Baseada nos livros de história e nos relatos de alguns viajantes, embarquei para Atenas (no caminho para as Ilhas Jônicas na Grécia) com a expectativa de encontrar uma cidade unicamente focada em ruínas e história.
Mas, para a minha surpresa, acabei encontrando uma capital vibrante, envolvente e colorida que surpreende com sua beleza e autenticidade, assim como sua forma ímpar de unir tradição e modernidade.
É claro que parte da experiência de visitar Atenas é fazer um mergulho na história e na sociedade que criou instituições políticas, artísticas e culturais que prevalecem no ocidente até hoje. Contudo, visitar Atenas representa também uma oportunidade de conhecer a faceta moderna, alternativa e relaxada da Grécia que não vemos nos livros de história e que não se fala tão abertamente por aí!
Confesso que não esperava que fosse me apaixonar tanto por Atenas, mas depois de ter passado dias maravilhosos por lá, afirmo se tratar de um destino que não pode faltar em todo e qualquer roteiro de viagem para a Grécia – nem que seja uma visita rápida de um dia no caminho para as ilhas gregas.
E para garantir que você vai aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer, preparei este post guia com as dicas de viagem mais completas e atualizadas da internet, assim como roteiros de 1, 2 e 3 dias bem completos.
Como o artigo está bem completo e extenso, criei o índice abaixo para que você possa pular para os tópicos de seu interesse (clicando nos links) se não tiver interesse ou tempo de ler o post completo:
- Melhor época para visitar Atenas
- Como chegar em Atenas
- Do aeroporto ao centro de Atenas
- Quantos dias ficar em Atenas
- Como se locomover em Atenas
- Melhores áreas para se hospedar
- Melhores hotéis em Atenas
- Melhores restaurantes em Atenas
- O que fazer em Atenas
- Roteiros de viagem para 1, 2 e 3 dias
Dito isto, vamos às dicas e sugestões de roteiros de viagem em Atenas? 🙂
:: POSTS SOBRE A GRÉCIA: Confira também os outros posts publicados no blog
OPINIÕES PESSOAIS SOBRE ATENAS
Gosto de começar os posts com opiniões e impressões pessoais sobre os destinos que escrevo de modo a estabelecer uma conexão mais orgânica e aberta com os leitores antes de mergulhar nas dicas de viagem objetivas e úteis do local.
Sendo assim, a seguir você vai encontrar as minhas mais sinceras opiniões sobre Atenas e espero que elas te inspirem e te ajudem no planejamento para esta viagem 🙂
O QUE MAIS GOSTEI EM ATENAS
Apesar de ter visto centenas de fotos das atrações históricas mais famosas de Atenas ao longo dos anos (como a Acrópoles por exemplo), ainda assim que me surpreendi demais ao visitar estes locais icônicos e constatar a sua imponência e magnitude ao vivo.
Tudo por lá é grandioso e carrega uma carga histórica absurda, capaz de deixar até o mais mas o cético dos viajantes impressionado com o patrimômio cultural da cidade.
Mas, tudo isso eu já esperava, sendo que o que me surpreendeu mesmo foi ter constatado que Atenas vai muito além de suas atrações mais tradicionais e históricas e conta com um inesperado (pelo menos para mim) clima jovial, alternativo, relaxado e diverso.
Amei ter ido além da Atenas histórica para conhecer a parte mais moderninha de cidade, explorar os diferentes e charmosos bairros em busca de restaurantes e bares descolados e me encantar com as belíssimas vistas panorâmicas da cidade. Enfim, amei ir além do óbvio e descobrir que Atenas é muito mais do que suas atrações turísticas mais famosas – e sugiro que faça o mesmo!
IMPORTANTE: Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
QUANTO GASTEI EM ATENAS
Não somente Atenas, mas a Grécia de maneira geral, tem um custo-benefício excelente quando comparada com outros destinos na Europa – especialmente no quesito hospedagem e alimentação.
Para se ter uma noção, mantivemos um orçamento médio de cerca de 70 euros por pessoa e por dia durante a nossa estadia em Atenas incluindo refeições, passeios e deslocamento. E pagamos 55 euros por noite no Airbnb que nos hospedamos para duas pessoas, o que não é muito elevado para padrões europeus.
Considero que este foi um orçamento intermediário, sendo possível gastar menos ou mais a depender das suas escolhas durante a viagem em Atenas.
E neste sentido, é bom destacar que se tiver um orçamento mais reduzido dá tranquilamente para fazer um roteiro super incrível em Atenas por cerca de 40 euros por pessoa e por dia com as despesas de viagem e dormir em albergues por cerca de 15-25 euros por noite.
O QUE EU FARIA DIFERENTE EM ATENAS
Considero que o roteiro independente que fiz em Atenas foi bem completo (se quiser, pode pular direto para as sugestões de roteiro) e que consegui aproveitar bastante nos dois dias inteiros que reservei para explorar a cidade.
No entanto, acabei ficando com a sensação de que poderia ter absorvido mais detalhes históricos se tivesse feito um passeio guiado.
Acho que esta é uma percepção bem pessoal mesmo, já que todas as atrações turísticas disponibilizam informações gratuitas bem completas para os visitantes, mas se você for interessado em história como eu, sugiro que faça um passeio guiado com guia particular ou até mesmo um free walking tour para ir além das informações básicas.
EXPERIÊNCIAS IMPERDÍVEIS EM ATENAS
As experiências mais marcantes que tive em Atenas foi ter chegado cedo na Acrópolis para explorar a área com calma e sem tanta gente foi bem marcante, assim como ter assistido ao pôr do sol no topo do Areopagus Hill e ver o Panthenon se ascender junto com as luzes da cidade no fundo!
:: VIAJE CONECTADO: Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.
DICAS DE VIAGEM DE ATENAS
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR ATENAS
Atenas é a capital mais quente da Europa e conta com temperaturas elevadas na maior parte do ano, sendo que no verão, mais especificamente em Juho e Agosto, os termômetros costumam bater recordes.
Visitei Atenas na segunda quinzena de Julho e confesso que achei o calor de 40º C, típico do verão grego, bem desconfortável.
Mas, a verdade é que não tem estação melhor para visitar o país e suas belíssimas ilhas do que o verão europeu e, sendo assim, não tem muito o que se fazer para evitar as temperaturas elevadas em Atenas durante este período se quiser combinar a viagem com as ilhas gregas.
Note que por ser a temporada de pico de turismo na Grécia, os meses do verão europeu (Junho a Setembro) costumam ser os mais caros e movimentados do ano em Atenas, sobretudo o mês de Agosto que é quando a maioria dos europeus tiram férias de verão.
Desta forma, vale a pena evitar Agosto e priorizar os meses mais próximos da mudança de estação como finalzinho de Maio, Junho e Setembro, que contam com tarifas de hospedagem mais baixas, temperaturas agradáveis e locais menos cheios.
Já entre Outubro e Maio as temperaturas costumam ser mais agradáveis em Atenas, o que faz com que uma viagem rápida para lá seja uma excelente opção. Contudo, estes meses apresentam temperaturas baixas demais para se aproveitar as praias, e por isso, não são ideias para fazer uma viagem combinada com as ilhas gregas, sendo uma boa ideia apenas para quem quer conhecer Atenas.
COMO CHEGAR EM ATENAS
Como não há voos diretos entre o Brasil e Atenas, será necessário fazer uma parada breve em algum outro país da Europa no caminho, sendo que as conexões mais comuns são: a Espanha voando com a Air Europa ou Iberia, na Alemanha voando com a Lufthansa ou LATAM, em Portugal voando com a TAP, na França voando com a Air France, na Itália voando com a Alitalia, no Reino Unido voando com a British ou na Suíça voando com a Swiss.
Você pode consultar os valores e detalhes das passagens aérea disponívieis para Atenas e garantir tarifas imperdíveis para leitores do blog com a Passagens Promo clicando aqui.
Leve em consideração que se a rota de sua preferência fizer conexão em um país da Europa antes de chegar em Atenas, você vai passar pela imigração no primeiro desembarque (no país de conexão). No entanto, se sua conexão for na Turquia com a Turkish ou Inglaterra com a British, você vai passar pela imigração no seu destino final – Atenas.
E que independente de onde seja a imigração, você vai precisar apresentar os documentos necessários para visitar a União Européia, sobre os quais vale a pena ressaltar que vistos não são necessários, mas a passagem e volta assim como o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros são obrigatórios.
Faça aqui a cotação do seu seguro viagem com as melhores seguradoras e garanta a assistência em português em caso de emergência, assim como descontos especiais para leitores do blog! 🙂
Se estiver planejando uma Eurotrop mais longa, saiba que é super prático chegar em Atenas saindo de outras cidades da Europa, sendo possível voar direto da maioria das capitais do continente para a capital ou ilhas gregas.
COMO SE LOCOMOVER DO AEROPORTO AO CENTRO DE ATENAS
Para se locomover entre o aeroporto e o centro de Atenas, você pode usar o táxi, ônibus, transfer ou metrô, sendo que o metrô costuma ser a opção de melhor custo benefício.
Eu particularmente utilizei o metrô para sair e chegar no aeroporto de Atenas e considerei esta uma ótima opção. O bilhete custa 9 euros por trecho e a viagem entre o aeroporto e o centro (ou vice-versa) dura cerca de 40 minutos e sai a cada 30 minutos, sendo possível utilizar o mesmo bilhete para chegar até o seu hotel.
DICA IMPERDÍVEL: se for viajar de carro na Grécia, pode pedir para o transfer da sua locadora de carro te deixar na estação do metrô Koropi ao invés da estação do aeroporto, pois assim poderá fazer a viagem até o centro da cidade pagando o ticket normal de metrô que custa 1,40 euros ao invés do ticket de 9 euros.
Alternativamente, você pode utilizar o ônibus expresso X95 que faz o trajeto entre o aeroporto e a praça Syntagma sem paradas, custa 6 euros e leva entre 45 minutos a uma hora de viagem.
Por outro lado, se quiser priorizar comodidade, a melhor opção será pegar um taxi que vai custar 40 euros entre 5 da manhã a meia noite e 55 durante a madrugada.
Outra opção interessante é reservar um transfer privado até o seu hotel!
COMO SE LOCOMOVER DO AEROPORTO AO PORTO ATENAS
Muita gente acaba desembarcando em Atenas e seguindo direto para o Porto de onde saem os ferry boats ou cruzeiros para as ilhas gregas e deixam para para conhecer a cidade nos últimos dias da viagem antes de voltar para o Brasil.
Se este for o seu caso, saiba que do aeroporto você pode pegar um táxi direto para o Porto Piraeus pelo preço tabelado de 50 euros entre 5 da manhã a meia noite e 70 euros durante a madrugada.
Se quiser priorizar modos mais econômicos de chegar até o Porto Piraeus saindo do aeroporto de Atenas, você pode pegar o ônibus X96 que faz o trajeto até lá em mais de uma hora com algumas paradas no caminho e custa 6 euros por pessoa.
Outra opção seria pegar o metrô do aeroporto no sentido Agia Marina (linha 3 de cor azul) até a estação Monastiriki e lá fazer a baldeação para a linha verde até a estação Piraeus no porto. Essa opção vai custar 9 euros por pessoa e levar cerca de 1 hora e 20 minutos no total.
COMO SE LOCOMOVER EM ATENAS
Apesar de ser uma cidade grande, a maioria dos locais de interesse turístico de Atenas estão localizados no centro turístico (arredores da Acrópoles), que é relativamente compacto e pode muito bem ser explorado a pé – especialmente se estiver hospedado nas áreas mais centrais.
No entanto, vale saber que é possível utilizar o serviço de transporte público que compreende metrôs, ônibus e trams para deslocamentos mais longos na cidade ou quando estiver se sentindo muito cansado para caminhar.
Os bilhetes de 90 minutos de transporte público custam 1,40 euros, mas você também pode optar pelo bilhete diário que custa 4,50 ou o bilhete de três dias que inclui viagens ilimitadas + ida e volta do aeroporto por 22 euros. Vale e pena fazer as contas para decidir qual a melhor opção para sua viagem!
Eu acabei caminhando bastante em Atenas, mas devido às temperaturas elevadas em Atenas, acabei utilizando serviço de Uber algumas vezes e acho que valeu super a pena, pois as tarifas foram bem razoáveis (geralmente entre 3 a 6 euros).
Aqui vale a ressalva de que Ubers não operam com carros particulares na Grécia, mas sim fazem o intermédio entre taxistas e viajantes e fornecem o valor aproximado da viagem de antemão para o passageiro, evitando assim aquelas famosas roubadas praticadas por taxistas ao redor do mundo. Também vale saber que mais usado que o Uber em Atenas é o aplicativo Beat que funciona basicamente da mesma forma, mas tem mais taxis cadastrados na sua rede e por isso pode ser mais prático. Qualquer um dos dois serve à função!
DICA ESPECIAL: Uma pergunta bem comum entre viajantes é sobre como chegar no Porto Piraeus, de onde saem ferry boats e cruzeiros para as ilhas gregas, saindo do centro de Atenas. É bem simples: você pode pegar o metrô linha verde em qualquer estação central e seguir até a estação Piraeus com o ticket de 1,40 euros ou utilizar Ubers que vão custar cerca de 20 euros pela viagem.
QUANTOS DIAS FICAR EM ATENAS?
Apesar de ser possível conhecer o básico de Atenas em apenas um dia, sugiro que separe pelo menos dois dias inteiros para explorar a cidade com tempo de qualidade.
Eu passei dois dias e meio em Atenas e consegui visitar a maioria das atrações que queria, assim como explorar áreas não tão conhecidas da cidade e fazer refeições sem muita pressa.
Definitivamente sugiro que fique entre 2 a 3 dias por lá para ter uma experiência similar e se encantar por Atenas tanto quanto eu!
SEGURANÇA EM ATENAS
Não somente Atenas, mas a Grécia de maneira geral é um destino super seguro e crimes mais sérios envolvendo viajantes são bem raros.
Contudo, assim como em qualquer lugar no mundo, batedores de carteira (chamados pickpockets) e furtos são comuns em regiões mais movimentadas e por isso é necessário ficar sempre atento aos seus pertences, especialmente em transporte público, atrações turísticas e ruas cheias.
Nada que seja alarmante, basta tomar os cuidados básicos que sempre temos no Brasil, como atenção aos pertences, cuidado com certos lugares a noite etc. que você certamente evitará problemas durante a sua viagem.
:: EVITE FILAS: Compando seus ingressos de forma antecipada e garantindo entrada preferencial nas atrações turísticas.
ONDE FICAR EM ATENAS
Apesar de já saber que a Grécia conta com um dos melhores custo-benefício da Europa, durante o meu planejamento de viagem acabei me surpreendendo com as opções de hospedagem charmosas e com tarifas em conta em Atenas.
É realmente um país onde se pode usufruir de hotéis incríveis sem ir a falência diante da atual conversão do euro x real.
Por isso, vale a pena caprichar na escolha de hospedagem em Atenas e reservar um hotel ou Airbnb super aconchegante por precinhos camaradas, afinal de contas não é em todas as viagens que podemos nos dar a esse luxo, não é mesmo?
E para te auxiliar na escolha de hospedagem em Atenas, preparamos uma selação das as melhores áreas para se hospedar considerando as atrações turísticas, assim como os hotéis mais interessantes em diferentes categorias de preço na cidade.
MELHORES ÁREAS PARA SE HOSPEDAR EM ATENAS
Os bairros de Plaka, Monastiraki e Makrygianni estão situados no centro turístico de Atenas e por isso são os mais indicados para se hospedar durante a viagem à cidade.
Por serem regiões turísticas, as ruas por lá são basicamente todas de pedestres e cheias de restaurantes, bares e lojinhas charmosos, e possibilitam a visita a quase todas as atrações da cidade a pé.
Outras áreas da cidade como Syntagma, Koukaki, Kolonaki, and Psirri são regiões bastante interessantes e calmas para se hospedar em Atenas, além de oferecerem tarifas mais em conta.
Eu fiquei hospedada num charmosíssimo Airbnb fora do centrão turístico e amei a experiência, mas destaco que utilizei serviço de Uber para chegar e sair de forma rápida e prática, então se quiser fazer tudo a pé sugiro queaposte numa região mais central!
MELHORES HOTÉIS EM ATENAS
A seguir você vai encontrar a seleção super rigorosa dos melhores hotéis em Atenas em diferentes categorias de preço.
Se preferir fazer uma pesquisa mais extensa antes de decidir o seu hotel em Atenas, você pode consultar e reservar com a Booking.com que é a empresa parceira do blog e garante as melhores tarifas e cancelamento gratuito através deste link. De quebra, você ainda ajuda o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso! Obrigada 🙂
Você também pode encontrar diversas opções maravilhosas de hospedagem no Airbnb, que dispõe de casas, apartamentos privativos ou até mesmo pousadinhas familiares super aconchegantes para aluguel.
Se ainda não conhece o Airbnb, vai encontrar todas as dicas de como encontrar os melhores Airbnbs e se hospedar com segurança nas suas viagens mundo afora neste post!
ONDE E O QUE COMER EM ATENAS
A gastronomia Grega é um dos maiores atrativos do país, sendo que em Atenas você poderá desfrutar do que de melhor ela tem para oferecer, haja vista a grande variedade e qualidade dos restaurantes da cidade.
Nesse sentido, vale saber que os pratos mais delicioso e tradicionais da Grécia são a Moussaka, os Souvlakis de diversos tipos de carne, os Gyros, as saladas em especial a salada grega, os queijos em especial o queijo feta. Também não se pode deixar de provar também as entradas tzatziki e os tipos de Saganakis disponíveis!
Isso sem falar nos vinhos de mesa grego, que são deliciosos e super baratos, perfeitos para almoços longos ou jantares românticos em tavernas locais.
Além de deliciosos, os pratos gregos costumam ter preços camaradas (não necessariamente baratos, mas certamente mais em conta que a maioria dos países da Europa) e representam um convite para mesas cheias e diversas.
E as melhores experiências gastronômicas em Atenas podem feitas nos restaurantes que listamos a seguir.
Melhores resturantes típicos: Thes “Greek Creative Cuisine”, To Kyklamino, Maiandros, Bandiera, Efcharis, Pantheon e o Lithos
Melhores restaurantes sofisticados: Aleria, CTC, Dinner in the Sky, Vassilenas e o Dionysos
Melhores restaurantes com vista em Atenas: A for Athens, 360° Cocktail Bar, o Strofi e o Athens Gate Hotel
Melhores bares com comida: Cinque Wine & Deli Bar, Caravin Wine & Wanderlust, Scala Vinoteca
Melhores sorvetes de Atenas: Coco’s e Le Greche
Além das sugestões acima, recomendo que fique de olho em padarias locais para provar doces e salgados típicos da Grécia por precinhos camaradas.
O QUE FAZER EM ATENAS
Atenas é um verdadeiro museu a céu aberto, repleta de monumentos históricos que remontam aos tempos de apogeu do Império Grego e Romano e que transportam os visitantes numa verdadeira viagem no tempo.
Por representar uma das cidades mais antigas do mundo e o lugar de origem da democracia e de tantas instiuições políticas, culturais e artísticas que até hoje prevalecem no ocidente, qualquer visita à Atenas acaba sendo uma bela e interativa aula de história.
Por lá você vai se maravilhar com as ruínas da Acrópoles, visitar templos dedicados aos deuses da mitologia grega e caminhar no solo que criou o regime democrático. A sensação que se tem por lá é de que a cada esquina se pode encontrar uma relíquia ou monumento histórico de peso!
Mas para ser sincera, o que cativa mesmo em Atenas é a sua autenticidade e a forma com mistura história e jovialidade de forma harmônica e integrativa.
Por isso, te digo que para conhecer e experienciar o que de melhor a cidade tem para oferecer, é necessário ir além das atrações históricas mais populares e se deixar levar pelas ruas charmosas ruelas dos bairros menos turísticos para observar o seu enérgico povo e a Atenas do século XXI.
As atrações e experiências que listamos a seguir são capazes de te apresentar as múltiplas facetas da cidade e certamente merecem entrar no seu roteiro. Vejamos a seguir:
VISITAR A ACRÓPOLES
De todas as atrações de Atenas, a Acrópoles é definitivamente a principal e a mais popular, sendo a prioridade de quem tem apenas um dia na cidade.
E não poderia ser diferente, pois o complexo da Acrópole é capaz de retratar o apogeu do Império Grego e da sociedade que deu origem à diversas instituições que continuam relevantes no ocidente até os dias de hoje.
Confesso que foi uma grande emoção para mim visitar este local emblemático, mergulhar na história da Grécia e ver com os meus próprios olhos a grandiosidade dos monumentos de Atenas.
E ter feito isto bem cedo antes das multidões chegarem e do calor se tornar insuportável tornou a experiência ainda mais mágica, por isso indico que chegue bem cedo no local!
:: EVITE FILAS: Compando seus ingressos de forma antecipada e garantindo entrada preferencial nas atrações turísticas.
A história da Atenas está intimamente relacionada com a da região Acrópole, já que foi por lá lá que as primeiras comunidades se estabeleceram há diversos séculos atrás devido à abundancia de água fresca e condições favoráveis á existência.
Uma destas condições propícias para a moradia foi o relevo do local, já que está é a região mais alta da cidade (o termo acróple vem do grego antigo “cidade alta”) e por muitos séculos possibilitou a defesa destas comunidades que por lá se estabeleciam e desenvolviam.
No Apogeu do Império Grego, a Acrópoles se tornou o centro político, civil e religioso de Atenas e sendo assim diversos templos e estruturas foram construídos por lá nos séculos V e IV AC – veja bem, isso foi há 2.500 anos atrás!
Estas construções, cujo destaque maior é o Parthenon, sobreviveram à diversas dominações estrangeiras e ataques no decorrer dos séculos, mas conservaram boa parte de suas estruturas até os dias de hoje.
E são exatamente estas as atrações que você vai visitar por lá, cada uma com sua especificidades, mas todas muito interessantes. O que não pode faltar em sua visita à Acrópoles:
- Pathernon
- Erecteion
- Propileu
- Templo de Atena Nike
- Teatro de Herodus Atticus
- Teatro de Dionísio
Por se tratar da atração mais visitada da cidade e uma das mais populares no mundo, a Acrópoles está sempre cheia de visitantes. No entanto, ao visita-la bem cedo (abre às 8 e você deve chegar um pouco antes) ou duas hora antes do seu fechamento (confira detalhes atualizados clicando aqui), você pode garantir uma experiência muito mais agradável e proveitosa!
Vale destacar que o ingresso para a Acrópoles somente custa 20 euros por pessoa, mas você pode optar por adquirir o ingresso combinado no valor de 30 euros que dá acesso a mais 6 atrações importantes da cidade: a Ágora de Atenas, Karameikos, o Liceu de Aristóteles (Lykeion), a Biblioteca de Adriano, a Ágora Romana e o Templo de Zeus Olímpico
Além da entrada nestes 7 sítios históricos com valores reduzidos, o benefício do passe é cortar filas de compras de ingresso, sendo que você pode fazer a compra do passe na primeira atração que visitar (neste caso vai ter que pegar fila para comprar) ou de forma antecipada na internet através de um dos agentes confiáveis – como a Get Your Guide por exemplo.
Utilizei este passe em minha viagem para Atenas e considero ter valido muito a pena, pois visitei vários das atrações abrangidas no ticket e economizei tempo ao evitar as filas de compras de ingresso em cada uma delas.
MUSEU DA ACRÓPOLES
O Museu da Acrópoles fica ao lado da Acrópoles e deve ser visitado logo em seguida, quando o as informações e impressões absorvidas ainda estão frescas na memória.
Considero este museu um dos mais incríveis que já visitei até hoje e fiquei surpresa não somente com a quantidade e qualidade de artefatos históricos que ele abriga, como também com as belíssimas vistas do Parthenon que se pode ter de lá!
São três pisos repletos de esculturas e objetos encontrados em escavações e ruínas dos templos e construções da Acrópoles e no subsolo é possível visitar as ruínas das das comunidades que habitavam o monte da Acrópoles e entender o estilo de vida que as pessoas levavam por lá.
Sugiro que reserve pelo menos duas horas para aproveitar o museu e que saiba de antemão que o ingresso não está incluso no passe que dá acesso à Acropoles. Então, para visitar o museu você terá que adquirir o ingresso diferenciado no valor de 10 euros, sendo que pode fazer a compra com antecedência se quiser evitar filas longas na entrada.
DICA IMPERDÍVEL: Falaremos sobre isto no próximo tópico, mas já adianto que uma boa ideia seria combinar uma visita á Acrópoles bem cedo para evitar as multidões e o calor excessivo e por volta das 11 horas seguir para o museu que deve estar tranquilo e se abrigar do sol quente.
MONTE AEROPAGUS
Na base da Acrópoles está o Monte Aeropagus que já serviu de de palco para sermões do apóstolo Paulo e como local para reuniões importantes sobre política e direito.
Além de sua importância histórica, o monte se destaca pelas belíssimas vistas da Acrópoles e da cidade de Atenas, sendo um local perfeito para assistir ao pôr do sol durante a sua estadia na cidade.
Gostei tanto do primeiro pôr do sol que assisti por lá que acabei voltando no dia seguinte para apreciar as belíssimas vistas de Atenas e a paisagem com a Acrópoles acesa no fundo.
ANTIGA ÁGORA DE ATENAS
Não tão distante da Acrópoles está a Antiga Ágora de Atenas – um sítio arqueológico que ao longo de 5 mil anos que já abrigou mercados, residências e locais de reuniões.
Por falar em reuniões, foi exatamente neste local que acriação da democracia ocorrreu, no momento histórico em que a Ágora representava o polo civil, comercial, político e de lazer de Atenas há cerca de 2.400 anos atrás.
Durante a minha visita à Ágora fiquei imaginando as primeiras discussões que originaram esta forma tão difundida de governo nos dias atuais e absorvendo a importância histórica que este local tem para toda civilização ocidental.
É absolutamente incrível ver de perto lugares que com tamanha importância histórica e cultural, sendo que na Ágora de Atenas você poderá visitar não somente as ruínas das construções que por lá foram erguidas, mas também a Stoa de Attalos onde funciona o Museu Arqueológico da Ágora de Atenas e o Templo de Hefesto que é o mais bem conservado da Grécia.
Contudo, não somente pelas carga histórica vale a pena visitar esta atração, já que lá você poderá ver a Acróploes e o Parthenon em um de seus melhores ângulos!
A entrada ao complexo da Antiga Ágora de Atenas está incluso no ingresso combinado, mas se preferir, você pode comprar o ingresso separado por 10 euros na alta estação e 5 euros na baixa estação.
ÁGORA ROMANA DE ATENAS
Esta Ágora foi construída durante o período de dominação de Atenas pelo Império Romano no seculo I AC, mais especificamente sob a administração de Júlio e Augusto César e englobou um mercado destinado ào comércio de mercadorias eoutras construções anexas, além da Torre dos Ventos que é considerada a primeira estão metereológica do mundo.
Trata-se de uma visita super interessante e não tão demorada, sendo possível também visitar a Mesquita Fetiye que fica no complexo.
A entrada ao complexo está incluso no ingresso combinado, mas se preferir, você pode comprar o ingresso separado por 8 euros na alta estação e 4 euros na baixa estação.
BIBLIOTECA DE ADRIANO
Esta biblioteca foi construída pelo Imperador Romano Adriano no século I DC com o objetivo de abrigar os papiros mais importantes da época.
A construção de formato retangular contava com mais de 100 pilares, um jardim e piscina na parte central, além de diversas salas destinadas à leitura e estudos.
Hoje resta muito pouco do que outrora foi considerada uma das mais importantes bibliotecas do mundo, mas certamente vale a pena visitar esta atração pela sua importância histórica e vistas privilegadas do Parthenon.
A entrada ao complexo está incluso no ingresso combinado, mas se preferir, você pode comprar o ingresso separado por 4 euros.
TEMPLO DE ZEUS OLÍMPICO
Este templo foi idealizado e construído para homenagear Zeus, o deus do Olímpo no século VI AC.
Apesar de ter sido planejado para representar o mais grandioso do mundo (maior até do que o Parthenon), contando com 104 colunas de 17.25 metros de altura cada, mas logo após a finalização da sua construção no século II AC ele foi gravemente danificado durante invasões bárbaras.
Apenas 15 das suas colunas originais ainda estão de pé, mas elas dão aos visitantes a impressão do que outrora este templo representou para a civilização grega. Sem dúvidas uma atração que não pode faltar em seu roteiro!
A entrada ao complexo está incluso no ingresso combinado, mas se preferir, você pode comprar o ingresso separado por 6 euros.
JARDIM NACIONAL
Bem próximo ao Templo de Zeus está o Jardim Nacional de Atenas, uma belíssima área florestada com esculturas gregas, perfeitas para uma caminhada relaxante no coração da cidade.
Como está numa área super central, vale a pena caminhar por lá entre as atrações para aproveitar um pouco da brisa fresca e da beleza do parque.
EXPLORAR PLAKA
Plaka é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Atenas que se estende na base da Acrópoles até a Praça Syntagma e onde diversas das atrações que descrevemos acima estão situadas.
Por lá você vai encontrar muito movimento turístico, restaurantes, lojas, bares, assim como ruínas históricas e belíssimas igrejas bizantinas. Não tem como visitar Atenas sem percorrer e admirar suas charmosas ruelas, então deixe-se perder por lá sem pressa e com muita curiosidade.
Se tiver interesse em fazer compras, foque na rua Ermou cheia de lojinhas interessantes e ainda por lá visite a Igreja Grega Ortodoxa Panagia Kapnikarea datada do século XI.
VISITAR A CHARMOSA ANIOFITIKA
Este autêntico bairro não é mencionada na maioria dos guias de viagem de Atenas, mas certamente merece uma visita combinada com uma caminhada tranquila por Plaka.
Por lá, você vai encontrar casinhas que remontam às ilhas Ciclíadas e que tem um aspecto bem diferente do resto da cidade de Atenas.
Isto se deve ao fato de que diversos trabalhadores destas ilhas foram trazido para Atenas alguns séculos atrás e alojados na base da Acrópoles, sedo que pela saudade de suas terras natais acabram construíram casas que os lembravam das ilhas e criaram um cenário incrível no coração de Atenas.
CAMINHAR POR MONASTIRIKI
Monastirik é a praça mais movimentada de Atenas, e fica bem próxima da Acrópoles, da Antiga Ágora e da biblioteca de Adriano.
Por lá é possível observar a coexistência de uma igreja grega ortodoxa com uma mesquita islâmica, o que por si só já é uma introdução à história grega e às diversas culturas que dominaram Atenas.
Nos arredores da praça vai encontrar diversas lojinhas de produtos gregos, souvenirs, second hand shops e mais, então vale a pena passar um tempinho desbravando esta área tradicional de Atenas e/ou até mesmo visitar um dos restaurantes com vista panorâmica como o 360 Cocktailbar ou o A for Athens.
VISITAR PSYRI
Psyri é um bairro fora do circuito turístico tradicional turístico, mas que definitivamente merece uma visita para explorar suas super charmosas ruelas, seus restaurantes e bares alternativos e lojinhas super interessantes.
Este foi um dos meus locais prediletos de Atenas e passei algum tempo por lá aproveitando a atmosfera mais local e descolada. Sugiro que faça o mesmo e que aproveite para jantar por lá ou tomar um drink!
THISEIO
Thiseio é um bairro super discreto em Atenas, mas completamente encantador e repleto de bares e restaurantes com vista para a Acrópoles.
Vale a pena ser visitado depois de assistir ao pôr do sol no Monte Aeropagus, já que os dois locais estão bem próximos um do outro.
ESTÁDIO PANATENAICO
Este estádio que data do século I AC foi construído para sediar jogos em homenagem à deusa da cidade Atena e posteriormente reformado e construído com base em mármore para sediar os primeiros jogos olímpicos dos tempos modernos em 1896.
Por sua importância histórica, é lá que as chamas das olimpíadas são acesas a cada edição dos jogos e durante a visita se pode percorrer (e até correr se der vontade) na pista olímpica.
Trata-se de um local histórico, mas fica um pouco afastado do centrão turístico, então muita gente deixa a visita de fora. Sugiro que se tiver tempo e se for interessado em esportes que faça uma visita rápida ao local, cujo bilhete de entrada custa 3 euros.
SYNTAGMA SQUARE
Na Syntagma Square estão situados o parlamento grego, assim como o monumento de homenagem ao soldados mortos em batalhas chamado “Soldado Desconhecido”.
Não é uma área particularmente atrativa de Atenas, mas por ser super central, vale a pena visitar para assistir à troca de guardas que ocorre a cada hora completa performado pelos soldados da guarda presidencial chamados Evzones.
MONTE LYCABETU
O Monte Lycaettus representa o local mais alto da cidade de Atenas com 280 metros e possui vista privilegiada da Acrópoles e da cidade.
Chegar lá requer uma caminhada mais longa combinada com o teleférico que leva até o topo do monte por 7 euros e tem entrada nas ruas Aristippou e Ploutarchou. Ou uma viagem de táxi até o topo do monte de onde se pode apreciar vistas belíssimas e até mesmo um pôr do sol estonteante!
MUSEU NACIONAL ARQUEOLÓGICO
Quem tem mais tempo em Atenas pode visitar o Museu Arqueológico de Atenas que abriga uma das melhores coleções de artefatos históricos da Grécia Antiga.
A entrada para o museu custa 12 euros na alta temperada e 6 na baixa temperada e deve ser comprado separadamente, se possível no website com antecedência.
:: HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
O QUE FAZER EM ATENAS EM 1, 2 OU 3 DIAS
Para que você possa aproveitar o melhor que Atenas tem para oferecer, preparamos sugestões de roteiros de 1, 2 e 3 dias na cidade acompanhado do mapa interativo abaixo para facilitar a identificação e visualização geográfica das atrações.
O mapa vai te auxiliar a localizar as regiões e atrações próximas entre si para otimizar o seu tempo e combinar as melhores atrações de uma área em um só passeio.
Neste sentido, vale destacar que os pins azuis correspondem às atrações do primeiro dia, os pins amarelos às atrações do segundo dia e os pins roxo às atrações do terceiro dia. E que, de forma sumarizada, o roteiro e 1 a 3 dias em Atenas está organizado da seguinte forma:
ROTEIRO DE 1 DIA EM ATENAS
Se dispuser de apenas um dia para conhecer Atenas, sugiro que foque nas áreas e atrações mais icônicas da cidade, a começar pela Acrópoles. Chegue cedo antes da abertura dos portões às 8 da manha e explore os templos e ruínas por lá.
Depois, siga para visitar o Museu da Acrópoles enquanto as impressões e informações estão frescas na memória.
Você pode optar por almoçar no restaurante do museu, com vista privilegiada e um pouco mais caro, ou escolher algum dos restaurantes nos arredores da atração.
Depois do almoço, pode visitar a Antiga Ágora de Atenas incluindo a Stoa de Attalos e o Templo de Hefesto, assim como a biblioteca de Adriano que ficam bem próximas.
Siga então para a Praça Monastiraki e explore as ruelas cheias de lojinhas e se tiver interesse em fazer compras visite a Rua Ermou. Depois siga para caminhar por Plaka e Anafiotika com calma e sem muito compromisso.
Assista ao pôr do sol no Monte Aeropagus e jante no bairro vizinho Thiseio ou em Plaka.
ROTEIRO DE 2 DIAS EM ATENAS
Depois de fazer a programação descrita acima no primeiro dia, você pode comecar o segundo dia com uma visita ao Estádio Panatenaico seguida de uma visita ao Templo de Zeus.
Depois, você pode caminhar pelo Jardim Nacional até a Syntagma Square, onde verá os guardas nacionais e o parlamento grego. Se for perto de completar a hora seguinte, fique para assitir à troca de guarda.
Se tiver interesse, pode visitar o Liceu de Aristóteles e caminhar pelo elegante bairro Kolonaki, ou optar por seguir direto para visitar o Museu Arqueológico de Atenas.
Para o pôr do sol, sugiro que visite o Monte Lycabetus e que depois siga para o bairro de Psyri para o jantar e drinks.
ROTEIRO DE 3 DIAS EM ATENAS
No terceiro dia você pode optar por visitar o Museu de artes Cicládica e o Museu Benaki, visitar as praias e beach clubs da riviera de Atenas ou até mesmo fazer um passeio bate-volta.
Boas opções de bate-voltas são para Delphi para visitar o oráculo de Delphi, para o Templo de Poseidon e o Cabo Sounion ou até mesmo para Mycenae and Epidaurus.
Deixe um comentário