Está em busca de um roteiro de 4 dias em Roma? Confira a nossa sugestão super completa de roteiro com todas as informações que você precisa saber para fazer uma viagem maravilhosa.
O nosso roteiro foi testado e aprovado por centenas de viajantes e nós realmente indicamos que você separe 4 dias para conhecer Roma, assim não deixará de visitar as atrações turísticas mais importantes se seguir as nossas dicas.
Veja também os roteiros completos 2 e 3 dias em Veneza e Florença clicando nos links!
ROTEIRO DE ROMA 4 DIAS – 1º DIA
Sempre preferimos fazer um roteiro mais clássico no primeiro dia da viagem, para conhecer algumas das principais atrações e as áreas mais movimentadas na cidade.
Em Roma não seria diferente. O percurso que sugerimos para o primeiro dia vai te fazer entrar no clima da cidade eterna, te deixar apaixonado e muito empolgado para os próximos dias.
O dia começa na Piazza del Popolo, em português a Praça do Povo, uma das mais célebres piazzas de Roma.
Este é um dos pontos turísticos mais visitados de Roma e é lá que você vai começar o seu roteiro
Muitos se encantam com a Piazza, que reúne diversos elementos como obelisco egípcio, que fica ao centro e foi trazido até Roma pelo Imperador Augusto e as duas Igrejas gêmeas, assim chamadas por serem simétricas. Seus nomes originais são Santa Maria in Montesanto, construída em 1675 e Santa Maria dei Miracoli ou dos Milagres, construída em 1678.
Na Piazza, outra atração imperdível é a Igreja Santa Maria del Popolo, que abriga obras-primas de artistas famosos, como Caravaggio em seu interior e vale a visita.
Dentro da Igreja Santa Maria del Popolo vai encontrar a primeira capela da direita, chamada Cappella del Presepio, onde vai encontrar um ciclo de afresco de Pinturicchio.
Do altar, virando a esquerda pode-se encontrar a Cappella Cerasi, onde estão duas magníficas obras de Caravaggio, a Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo.
Bem próximo à entrada, você encontra a Cappella Chigi, famosa pelo filme Anjos e Demônios.
Aprecie as Igrejas, a Piazza e suba as escadarias que levam ao Parque Borghese. De cima se pode ter uma visão incrível da Piazza Popolo.
O Parque Borghese é lindíssimo e único. Aproveite a oportunidade para dar um passeio por lá.
Se, assim como nós, tiver comprado o Roma Pass, aproveite para visitar o Museu Galeria Borghese, que está incluído no passe e é uma excelente atração da Cidade Eterna. Clique aqui para ler a nossa opinião sobre o Roma Pass e decidir se será uma boa opção para a sua viagem.
Se quiser visitar o Museu, fique atento, pois para visitar o Galeria Borghese você precisa reservar um horário com antecedência. Clique aqui para fazer a reserva e garantir o passeio.
Uma boa ideia é cruzar o parque no sentigo Galeria Borghese, você pode ir a pé, de ônibus, taxi ou até mesmo de bicicleta alugada por lá. Clique aqui para acessar o roteiro entre a Piazza del Popolo e a Galeria Borghese e decidir qual o melhor roteiro para você.
Horário de Funcionamento e Ingressos da Galeria Borghese
O Museu funciona de 09 a 19 horas, sendo a última entrada 17 horas.
O ingresso está incluso no Roma Pass, mas a reserva é obrigatória e deve ser feita pelo site. Clique aqui para reservar.
Separe em torno de 1 a 2 horas para visitar a Galeria Borghese. O ingresso custa 11 Euros.
Depois de visitar a Galeria Borghese volte para o parque e siga pela Viale Trinitá del Monti até a Piazza di Spagna. Aprecie a linda vista de Roma no caminho e desça pelos degraus da Piazza.
No caminho, aproveite para sentar nos degraus da Piazza di Spagna e apreciar o ir e vir típico de uma das cidades mais visitadas do mundo.
Acesse também os posts mais lidos sobre Roma:
Dicas de viagem Roma – Um guia completo
O Roma Pass vale a pena? – Tudo que você precisa saber
Como comprar e reservar o ingresso do Museu do Vaticano
Melhores atrações em Roma – Top 10
Roteiro de 3 dias em Roma – O que fazer
Onde se hospedar em Roma – Melhores bairros e hotéis
Depois siga pela famosa Via del Corso, a avenida mais comercial de Roma, até a super prestigiada e aguardada…Fontana de Trevi.
Sim, ela é linda como em seus sonhos. Não dá para visitar Roma sem conhecer essa incrível obra de arte ao ar livre.
Não se esqueça de cumprir a lenda urbana que conta que quem joga uma moeda na Fontana di Trevi acaba voltando a Roma. Não é de qualquer jeito, o ritual exige que a moeda seja jogada de costas, com a mão direita e por cima do ombro esquerdo. Não seja o único turista que não cumpre com o ritual e garanta sua volta à cidade eterna.
O ritual é tão difundido que as moedas são coletadas todos os dias e destinadas à caridade. O que não é tão conhecido por quem visita Roma é que se você jogar duas moedas ao invés de uma encontrará o amor em Roma, e se você jogar três moedas que se casará em Roma!
Depois de admirar a incrível Fontana de Trevi siga para o Panthéon.
O Panthéon está situado na linda Piazza della Rotonda, que com suas fontes e o seu obelisco Egípcio, merecem uma paradinha para algumas fotos e, se o tempo ajudar, um investimento de tempo nos inúmeros restaurantes ao lado da praça, para apreciar esta paisagem única.
O Panthéon foi construído em 25 A.C como templo politeísta, passou por um incêndio e foi reconstruído como templo católico em 118 D.C. Hoje, abriga os sarcófagos dos reis italianos e figuras importantes na história da Itália.
O interior do Panthéon impressiona tanto quanto o exterior e deixa os visitantes surpresos. O grande destaque vai para a cúpula -rotonda-, arrematada por um engenhoso óculo que permite a entrada de luz natural e também da água da chuva.
A construção de milênios de idade é tão genial que permite que a água que entra pela cúpula seja drenada por pequenos furos no chão.
É, sem sombra de dúvidas, uma das mais incríveis atrações de Roma.
Depois de admirar a Piazza Navona siga para o Campo de Fiori.
O local consiste em uma irreverente praça rodeada por cafés, lojas, restaurantes e feira com frutas, trufaz, azeites e até mesmo roupas!
A feira funciona de segunda-feira a sábado, até o pôr do sol e os bares e cafés funcionam até tarde da noite, o que torna o local uma excelente opção de passeio noturno.
Gostou do roteiro do 1º dia? Não deixe de conferir a nossa sugestão para o 2º dia em Roma clicando aqui!
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Aline Nunes diz
Adorei o roteiro diário que vocês publicaram. Muito obrigada pela ajuda.
Vou viajar no fim do mês e seguir as suas dicas.
Lara Nogueira diz
Que maravilha. Fico feliz em saber que ajudamos você a programar uma viagem maravilhosa.
Amei o roteiro, o texto, as dicas, as fotos, tudo lindo e maravilhoso.
Me programando para ir em Março/2016, mas estou com receio. Vou sozinha e vi uma reportagem no canal Multishow que é um pouco perigoso, e recomenda termos cuidado com as mochilas.
O que vc acha? É perigoso ir e andar só por lá para fazer esse roteiro q vc sugere?
Olá Eliane, tudo bem?
Que bom que gostou do nosso roteiro, nós elaboramos para facilitar e tornar a visita à Roma proveitosa e completa.
De forma alguma acho perigoso visitar Roma sozinha. Tenho duas amigas que já fizeram a viagem por conta própria e foi tudo tranquilo.
Mas indico que tome as precauções básicas de segurança, especialmente durante a noite. Tente não sair muito da zona central e turística e tudo ficará bem.
Acredito que os perigos sejam referentes à furtos, que de fato são comuns na cidade, portanto fique sempre atenta com seus pertences e não saia muito do roteiro convencional sozinha.
Uma boa dica é se hospedar em albergues,pois poderá fazer amizades e ter um clima mais amigável e prestativo.
Se tiver qualquer dúvida é só nos escrever!
Olá Eliane,
viajei para Roma há 1 ano fui com amigas, realmente sempre bom tomar cuidado com bolsas e mochilas mas achei bem tranquilo, pq aqui no Brasil temos medo de assalto a mão armada essas coisas e lá fora os cuidados devem ser com os furtos como por exemplo em Madri que tem um alto índice são os chamados carteiristas profissionais que inclusive furtou a carteira da minha amiga..mas está muito longe de ser como o Brasil.
Boa viagem.
Rosangela, muito obrigada pela contribuição.
Também acreditamos que se o visitante cuidar dos seus pertences, dificilmente será surpreendido com alguma situação de roubo.
Obrigada.
Alguma sugestão de hotel para a familia?
Olá Rodrigo, tudo bem?
Publicamos um artigo com muitas indicações de hotéis, mas na transferência para outro servidor as informações foram cortadas e em breve devem ser restabelecidas.
De qualquer forma, pode verificar no seguinte link: https://www.booking.com/searchresults.html?spnsbf=1&ss=Roma%2C+Lazio%2C+It%C3%A1lia&dest_type=city&dest_id=-126693&checkin_monthday=13&checkin_year_month=2017-4&checkout_monthday=14&checkout_year_month=2017-4&error_url=%2F%3Faid%3D925431%3B&si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi&label=&lang=pt-br&aid=925431&utm_campaign=search_box_plus&utm_medium=sbp&utm_term=925448
Excelentes Dicas!
Muitíssimo obrigada pelo feedback, Ana!
Boa tarde Lara! Chegarei em Roma na próxima semana e irei seguir o roteiro (parabéns, está muito bom!!!)
Fiquei com uma dívida na hora de agendar horário para a Galeria Borghese: quanto tempo você acha que levarei para chegar até essa parte do roteiro ?( pretendo fazer tudo a pé)
Obrigado pelas dicas!!!
Olá Rafael,
muito obrigada pelo comentário e pelo feedback!
Da Piazza del Popolo para a Galeria Borghese são cerca de 20 minutos caminhando, mas dê uma margem de 1 hora para fazer o passeio sem pressa e aproveitar bastante o parque.
Boa viagem 🙂
AMEI as dicas! Irei a Roma em fev/19 e com certeza seguirei suas dicas! Volto aqui pra dar um feedback rs
Olá Thereza,
muitíssimo obrigada pelo feedback 🙂 Ficamos muito felizes de saber que ajudamos você a planejar o seu roteiro para Roma e vamos ficar ainda mais de ouvir sua opinião no retorno!
Abs e boa viagem
Oi! Vou a Roma e gostaria de saber quais lugares vocês indicariam p/ reservar um airbanb! Algo que ficasse perto dos locais mais bacanas da cidade! Obrigada!
Olá Claudia, tudo bem?
Publicamos um post com algumas sugestões de Airbnb em Roma: https://omundoepequenoparamim.com.br/dicas-hospedagem-roma-melhores-apartamentos-airbnb/
Para conseguir o nosso desconto de R$ 100 na primeira reserva clique e cadastre-se aqui: https://www.airbnb.com.br/c/julianab81
Abs e boa viagem 🙂
Boa tarde,
Primeiro gostaria de elogiar as ótimas dicas de viagem em seu blog.
sobre o roteiro de 4 dias em roma, qual foi a forma de locomoção de um
ponto turístico para outro ?
Olá Juliana, tudo bem?
Para o roteiro de 4 dias em Roma, sugerimos que use transporte público para chegar na primeira atração do dia e depois faça tudo caminhando, a não ser que especifiquemos no roteiro. Você também pode utilizar o Google Maps para medir as distâncias e saber se realmente vale a pena para vocês caminharem.
Abs e boa viagem 🙂