Confira neste post todas as dicas de viagem de Lucerna na Suíça, incluindo a sugestão para roteiro de 1 a 2 dias na cidade.
Para verificar todas as dicas de viagem sobre Suíça clique aqui – Guia completo da Suíça.
Lucerna é uma cidade encantadora e certamente merece a sua visita, seja por apenas um dia ou dedicando mais dias à este paraíso encravado nos Alpes Suíços.
NOVIDADE!
Confira o Ebook que acabamos de publicar com todas as dicas de viagem (testadas e aprovadas) que você precisa para planejar a sua viagem para a Suíça.
No Ebook, você vai informações práticas, além de mais de 40 sugestões de roteiros prontos, com enfoques e durações diferentes. Com certeza você vai encontrar o roteiro perfeito para a sua viagem!
Sobre Lucerna
Lucerna – em alemão Luzern – é uma comuna da Suíça, no Cantão homônimo.
A cidade situa-se a 436 metros de altitude e está situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões.
A língua oficial nesta comuna é o alemão e a influência cultural e arquitetônica também vêem deste país de fronteira, no entanto, a cidade sofre influências dos outros países fronteiriços, como Itália e França.
Isso mesmo, Lucerna é conhecida como “síntese da Suíça”, pois transborda cultura, lindas paisagens, gastronomia excelente e um ar totalmente romântico.
A cidade é também um dos principais centros turísticos do país, recebe mais de 2 milhõe de visitantes por ano e sede de festivais internacionais de música. É uma verdadeira pedra preciosa da Suíça, com muito charme e ar de romantismo.
Lucerna tem uma beleza singular e impressiona os seus visitantes de qualquer ângulo, seja com as paisagens dos alpes misturadas com o lago, seja com com as construções lindas que estão espalhadas pela cidade.
Se ainda estiver em dúvida, saiba desde já que Lucerna é um destino que não pode faltar em sua viagem a Suíça e siga as nossas dicas de viagem para conhecer o melhor da cidade.
Como chegar em Lucerna
Não há aeroporto em Lucerna e o mais próximo é o de Zurique.
Portanto, se estiver vindo do Brasil ou de qualquer outra cidade da Europa, saiba que terá que fazer uma parada em alguma cidade maior, como Genebra ou Zurique.
Chegar em Lucerna é muito simples, tanto de carro quanto de trem, que diga-se de passagem é a melhor forma de se locomover pela Suíça.
De qualquer forma, é possível acessar Lucerna de trem, saindo da maioria das cidades da Suíça, através do incrível sistema ferroviário do país. Para acessar o post sobre o Swiss Pass clique aqui.
De carro
O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.
De trem
Lucerna está ligada à maioria das cidades da Suíça pela manha ferroviária. De Lucerna a Zurique são apenas 1:30 horas de viagem, de Genebra 3 horas, de Lausanne 3 horas e de Montreux cerca de 3 horas e meia.
Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB como chegar.
Quantos dias ficar em Lucerna
Um dia é suficiente para explorar a maior parte das atrações em Lucerna, no entanto, você pode ficar 2 ou 3 dias em Lucerna, caso queira conhecer todas as suas atrações.
A quantidade de dias na cidade depende do seu perfil de viajante, pois se preferir conhecer a região com calma pode tranquilamente investir mais dias por lá.
Outra ideia interessante é tornar Lucerna uma base para fazer bate e volta para algumas cidades da região, entre elas Genebra e Zurique.
Golden Pass Line- Rota cênica de Lucerna a Montreux
A Golden Pass é uma rota que faz o trajeto Lucerna–Interlaken–Zweisamen–Montreux em uma viagem de 5 horas e 8 minutos que passa por três diferentes regiões Suíças e 8 lagos.
Clique aqui para ler o post completo sobre esse passeio de trem imperdível na Suíça.
Um trajeto repleto de pequenas vilas, montanhas cenográficas e todos os possíveis clichês Suíços. É mais um dos passeios imperdíveis na Suíça.
Para acessar o post completo com muitas dicas sobre Montreux.
O que fazer em Lucerna – Atrações turísticas
Antes de sair da estação de trem, dê uma passadinha do escritório de turismo de Lucerna e pegue um mapinha de papel cidade. Esse é sempre o primeiro local que deve ser visitado a chegar nas cidades da Suíça.
Ponte da Capela – Kapellbrücke
A Kapellbrücke é uma ponte de madeira em Lucerna, Suíça e o mais importante ponto turístico da cidade.
A Kapellbrücke (ponte da capela) foi erguida em 1365 e na na ponta sul da ponte fica a Wasserturm, torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.
Bem alto, nas traves de madeira encontram-se 112 pinturas datadas do início do século XVII, restauradas no princípio do século XX. Da Kapellbrücke pode-se avistar a igreja de São Léger e São Maurício.
Reconstruída depois de um desastroso incêndio em 1993, a ponte revela partes modernas e outras que remontam à sua criação. Ao atravessar a ponte, observe painéis de telhado triangular do século 17 de Heinrich Wagmann, mostrando eventos importantes da história da Suíça e da mitologia e garantimos que o passeio ficará ainda mais completo.
A ponte fica ainda mais fotogênica quando banhado em luz dourada macia ao anoitecer.
Rio Reuss
O rio Reuss é o principal rio da Suíça central e corre da região de São Gotardo sempre em direção ao norte, atravessando o Lago dos Quatro Cantões, e desagua após percorrer 160 km no rio Aare – que atravessa Berna – perto de Windisch.
Extraordinário é o passeio que poderá fazer de barco a vapor com rodas de pás da “Belle Epoque” e percorrer todo o Lago dos Quatro Cantões.
Durante este passeio poderá observar as montanhas de Rigi, Pilatus e Stanserhorn, passeios imperdíveis!
Capela Hofkirche
Esta igreja chama a atenção dos turistas pelas imponentes pontas no telhado das torres.
Mesmo que não queira entrar na igreja, vale a pena apreciar a sua estrutura externa e também visitar o pequeno cemitério onde estão enterradas as famílias nobres de antigamente.
A igreja compõe as paisagens de Lucerna e faz parte da beleza da cidade.
Igreja dos Jesuítas – Jesuitenkirche
Essa foi a primeira igreja barroca sacral grande na Suíça, construída em 1666 pelo padre Christoph Vogler para os jesuítas .
Não deixe de entrar na igreja, pois o seu interior é lindíssimo e vale a pena a visita.
Palácio do Governo
Construído entre 1602 e 1606 por Anton Isenmann em estilo renascentista italiano e coberto com um telhado pendente, representando um estilo típico do cantão de Berna .
As arcadas abertas de frente para o Reuss são usadas ainda hoje como um mercado semanal. Acima das arcadas é o salão Kornschütte, anteriormente uma sala de negociação , que agora é usado como um concerto e salão de exposição.
Spreuerbrücke (Spreuer Bridge)
Esta ponte foi concluída como parte da fortificação da cidade em 1408 .
Entre 1626 e 1635, Kaspar Meglinger produziu 67 pinturas que representam o “Dance of Death”, as quaios foram colocadas na ponte.
. Ele é chamado a Ponte Spreuer porque este era o único lugar que o joio do trigo ( Spreu ) poderia ser despejado no rio.
A vista da cidade é incrível de lá, portanto, fique atento e admire este belo local.
Centro histórico
Os edifícios históricos decorados com afrescos lindos ficam na margem direita do rio Reuss e em algumas praças pitorescas .
O Weinmarkt , local onde Lucerna fez um juramento federais com os cantões de Uri , Schwyz e Unterwalden em 1332 , é especialmente atraente e deve ser incluído no seu roteiro pelo centro histórico.
Igualmente atraente é a praça Hirschenplatz, construída em homenagem a uma antiga estalagem que data da Idade Média.
Também é imperdível a praça Kornmarkt , que apresenta a Câmara Municipal e a Guildhall Pfistern, edifício belamente pintada.
Além de conferir estas lindas construções, não deixe de andar sem rumo pelo centro de Lucerna e vai descobrir muito mais do que contamos por aqui!
Igreja Hof
Esta linda igreja foi destruída por um incêndio e foi reconstruída em 1645.
É a Igreja Renascentista mais importante da Suíça e tem um exterior e interior belíssimo. Não deixe de conferir!
Leão de Lucerna
O monumento do Leão Ferido, esculpido numa rocha, é uma homenagem aos mais de setecentos soldados suíços que morreram defendendo Luís XVI, em 1792, em Paris.
No jardim Glacier, onde está o leão caído você pode fazer uma viagem de descoberta através de 20 milhões de anos de Luzern, inclusive conhecer ” Alhambra“, o corredor de espelhos, uma atração com 90 espelhos além de rochas originárias da Era do Gelo e fósseis de 20 milhões de anos.
É uma atração impderdível em Lucerna.
Glacier Garden (Gletschergarten)
Localizado ao lado do famoso monumento do leão, o Jardim Glacier classifica entre as mais antigas atrações na Suíça.
Descoberto em 1872, os buracos glacial que datam da Idade do Gelo e da praia marinha muito mais velho suscitou grande interesse na comunidade científica da época, bem como o público em geral.
O exuberante parque logo foi criado para complementar esses resquícios de um passado distante. Há mais de cem anos, os visitantes de todas as idades têm considerado a Alhambra uma das atrações imperdíveis de Lucerna.
Muralha Medieval de Lucerna
A muralha construída em 1331 está quase totalmente intacta.
Das 9 torres apenas 3 estão abertas ao público. De cima de suas torres tem-se uma visão panorâmica da cidade e do lago. É um passeio que não pode faltar em sua visita a Lucerna.
Para chegar lá, deve-se partir da praça Rathaus e pegar o caminho até a muralha e torres que rodeiam a cidade. Vale muito a pena verificar a vista panorâmica da cidade.
Monte Pilatus
O Pilatus, como é conhecido o Monte Pilatus, é um maciço montanhoso nos Pré-Alpes não longe de Lucerna, na Suíça, e cujo cume está a cavalo nos cantões de Obwald Nidwald.
Esta montanha constituí uma atracção turística para Lucerna e segundo a lenda o corpo de Pôncio Pilatos repousaria num no lago no alto da montanha, o que valeu à montanha ser maldito por muitos séculos. Aliás foi proibida a sua ascensão para impedir de se ir ver o “morto”. Clique aqui para verificar todas as informações, inclusive como chegar.
É um passeio imperdível tanto no inverno quanto no verão e sem dúvidas vale a pena a visita, seja para fazer trilhas, seja para admirar belas paisagens ou brincar com a neve.
Para chegar lá é possível combinar o trem de Pilatos com o passeio de barco ou de trem. Para conferir todas as dicas de viagem acesso o blog Ideias na Mala.
Monte Rigi
A vista panorâmica proporcionada desde o cume do Rigi é de tirar o fôlego.
Ela cruza os Alpes, estendendo-se por 13 lagos e além, alcançando toda a Mittelland suíça, chegando até a França e Alemanha. As duas ferrovias de cremalheira de Vitznau (o primeiro trem de cremalheira da Europa, 1871) e Goldau, bem como o teleférico panorâmico de Weggis tornam a chegada à montanha em uma experiência inesquecível.
As duas estradas de ferro de Vitznau a Goldau, juntamente com o teleférico panorâmico de Weggis, fazem da viagem até a montanha uma experiência inesquecível Clique aqui para verificar todas as informações.
Onde ficar em Lucerna – Melhores hotéis
As nossas dicas foram úteis para você?
Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Mari Vidigal diz
Que saudades de Lucerna!!! Uma das minhas cidades preferidas!
Obrigada por mencionar o Ideias na mala.
Beijos
Lara Nogueira e Juliana Bomfim diz
Olá Mari,
nos inspiramos no seu roteiro de Lucerna e tivemos uma excelente experiência.
Claro que tínhamos que dar o retorno 🙂
Beijos