Neste post você vai encontrar o roteiro de 5 dias em Paris – com todas as dicas de informações.
Elaboramos uma sugestão de roteiro para facilitar a sua viagem. Sinta-se a vontade para modificar a ordem dos dias e das atrações da forma que lhe for conveniente para adequar o roteiro ao seu perfil de viajante. Para verificar todas as dicas de viagem sobre Paris clique aqui.
No roteiro reunimos todas as informações necessárias para você planejar a sua estadia em Paris sem se preocupar em reunir milhões de guias e anotações.
Esperamos que você aproveite a viagem e volte falando Paris, je t’aime, assim como nós!
Lembramos que se você, assim como nós, adquirir o Paris Museum Pass de 4 dias pode mudar a ordem dos 4 primeiros dias sugeridos no roteiro, mas deve atentar que a partir do primeiro dia de uso o passe comecará a descontar os dias de validade, então precisa visitar as atrações inclusas no passe neste período.
Leia atentamente o roteiro, faça as suas adaptações e Bon Voyage!
4º dia em Paris – Palácio de Versailles
O Palácio de Versalhes é um dos maiores castelos do mundo e está localizado na cidade de Versalhes, que fica nos arredores de Paris.
O Palácio, que hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade, foi construído em 1862 e serviu de residência para o Monarca Luís XIV até a família real ser forçada a voltar para a capital em 1789, com a Revolução Francesa.
Na verdade, Versalhes é um complexo, e não apenas um castelo. Lá foram construídos diversos castelos para abrigar a Corte Real e concentrar o poder do Antigo Regime na França.
O complexo está divido em três grandes áreas: O Palácio Principal e seus jardins, o parque e os Palácios de Trianon e de Maria Antonieta.
Para escapar da multidão (sim, você leu multidão) tente chegar em Versailles um pouco antes de o Castelo abrir, as 9 horas da manhã. Desta forma você vai conseguir conhecer o Castelo Principal com mais tranquilidade e conforto.
Assim que chegar pegue o mapa do local e comece o tour pelo Palácio Principal. Se preferir, pode acessar online o MAPA DE VERSAILLES.
O Castelo Principal é por si só uma atração incrível. Possui diversos cômodos, sendo que os principais são o quarto do rei, da rainha, a Galeria dos espelhos e a Galeria das Batalhas.
Ângulo privilegiado do Jardim, através da Galeria dos Espelhos.
O que mais me fascinou em Versailles foi o ambiente externo. Os jardins e as fontes foram tão bem projetados e são tão bem cuidados e encantam a todos.
Os jardins laterais do Palácio Principal são muito charmosos com esses desenhos característicos.
As fontes estão espalhadas por todo o Complexo de Versailles e cada uma tem sua singularidade, história e significado.
A fonte de Netuno talvez seja a mais importante do Castelo de Versalhes. Ela tem destaque central no jardim principal e é onde acontece o espetáculo das Fontes Musicais.
Todas as fontes do Catelo de Versalhes são maravilhosas e únicas!
O Castelo de Versailles é imenso, esteja preparado para andar muito.
Para aqueles que não quiserem ou não puderem andar tanto existe um serviço de transporte com carrinhos de golfe que custa em torno de 32 Euros por hora.
Depois de explorar o Jardim Principal e as fontes ao redor ,dirija-se ao Palácio de Antonieta e ao Trianon.
Não dá nem para cansar em um caminho desse. Vá devagar, contemple e absorva os detalhes desse lugar fantástico!
Depois volte pelo Jardim Principal e, caso visite o Palácio de Abril a Outubro, durante as Quintas-feiras e finais de semana, poderá aproveitar o espetáculo Musical das Fontes.
Como chegar no Palácio de Versailles
Versailles é uma cidade que fica nos arredores de Paris. Isso significa que para chegar lá você terá que pegar o RER, o trem que liga Paris a algumas cidades perto, além de fazer trajetos urbanos.
Chegar em Versailles de RER por conta própria é muito simples, não precisa contratar um tour para fazer esse trajeto.
Para chegar lá você deve pegar o RER C sentido Versailles Rive-Gauche em uma das estações de metrô de Paris e descer na estação final.
Os bilhetes do RER podem ser comprados em qualquer estação de metrô de Paris, nas máquinas automáticas disponíveis.
Elas são fáceis de usar, intuitivas, podem ser traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão e italiano e aceitam cartão de crédito.
Você deve escolher a opção “Comprar Tickets”, depois “Billets Région Ile de France”, depois clicar na letra do alfabeto V, referente a Versailles e depois selecionar a Versailles Rive-Gauche (Château). Depois é só escolher a forma de pagamento e pegar o bilhete.
Se você já tiver o bilhete do Metrô de Paris válido para as zonas 1 e 2, pode utilizar esse bilhete até chegar na última estação que o bilhete tem validade, ou melhor, até o limite da zona 2, estação Issy Val de Seine;
Desça nessa estação e compre outro bilhete para Versailles Rive-Gauche e pegue o trem a partir dessa estação.
Essa opção será mais barata, mas também mais complicada.
O valor da passagem vai variar de acordo com a distância da estação do início da viagem. A média de valor é em torno de 10 Euros.
Chegando na estação Versailles Rive-Gauche você estará muito próximo da entrada do Palácio de Versailles.
Saia andando da estação, vire à direita, quando chegar no semáforo (cerca de dois minutos caminhando) vire à esquerda e cerca de dois quarteirões dali avistará o Palácio. Não se preocupe, o fluxo de visitantes é intenso e você certamente não estará desacompanhado.
+ Se preferir, pode comprar a excursão para Versailles saindo de Paris de ônibus com guia e transporte de ônibus – Clique aqui para consultar o preço e comprar!
Horário de Funcionamento
O Castelo de Versailles, o Grand Trianon e o Domaine de Marie Antoinette não abrem todas as Segundas, dia 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.
De Abril a Outubro, na alta temporada os Palácios em Versailles abrem de 09 a 18:30 horas e os jardins ficam abertos até 20:30 horas.
De Novembro a Março os Palácios de Versailles ficam abertos de 09 a 17:30 e os jardins ficam abertos até 18 horas
Versailles é gratuito nos primeiros domingos dos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
Com o ingresso gartuito pode-se visitar os Grandes Apartamentos e da Galeria dos Espelhos, das exposições temporárias, da Sala do Sacre, da Galeria das Batalhas, do Castelo Trianon e do Domaine da Marie Antoinette.
Em Junho, Julho, Agosto e Setembro acontece o Espetáculo Noturno das Águas, todo Sábado às 20:30 horas.
O Espetáculo custa 24 Euros e devido a procura é interessante que se reserve antes através do site oficial.
Dicas para sua visita ao Palácio de Versailles
Para evitar a multidão no Palácio de Versailles procure chegar no local antes da abertura dos portões, que ocorre 9 horas.
Se chegar cedo comece a sua visita pelo Palácio Principal, depois passeie pelos jardins e depois pelo Palácio de Antonieta e os Trianons.
Se chegar tarde faça o sentido inverso, senão terá que dividir o oxigênio (literalmente) com uma multidão.
Se programe para passar o dia todo por lá, não tenha pressa, aproveite o passeio.
Ingressos do Palácio de Versailles
O ingresso para o Palácio de Versailles custa 18 Euros e pode ser comprado online ou no balcão do local.
Quem tem o Paris Museum Pass não precisa comprar ingresso e também não precisa pegar fila.
Alimentação no Palácio de Versailles
No Palácio de Versailles existem muitos restaurantes. A maioria deles tem um preço bem acima da média de Paris, com pratos em torno de 20 a 30 Euros.
Há também opção de barraquinhas de sanduíches, com itens que custam em torno de 5 a 10 Euros.
Uma boa dica é levar lanches para fazer pic nics nos maravilhosos parques de Versailles enquanto descansa. Mas atenção, somente em áreas bem precisas e assinaladas é possível fazer o lanche.
Verifique AQUI as áreas onde o pic nic é permitido.
Gostou do roteiro? Confira o itinerário completo para o 5º dia em Paris!
Veja também todos os posts publicados sobre Paris
[one_half]Dicas de viagem Paris – Um guia completo
Onde ficar em Paris – Melhores apartamentos no Airbnb
O que fazer em Paris – Melhores atrações
Euro Disney Paris – Tudo que você precisa saber
Paris Museum Pass vale a pena?
Compras em Paris – Tudo sobre o tax free
[/one_half] [one_half]Roteiro de 5 dias em Paris – 1º dia
Roteiro de 5 dias em Paris – 2º dia
Roteiro de 5 dias em Paris – 3º dia
Roteiro de 5 dias em Paris – 4º dia
Roteiro de 5 dias em Paris – 5º dia
Hostel Bastille – Dica de hostel em Paris
[/one_half]
SANDRA NEVES FERNANDES diz
Lara, obrigada pelas dicas, vai me ajudar muito. Estou fazendo meu roteiro e coloquei Versalhes para uma quinta-feira. Vou em junho, mês que vem. E vou comprar o Museum Pass e pretendo utilizar. Mas gostaria de saber se esse espetáculo das fontes nas quintas-feiras é pago a parte, ou tenho acesso só com o museum pass? Agradeço se puder me ajudar.
Lara Nogueira diz
Olá Sandra, tudo bem?
Os espetáculos de verão de Versailles são pagos a parte.
Abs e boa viagem 🙂