A Chapada Diamantina é um destino perfeito para todas estações do ano. E cada uma delas apresenta peculiaridades e belezas próprias, assim como atividades mais indicadas. Por isso, ao planejar uma viagem para lá, faz-se importante considerar a melhor época para visitar Chapada Diamantina considerando o seu perfil de viajante e planos de viagem.
Com o objetivo de descomplicar a sua decisão de quando ir para a Chapada Diamantina, preparei este post. A seguir você vai encontrar informações sobre as estações e melhores atrações para cada período do ano. Para facilitar a navegação, sugiro que utilize o índice abaixo:
Melhor época para visitar a Chapada Diamantina
De forma geral, a melhor época para visitar a Chapada Diamantina é na estação seca que se estende entre os meses de Abril e Outubro. Neste período o índice pluviométrico costuma ser menor e as temperaturas mais altas. Sendo que o mês Setembro se destaca como o menos chuvoso, o que é perfeito para trilhas. Mas, a seca pode acabar resultando num baixo volume de água nas cachoeiras e rios da região, o que pode ser um problema se quiser visitar a Cachoeira da Fumaça por exemplo.
Entre Novembro a Março ocorre a estação chuvosa na Chapada Diamantina. Nestes meses a vegetação fica bem verde e os rios e cachoeiras ficam mais caudosos. É um período perfeito para quem quer se banhar nas águas terapêuticas da Chapada, mas pode ser que dê o azar de pegar dias com muita chuva e atrações interditadas devido ao risco de quedas dágua.
Foi o que acontece conosco em Dezembro de 2021, por exemplo. Não pudemos visitar cachoeira alguma durante a viagem pois todas estavam fechadas devido ao alto nível de água nos rios. Apesar de ter sido um período de chuvas bem atípico, é importante levar em consideração que estes imprevistos como esse podem acontecer se escolher viajar nos meses de verão. O que pode atrapalhar os planos de viagem de quem vem de longe para visitar a Chapada!
A seguir, vamos falar das características e celebrações de cada um das principais estações na Chapada Diamantina. Para facilitar, dividimos o texto entre inverno que equivale à temporada seca e verão que equivale à temporada chuvosa.
Inverno na Chapada Diamantina: época seca
O inverno traz para a Chapada Diamantina festas típicas super interessantes e especificamente em Junho as cidades de Lençóis, Vale do Capão e Mucugê são pura festa de comemoração de São João (durante os dias 24 e 25) e a procura por hospedagem é alta.
Em Agosto Lençóis sedia o Festival de Música e o Vale do Capão organiza os festivais de Jazz e Blues anualmente (com datas definidas a cada ano). São eventos super animados, portanto, se planeja ir nestes períodos certifique-se de reservar a acomodação com antecedência para garantir o melhor custo benefício. Escolha aqui o seu hotel e reserve com cancelamento gratuito através do Booking.com!
Por ser a temporada seca na Chapada, há grande probablilidade de sucesso em passeios de trilhas que envolvam atravessar rios ou caminhar em suas margens. Mas, a falta de água nos rios pode impossibilitar outros passeios. Como, por exemplo, a Cachoeira da Fumaça, que fica sem a sua queda de água nos meses mais secos.
É importante saber que no Inverno, as temperaturas na Chapada Diamantina são bem fria durante a noite, mas os dias costumam apresentar temperaturas agradáveis e o sol está quase sempre presente.
Considero o inverno uma estação super interessante, mas indico que verifique se a hospedagem fornece roupas de cama apropriadas para o frio e certifiquem-se de levar agasalhos aquecidos. Lembrem-se que se trata de uma região rústica e que não há estrutura de aquecimento nas construções. Então, aqueles que são mais sensíveis ao frio devem escolher outro período ou agasalhar-se adequadamente.
Verão na Chapada Diamantina: época chuvosa
Esta estação de estende de Novembro a Março, sendo que Fevereiro e Março representam os meses mais quentes e chuvosos. São, portanto, os meses que apresentam a maior probabilidade de nível de água alto nos rios e cachoeiras.
Se por um lado ver as cachoeiras com maior volume de água pode ser um atrativo, deve-se levar em consideração que as chuvas podem trazer lama para as trilhas e até mesmo o risco de interdição de algumas cachoeiras caso o nível de água esteja muito alto. Se chover muito, atrações como a Pratinha e os Poços Azuis e Encantados também fecham devido ao enlameamento das águas.
No entanto, as chuvas de verão podem não vir alguns anos, o que provoca um período de seca na Chapada Diamantina e ocasiona trágicas queimadas na região.
Sendo assim, se estiver planejando a sua viagem nestes meses, sugerimos que verifiquem com a associação de guias de cada município, ou até mesmo com a hospedagem escolhida, sobre da situação dos passeios que pretendem fazer para programar a sua viagem. Assim poderá ter uma noção mais realista do que esperar neste ano!
A depender das atrações
Se planeja visitar grutas na Chapada Diamantina, a melhor época para viajar é entre Maio e Setembro, quando a incidência dos raios de sol nas cavernas fica ainda mais forte deixando suas águas mais azuladas e cristalinas.
Se planeja visitar cachoeiras, os melhores meses são Abril e Setembro, pois geralmente são meses que apresentam temperaturas mais equilibrada e cuja tendência é que o volume de água nas cachoeiras esteja perfeito. A cachoeira do Buracão, em Ibicoara é uma das atrações mais visitadas da Chapada e geralmente está incrível nestes meses.
Se quiser fazer o trekking do Vale do Pati, aposte nos meses de trasição, como Abril, Setembro ou Outubro. Nesses meses a probabilidade de pegar dias sem chuva, mas com bastante água nas cachoeiras é alta!
Se quer tranquilidade evite os meses de Janeiro e Fevereiro, pois as férias escolares costumam deixar a Chapada Diamantina lotada. Além disso, não viaje em feriados prolongados e carnaval, pois estes são os períodos de maior movimento na região.
Seja como for, sugiro que fique de olho nas previsões para o ano específico de sua viagem, acompanhando notícias ou mantendo contato com a sua hospedagem. Não é raro que chuvas intensas ocorram, assim como secas fora de hora. Portanto, para evitar imprevistos, vale sempre ficar atento às notícias e entrar em contato com pessoas que estão na Chapada!
Deixe um comentário