexo com atrações super interessantes, mas a viagem até lá já vale a pena por si só, pois passa por cenários lindíssimos.
Do topo, é possível avistar os cumes de mais de 200 montanhas e 40 glaciares, além da perspectiva fantástica das montanhas mais imponentes da região, o Eiger, Mönch, e Jungfrau.
A boa notícia é que a visita ao Schilthorn Piz Gloria está completamente incluso no Swiss Travel Pass 🙂
Caminhar pelo vilarejo e suas trilhas
O vilarejo de Mürren é por si só uma atração fantástica e mais parece uma pintura do que um lugar de verdade.
Sugiro imensamente que separe pelo menos um turno para caminhar sem pressa e sem roteiro, seguindo apenas a sua curiosidade e seus instintos.
Vai se impressionar com o charme dos detalhes, com o silêncio e com o estilo de vida que se preserva por lá e certamente fazer planos de como se mudar definitivamente para lá.
Tanto no verão quanto no inverno há muitas trilhas que podem ser percorridas e que valem a pena, pois proporcionam cenários de tirar o fôlego!
É claro que cada um tem a sua preferência, mas a minha sugestão é que não deixe de fazer a trilha entre Mürren e Grütshalp, passando por Winteregg, especialmente no inverno!
A trilha ou viagem de funicular para Allmendhubel é também imperdível e lá se pode fazer uma parada estratégica para um café ou refeição com uma vista sensacional.
Aproveitar o Alpine Sports Center Mürren
Este centro é uma das atrações mais legais de Mürren e os melhores hotéis do vilarejo oferecem aos turistas um cartão que dá acesso gratuito às suas instalações.
Mas, é possível pagar taxas separadas para cada uma das atividades, caso o seu hotel não ofereça o cartão, então não há desculpas parra deixar o centro de fora da sua programação.
No inverno, há uma pista de patinação que faz a alegria dos visitantes e locais de todas as idades.
O aluguel dos patins pode ser feito na loja da Intersports dentro do centro e custa CHF 8 pelo dia todo.
Além disso, o centro oferece SPA com sauna, piscina aquecida, jacuzzi, academia e a minha atração predileta…a jacuzzi externa!
No inverno, aproveite para praticar esportes de montanha
Há mais de 50 km de pistas somente na região de Mürren, com dificuldades variadas para agradar a todos.
Vale a pena alugar os equipamentos em uma das lojas do centro e aproveitar as pistas, seja praticando esqui, snowboard ou até mesmo o divertido esqui bunda.
Também há a opção de fazer trilhas de snowshoes, as quais são demarcadas e variam a cada ano.
Atividades nos arredores de Mürren
Nas redondezas, você pode visitar o Jungfrajoch Top of Europe, uma das atrações mais celebradas da Suíça e sobre a qual falamos neste post.
Lauterbrunnen conta com 72 cachoeiras e é um passeio imperdível em todas as estações.
Outros vilarejos que merecem ser visitados são Gimmelwald, Stechelberg e no verão e primavera o passeio para o Schynige Platte vale super a pena.
ONDE FICAR EM MÜRREN
Apesar de ser um vilarejo pequeno, Mürren surpreende com uma oferta considerável de hotéis e pousadas.
Muitos, inclusive, dizem que é uma cidade para turistas, pois há 2.000 camas disponíveis enquanto que os habitantes locais contabilizam apenas 500.
Em minha visita ao vilarejo, me hospedei no incrível Eiger Hotel, um sonho de hotel com uma estrutura impecável, vistas surreais e uma atmosfera única criado por uma gerência familiar e amigável.
Para acessar a review completa do Eiger Hotel clique aqui e se apaixone por esse hotel.
No entanto, se preferir outras opções, pode conferir abaixo as nossas sugestões para diferentes orçamentos.
Hotéis confortáveis a sofisticados
Hotel Alpina
Os quartos em estilo suíço são decorados de forma agradável e confortável. A maioria dos quartos também oferece vista para as montanhas e para o Vale de Lauterbrunnen.
Hotel Alpenblick Mürren
O Hotel Alpenblick é um chalé suíço típico, tranquilo e pequeno em Mürren e oferece vistas das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.
Hotel Bellevue
O restaurante do hotel tem o estilo dos Alpes, possui terraço com vista panorâmica para a montanha e serve especialidades suíças e vinhos selecionados.
Hotel Alpenruh
O belo restaurante panorâmico oferece uma excelente cozinha suíça, que você pode saborear enquanto aprecia a magníficas vista da montanha.
Hotéis econômicos em Mürren
Eiger Guesthouse
Acolhedor e descontraído, a Eiger Guesthouse está localizada em frente à estação de trem BLM, em Mürren, com uma esplêndida vista do trio Eiger, Monch e Jungfrau.
Hotel Regina
Os quartos voltados para sul oferecem vistas panorâmicas das espetáculares montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau. Já os quartos voltados para o norte oferecem uma bonita vista do vilarejo.
Sportchalet Mürren
Disponibiliza campos de tênis, acesso Wi-Fi gratuito, um bar e um terraço para banhos de sol e o restaurante serve cozinha suíça tradicional.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Marcia Picorallo diz
Oi, Lara,
Estou fechando meu roteiro pela Suíça em Julho, sozinha e de trem, e deixei apenas 2 noites e 2 dias para a região de Interlaken (onde já desisti de me hospedar depois de saber sobre Murren!) e já estou sofrendo, você pode me ajudar?
1. Fiz uma reserva em Lauterbrunnen, mas estou propensa a mudar para o alto das montanhas. Pode-se subir com mala tamanho M ou G nos meios de elevação?
2. Como você distribuiria estes 2 dias (o primeiro, na verdade, é parcial, pois chegarei de Zermatt, quase 4h de viagem!) em atividades? Já vou subir em várias montanhas ao redor de Lucerna, eu queria mesmo era caminhar pelos Alpes, no estilo A Noviça Rebelde ahahaa
3. Li que em Lauterbrunnen não tem muita opção de restaurantes depois das 18h. E Murren, como é?
4. Reservei 2 dias para Zermatt, será que tiro 1 para ficar 3 nesta região?
Muito obrigada antecipadamente. Também tenho blog de viagem e sei o trabalho que dá escrever, editar fotos, responder comentários!
Lara Nogueira diz
Olá Marcia,
Que maravilha saber que você está planejando uma viagem solo para a Suíça. Vai amar demais, com certeza!
1. Ah, escolha super difícil mesmo, pois Lauterbrunnen e Murren são maravilhosas! Acho que faria base em Murren, pois é bem mais idílica e pacata e quanto à sua pergunta, sim dá para subir com mala pesada, não se preocupe.
2. Haha, adorei o plano de caminhar pelos Alpes em estilo Noviça Rebelde! Bom, eu exploraria Murren e faria spa no resto do dia e no outro iria para o Jungfrau e combinaria com Lauterbrunnen. Veja aqui o roteiro todo explicadinho: https://omundoepequenoparamim.com.br/jungfraujoch-e-top-europe-tudo-que-voce-precisa-saber/
3. Os dois vilarejos são super pacatos e depois das 20 horas ficam basicamente desertos. Diria que Murren segue a mesma tendência, mas é possível encontrar restaurantes legais abertos até pelo menos 20 horas!
4. Difícil escolha. Zermatt é maravilhosa e também merece tempo de qualidade, então diria que deixe o roteiro do jeito que está mesmo!
Agora que observei o link do seu blog, que por sinal eu AMOOOOOOOOO e sempre consulto! Que honra receber o seu comentário e poder ajudar no planejamento da sua viagem. Abs querida e vou ficar de olho nos seus posts! 🙂
Oi, Marcia,
Estou com viagem programada para setembro e gostaria de saber se no verão vale a pena ficar em Murren, nessa época tem neve no vilarejo? na verdade estou programando visitar o jungfraujoch e quero fazer base na vila, poderia me dar dicas?
Olá Betania!
Você não vai encontrar neve em Murren, mas certamente vai ver no topo do Jungrfauchoch. De qualquer forma, pode fazer a viagem Murren – Interlaken ou Lauterbrunnen – Jungfrau tranquilamente, então indico sim ficar em Murren se este for seu interesse.
Neste post você vai encontrar todas as dicas do Jungfrau: https://omundoepequenoparamim.com.br/jungfraujoch-e-top-europe-tudo-que-voce-precisa-saber/
Boa viagem, um abraço!