As estações de ski, os vilarejos charmosos e as paisagens deslumbrantes tornam os 3 Vales um dos melhores destinos nos Alpes Franceses. Esta região esteve no topo da minha bucketlist por anos e não conseguia conter a alegria quando reservamos uma viagem para começar o ano de 2024 por lá. Eu tinha as expectativas mais altas em relação a esquiar e visitar os vilarejos Méribel, Courchevel e Val Thorens. Mesmo, assim, elas foram totalmente superadas. Neste guia de viagem Três Vales na França, você encontrará as recomendações de melhores coisas para fazer, pistas para esquiar, experiências, hotéis, restaurantes e muito mais!
Introdução aos 3 Vales na França
No sudeste da França, no coração da região de Savoia, encontra-se Três Vales – a maior área de esqui do mundo. Ela compreende as estâncias de Saint-Martin-de-Belleville, Brides-les-Bains, Les Menuires, Orelle, bem como três das áreas de esqui mais magníficas da Europa: Courchevel, Méribel e Val Thorens.
É possível esquiar entre as estações de esqui e tivemos uma experiência incomparável ao fazê-lo. A diversidade de pistas, teleféricos e itinerários é simplesmente impressionante. Para referência, há 600 km de pistas e 158 teleféricos entre os vales. Isso explica por que pareceu que mal arranhamos a superfície, mesmo esquiando intensivamente por 6 dias!
Há tanto para ver e experimentar na região dos Três Vales. E a melhor parte é que você não precisa ser um especialista em esqui para aproveitar ao máximo o que as estâncias têm a oferecer. Como esquiador intermediário, pude esquiar entre as estâncias e desfrutar de algumas das paisagens mais incríveis dos Alpes Franceses – uma oportunidade que guardarei para sempre. Os Três Vales realmente são um destino adequado para esquiadores de todos os níveis, incluindo famílias que planejam esquiar juntas!
Melhores coisas para fazer nos 3 Vales
Nós nos divertimos muito explorando a extensa área de esqui dos Les 3 Vallées. Desde esquiar em pistas verdes cercadas por pinheiros até enfrentar desafiantes pistas vermelhas, nossos dias foram diferentes e emocionantes à sua maneira. Embora tudo o que vivemos tenha sido fantástico, posso definitivamente destacar alguns favoritos. Portanto, aqui está nossa lista das melhores coisas para fazer nos 3 Vales:
1) Esquiar a pista Jerusalém
Esquiar na pista azul Jerusalem até Saint Martin Belleville foi um dos destaques de nossa viagem. Esta pista está a cerca de 2200 metros de altitude e atravessa algumas das montanhas mais bonitas da região dos Três Vales. As vistas foram imaculadas do início ao fim, mas alguns ângulos – como os abaixo – foram pura perfeição. O tipo de paisagem que faz parte dos sonhos europeus de inverno. Esquiar nesta pista parecia voar sobre um campo de algodão, e é uma experiência que eu recomendaria a todos vocês.
[cta type=’link’] Mostrei tudinho nos stories do Instagram Garanto que você vai amar acompanhar![/cta]À medida que você se aproxima de Saint Martin Belleville, certifique-se de absorver as belas paisagens ao redor. Ficamos simplesmente maravilhados. Durante o horário do almoço, confira o restaurante no Hotel Lodji, que está aberto para não-hóspedes e oferece vistas deslumbrantes. Se você procura algo mais simples, o Bistrot Simple & Meilleur pode ser a escolha certa.
Este restaurante tem muitas cadeiras ao ar livre para desfrutar de bebidas e petiscos sob o sol. Para nós suecos, sentar ao sol é simplesmente o paraíso durante os meses de inverno. E foi exatamente o que fizemos. Mas se preferir, é possível sentar-se em uma das mesas internas para uma refeição adequada e para se aquecer.
2) Esquiar de Méribel a Courchevel 1850
Quando se trata de esquiar até Courchevel 1850, os esquiadores intermediários têm o privilégio de escolher entre duas rotas pitorescas. Ambas são absolutamente deslumbrantes, então eu recomendo planejar não apenas uma, mas duas excursões para esta aldeia alpina épica. A primeira rota que exploramos começa no Boulevard de la Loze e leva você até o Col de la Loze, a 2.304 metros de altitude.
As vistas deste passo de montanha são deslumbrantes, e é um ótimo local para tirar fotos. Tiramos nosso tempo apreciando e fotografando as paisagens alpinas mais bonitas. Do topo do Col de Loze, você terá diferentes opções de itinerários para chegar a Courchevel 1850. Escolhemos a pista azul Anémones e nos divertimos esquiando entre imponentes pinheiros!
Outra rota que experimentamos para chegar a Courchevel 1850 começou na última parada do Saulire Express, seguida pela pista azul Creux. As vistas do topo do teleférico Saulire, a 2.738 metros acima do nível do mar, são simplesmente de tirar o fôlego. Para completar, Creux foi uma pista encantadora para esquiar e acabou sendo minha favorita na região dos Três Vales. No geral, esta foi apenas uma rota de esqui perfeita e uma experiência imperdível para todos os entusiastas do alpino. É totalmente adequada para esquiadores intermediários e famílias!
3) Atividades de neve
Além do esqui, você poderá desfrutar de uma infinidade de atividades divertidas na neve nos Três Vales. Passeios de trenó puxados por cães, caminhadas com raquetes de neve, ciclismo na neve, trenó e esqui cross-country estão entre as melhores opções. Mas se você estiver interessado em uma experiência cheia de adrenalina, talvez queira experimentar um voo de parapente sobre as montanhas. Ou até mesmo fazer um safari de esqui de 8 horas com um profissional, onde você explorará o melhor esqui fora de pista de forma segura!
4) Relaxar num spa depois de esquiar
Se você é um leitor frequente do blog ou um seguidor do Instagram, já sabe que eu sou uma amante de tudo wellness. Acredito que aproveitar tempo de qualidade num é sempre uma boa ideia, especialmente depois de horas nas pistas. Sendo assim, se estiver planejanfo visitar os Três Vales, certifique-se de planejar um tempo para se recarregar em um spa, mesmo que seu hotel ou chalé não tenha um.
Nós experimentamos o Thermal Spa em Brides-les-Bains e não ficamos impressionados. Não me entenda mal, é um lugar agradável que nos proporcionou ótimos momentos de relaxamento. Mas está longe de ser o ambiente de luxo que você pode esperar visitar nos Alpes Franceses. Portanto, se você está procurando uma pausa elegante no spa, certifique-se de considerar opções melhores, como:
- Courchevel 1550: Acquamotion
- Courchevel 1850: Six Senses or Le Chabichou
- Méribel: Spa des Neiges or Deep Nature
- Val Thorens: Le Fitz Roy spa, Pure Altitude Spa at Altapura or Pashmina Spa by L’occitane
5) Aprés-ski como os Franceses
Embora o conceito de Aprés-ski pareça ter se originado na Noruega, ele foi ainda mais desenvolvido na França. Portanto, ao esquiar nos Alpes Franceses, é apropriado abraçar essa tradição local. E você está prestes a ser agraciado, pois os Três Vales são conhecidos pelo épico après-ski.La Folie Douce, Bagatelle e The Rond Point se destacam como favoritos do público. No entanto, se você estiver interessado em explorar uma ampla variedade de opções além desses clássicos, certifique-se de consultar este guia abrangente para a experiência de après-ski definitiva na área.
Onde ficar nos 3 Vales na França
Como os Três Vales abrangem mais de 7 estâncias de esqui, é natural se sentir sobrecarregado ao decidir o melhor lugar para ficar na região. Há uma ampla variedade de aldeias, hotéis e chalés para considerar, e a maioria deles são ótimas opções. Portanto, sua decisão final dependerá de com quem você está viajando, do que está procurando e do seu orçamento.
Em geral, eu recomendaria ficar em uma das “3 grandes” estâncias: Méribel, Courchevel e Val Thorens. Essas são as aldeias mais bem conectadas e estruturadas, com muitas opções de acomodação e restaurantes. No entanto, há outros fatores a serem considerados, então você deve verificar este post no blog onde eu detalhei as melhores opções para você e criei uma lista altamente curada dos melhores lugares para ficar!
Melhores hotéis nos 3 Vales
Aqui estão minhas recomendações de hotéis incríveis em Courchevel, Méribel e Val Thorens. São hotéis em que adoraria ficar, e tenho certeza de que você ficará 100% satisfeito se reservar. Se preferir explorar outras opções em diferentes faixas de preço, certifique-se de conferir este post.
Caso queira explorar outras opções de hotéis além das que recomendei acima, por favor, pesquise usando nosso link do Booking.com. Quando você reserva por meio deste link, podemos receber uma pequena comissão e você não paga a mais por isso. É um ganha-ganha, então desde já, obrigado! 🙂
Melhores pistas de esqui nos 3 Vales
No total, as estações de esqui nos 3 Vales possuem 335 pistas de esqui de diferentes complexidades. 57% dessas pistas são consideradas fáceis e são perfeitas para iniciantes e esquiadores intermediários. Por outro lado, 43% das pistas nos Três Vales são vermelhas ou pretas, que são opções ideais para esquiadores mais experientes e amantes de pistas extra desafiadoras.
Com uma divisão equilibrada os 3 Vales estão entre os mais democrática do mundo. Independentemente de sua habilidade, fique tranquilo que haverá oportunidades de esqui divertidas e desafiadoras nos Três Vales. Nós nos divertimos muito explorando as pistas azuis juntos de manhã. Enquanto eu participava de aulas à tarde, o Eric se divertia experimentando algumas pistas vermelhas e pretas. Aqui está uma visão geral das nossas pistas favoritas:
Melhores pistas verdes e azuis nos Três Vales: Jerusalem, Creux, Altiport, Les Folyères, Anémones, Raffort, Biche, Lapin, Tête Ronde, La Roc de Fer, Moraine e Bouquetin
Melhores pistas vermelhas nos Três Vales: Venturon, Park City, La Col, Combe Du Vallon, Campagnol, La Covili, Les Chapelets e Cave de Creux
Melhores pistas pretas nos Três Vales: The Grand Colouir, L’Eclipse, The M e Suisse
Melhores restaurantes nos 3 Vales
A culinária da Savoia é deliciosa. Prepare-se para refeições substanciais centradas em queijo, charcutaria e deliciosos pães franceses – todas essas coisas boas. Fondue, raclettes e Pierre Chaud são os pratos mais populares na região, e você definitivamente deve saboreá-los enquanto estiver nos Três Vales. Além dos pratos alpinos clássicos, eu recomendo deixar um espaço para os amados pratos franceses, como galettes/crepes e quiches.
Aqui estão algumas das minhas recomendações de restaurantes nos Três Vales:
- Em Courchevel: Le Tremplin and Copiña
- Em Méribel: Le Close-Up, La Terrasse du Village, Le Resto du Savoy and Le Cepe
- Em Brides les Bains: Le Bis “trop” Savoyard, Crèperie La Montagne and La Fabrik
- Nas pistas de esqui: La Cave des Creux and Chez Pépé Nicolas
Melhor época para visitar
A temporada de esqui nos Três Vales é uma das mais longas do mundo. Embora seja difícil de acreditar, é possível esquiar em Val Thorens de meados de novembro até o final de abril, e às vezes até maio. No entanto, para garantir que você possa esquiar entre as estâncias e aproveitar a maioria das pistas da região, planeje sua visita entre o final de dezembro até março. Para neve fresca e abundante, priorize o período de meados de janeiro até o final de fevereiro.
Nós visitamos os Três Vales na primeira semana do ano, que é uma das mais movimentadas devido às férias escolares na França. Embora eu recomende evitar esta semana, também devo confessar que as pistas não estavam tão lotadas quanto eu esperava. Como há tantas opções de itinerários diferentes entre os vales, é muito improvável que você sinta que as pistas estão muito lotadas para aproveitar. Certamente, as pistas mais baixas estavam muito movimentadas perto do horário de fechamento, e as áreas onde os grupos de escola de esqui se encontram estavam bastante cheias de manhã. Mas isso não foi o que experimentamos nas pistas em si. Portanto, se esta semana for a melhor para você e sua família, eu recomendaria aproveitar ao máximo!
Como chegar nos 4 Vales na França
Chegar aos Três Vales na França é bastante simples. Normalmente, você pode acessar as principais estâncias de esqui de carro, fazer uma viagem de trem seguida por uma transferência, ou até mesmo voar diretamente para um aeroporto de montanha em Courchevel. Oh là là!
Para viajantes que vêm de longe, voar muitas vezes é a opção mais prática. Os aeroportos mais próximos dos Três Vales são Genebra, Lyon, Chambéry e Grenoble. A partir dessas cidades, você terá várias opções: pode alugar um carro e dirigir independentemente até as estâncias de esqui, organizar um serviço de transferência ou pegar um trem para Moutiers e depois pegar um ônibus ou transferência para o seu destino final.
Nós pousamos em Milão, pois esta foi a melhor opção voando de Estocolmo. Com um carro alugado, chegamos a Méribel em cerca de 4,5 horas, o que foi uma viagem longa através do túnel do Mont Blanc. Se você tiver a opção, eu recomendaria voar para Genebra para uma viagem mais conveniente. No entanto, se Milão for uma opção melhor para você, acho que pode valer a pena voar para lá. Especialmente considerando que os carros alugados são muito mais baratos na Itália do que na Suíça!
Se você está saindo do Reino Unido, na verdade é muito prático chegar aos Três Vales nos Alpes Franceses. Há um trem direto Eurostar que liga Londres a Moûtiers, com a possibilidade de viajar durante a noite. De Moûtiers, você pode pegar uma transferência ou um ônibus e chegar rapidamente ao seu destino!
Quanto custa viajar para os 3 Vales
Eu criei um post super completo sobre custos de viagem para os 3 Vales na França. Clique aqui para ler!
Espero que este guia de viagem tenha sido inspirador e útil para você. Se sim, certifique-se de verificar outros posts que publicamos sobre os Três Vales e reserve sua viagem usando os links abaixo.
:: Quanto custa viajar para os 3 Vales?
:: Onde ficar nos 3 Vales? Melhores vilarejos, hotéis e chalets
Deixe um comentário