Está de viagem marcada e quer saber quais são os documentos necessários e perguntas comuns para entrar nos Estados Unidos? Confira neste post todas as dicas e informações que precisa para garantir uma viagem tranquila ao país.
Visitar os Estados Unidos é o sonho de muitos, mas a imigração na chegada ainda é um fator que assusta muito os viajantes brasileiros, principalmente os mais jovens sem vínculos estáveis com o Brasil.
Se o seu destino inicial for Nova York a tensão triplica, pois a imigração dos aeroportos da cidade costumam ser um dos mais problemáticos no processo de imigração de turistas no mundo.
E para evitar problemas, é importante estar preparado com os documentos necessários em mãos e também preparado para responder as perguntas mais comuns feitas pelos fiscais da imigração na chegada aos Estados Unidos.
Neste post você vai encontrar todas as dicas e informações necessárias para garantir um processo de imigração tranquilo
Vamos lá? 🙂
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS
Elaboramos uma lista de documentos necessários para entrar nos Estados Unidos e sugerimos que preste bastante atenção à esta lista, pois certamente terá que mostrar todos estes papéis detalhados aqui na chegada ao país.
Passaporte e visto para os Estados Unidos
Em primeiro lugar, saiba que o passaporte é o documento mais importante para qualquer viagem ao exterior, portanto, o ideal é que tenha o passaporte válido em mãos no momento da compra da passagem.
Se este não for o seu caso, saiba que é possível comprar seus bilhetes aéreos sem os dados do passaporte, se for necessário, mas vale a pena atualizar os dados no site da companhia aérea de sua escolha assim que tiver o documento em mãos.
LEIA TAMBÉM: Post completo sobre como tirar o novo passaporte Brasileiro clicando aqui!
Atente-se para o fato de que os Estados Unidos exigem que os turistas tenham passaporte com validade mínima de 6 meses a contar do dia que sair do país. Ou seja, o seu passaporte precisa ter validade de pelo 180 dias a contar do dia que você vai sair dos Estados Unidos e não do dia que entrar.
Visto Americano
Brasileiros precisam do visto americano para entrar nos Estados Unidos – trata-se de uma autorização especial e formal que deve ser solicitada e concedida ainda no Brasil antes de embarcar para o país.
Para solicitar o seu visto americano clique aqui, preencha os seus dados com cuidado, efetue o pagamento da taxa e agende a sua entrevista em uma das cidades com consulado norte americano no Brasil.
A entrevista é obrigatória para concessão de vistos e é conduzida por um agente de imigração. Durante a sessão você será perguntado sobre alguns tópicos e deve responder as perguntas de forma objetiva e direta, pois qualquer inconsistência resultará na negativa do seu visto.
É bom saber que durante a entrevista você não pode entrar com celulares, bolsas ou nada do gênero, apenas com o que é exigido pelo consulado, como passaporte e outros documentos de identificação ou que comprovem seu vínculo com o Brasil.
Lembre-se que o visto é colado em uma das folhas do passaporte, portanto, vale conferir com antecedência se o passaporte que vai conter o visto tem validade suficiente para a viagem antes de marcar o visto. Se tirar um novo passaporte depois, terá que viajar com dois – o velho com o visto e o novo sem o visto, mas com a validade correta.
Depois que estiver com o seu visto, entrar nos Estados Unidos fica mais fácil, mas ainda assim é necessário levar os documentos detalhados abaixo:
Seguro Viagem
O seguro viagem é um requisito para entrar nos Estados Unidos, pois desta forma você estará coberto contra eventualidades e não precisará de assistência do governo local.
Clicando aqui você pode comprar o seu seguro viagem com 15% de desconto e é importantíssimo que você imprima a apólice do seguro e tenha-o em mãoes durante toda a sua viagem.
Não deixe também de escanear o documento e mandar para o seu email e evitar qualquer problema caso perca a apólice impressa.
DO SEU INTERESSE: Confira neste post as dicas para escolher o melhor seguro para os Estados Unidos
Passagem de volta
Ter data marcada para voltar de viagem é uma parte chata, mas infelizmente necessária para entrar nos Estados Unidos.
Isso porque, na imigração da chegada, você deverá apresentar o comprovante da sua passagem de volta comprada e com data certa, sob pena de não conseguir desembarcar no país.
Além da passagem, você também precisará apresentar os comprovantes a seguir:
Comprovantes de reserva de hospedagem
Ao viajar para os Estados Unidos, tenha sempre em mãos os seus comprovantes de reserva dos hotéis, albergues, Airbnbs para demonstrar que de fato você tem o objetivo de passear por lá.
Caso pretenda se hospedar na casa de amigos ou parentes, saiba que deve apresentar uma carta convite demonstrando que embora você não tenha reserva de hotel, tem onde se hospedar e não precisará de auxílio do país para a sua estadia por lá.
Pesquise sobre as últimas atualizações relativas à esta carta convite, pois os regulamentos e documentos comprobatórios costumam mudar com bastante frequência.
Documentos que comprovem sua capacidade financeira
É extremamente importante que, além dos documentos listados acima, você possa comprovar a capacidade financeira para se manter nos Estados Unidos durante o período de sua viagem.
Em regra, os países exigem limite de cerca de 60 dólares por dia de viagem e você pode comprovar tanto com dinheiro vivo que esteja levando consigo, com o limite do seu cartão de crédito ou com o extrato do seu VTM, cartão de recarga de moeda estrangeira.
Checklist resumida de documentos para entrar nos Estados Unidos
Passaporte com no mínimo seis meses de validade a contar da data de sua saída do país;
Seguro viagem – compre aqui com desconto;
Passagem de ida e volta impressa com duração de até 3 meses;
Comprovante de reservas da acomodação durante a viagem – reserve aqui – ou uma carta-convite;
Comprovante de capacidade financeira com pelo menos 60 dólares por dia, sendo possível comprovar com limite de cartão de crédito internacional.
PERGUNTAS COMUNS PARA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS
O momento de encarar o fiscal da imigração na chegada talvez seja o mais tenso da viagem, até porque você será requisitado a manter uma comunicação (ainda que básica) em inglês .
Mas mesmo que seja delicado pra você falar em outra língua, é importante ficar tranquilo e responder as perguntas de forma objetiva e simpática para não ter problemas de interpretação na chegada.
De modo geral, as imigrações nos Estados Unidos são bem chatinhas, mas nada que seja agressivo ou constrangedor. Eles simplesmente querem saber seu intuito da viagem e se você de fato é um turista, então você precisa estar preparado para responder as perguntas do fiscal de forma leve e espontânea.
As perguntas costumam variar, mas geralmente estão nos temas abaixo listado:
Qual a sua disponibilidade financeira para viagem?
Responda quanto de dinheiro tem em mãos, qual o seu limite de cartão de crédito e o crédito carregado em cartões VTM.
Qual a sua profissão no Brasil?
Explique o que faz aqui no Brasil e se for estudante tenha o comprovante de matrícula em mãos para comprovar o seu vínculo com o Brasil.
Dica especial: Se for profissional liberal, tenha em mãos a sua declaração de imposto de renda dos últimos 2 anos, pois a imigração costuma enquencar com quem não tem vínculo de trabalho fixo no Brasil.
Qual o propósito da sua viagem?
A não ser que esteja viajando a negócios, você deve dizer que o propósito da sua viagem é de lazer e que trata-se de uma viagem de férias.
Se estiver viajando para algum evento acadêmico ou profissional explique todos os detalhes de sua viagem e tenha documentos para comprovar a sua intenção de viagem.
O que pretende visitar na cidade? O que é essa atração?
Essa é uma pergunta comum em NYC, pois eles querem saber se você tem um planejamento de viagem do que fazer na cidade e se conhece o que representa cada uma das atrações que você falou.
Você conhece alguém nos Estados Unidos?
É aconselhável dizer que não, a não ser que você tenha a carta convite de alguém de lá e vá ficar hospedado com essa pessoa.
Você está viajando sozinho?
Eu já viajei sozinha e fui perguntada sobre o motivo da minha viagem e por que estava viajando sozinha, mas expliquei que ia encontrar com outras pessoas no dia x e não tive problema algum com este fato.
No entanto, se de fato estiver viajando sozinha/o, explique qual o seu roteiro e plano de viagem, quais são os seus planos e certamente não terá problemas maiores.
O importante mesmo é manter-se concentrado e calmo e em hipótese nenhuma mentir pois aí sim poderá ter problemas sérios para entrar nos Estados Unidos!
Deixe um comentário