Neste post você vai encontrar tudo que precisa saber para para programar a sua viagem de carro na Suíça, com muitas dicas práticas e atualizadas.
As rodovias da Suíça são via de regra extremamente bem cuidadas, sinalizadas e seguras, o que faz com que a viagem de carro pelo país uma experiência extremamente agradável.
Isso sem falar nas paisagens incríveis e na liberdade de fazer paradas para visitar aqueles vilarejos charmosos e incríveis no meio do caminho. São muitos os benefícios de viajar de carro pela Suíça, muito embora o sistema ferroviário funcione muito bem e o Swiss Pass também seja uma excelente opção para a sua viagem.
A seguir, você vai encontrar as dicas práticas para alugar um carro na Suíça e como dirigir por lá sem problemas.
POR QUE ALUGAR UM CARRO NA SUÍÇA?
São inúmeras as vantagens de alugar um carro para a sua viagem para a Suíça. Exemplo disso são:
Conheça mais em menos tempo
Como você já sabe, a Suíça é um país pequeno e é possível fazer roteiros incríveis de carro por lá, parando em diversas atrações no meio do caminho e conhecendo mais em menos tempo.
Apesar de o trem conectar muito bem o país, muitas vezes as rotas e paradas desejadas não são complementares ou alinhadas em termos de horário. Mas com o carro você pode fazer muito mais em menos tempo e otimizar a sua viagem conhecendo paisagens lindas no caminho.
Além disso, com menos de 3 horas é possível deslocar-se entre as grandes cidades da Suíça e assim fazer um roteiro super completo para a sua viagem. Mas, o melhor mesmo é poder explorar aqueles vilarejos típicos que ninguém mais visita e aí sim conhecer a verdadeira Suíça.
Liberdade e comodidade
Viajar de carro traz muita comodidade, não é mesmo? Parar naquele ponto lindo, fazer refeições em locais inusitados e poder colocar a sua música preferida para tocar no som são algumas das grandes vantagens de alugar um carro para explorar a Suíça.
Além disso, é possível fazer trajetos que não seriam alcançados pela malha ferroviária, bastando apenas um bom GPS e um espírito aventureiro.
Economize em sua viagem
Ao alugar um carro para viajar pela Suíça você pode economizar bastante em relação a compra de um passe de trem.
A economia torna-se ainda maior se estiver viajando com duas ou mais pessoas, já que os custos podem ser rateados pelo grupo.
E a boa notícia é que na contramão da maioria dos itens de consumo no país, o valor do combustível é bem em conta e custa cerca de 1,44 por litro de gasolina e que os pedágios são cobrado de forma única em um passe chamado vignette, que vale por todo o ano – para conferir todas as informações sobre ele clique aqui.
Poder visitar mais de um país em sua viagem
O país está situado na Europa Central e faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a Leste. Para verificar todas as dicas de viagem da Suíça clique aqui.
Sendo assim, fica fácil chegar à conclusão de que uma viagem de carro pela Suíça praticamente requer uma parada em países vizinhos, bastndo apenas usar a imaginação para criar um roteiro perfeito!
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DIRIGIR NA SUÍÇA
Convencido de que é uma boa ideia alugar um carro para dirigir na Suíça? Vamos então, às dicas práticas para dirigir por lá.
Como alugar carro na Suíça
É possível alugar um carro na Suíça nos aeroportos ou nos escritórios de locadoras espalhados por praticamente todas as cidades do país.
Apesar de ser possível, não indicamos que alugue o carro de forma espontânea, pois poderá ter problemas em achar veículos disponíveis e também pode pagar muito mais caro pelo aluguel se não tiver reserva antecipada.
Por isso, indicamos que a reserva seja feita no Brasil de forma prática e rápida através dos sites das locadoras. Nós indicamos a Rental Car, a empresa que faz a pesquisa dos melhores preços para você e oferece também auxílio em português caso queira mudar a reserva ou tiver alguma emergência. Clique aqui e faça já a sua reserva na RentalCars com cancelamento grátis.
É necessário ter carteira de habilitação internacional? Quais são os documentos necessários?
A boa notícia é que você não precisa de carteira de habilitação internacional para dirigir na Suíça, desde que a sua habilitação brasileira esteja dentro do prazo de validade.
No entanto, sempre tenha em mãos os documentos que comprovem o aluguel do veículo e também o seguro viagem do carro e dos passageiros – clique aqui para comprar o seu com 15% de desconto. Além disso, leve sempre com você o passaporte, caso haja algum acidente e precise acionar o seguro ou chamar as autoridades locais.
Importante destacar que há a aplicação de uma taxa extra em caso de condutores entre 20 a 25 anos.
Qual a velocidade permitida na Suíça?
A Suíça é um país que preza muito pelas suas regras e você deve estar sempre atento para não desobedecê-las.
Por isso, quem vai dirigir na Suíça deve saber que o limite de velocidade nas zonas residenciais é 30 km/h ou 50 km/h, nas estradas é de 80 km/h e nas vias expressas Autobahn é 120km/h.
A velocidade em túneis é de 110km/h ou menos se assim for especificado.
Esteja sempre atento às sinalizações que indicam as peculiaridades de cada local!
Como são os pedágios na Suíça?
As rodovias da Suíça são extremamente bem cuidadas, sinalizadas e seguras e isto se deve ao fato de que para trafegar nelas é necessário pagar uma taxa anual, as Vignettes.
Isso mesmo, diferente da maioria dos países do mundo e da Europa, você não vai encontrar por lá cabines de pedágios no seu caminho, pois os pedágios no país são cobrados através de uma única taxa, na forma de Vignette.
Geralmente, as locadoras de veículo disponibilizam este adesivo nos carros alugados, mas é possível que você alugue o carro em outro país e tenha que comprar o vignette para desbravar a Suíça de carro.
Confira o post completo com todas as informações sobre a Vignettes e viaje preparado!
Números de emergência na Suíça
Tenha sempre em mãos os números de emergências da Suíça, para discar quando e se precisar.
Polícia: 117, Ambulância: 114, Bombeiros: 118, Emergência internacional: 112 e Resgate de veículo: 140.
Cuidados para dirigir no inverno
Ah, o inverno talvez seja a nossa estação predileta na Suíça, com as montanhas brancas e um clima de aconchego perfeito para aproveitar um chocolate quente e admirar a beleza dos Alpes.
Sim, dirigir por lá pode ser uma aventura incrível, mas não se pode esquecer alguns cuidados são necessários para manter a segurança no inverno.
Em primeiro lugar, certifique-se que o carro possui os pneus e acessórios especiais para a neve e sempre que sair para dirigir consulte a previsão metereológica, pois muitas estradas nos Alpes fecham durante o inverno, especialmente em períodos de nevascas.
É bom saber que é possível aproveitar uma viagem no inverno dirigindo na Suíça, mas todos os anos ocorrem tempestades de neve que impossibilitam o trânsito em algumas estradas, portanto esteja sempre aberto para mudanças de rotas ou atrasos no roteiro se essa for a sua escolha.
Recomendações especiais para dirigir na Suíça
A primeira dica para dirigir na Suíça é estar sempre com os faróis acesos. Sempre, mesmo que esteja com sol e claridade.
O cinto de segurança também é item indispensável, seja para os passageiros ou motoristas e atente-se para os calçados, pois estes devem ser sempre fechados.
Pode até parecer besteira, mas atente-se ao fato de que transporte publico como ônibus, trem, trem de superfície, carro de polícia ou bombeiro possuem prioridade. Os pedestres também e dar passagem para eles é hábito dos suíços.
As bicicletas são uma tradição muito forte por lá, então esteja sempre atento aos ciclistas, tanto em cidades como estradas.
Outra dica importante é o fato de que o uso do celular é permitido, mas somente quando combinado com dispositivos que deixem as mãos livres!
Estacionamentos na Suíça
A logística de encontrar estacionamentos para deixar o carro e realizar o pagamento das tarifas nas maquininhas talvez seja a maior desvantagem de alugar um carro para dirigir na Suíça.
Isto porque, nas cidades maiores você certamente terá que desembolsar quantias razoáveis para estacionar o carro e pode ser trabalhoso encontrar vagas nos locais mais procurados.
Para estacionar o seu carro, você deve encontrar locais com indicação de permissão para estacionar. Em regra, após estacionar você deve comprar os bilhetes nas máquinas mediante escolha do tempo desejado para estacionar o carro. Ao receber o bilhete, lembre-se de colocar na parte interna do carro deixando-o a mostra através do vidro para evitar multas.
Também são comuns estacionamentos subterrâneos, os quais costumam ser sinalizados e mostram em tempo real as vagas disponíveis, com sistema similar ao utilizado na maioria dos shoppings centers do Brasil.
Como em quase todos os países, é proibido estacionar nas calçadas e as multas são super rigorosas para os infratores.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Romualdo Oliveira diz
Olá! Boa Tarde, primeiramente parabéns pelo seu blog, pelo que venho vendo é referência no Brasil sobre a suiça, Europa pra mim é novo e estou pensando em fazer Zurique, Lucerna, Berna, Interlaken, Lauterbrunnen, Grindelwald, Zermatt e Zurique de volta em Dezembro de carro.. Acha que consigo ir em todos esses pontos? Tenho 12 Dias.. Fico agradecido desde já! Obrigado!
Lara Nogueira diz
Olá Romulo,
muito obrigada pelo seu feedback, ele é muito importante para nós!
Sim, o itinerário descrito pode ser feito em 12 dias sem problemas e mais opções de roteiro você pode verificar aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-viagem-na-suica-sugestao-5-7-10-12-dias/
Boa noite. Parabéns e obrigado pelas dicas. Pretendo ir a Suíça em Março. Meu sonho é conhecer os Alpes, ver a neve. Mas gostaria de ir em uma época em que o inverno não fosse tão forte. Apenas para ver neve na montanha. Seria um bom mês pra isso? Pretendo alugar um carro em Milão e ir para Lucerna, pois acho ser um ponto estratégico para andar pelo pais. Ficar uns 2 dias em Interlaken. Um dos dias planejava ir de lucerna para Munique, bate e volta. Essas idas entre Itália, Suíça e Alemanha são permitidas? Tenho muitas dúvidas por estar indo por conta. Mas essas já me ajudariam muito
Olá Deiwes,
muito muito obrigada pelo seu feedback, ele é super importante para nós 🙂
Se você quer viver experiências com a neve combinada com um clima mais ameno Março é, sem dúvidas, um excelente mês para a sua viagem!
Geralmente há muita neve nas montanhas e não somente nos picos, então conseguirá aproveitar bastante.
A ideia de alugar um carro é muito interessante e sim, concordo que vale a pena fazer bases estratégicas e reservar pelo menos dois dias para a região de Interlaken.
As viagens entre diferentes países devem ser combinadas com a locadora e cada uma delas tem política diferente, sendo que você pode pagar ou não um extra para obter a permissão de dirigir.
Pode ficar a vontade para enviar mais dúvidas, estamos à disposição!
Pretendo fazer uma viagem ano que vem.. de carro. Qual a tolerancia na suica para bebida e direção?
Olá Pedro,
a Suíça é maravilhosa e vale muito a pena alugar um carro para explorar o país. A tolerância de bebida por lá é ≥ 0.05 mg.
Você pode consultar as multas aplicáveis para diferentes concentrações de álcool clicando aqui: https://www.ch.ch/en/alcohol-in-road-traffic-and-navigation/
Se preferir, você pode utilizar o sistema ferroviário em sua viagem para a Suíça e para consultar o post sobre o Swiss Pass clique aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/o-swiss-pass-vale-a-pena/
Oi, adorei teu blog, tem matérias muito interessantes.
Você saberia me dizer se é possível alugar o carro na Suiça e transitar com o mesmo pela Alemanha, Austria e Republica Tcheca?
Obrigada desde já!
Olá Daniele, tudo bem?
Muito obrigada pelo feedback, ele é muito muito importante para nós!
Sim, é possível alugar carro na Suíça e transitar em outros países, mas este é um detalhe que deve ser observado e comunicado no momento do aluguel, tendo em vista que nem todas as locadoras oferecem essa possibilidade.
Sugiro que pesquise no site Rental Cars, que tem atendimento em português e você pode tirar qualquer dúvida específica sobre as condições de aluguel com eles: https://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=omundoepequeno
Abs e boa viagem!
Olá tudo bem, leio sempre o seu blog, parabéns é sensacional!!! Tenho uma dúvida que não encontro resposta em nenhum lugar. Vou para lá em abril/19 , estarei em lua de mel com minha noiva, pensamos em ficar uns 5 dias na Suiça, final de abril, entre 18 e 24, sabe me informar se poderei utilizar as estradas sustenpass , furkapass, gotherdo, e as outras dos Alpes? Estou com medo de alugar um carro e não conseguir visitar estas estradas maravilhosas. Obrigado pela atenção
Olá Fernando, tudo bem?
Que alegria saber que você sempre vem aqui consultar as nossas dicas. Ficamos muito felizes com o feedback!
Acredito que essas estradas estejam abertas no final de Abril, e o motivo de você não encontrar a resposta na internet é que a data de abertura varia muito de ano para ano de acordo com as condições metereológicas. No entanto, final de Abril geralmente já está com clima super primaveril na Suíça e a maioria das estradas liberadas.
Vocês vão fazer uma viagem maravilhosa. Conta aqui pra gente depois como foi, abs!
Olá, Lara.
Parabéns pelo seu blog. Muito legal mesmo.
Uma dúvida: entre final de abril e início de maio de 2019, pretendo dirigir de Milão até Interlaken.
Nessa época, é possível que o caminho esteja com neve e com consequente risco de derrapagem?
Obrigado, Leandro.
Olá Leandro,
Em primeiro lugar, muito obrigada pelo comentário e pelo feedback, ele é muito importante para nós! 🙂
Apesar de haver sempre possibilidade de mudanças climáticas, considere que é quase impossível nevar nessa região em Maio. Pode ir tranquilo e se houver qualquer risco as estradas estarão bem sinalizadas.
Abs e boa viagem 🙂
Oi tudo bem?
Posso alugar um carro em Milao e dirigir para a Suiça e depois retornar para Milao? Sabe se o processo na fronteira é tranquilo?
Obrigada,
Olá Amanda, tudo bem?
Geralmente não há controle de fronteira entre a Itália e Suíça, mas você deve notificar a sua locadora para que eles preparem os documentos necessários e pedágios para ambos os países.
Geralmente as locadoras cobram taxa diária pelo deslocamento entre países, mas o processo é bem simples desde que seja informado com antecedência.
Abs e boa viagem 🙂
Massa demais seu blog, To amando!
Lara, em Lucerna encontro lugar para estacionar carro facil? Se sim como funciona? é por hora? por dia?
Renata Ferreira
Olá Renata,
Muito obrigada pelo comentário e pelo feedback. Fico muito feliz de saber que o blog está ajudando você a planejar uma viagem incrível!
Em todas as cidades maiores da Suíça estacionar no centro não é tarefa fácil. Mas, com paciência é possível sim encontrar vagas. Você pode escolher pagar o estacionamento por dia ou por hora, depende do local.
Procure pelas maquininhas eletrônicas que ficam perto das áreas de estacionamento e emita o ticket com a duração desejada. Depois coloque dentro do carro de forma visível para evitar multas.
Abs!
Olá Lara
muito legal o teu site e a página dirigir na Suíça. Apenas para análise preliminar de custo, qual o valor médio cobrado em estacionamentos centrais das grandes cidades? Aqueles que podemos passar várias horas?
Obrigado
Christoph
Olá Christoph,
Em primeiro lugar muito obrigada pelo feedback do o blog e o post!!
Como visitei a Suíça pela última vez em 2019, pode ser que tenha informação desatualizada, mas lembro que o valor por hora costumava ser uma média de 2 a 4 euros (a depender da localização e da cidade) e o valor por dia em torno dee 20 CHF.
Espero que faça uma boa viagem e que volte aqui para nos contar dos valores atualizados, um abraço 🙂