Confira aqui o quarto dia do roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama, com todas as dicas e informações para você planejar a sua viagem.
No terceiro dia de viagem no Deserto do Atacama estabelecemos uma programação mais intensa e desafiadora, com altitude superior às atrações visitadas nos dias anteriores.
Não se esqueça que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual e que você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude para o final”.
Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama – 4º dia: Geysers del Tatio e Termas de Puritama
Por isso, deixamos a visita aos Geysers del Tatio para o meio da viagem, pois a atração está situada a 4.320 metros de altitude.
A viagem até os Geysers é extremamente cansativa, mas proporcionalmente recompensadora. Isto porque as saídas ocorrem entre 04:30 a 05 da manhã e são percorridos 130 km até o destino final em cerca de duas horas de viagem..
A estrada até os Geysers é bastante perigosa e necessita da atenção máxima do motorista. Para nós, que fomos de carro alugado até a atração, foi um desafio superado com muita responsabilidade. Confira aqui o post completo sobre a nossa aventura de carro no Deserto do Atacama.
É importante chegar no local antes do sol nascer, pois as baixas – leia-se congelantes – temperaturas colaboram com o espetáculo, tornando o vapor dos geysers ainda mais impressionantes.
Apesar das temperaturas congelantes e da altitude elevada, centenas de turistas visitam os Geysers diariamente e esta é uma das atrações mais incríveis do Deserto do Atacama. Quer saber por que?
O que são Geysers e por que eles são tão especiais?
O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.
El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, que significa o “o avô que chora”, e os Geyser del Tatio formam o maior grupo de Geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo.
O gêiser é uma fonte de água quente, proveniente da parte interior da superfície terrestre. Representam nascentes termais que entram em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar.
A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros.
Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entre os quais um dos mais conhecidos e regulares é o Old Faithful (ou “Velho Fiel”); outros gêiseres se encontram na tuíte,scurfenato onde uma substância fica na água, Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia.
Informações sobre os Geysers del Tatio
A entrada para os Geysers del Tatio custa 5 mil pesos chilenos.
A atração está localizada a cerca de 130 km de San Pedro do Atacama e o caminho é perigoso, pois tem curvas sinuosas próximas de penhascos. Mas calma, com muita responsabilidade e cuidado é possível chegar ao local por conta própria.
É importante chegar na atração por volta de 06:30 e ficar por lá até 11:00 horas, pois esse é o melhor período para visitar os Geysers, quando o vapor quente dos geysers de choca com as baixas temperaturas e transformam a paisagem.
Leve roupa bem aquecida. Veja aqui o nosso post sobre o que levar para o Deserto do Atacama.
Por volta de 11 horas os passeios deixam os Geysers e seguem rumo a San Pedro de Atacama.
Se você achou que já tinha visto belezas naturais suficientes para um dia, está muito enganado. Mais uma vez o Deserto do Atacama nos surpreendeu e descobrimos que o caminho até os Geysers del Tatio é simplesmente incrível – no trecho da ida estava escuro e não conseguimos ver nada 🙁
No retorno é comum parar no povoado Machuca para conhecer o vilarejo e experimentar o famoso espetinho de carne de llhama – confesso que não sei como as pessoas têm coragem de comer a carne deste adorável animal, mas quem provou garantiu que a carne é excelente.
Em Machuca também é possível visitar a igrejinha do local e no caminho a San Pedro é possível avistar llhamas, alpacas e cabras, além de paisagens surreais.
Mesmo que seja difícil permanecer acordado depois de ter levantado por volta das 4 horas da manhã, não deixe de aproveitar esta oportunidade para contemplar estas magníficas paisagens na volta.
Quem visita o Deserto do Atacama de carro como nós fizemos, pode seguir direto para as Termas de Puritama, que estão no mesmo caminho que os Geysers del Tatio. Clique aqui para conferir o nosso post completo sobre o aluguel de carro no Atacama.
Os que pretendem explorar o Atacama com tours devem voltar para San Pedro de Atacama e programar o passeio para as Termas de Puritama no período da tarde.
Termas de Puritama
Ah, as Termas de Puritama, um verdadeiro oásis no deserto.
Visitar as termas depois de acordar cedo para conhecer os Geysers del Tatio é uma excelente ideia, pois você poderá relaxar e recarregar as energias.
De todos os passeios que fizemos no Atacama esse é o que mais gostaríamos de voltar. Veja bem, esse não foi o mais belo, mas certamente foi a experiência mais relaxante que tivemos no deserto e por isso temos excelentes recordações.
O complexo conta com 8 piscinas naturais de água termal aquecidas entre 30 a 33 graus celsius, alimentadas por um lençol freático que passa na região.
As águas termais são perfeitas para combater o cansaço e o cenário com a natureza exuberante ajuda muito, criando uma atmosfera completamente relaxante e confortável.
A estrutura do local é excelente e possibilita que os visitantes visitem as piscinas através de uma passarela rodeada de muitas plantas.
Em algumas piscinas é possível encontrar quedas d’água perfeitas para uma massagem termal 🙂
A nossa dica é que você explore algumas – entre duas a três – piscinas para escolher a sua predileta e ficar por lá.
Visitar as termas foi, sem dúvidas, uma das experiências mais incríveis que tivemos no Deserto do Atacama.
As Termas de Puritama são no mínimo inusitadas, pois apresentam abundância de água no deserto mais seco do mundo e quando você chega fica difícil pensar em algum lugar que se aproxime mais da nossa ideia de paraíso na Terra!
Informações sobre as Termas de Puritama
É possível visitar as Termas de Puritama durante todo o dia, sendo que o complexo abre as 09 e fecha 17:30 horas.
No entanto, o período da tarde é o preferido dos visitantes, pois o ingresso custa 9 mil pesos a partir de 14 horas, enquanto o ingresso matutino custa 15 mil pesos chilenos.
É imprescindível levar roupas de banho, toalhas, chapéu, protetor solar e, se quiser, uma muda de roupa seca para o retorno.
Como chegar de carro nas atrações do roteiro
Geysers del Tatio: Para chegar, siga pela estrada Guatín – Linzor/B-245 em direção à Laskar. São cerca de 130 km em linha reta, mas em uma estrada extremamente sinuosa e complicada.
Quase desistimos de visitar os Geysers del Tatio de carro alugado, mas encaramos o desafio e podemos dizer que é completamente viável, mas exige muita atenção e responsabilidade do motorista.
Sugerimos que saia de San Pedro de Atacama por volta das 4, no máximo 4:30, pois você certamente vai demorar pelo menos 2 horas para completar o percurso.
Termas de Puritama: As termas estão no mesmo caminho que os Geysers, na estrada Guatín – Linzor/B-245 e ficam localizadas a 27 km de San Pedro.
Não tem placa indicativa da entrada do local, mas preste atenção na bifurcação antes do riacho que passa no meio da estrada, pois é lá que deve pegar a entrada a direita.
Passeios de agências – Informações
As excursões saem de San Pedro de Atacama por volta de 14:30 horas e retornam as 17:30.
O valor do tour custa cerca de 15 a 60 mil pesos chilenos ( este último valor se aplica na combinação com o trekking de Guatin).
Confira o comparativo de preço dos passeios entre as agências do Atacama clicando aqui.
Clique aqui para conferir o nosso roteiro do 5º dia no Deserto do Atacama.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Camila Porfirio diz
Olá,
Viajo para o deserto do Atacama em 2 semanas e gostaria de saber se é indicado visitar as Termas de Puritama nessa época do ano. Será que conseguirei entrar nas piscinas naturais?
Beijos
Tatiana Miranda diz
OOLA!
Gostaria de ver a foto abaixo para pegar a entrada a direita para a entrada das Termas, está faltando a foto.
Outra coisa, voces foram no verao? Eu e meu namorado vamos em Janeiro.
Muito obrigada,
Tatiana
Lara Nogueira diz
Olá Tatiana,
trocamos de hospedagem no blog e algumas imagens e até mesmo texto foram perdidos no processo 🙁
Estamos tentando consertar estes problemas aos poucos e agradecemos muito pelo aviso…vamos tentar fazer o upload assim que possível.
Viajamos em Março, então visitamos o Atacama no verão e vocês vão adorar!
Boa tarde!
Vou para Santiago em outubro e pretendo conhecer o deserto do Atacama porém só ficarei um dia por lá.
Tem alguma dica de lugar que não pode faltar nesse bate e volta?
Obrigada.
Ps: amei o blog, ótima organização.
Olá Luma, tudo bem?
Em primeiro lugar, muito obrigada pelo feedback, ele é muito importante para nós!
Poxa, que pena que vai ter apenas um dia para explorar o Atacama e é uma tarefa terrivelmente difícil decidir o que fazer diante de tantas ótimas opções.
Pessoalmente, eu indicaria Valle de La Luna com Valle de la Muerte + Laguna Cejar e Tebenquiche ou Valle de la Luna com Valle de la Muerte com Termas de Puritama.
Indicaria que desse uma olhada no post com todas as atrações e talvez consiga definir as suas prediletas: https://omundoepequenoparamim.com.br/melhores-passeios-no-deserto-do-atacama-atracoes-imperdiveis/
Você pode encontrar aqui uma estimativa dos valores dos passeios: https://omundoepequenoparamim.com.br/quanto-custam-os-passeios-no-deserto-do-atacama-comparativo-agencias/
Abs e boa viagem