No último dia de viagem em Ithaca, no caminho para devolver o barco que alugamos em Vathy, me veio a clara realização de que esta havia sido a minha Ilha Jônica predileta.
Sim, esta ilha que muitos visitam apenas em um bate-volta de Kefalonia e outros nem mesmo conhecem, foi a que mais me cativou na Grécia pelas suas belezas naturais e autenticidade. E olha que visitei as belíssimas ilhas de Kefalonia e Lefkada na mesma viagem, mas nenhuma delas me encantou como Ithaca!
É que além de tranquila, cativante e linda, Ithaca ainda por cima é genuína, já que ainda continua relativamente desconhecida do turismo de massa e preserva sua autêntica atmosfera de ilha grega paradisíaca – aquela que esperamos encontrar quando planejamos uma viagem para a Grécia.
E apesar de ser a segunda menor ilha Jônica, é repleta de vilarejos, praias e paisagens de tirar o fôlego, sendo perfeita para passar dias tranquilos e inesquecíveis.
Para te mostrar as belezas de Ithaca, assim como te inspirar a dedicar tempo de qualidade à esta belíssima ilha, preparei este post super completo com dicas de viagem atualizadas divididas entre os seguintes tópicos.
Confira também os outros posts sobre a Grécia já publicados no blog
COMO CHEGAR EM ITHACA
Como Ithaca não possui aeroporto ou está diretamente conectada com a parte continental da Grécia (como Lefkada, por exemplo), a única forma de chegar lá é através de ferry boats.
E a boa notícia é que há diversas opções de ferry boats que chegam até Ithaca (ou saem da ilha), saindo (ou chegando) tanto no continente grego nos portos de Patras, Astakos e Kilinni ou nas ilhas jônicas vizinhas como Kefalonia e Lefkada.
Como são diversas as opções de trajeto para chegar e sair de Ithaca, vamos descrever as melhores e mais utilizadas rotas para facilitar o seu planejamento de viagem. Vejamos a seguir:
VIAGEM ENTRE ATENAS E ITHACA
Chegar em Ithaca saindo de Atenas (ou vice-versa) é bem simples, sendo possível alugar um carro na capital e dirigir até o porto de Patras em menos de 3 horas de viagem e de lá pegar um ferry boat que leva cerca de 3 horas e meia para desembarcar no poto de Pisaetos em Ithaca.
É possível fazer a viagem entre Atenas e Patras de ônibus e cruzar de ferry até Ithaca com pedestre, mas como vai precisar de um veículo para aproveitar o que de melhor a ilha tem para oferecer, sugerimos que leve o carro consigo desde Atenas.
Para verificar as tarifas de aluguel de carro em Atenas com as melhores locadoras de veículos clique aqui e garanta condições imperdíveis para leitores do blog assim como assistência em português em caso de emergência.
VIAGEM ENTRE DESTINOS DO OESTE GREGO E ITHACA
Se estiver explorando outros destinos no Oeste Grego (ou se quiser seguir de Ithaca para a região), você pode pegar o ferry boat de ou para o porto de Astakos.
De lá, você pode dirigir até Igoumenitsa, por exemplo, e pegar um ferry para Corfu ou Paxos. Também pode visitar as montanhas da região noroeste como Papigo e Zogorochoria.
VIAGEM ENTRE ITHACA E ILHAS JÔNICAS
Esta talvez seja a forma mais utilizada de chegar ou sair de Ithaca, até porque muitos a conhecem em apenas um bate-volta saindo de Kefalonia – o que eu definivitamente desaconselho, mas essa será uma conversa para o próximo tópico.
Pois bem, como você possivelmente deve estar planejando um roteiro de viagem entre as Ilhas Jônicas, precisa saber que é possível chegar em Íthaca de ferry saindo das ilhas de Lefkada e Kefalonia (e vice-versa) utilizando os ferries da empresa Ionionpelagos ou Levante Ferries, que operam rotas frequentes entre estes destinos Jônicos.
Os tickets de ferries saindo ou chegando na Kefalonia podem ser comprados direto no site das empresas ou no site de reservas de ferrys na Grécia e a viagem dura menos de 30 minutos e custa 20 euros com o carro + duas pessoas por trecho.
IMPORTANTE: Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
Aconselho comprar com antecedência no verão, especialmente se estiver viajando com o carro, mas que deixe para comprar na hora nos períodos mais tranquilos do ano.
Para comprar online no site de reservas você vai precisar selecionar a rota desejada e preencher campos com dados pessoais e do veículo para receber a cotação final e depois é só efetuar a compra, com opções de receber o ticket no seu email ou buscar a versão física nos guichês do porto de origem da viagem.
Já os tickets de ferries saindo ou chegando na Lefkada não podem ser comprados online, sendo que você vai precisar fazer contato direto com a empresa para emitir as passagens. Para fazer a reservar deste trecho eu utilizei os serviços da West Ferry através do email westferrybooking@gmail.com e correu tudo bem com a minha reserva!
QUANDO IR PARA ITHACA
A melhor época para visitar Ithaca, assim como outras ilhas gregas, é entre Maio e Setembro.
Neste período, que compreende o final da primavera e o verão europeu, as temperaturas são altas, os dias são ensolarados e a estrutura turística da ilha está em pleno funcionamento – o que garante uma experiência proveitosa de viagem por lá.
Mas como nem tudo são flores, vale a pena destacar que durante os principais meses do verão europeu (Julho e Agosto) os custos de viagem sobem e as praias e locais de atração ficam mais movimentados, sobretudo no mês de Agosto que é quando a maioria dos europeus tiram férias de verão.
Desta forma, se você estiver em busca de uma experiência de viagem mais sossegada e mais em conta, sugiro que tente evitar o final de Julho e todo o mês Agosto e que priorize os meses mais próximos da mudança de estação (como finalzinho de Maio, Junho e Setembro) que contam com tarifas de hospedagem mais baixas, temperaturas agradáveis e praias menos cheias.
Já durante o período que se estende entre Outubro e a primeira quinzena de Maio, as temperaturas baixas fazem com que seja quase impossível aproveitar as praias da ilha, e por isso, não representam o período ideal para visitar Ithaca.
Eu visitei Ithaca na segunda semana de Julho e amei a experiência, pois a duração dos dias estava super longa, a temperatura estava perfeita e as praias ainda não estavam tão lotadas como costumam ficar em Agosto.
Porém, como esta viagem foi feita em 2021 e com algumas restrições da pandemia ainda vigentes, a situação pode ter sido um pouco mais calma e diferente do que nos anos convencionais.
De qualquer forma, acredito que mesmo em “tempos normais” que a primeira quinzena de Julho seja bem mais tranquila que a segunda e que todo o mês de Agosto. Então, se puder escolher, sugiro que visite no comecinho de Julho.
LEIA TAMBÉM: O post completo sobre Atenas
QUANTOS DIAS FICAR EM ITHACA
Apesar de pequena, Ithaca conta com diversas atrações, vilarejos e praias maravilhosas e sendo assim merece muito mais do que uma viagem bate-volta de um dia saindo da Kefalonia (como muitos sugerem).
Eu fiquei dois dias e meio na ilha e posso dizer que nem de perto consegui conhece-la por completo e sai de lá com um aperto no coração por não ter dedicado a quantidade de dias que ela merece.
Por isso, sugiro que separe pelo menos 4 dias para explorar a ilha com calma e aproveitar o que ela tem de melhor para oferecer, sendo que o ideal mesmo seria dedicar entre 5 a 7 dia inteiros na ilha.
Eu sei que a princípio essa recomendação pode parecer absurda, tendo em vista se tratar de uma ilha pequen. Mas vai por mim, e dedica tempo de qualidade para esta ilha fantástica e repleta de praias surreais!
Por outro lado, como sei que muitos de vocês viajam para a Europa com dias contados e possivelmente vão querer visitar outras ilhas Jônicas durante a estadia na Grécia, te digo que é sim possível aproveitar bastante da ilha com apenas 2 a 3 dias inteiros.
Neste curto período de tempo, será possível visitar as praias mais impressionantes e os vilarejos mais charmosos da ilha. Tenho certeza que vai se apaixonar tanto quanto eu e vai começar a planejar o seu retorno antes mesmo de partir!
COMO SE LOCOMOVER EM ITHACA
A melhor forma de explorar bem Ithaca, incluindo as suas belíssimas praias e vilarejos é com um veículo alugado – seja ele um carro, moto ou quadriciclo. Isso porque que os transportes públicos disponíveis são limitados a transportar passageiros apenas entre os vilarejos da ilha, sendo impossível acessar os pontos de interesse turístico de ônibus.
Sendo assim, eu honestamente sugiro que faça a reserva com antecedencia e que alugue um carro para toda a viagem, evitando assim a troca de veículos entre ilhas. Clicando aqui você poderá fazer a cotação e reserva com as melhores locadoras de veículos para viagem e garantir assistência em português em caso de emergência se reservar com o nosso link.
Não somente em Ithaca, mas nas Ilhas Jônicas, eu sugiro que opte por um carro pela praticidade e comodidade. Mas, saiba que você também pode optar por alugar uma moto ou quadriciclo se tiver experiência e não se importar em dirigir no sol e calor extremos.
Por fim, sugiro também que alugue um barco para explorar por conta própria as praias que são inacessíveis de carro ou a pé em Ithaca. Foi o que fizemos e amamos a experiência, sendo que falarei em detalhes sobre esta opção nos tópicos seguintes.
IMPORTANTE: Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
ONDE FICAR EM ITHACA
Sabia de antemão que a Grécia contava com um dos melhores custo-benefício da Europa, mas mesmo assim acabei me surpreendendo com as opções de hospedagem charmosas e com tarifas bem em conta nas ilhas que visitei e na parte continental do país.
É realmente um país onde se pode usufruir de hotéis incríveis sem ir a falência diante da atual conversão do euro x real. Por isso, vale a pena caprichar na escolha por hospedagem em Ithaca e reservar um hotel ou Airbnb super aconchegante por precinhos camaradas!
E com o objetivo de te auxiliar na escolha de hospedagem em Ithaca preparei uma seleção das melhores áreas para se hospedar na ilha considerando a proximidade com praias e restaurantes, assim como os hotéis mais interessantes em diferentes categorias de preço.
MELHORES REGIÕES PARA SE HOSPEDAR EM ITACA
Para quem pretende ficar entre 2 a 3 dias em Ithaca, recomendo que se hospede em Vathi, que é uma cidadezinha extremamente charmosa e com posição privilegiada no centro da ilha, possibilitando o trânsito para norte ou sul da ilha.
Por outro lado, se você pretende passar 4 ou mais dias em Ithaca, sugiro que faça duas bases, uma em Vathi e outra em Kioni, que é um vilarejo romântico e movimentado no norte da ilha, perfeito para fazer base e explorar as atrações da região.
MELHORES HOTÉIS EM ITHACA
A seguir você vai encontrar a seleção super rigorosa que fizemos dos melhores hotéis em Ithaca.
Nós ficamos hospedados no charmosíssimo Odyssey Apartments e amamos a experiência. A pousada conta com quartos com cozinha americana e varandas amplas com vistas para a baía de Vathi, perfeitos para cafés da manhã relaxados. Sem falar na piscina e na localização da hospedagem, não poderia ser melhor.
Recomendo demais esta pousada charmosa, mas, se você preferir fazer uma pesquisa mais extensa antes de decidir o seu hotel em Ithaca, você pode consultar e reservar com a Booking.com que é a empresa parceira do blog que garante as melhores tarifas e cancelamento gratuito através deste link. De quebra, você ainda ajuda o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso! Obrigada 🙂
Você também pode encontrar diversas opções maravilhosas de hospedagem no Airbnb, que dispõe de casas, apartamentos privativos ou até mesmo pousadinhas familiares super aconchegantes para aluguel.
Se ainda não conhece o Airbnb, vai encontrar todas as dicas de como encontrar os melhores Airbnbs e se hospedar com segurança nas suas viagens mundo afora neste post!
ONDE E O QUE COMER EM ITHACA
É impossível falar na Grécia sem mencionar que a culinária local representa um dos maiores atrativos do país e que os pratos típicos são deliciosos e (em sua maioria) bem saudáveis. E que ainda por cima costumam ter preços bem camaradas (não necessariamente baratos, mas certamente mais em conta que a maioria dos países da Europa), o que faz com que qualquer refeição por lá seja um convite para mesas cheias e diversas!
Levando isso em consideração, meu conselho amigo é que se permita degustar as delícias locais sem culpa durante a sua viagem para a Grécia, especialmente os pratos mais delicioso e tradicionais do país, que são a Moussaka, os Souvlakis de diversos tipos de carne, os Saganakis, os Gyros, as Yemistas, assim como as saladas e os queijos locais.
Se a culinária grega já é incrível, te digo que em Ithaca, assim como nas outras Ilhas Jônicas, você vai poder desfrutar o que de melhor ela tem para oferecer, haja vista a grande variedade de restaurantes e a diversidade de produtos locais e frescos.
Espere encontrar cardápios repletos de pratos com ingredientes mediterrâneos como o azeite, tomate, pepino, além de peixes e frutos do mar frescos e carnes produzidas localmente. Durante os nossos dias por lá fizemos refeições fartas em resturantes com vistas incríveis, sempre regadas de vinhos locais e baratos (4 euros por meio litro) e de uma atmosfera incrível que só as tavernas gregas sabem oferecer.
E para que você possa aproveitar de refeições tão incríveis quanto as nossas em sua viagem para Ithaca. preparei uma lista com os melhores restaurantes que visitamos, assim como os mais recomendados pelos viajantes no Tripadvisor. Vejamos a seguir:
MELHORES RESTAURANTES EM VATHY
- Kohili Garden Restaurant (arrisco dizer que foi a melhor comida grega que comi durante toda a viagem e tem preços bem camaradas)
- Sirines (ambiente charmosíssimo, perfeito para um jantar romântico)
- Kantouni (serve Moussaka sem glúten!)
- O Batis
- Kantoyni
- Porto Restaurant
- Rozes (perfeito para lanches ou café da manhã)
MELHORES RESTAURANTES NO RESTO DA ILHA
Impossível não fazer uma menção especial ao belíssimo restaurante Dona Lefki que fica a menos de 30 minutos de Vathy e tem vista linda para o pôr do sol.
Visitamos este restaurante no último dia de viagem e simplesmente amamos o cardápio, que conta com pratos mais modernos e não necessariamente grego, bons vinhos e um ambiente super descontraído e elegante.
Não poderia recomendar o suficiente que inclua este restaurantes nos seus planos de viagem em Ithaca, especialmente no jantar para assistir ao belíssimo pôr do sol de lá.
Também não poderia deixar de destacar o restaurante Ageris em Frikes, que conta com uma atmosfera bem relaxada e praiana, com mesas de frente para o mar e pratos de qualidade excelente.
O QUE FAZER EM ITHACA
Ithaca é uma ilha belíssima e repleta de praias lindas, vilarejos charmosos e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. São muitas atrações imperdíveis para cobrir em apenas um dia, então sugiro que separe pelo menos 2 (de preferência 3 ou 4) dias para explora-la bem.
Para que você não deixe de fora do seu roteiro as praias ou atrações mais incríveis da ilha, preparei o mapa interativo abaixo com a marcação dos melhores lugares para visitar, sendo que ospins azuiscompreendem às melhores praias, ospins roxosàs melhores atrações e ospins laranjasos melhores restaurantes da ilha.
Para desfrutar o melhor que ela tem para te oferecer, você vai precisar de um veículo (seja ele carro, moto ou quadriciclo), disposição e quem sabe um barquinho alugado para explorar por conta própria as praias que são inacessíveis a pé? Falaremos sobre isso já já.
A seguir você vai encontrar as dicas e informações sobre as melhores atrações de Ithaca, acompanhada das belas imagens que registrei de cada uma delas durante a minha viagem por lá.
LEIA TAMBÉM: O post completo sobre as Ilhas Jônicas com sugestões de roteiro com ou sem carro
1) ALUGAR UM BARCO
Vou começar pela mais incrível das atividades a se fazer em Ithaca: alugar um barquinho e explorar as praias belíssimas do sul e/ou do norte da ilha por conta própria.
Para fazer este passeio você não precisa de carteira de habilitação especial ou experiência pilotando barcos, pois vai alugar uma embarcação pequena que pode ser tranquilamente conduzidas depois de um treinamento básico oferecido na hora.
Este treinamento está incluso no valor do aluguel e é oferecido pela empresa de sua escolha. Por sinal, em nossas pesquisas, identifiamos duas empresas confiáveis para aluguel de barco em Ithaca: a Odyssey Boats e a Ithaca Boats.
Ambas praticam as mesmas tarifas (80 euros por dia na alta temporada + combustível que gastar (gastamos 25 euros)) e estão situadas bem próximas ente si, no centrode Vathy.
A nossa escolha foi a Ithaca Boats e tivemos uma boa experiência com eles, então recomendo!
Nós já tínhamos alugado barco para explorar por conta própria em algumas viagens, então quando descobrimos da possibilidade de fazer o mesmo na Grécia decidimos que não poderíamos deixar essa oportunidade passar.
E que bom, pois o dia explorando Ithaca foi, sem dúvidas, um dos incríveis que já tivemos em viagens. Sendo assim se quiser um conselho amigo é o de que alugue também um barco na ilha para viver momentos e descobrir lugares absolutamente incríveis por lá com toda comodidade!
Em relação ao trajeto, você pode optar por visitar a parte norte ou a parte sul da ilha em um dia, sendo impossível fazer ambos devido à distância e a capacidade do tanque de combustível do barco.
Nós havíamos planejado explorar o norte da ilha e visitar a Baía de Afales que pelas fotos pareceu absolutamente incrível.
Mas, conversando com o dono da Ithaca Boats, decidimos focar na parte sul da ilha já que está é a região que concentra a maior quantidade de praias que não podem ser acessadas à pé ou de carro e sendo assim são mais tranquilas e paradisíacas.
E que decisão maravilhosa que fizemos!
Durante o dia, visitamos praias absolutamente lindas e com cor de mar inacreditável e basicamente desertas, a exemplo das que você pode ver nas fotos.
Como essas praias são basicamente desertas, a maioria delas não tem nomes, então não consigo listar as nossas prediletas.
O que indico que faça é dirigir até o extremo sul da ilha assim que pegar o barco e voltar explorando as praias e enseadas do caminho sem pressa. Não se prenda à um roteiro fixo e vá explorando, pois todas são igualmente lindas e tranquilas.
E se tiver mais dias disponíveis, você pode alugar um barco por dois dias, sendo um para explorar o sul e outro para explorar o norte incluindo a Afales Bay. No entanto, se tiver apenas um dia, sugiro que foque na parte sul de Ithaca que é simplesmente maravilhosa!
2) GIDAKI BEACH
A Gidaki Beach é uma das mais famosas de Ithaca e faz jus à sua popularidade, pois conta com uma água bem clarinha e praia de pedrinhas fininhas que mais parecem areia.
Como não pode ser acessada de carro, a melhor forma de chegar lá é através de uma das excursões de grupo que saem de Vathy diariamente ou com um barco alugado. Ou, se estiver com disposição, pode encarar a trilha de cerca de 30 minutos que leva até a praia.
Como Gidaki é uma praia selvagem, não há estrutura por lá, sendo necessário levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia.
3) KAMINIA BEACH
A Kaminia Beach foi uma das mais belas e idílicas que visitamos em Ithaca e surpreendeu com o cenário belíssimo de montanhas cobertas de vegetação no background “protegendo” a praia.
Ela pode ser visitada no roteiro de barco alugado focado no sul da ilha, mas pode também ser acessada de carro.
HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
Note que a estrada que leva até a praia é bem precária, mas não tivemos problemas para chegar lá com um carro mini.
Por ser uma praia selvagem, não há estrutura turística por lá, sendo necessário levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia.
4) FILIATRO BEACH
Filiatro é uma praia belíssima e bastante popular em Ithaca, afinal de contas é uma das mais próximas de Vathy.
De águas verdinhas, cristalinas e calmas, esta praia merece uma visita durante a sua estadia na ilha e pode ser acessada tanto de carro ou de barco alugado se optar por explorar as praias do sul.
Há uma certa estrutura turística por lá, mas vale a pena levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia.
5) SARAKINIKO BEACH
Próxima de Filiatro está a Sarakiniko com suas águas cristalinas e esverdeadas cercadas por montanhas cobertas de oliveiras e ciprestes. Lá, você vai encontrar duas ba[ias pequenas e também um portinho para barcos locais e pequenos.
Esta praia pode ser acessada tanto de carro ou de barco alugado (se optar por explorar as praias do sul) e apesar de ter um pouco de sombra natural vale a pena levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) para passar o dia por lá.
6) MPROSTAS AETOS
Esta praia está localizada no Istmo de Aetos que conecta a parte sul e norte de Ithaca, então, grandes são as chances de você vai passar por lá durante as suas explorações na ilha.
Ela tem águas cristalinas e lindas, mas como fica na beira da rodovia não parece tão relaxante e paradisíaca quanto as outras em Ithaca, então diria que não vale a pena fazer uma parada mais longa por lá, mas sem sombra de dúvidas vale uma paradinha rápida para aprecia-la.
7) MONASTÉRIO MONI KATHARON
Este monastério secular também chamado Panagia Kathariotissa foi construído no local onde a Virgem Maria foi supostamente avistada em um período turbulento da história de Ithaca.
Para preservar a paz da ilha com o suporte da virgem e para honrar a santa padroeira de Ithaca, locais construíram este espaço religioso no topo da montanha a 600m acima do nível do mar.
Desde então, o centro religioso passou por diversas intempéries naturais e humanas durante os séculos, mas hoje abriga o monastério e uma igreja ativa.
Não somente pela carga histórica do monastério vale a pena visitar o local, sendo que ao chegar lá você será presenteado com uma vista belíssima de Vathy, do mar Jônico e praias do sul de Ithaca.
Como uma das atrações mais interessantes da ilha, vale a pena incluir uma rápida visita ao monastério no seu caminho para as praias do norte.
8) ASPROS GAIALOS BEACH
Também chamada de Agios Ioannis Beach, esta praia está localizada na costa Oste de Ithaca, próxima do monastério Moni Katharon e é bem peculiar.
Seu formato é bem interessante e se diferencia das praias longas e verticais que encontramos não só em Ithaca, como em toda a Grécia. Além disso, ela tem uma coloração de mar mais azul e uma brisa gostosa que passa no “corredor” entre a ilha e Kefalonia.
Vale a pena visitar e levar snorkel para observar a vida marinha nas pedras que circundam a praia. E por ser uma praia selvagem sem estrutura turística faz-se necessário levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia.
Por último, para chegar lá, sugiro que pegue a estrada pavimentada de Lefki e não a estrada de pedrinhas que o Google Maps sugere alguns quilômetros antes.
9) VISITAR O VILAREJO DE FRIKES
O vilarejo de Frikes é bem charmosinho e conta com uma orla ocupada por restaurantes despojados que montam mesas na beira do mar. Paramos por lá depois de termos visitado o monastério e a praia Aspros Gaialos e almoçamos no delicioso restaurante Ageris no caminho para as praias do norte. Super Recomendo!
Vale a pena fazer um passeio rápido no vilarejo, ainda que não tenha interesse em refeições mais elaboradas. Até porque lá fica a doceria mais famosa de Ithaca, a Dodoni Frikes que é uma perdição para crianças e adultos.
10) KOURVOULIA BEACH
Essa praia pequena de águas transparentes foi uma das minhas prediletas de toda a viagem e não teríamos chegado lá se não fosse pela indicação da nossa garçonete no restaurante Ageris em Frikes.
Quando a perguntamos sobre a sua praia predileta em Ithaca antes de deixar o restaurante em Frikes ela prontamente nos respondeu: a segunda baía de Kourvoulia, não a primeira nem a terceira, a segunda.
E para lá seguimos, tendo entendido perfeitamente o motivo de sua indicação assim que chegamos e ficamos eternamente gratos por termos feito esta pergunta. Tem coisas que só os locais sabem!
Passamos também pelas outras duas baías de Kourvilia (também conhecida como Skinari) e as achamos belíssimas, então se tiver tempo, sugiro que dedique um tempinho em cada uma das três.
Por serem praias selvagem, não há estrutura turística por lá, sendo necessário levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia. Se preferir, também pode fazer uso de uma das tavernas próximas para buscar lanches ou almoço!
Note que a praia é basicamente do lado da rodovia, por isso não tem estacionamento. Mas, você pode parar o carro no acostamento mesmo desde que estacione direitinho.
11) VISITAR O VILAREJO DE KIONI
Eu amei Vathy de paixão e considero que seja o melhor lugar para “montar base” se tiver planejado ficar menos de 3 dias em Ithaca. Mas, não posso negar que me apaixonei perdidamente pelo charme de Kioni e pelas belíssimas praias dos seus arredores.
Por isso, se estiver planejando ficar de 4 dias para cima em Ithaca, sugiro demais que passe pelo menos duas noites em Kioni, explorando seus cantinhos e degustando dos seus restaurantes a beira mar. Também pode deixar para explorar as praias do norte quando estiver hospedado por lá!
Se não for se hospedar em Kioni, sugiro que pelo menos separe pelo menos duas horas de um dia para aproveitar este belíssimo vilarejo de Ithaca.
12) AFALES BEACH
No extremo norte da ilha está a Baía de Afales que conta com pequenas baías pitorescas de águas azuis cristalinas e cercadas por paredões gigantescos. Uma dessas praias é a Afales Beach, a única que pode ser acessada de carro, e que portanto, é bem popular!
Para chegar lá de carro se pode percorrer uma estradinha irregular que começa no vilarejo de Platrithia, mas se não quiser dirigir nesta estrada complicada, saiba que se pode pegar um dos barcos que transportam visitantes até a Afales diariamente.
Outra alternativa interessante é alugar um barco para explorar a parte norte de Ithaca por conta própria visitando não somente a Afales Beach como todas as pequenas baías de Afales.
Como a Afales Beach é uma praia selvagem, não há estrutura por lá, sendo necessário levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia) já que sombras naturais são escassas, assim como comida e bebida para o dia.
13) MONASTÉRIO PANAGIA ELEOUSA
Infelizmente não tivemos tempo de visitar este monastério que apesar de não ser aberto ao público oferece em sua área externa uma das mais belas vistas de toda a ilha, especialmente no pôr do sol.
Mas, como vimos fotos e e ouvimos relatos maravilhosos de outros viajantes que visitaram o monastério, incluímos aqui na lista das melhores atrações de Ithaca para que você não perca a oportunidade de visitar durante a sua estadia na ilha.
14) POLIS BEACH
A Polis Beach está situada na costa oeste da ilha e tem um visual maravilhoso, especialmente vista de cima.
Lá, você pode visitar não somente a praia, como também a Caverna Loizou e a igrejinha de Agios Andreas que ficam nos lados esquerdo e direito da praia.
Além de suas atrações e de contar com águas cristalinas e esverdeadas lindíssimas e calmas, a Polis Bay ainda se destaca por ser extremamente vazia, mesmo no alto verão.
Ela é um segredo bem guardado pelos locais de Stravos e majoritariamente frequentada pelos visitantes deste vilarejo. Portanto, se estiver em busca de uma praia mais reservada em Ithaca, vale a pena apostar na Polis!
15) OUTRAS PRAIAS EM ITHACA
Há muitas praias lindas a serem visitadas em Ithaca além das que mostramos acima, e por isso, vale a pena dedicar tempo de qualidade para desfrutar de cada uma delas.
As mais populares (além das que visitamos) são:
- Skinos Bay Beach
- Dexa Beach
- Sarakiniko
- Minimata Beach
- Loutsa Beach
- Marmakas Beach
- Mavrona Beach
- Rachi Beach
Se quiser saber de mais detalhes sobre essas praias, sugiro consultar o site Grekka que conta com informações bem completas e frequentemente atualizadas.
16) MONUMENTOS E SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
Além das belíssimas praias e vilarejos, Ithaca conta com diversos monumentos e sítios arqueológicos, inclusive no centro da cidade de Vathy.
São eles:
- Ruínas da Acrópolis de Alalkomenes, uma cidade histórica fundada no século VI
- Caverna das Ninfas
- Estátua de Odisseus em Vathy
- Palácio de Odisseus em Stravos
- Pirâmides de Exogi
- A escola de Homero
O QUE LEVAR NA MALA PARA ITHACA
Como você possivelmente vai visitar Ithaca na Grécia entre o finalzinho da primavera e o final do verão Europeu, deve se preparar para temperaturas altas e sol forte. Por isso, o mais indicado é que leve roupas frescas, com tecidos arejados como o linho e sapatos despojados de verão.
Para mulheres, vale a pena investir em vestidos, saias com blusinhas lees, shorts e algumas opções de roupas de praias incluindo saídas de praia. Nada de saltos, roupas muito pesadas ou muito elegantes.
Homens podem levar na mala camisas leves de linho, camisetas, bermudas e calças leves. Para calçados, sandálias mais arrumadas ou sapatos despojados são os mais indicados.
Além disso, você vai precisar de:
- Sapatilha neoprene (a maioria das praias são de pedrinhas e não de areia, e sendo assim, caminhar descalço pode ser muito desconfortável. A sapatilha neoprene ajuda demais e por isso vale a pena levar na mala desde o Brasil ou comprar ao chegar na ilha)
- Protetor solar com máximo FPS
- Chapéus de praia
- Bolsa ou mochila de praia
- Havaianas
- Bolsa de praia
- Toalha de praia ou canga
- Camisa com proteção FPS
- Sombreiro ou tenda de praia
Outros itens que valem a pena levar na mala ou comprar por lá são boias infláveis, jogos, livros, raquete de frescobol e um cooler para levar bebidas e lanches para as praias.
Deixe um comentário