Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Melhor época para visitar Chapada Diamantina

Melhor época para visitar Chapada Diamantina

É importante começar este post afirmando que a Chapada Diamantina é um destino maravilhoso em todas as estações do ano e que a para determinar a melhor época para visitar Chapada Diamantina você precisa analisar o seu perfil de viajante e planos de viagem.

Ainda assim, para te auxiliar no seu planejamento de viagem à Chapada Diamantina, preparamos este post com algumas ideias gerais sobre quais são os melhores meses para visitar as diversas atrações da região.

Vamos lá? 🙂

LEIA TAMBÉM:Todos os posts publicados no blog sobre a Chapada Diamantina

 

ESTAÇÕES

NA CHAPADA DIAMANTINA

Melhores meses Chapada Diamantina

De forma geral, a melhor época para visitar a Chapada Diamantina é entre os meses de abril e outubro, mais especificamente no mês de Setembro – quando chove pouco, mas há volume de água nas cachoeiras e rios da região.

Para aqueles que buscam entender melhor o clima da Chapada Diamantina, vale destacar que existem basicamente duas estações principais na região, as quais são diferenciadas pelo nível pluviométrico. São elas o verão e o inverno.

 

INVERNO NA CHAPADA DIAMANTINA

O inverno traz para a Chapada Diamantina festas típicas super interessantes e especificamente em Junho as cidades de Lençóis, Vale do Capão e Mucugê são pura festa de comemoração de São João (durante os dias 24 e 25) e a procura por hospedagem é alta.

Em Agosto Lençóis sedia o Festival de Música e o Vale do Capão organiza os festivais de Jazz e Blues anualmente (com datas definidas a cada ano).

Portanto, se planeja ir nestes períodos certifique-se de reservar a acomodação com antecedência para garantir o melhor custo benefício.  Escolha aqui o seu hotel e reserve com cancelamento gratuito através do Booking.com!

É importante saber que no Inverno, as temperaturas na Chapada Diamantina são bem fria durante a noite, mas os dias costumam apresentar temperaturas agradáveis e o sol está quase sempre presente.

Consideramos o inverno uma estação bem interessante para visitar a Chapada Diamantina, mas indicamos que verifiquem se a hospedagem fornece roupas de cama apropriadas para o frio e certifiquem-se de levar agasalhos aquecidos.

Lembrem-se que se trata de uma região rústica e que não há estrutura de aquecimento nas construções, então, aqueles que são mais sensíveis ao frio devem escolher outro período ou agasalhar-se adequadamente.

 

VERÃO NA CHAPADA DIAMANTINA

Fevereiro e Março são os meses mais quentes e chuvosos, portanto são os meses que apresentam a maior probabilidade de as cachoeiras estarem com volume de água alto.

Se por um lado ver as cachoeiras com maior volume de água pode ser um atrativo, deve-se levar em consideração que as chuvas podem trazer lama para as trilhas e até mesmo o risco de interdição de algumas cachoeiras caso o nível de água esteja muito alto.

No entanto, as chuvas de verão podem não vir alguns anos, o que provoca um período de seca na Chapada Diamantina e ocasiona trágicas queimadas na região. A seca pode ser interessante para alguns passeios que envolvam caminhada na margem de rios, mas também pode impossibilitar outros, como, por exemplo, a Cachoeira da Fumaça, que fica sem a sua queda de água.

Sendo assim, se estiver planejando a sua viagem nestes meses, sugerimos que verifiquem com a associação de guias de cada município ou até mesmo com a hospedagem escolhida sobre da situação dos passeios que pretendem fazer para programar a sua viagem.

 

MELHOR ÉPOCA

PARA DIFERENTES VIAJANTES

Melhor época para visitar Chapada Diamantina

Se planeja visitar grutas na Chapada Diamantina, a melhor época para viajar é entre Maio e Setembro, quando é possível avistar a incidência mais forte de raios de sol nas formações deixando suas águas mais azuladas e cristalinas.

Se planeja visitar cachoeiras, os melhores meses são Abril e Setembro, pois geralmente são meses que apresentam temperaturas noturnas e diurnas equilibrada e cuja tendência é que o volume de água nas cachoeiras esteja perfeito.

A cachoeira do Buracão, em Ibicoara é uma das atrações mais visitadas da Chapada e  geralmente está incrível nestes meses.

Se quer tranquilidade evite a todo custo os meses de Janeiro e Fevereiro, pois as férias escolares costumam deixar a Chapada Diamantina lotada. Além disso, não viaje em feriados prolongados e carnaval, pois estes são os períodos de maior movimento na região.

HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!

Não se vá! Confira também os outros posts sobre a Chapada Diamantina

Arquivado em: Bahia, Brasil, Chapada Diamantina
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!