Começe o dia no Vaticano, uma Cidade Estado independente que está situado dentro de Roma, apesar de ser dela separada por muros.
Embora o Vaticano tenha se erguido como símbolo da religião católica, o destino não se resume a isto. É também um protagonista do mundo moderno, assim como Roma e merece a visita dos turistas!
Visitar o Vaticano é a realização de um sonho para os religiosos e um destino imperdível para os viajantes. Não importa em qual categoria você se classifica, o Vaticano não pode ficar de fora de sua viagem à capital da Itália.
A Cidade Estado do Vaticano tem muita cultura, história, arte e é permeada de fé.
Este vai ser um dia intenso, mas completamente gratificante e inesquecível!
Como chegar no Vaticano
Pegue o metrô até a a estação Ottaviano/San Petro da linha A-vermelha e caminhe pela Via Ottaviano até chegar na entrada da Piazza de São Pedro.
De ônibus você pode usar:
Da Termini -ônibus 64
Do Coliseu – Ande até a Piazza Venezia e pegue o ônibus 64
De Trastevere – ônibus 23 (Lungotevere De’ Cenci).
Outras linhas: 81 e 492
De bonde pegue a linha 19
A melhor ideia é chegar no Vaticano o mais cedo que puder, para garantir menores filas e o melhor aproveitamento do dia.
A Basílica de São Pedro abre 7 horas e a melhor opção é chegar lá por volta de 8 horas.
Neste horário as filas para entrar na Basílica de São Pedro, talvez a Igreja mais famosa e importante do mundo, costumam ser pequenas e você não vai precisar passar muito tempo esperando para entrar.
A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita, mas se você quiser subir até a Cúpula, terá que comprar ingresso. Se quiser visitar todos os ambientes da Basílica sem pegar fila compre o ingresso clicando aqui.
A Basílica de São Pedro é simplesmente enorme e fantástica. É uma atração que ultrapassa a religião e pode surpreender todos os tipos de viajante pela sua imponência e riqueza de detalhes.
A Basílica foi construída sobre as fundações de uma antiga basílica do século 4, que se localizava sobre as ruínas do Circo Nero.
Supostamente, a Basílica se encontra próxima ao lugar onde o discípulo Pedro foi crucificado de ponta cabeça no ano de 64.
No interior da Basílica de São Pedro estão algumas obras de arte mais incríveis e admiradas da Itália dos séculos 15, 16 e 17, um período que viu o ápice da criativade de mestres da arte como Bernini e Michelangelo.
Dentro da Basílica de São Pedro tudo é superlativo, o ornamento dos pisos, as capelas, o teto, as colunas, os detalhes e a cúpula.
Para ver o post especial sobre a Benção do Papa na Praça São Pedro no Vaticano, clique aqui.
As principais atrações na Basílica são:
– O Altar Papal e o Baldacchino de Bernini, sob a abóbada
– A Pietà, do lado direito da nave, logo depois da entrada
– A Capela do Coro, do lado direito
Se quiser visitar todos os ambientes da Basílica sem pegar fila compre o ingresso clicando aqui.
Tão ou mais incrível que o interior da Basílica de São Pedro é a sua cúpula. Não deixe de visitar o topo da Basílica em sua visita ao Vaticano.
Ingressos e horário de funcionamento da Cúpula da Basílica de São Pedro
Existem duas opções para subir até a Cúpula da Básilica de São Pedro, de escada e de elevador.
O ingresso para subir no elevador custa 7 Euros. É importante ressaltar que o elevador não sobe até o topo e que depois da sua parada final o visitante ainda tem que subir 320 degraus.
O ingresso para subir de escada custa 5 Euros e o visitante tem que subir 551 degraus até o topo.
Para consultar os valores atulizados, clique aqui.
De Outubro a Março a Cúpula da Basílica de São Pedro fica aberta de 08 a 17 horas.
De Abril a Setembro a Cúpula da Basílica de São Pedro fica aberta de 08 a 18 horas.
A Cúpula da Basílica de São Pedro é uma maravilha da arquitetura ocidental e pode ser vista de quase toda a Cidade de Roma.
Imponente, com cerca de 132 metros de altura, ela é muito admirada e atai visitantes do mundo todo.
Apesar de a experiência de subir na Cúpula da Basílica de São Pedro ser imperdível, ela não é recomendado a todos.
A primeira parada para quem escolhe o elevador já é incrível.
Lá voce pode ver mosaicos imensos e com uma riqueza de detalhes impressionante.
Quem tem problemas cardíacos ou sofre de claustrofobia pode parar a visita por lá mesmo, pois a partir dai terá que subir escadas num ritmo intenso e sem paradas. É importante ressaltar que a partir daí não há como retornar ou parar, pois o fluxo da escada segue em apenas uma direção.
Apesar de difícil, a subida até a cúpula revela ângulos incríveis da Basílica de São Pedro.
Na subida para a cúpula você também vai poder ver alguns ângulos do Vaticano e de Roma.
A vista do topo da Cúpula é simplesmente sensacional!
A visão de cima é de 360 graus!
Do topo é possível ter uma visão dos lindos Jardins do Vaticano.
É possível visitar os Jardins do Vaticano em uma visita guiada combinada ou não com o Museu do Vaticano. Para consultar detalhes do tour pelos Jardins do Vaticano, clique aqui.
Atualmente o Vaticano oferece um tour para os Jardins do Vaticano de ônibus. Para consultar detalhes, clique aqui.
Os Jardins formam um complexo que compreende metade do território do Estado do Vaticano e são o refúgio predileto dos pontíficies.
Depois de visitar a Basílica de São Pedro e sua cúpula, siga para conhecer o incrível Museu do Vaticano.
Se você seguir o nosso conselho de chegar cedo no Vaticano, por volta de 08 horas, você terá visitado as atrações até 12 horas.
Museu do Vaticano
Depois de visitar a Basílica de São Pedro e sua cúpula, você poderá seguir para o Museu do Vaticano.
Assim que confirmar a sua viagem para Roma, reserve o seu tíquete para o Museu do Vaticano. Essa deve ser uma prioridade no seu planejamento de viagem.
Tente marcar o horário da sua visita ao Museu do Vaticano para 12 horas ( se preferir almoçar por perto, reserve pelo menos 1 hora para encontrar um restaurante e almoçar), pois este será o horário que você vai estar saindo da visita a Basílica de São Pedro e sua cúpula.
Você vai ficar impressionado com o tamanho das filas que se formam para comprar o ingresso do Museu e vai agradecer – MUITO – por ter seguido a nossa dica de comprar o ingresso online com antecedência.
Se você não quiser arruinar o seu dia, especialmente se estiver visitando a Itália no verão, quando as temperaturas estão altíssimas, não se esqueça de agendar a sua visita e comprar o seu ingresso online, senão ficará, assim como milhares de turistas, preso em uma fila quilométrica por muitas horas sendo praticamente coagidos pelos ambulantes a comprar um ingresso clandestino.
É prático, rápido e seguro comprar o ingresso online e sobre isto falaremos adiante.
Na verdade são vários museus que compõem o complexo que conhecemos como Museu do Vaticano, que pertence à Santa Sé.
Dito isto, você pode ter noção da vasta e rica coleção de obras de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos anos pelos pontíficies.
Os Museus abrigam obras que foram acumuladas desde a Idade Média, sendo que algumas remontavam ao Império Romano.
As obras foram acumuladas durante todos os anos de supremacia da Igreja Católica, inclusive obras de outras culturas foram levadas para a Itália.
Com o Renascimento, a Itália surge como um dos principais polos de produção artística e cresce, então, o interesse e a consciência sobre as artes da Antiguidade e as relíquias arqueológicas comecaram a ser colecionadas.
Durante o século XX surgiu o interesse pelos temas etnológicos, históricos e de arte moderna, e as coleções começaram a ser reorganizadas de acordo com critérios museológicos mais aprimorados.
A Capela Sistina é outra atração imperdível do Museu do Vaticano.
É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
Não se pode tirar fotos da Capela Sistina, apenas admirar e pensar que aquele é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Conhecer o Museu do Vaticano te faz entender que ele foi crescendo e se desenvolvendo de mãos dadas com a humanidade e reflete boa parte da história mundial.
Visitar as suas exposições é viajar no tempo e conhecer um pouco mais de nós, enquanto sociedade. É, sem dúvidas, uma atração imperdível para quem visita Roma!
Para os religiosos, visitar o Museu do Vaticano tem um significado ainda maior, pois por lá a história da arte e da religião católica estão entrelaçadas e como não poderia deixar de ser, a capital do catolicismo exala a religião em todos os cantos e em cada detalhe.
A extensão e riqueza do Museu do Vaticano são impressionantes e possivelmente você não conseguirá aproveitar tudo que gostaria.
Tanto a área externa quanto a interna são cheias de detalhes e surpresas.
Sempre indicamos em nossos guias que o viajante faça uma pesquisa antes de viajar e tenha em mente quais são as pioridades em grandes museus.
No Vaticano o planejamento é ainda mais importante, pois por lá você não vai encontrar grandes explicações sobre os museus autônomos – leia-se galerias – e nem um mapa para orientar os visitantes
É importante ressaltar que o Museu do Vaticano não fornece qualquer tipo de mapa ou explicação. Isso significa que você tem duas opções para não ficar perdido: ou contrata um passeio guiado ou leva o mapa impresso para a sua viagem.
Para consultar e imprimir o mapa do Vaticano clique aqui.
Ingressos para o Museu do Vaticano
Já falamos que você deve marcar a sua visita ao Museu do Vaticano para 12 horas (ou 13 horas, caso pretenda almoçar), de modo que tenha tempo suficiente para aproveitar a Basílica de São Pedro e a sua cúpula.
Para comprar e reservar os ingressos, clique aqui.
Consulte aqui um passo a passo para comprar o ingresso do Museu do Vaticano online.
Horário de funcionamento do Museu do Vaticano
A bilheteria do Museu do Vaticano funciona de 9 a 16 horas e o Museu de 9 a 18 horas.
Isto significa que você só poderá entrar até 16 horas e permanecer no Museu até 18 horas. Se você estiver seguindo o nosso roteiro isto não será um problema, pois a nossa sugestão é que visite o Museu do Vaticano durante as primeiras horas da tarde e consiga aproveitar a estrutura com calma e com maior conforto.
O Museu do Vaticano abre de Segunda a Sábado, exceto nos últimos Domingos do mês, quando abre com visita gratuita de 9 a 12:30 a bilheteria e até 14 horas a visita no Museu.
O Museu não abre dia 6 de Janeiro, 11 de Fevereiro, 19 de Março, Páscoa e Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 29 de Junho, 14 e 15 de Agosto (alguns anos 15 e 16), 1 de Novembro, 8, 25 e 26 de Dezembro.
O Museu do Vaticano é imenso e não há como definir quantas horas você passará por lá. Isto vai depender do seu interesse e da sua disponibilidade.
Nós passamos cerca de 4 horas no Museu e conseguimos conhecer a maior parte as atrações que nos interessavam.
Saindo do Museu volte para admirar a incrível Piazza de São Pedro.
A imponência e a magnitude das estruturas do Vaticano são impressionantes.
Como não podia faltar, os guardas reais do Vaticano, os Guardas Suíços.
Depois siga andando até a Via de la Conciliazone e de lá para o Castello Sant Angelo.
O Castelo de Sant Angelo também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se na margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant’Angelo, próximo do Vaticano, em Roma, Itália.
O castelo é atualmente um museu e já passou por muita transformação histórica desde a sua contrução.
Não visitamos o Museu do Castelo, mas se tiver interesse esta será uma excelente atração.
Ingresso do Museu do Castelo Sant Angelo e horários de funcionamento
O ingresso do museu custa 10,50 Euros e está incluso no Roma Pass.
O Museu funciona de Terça feira a Domingo de 09 a 19:30. A bilheteria fecha 18:30.
O Museu não abre Segunda feira, dia 25 de Dezembro e 1º de Janeiro.
A ponte Sant’Angelo, sobre o rio Tibre, é ornada por doze estátuas de anjos esculpidas por Gian Lorenzo Bernini.
Atravesse a Ponte Sant Angelo e siga pela Via dei Coronari até a Piazza Navona.
Você pode encerrar o seu dia por aí ou continuar até a Fontana Di Trevi para uma visita noturna inesquecível!
Gostou do nosso roteiro do 3º dia em Roma? Confira a nossa sugestão de roteiro para o 4º dia na Cidade Eterna clicando aqui.
Você também pode gostar de:
Está procurando um hotel em Roma? Clique aqui e confira as melhores opções do Booking.com. Ao reservar através do nosso link você vai estar ajudando o blog a produzir mais conteúdo de qualidade sem pagar nada a mais por isso!
Dicas de viagem Roma – Um guia completo
Onde se hospedar em Roma – Melhores bairros e hotéis
As melhores atrações turísticas de Roma – Top 10
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 1º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 2º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 3º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 4º dia.
Saiba como comprar e reservar o ingresingresso do museu do Vaticano
Carolina diz
Oi! Adorei o blog de vocês e está sendo muito útil no planejamento da minha viagem! No entanto, tenho uma dúvida: vocês comentam a respeito de um roteiro de 4 dias para Roma, mas só encontro disponível para acesso 3 dias de viagem… ainda vão publicar o roteiro do 4º dia? Viajo semana que vem e gostaria muito de ter acesso ao planejamento para o 4º dia! Obrigada!
Lara e Juliana diz
Carolina, de fato ainda não disponibilizamos o roteiro para o 4° dia. Vou tentar adiantar para publicar antes da sua viagem.
Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso roteiro! Ele está bem completo e amarrado e realmente indicamos a ordem das atrações. Se tiver qualquer dúvida é só nos avisar!!
Olá, vocês ainda postarão sobre o quarto dia? Adorei o roteiro, tudo muito bem detalhado!!! Parabéns! 😀
Olá Ana, tudo bem?
Sim, postaremos o 4º dia em breve. Você pode se inscrever no blog para receber as novidades.
Que bom que gostou do roteiro!!
Abs,
Oi Lara. Muito legal o roteiro!
Estarei bom a minha familia em Roma no dia 29/2/16
Gostei muito do roteiro e dos detalhes. Estou ansioso por ver o roteiro do 4 dia.
Vc estará postando? Abrs
Olá Omar, tudo bem?
Sim, postaremos o 4º dia do roteiro de Roma em breve.
Já se inscreveu no blog? Assim você será notificado quando o novo roteiro sair.
Abraços!
Oi, ainda não saiu o quarto dia? Obrigado
Olá Laura, tudo bem?
Já publicamos o 4º dia do roteiro de Roma.
Para acessar, clique no seguinte link: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-4dias-roma-4odia/