Confira neste post todas as dicas do Golden Pass na Suíça, o passeio de trem entre Lucerna e Montreux.
Este passeio é uma das melhores atrações da Suíça, não apenas pelas paisagens fantásticas que se pode desfrutar durante a viagem, mas também pela estrutura dos trens em si. É sem dúvidas um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro e apresenta características diferente a cada estação, sendo uma escolha sem erros durante todo o ano.
Diferente do Glacier Express e do Bernina Express que são viagens expressas, esta rota a é dividida em três etapas, sendo possível optar por fazer o trajeto completo ou parcial. Além disso, o Golden Pass é operado por dois tipos de trens, um super moderno com janelas panorâmicas e o outro chamado Belle Époque, um trem antigo com todo o charme dos anos 30.
Tive a oportunidade de viajar nas duas versões de trens e vou contar para vocês todos os detalhes desse passeio maravilhoso.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
NOVIDADE!
COMO FUNCIONA O PASSEIO GOLDEN PASS NA SUÍÇA
O Golden Pass liga Lucerna a Montreux, ou em outras palavras, a Suíça Alemã com a Francesa, e o trajeto completo dura cerca de 5 horas passando por paisagens maravilhosas com lagos e montanhas. É também possível fazer o trajeto inverso entre Montreux e Lucerna, sendo que Interlaken será sempre a parada intermediária nas duas direções.
O passeio é dividido em três etapas e quem opta por fazer a rota completa precisa trocar de trens em Interlaken-Ost e a segunda em Zweisimmen. Pode parecer complicado, mas todo o processo corre da forma mais tranquila possível, pois as conexões são programadas para plataformas próximas e oferecem tempo de sobra para os passageiros se acomodarem.
A rota panorâmica do Golden Pass faz paradas em grandes cidades da Suíça como Montreux, Interlaken, e Lucerna, o que facilita encaixar esse passeio como deslocamento no seu roteiro de viagem ou até mesmo como uma day trip.
Além disso, o trem para em cidades menores como Meiringen, Spiez, Zweisimmen and Gstaad que são pontos de confluência de linhas de trem vindas de todo o país, e é bom saber que é possível embarcar e desembarcar em qualquer uma dessas estações.
O trajeto entre Lucerna e Interlaken Ost (ou vice-versa) é feito no trem “Luzern-Interlaken Express”, que não é o panorâmico principal do Golden Pass, mas tem uma estrutura ótima e oferece as melhores vistas nos assentos do lado direito. Neste trecho, é possível admirar a Montanha Pilatus, o Lago Lucerna, Sarnersee, Lungernsee e Brienz, um dos mais extensos e lindos do país, e Interlaken.
Em Interlaken Ost é feita a primeira troca de trem para o próximo trecho entre Interlaken e Zweisimmen. O trem que opera este trajeto é o convencional e vale a pena escolher assentos do lado direito para admirar as paisagens do pelo Rio Aare, dacidade Spiez nas margens do Lago Thum e do Vale Simmen, com vários vilarejos charmosos e montanhas de tirar o fôlego.
Em Zweisimmen ocorre a terceira troca de trem para o trajeto Zweisimmen a Montreux, que é feito no trem panorâmico e super moderno da Golden Pass. No caminho, a paisagem é simplesmente deslumbrante e passa pelo vilarejo Gstaad, um dos mais charmosos e procurados da Suíça.
Logo depois de Gstaad começa a parte francesa da Suíça e nos últimos 20 minutos o trem faz curvas em ritmo desacelerado garantindo vistas fantásticas do Lago Genebra. Para esse trajeto, também vale a pena escolher assentos no lado direito, mas a experiência é excelente em qualquer posição do trem já que as janelas panorâmicas foram projetadas para oferecer aos passageiros a sensação de estar integrado com as paisagens e em alguns momentos se tem a sensação de que não se está no trem, mas sim levitando pelo caminho.
O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA SUÍÇA: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta desconto de 5% com o código “OMUNDOEPEQUENO5” e assistência em português em caso de emergência.
QUAL O MELHOR TRECHO DO PASSEIO
Todo o trajeto é deslumbrante, afinal de contas, a Suíça é um país que oferece paisagens maravilhosas de todosos ângulos e em todas as regiões. Portanto, vale a pena fazer a rota completa, seja em um dia apenas ou em dias diferentes usando as linhas como deslocamento entre as regiões francesa e alemã do país.
Contudo, se puder fazer apenas parte do passeio, a sugestão é que priorize o trecho entre Zweisimmen a Montreux, seja com o trem panorâmico ou Belle Époque. Isto porque, as paisagens deste trecho são verdadeiramente impressionantes, além disso, a descida para Montreux oferece vistas do Lago Genebra combinadas com os vinhedos que são de cair o queixo.
OS TRENS DO GOLDEN PASS
O trecho entre Zweisimmen a Montreux ou vice versa pode ser feito com dois tipos de trem: o Belle Epoque e o Panorâmico MOB.
O Belle Epoque oferece uma verdadeira viagem no tempo com o seu ambiente romântico e retrô. Este trem foi inspirado no luxuoso Golden Mountain Pullman Express da década de 1930 e é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro na Suíça.
Viajar neste trem é um sonho e sem dúvidas foi uma das experiências de viagem mais incríveis que já vivi na vida. Os detalhes, as cores e as paisagens nevadas passando janela transformaram o trecho de menos de duas horas em memórias que jamais serão esquecidas.
Confesso que me apaixonei demais pelo trem Belle Epoque e não poderia deixar de sugerir imensamente que tente fazer esse passeio em sua viagem na Suíça e garanto que não vai se arrepender!
O trem Belle Epoque conta com vagões de primeira e segunda classe, sendo aconselhável fazer a reserva dos assentos com antecedência, tendo em vista que é um passeio bem procurado.
O trem panorâmico, por outro lado, é super moderno e foi projetado para dar aos viajantes a impressão de estar flutuando no caminho, com suas janelas amplas e parte do teto de vidro.
Os trens oferecem serviço de bordo super atencioso e possível pedir vinhos, chás, bebidas convencionais e lanches durante o trajeto.
COMO ENCAIXAR O PASSEIO NO SEU ROTEIRO DE VIAGEM
O trecho completo do Golden Pass dura cerca de 5 horas e meia, o que pode até parece muito, mas com tantas paisagens lindas para apreciar da janela você nem vai sentir o tempo passar.
O ideal é que aproveite a viagem, seja o trajeto completo ou parcial, como deslocamento no seu roteiro de viagem pelo país. Vale a pena fracionar a rota e uma boa ideia é sair de Lucerna com destino a Interlaken, passar alguns dias na região para visitar o Jungfrau, depois seguir viagem de Interlaken Ost a Montreux com a rota da Golden Pass ou vice versa.
É possível também fazer o passeio como bate e volta, mas neste caso, a recomendação é sair de Interlaken Ost ou de alguma outra cidade entre Interlaken e Montreux e não de Lucerna. Isto porque, fazer o trajeto completo ida e volta significaria passar pelo menos 11 horas no trem, o que além de cansativo seria contra totalmente contra indicado, pois vai acabar sem aproveitar a viagem e os destinos.
Sendo assim, uma boa ideia é programar um bate volta entre Interlaken e Montreux no trem Belle Epoque, passar a tarde explorando a cidade e voltar no trem panorâmico Golden Pass para Interlaken no fim do dia no trem das 17:53.
Não deixe de conferir aqui as sugestões de roteiros de viagem na Suíça para 5, 7, 10, 12 e 15 dias.
COMO PROGRAMAR O PASSEIO DO GOLDEN PASS
Golden Pass panorâmico
Há dois horários de partida do trem panorâmico Golden Pass em cada direção, então é importante programar-se com antecedência para assegurar o embarque. Para tanto, você pode consultar os horários da rota Golden Pass no site oficial da companhia ferroviária clicando aqui.
O importante é conferir os horários dos trem panorâmico que operam nos trechos entre Zweisimmen e Montreux ou Montreux e Zweisimmen. Sendo assim, ao consultar o site da SBB, você deve procurar os horários que destacam “MOB PANORAMIC”.
Os trens que fazem o trejo Lucerna-Interlaken Ost e Interlaken Ost-Zweisimmen são convencionais, então você pode escolher o que for mais apropriado para a sua programação.
Golden Pass Belle Epoque
Os trens Belle Epoque também oferecem dois horários de partida em cada direção e você pode consultar a tabela atualizada clicando aqui. Os horários para 2018 são:
O trecho entre Montreux e Zweisimmen sai às 8:53 e 13: 44
O trecho entre Zweisimmen e Montreux sai às 11:05 e 16:25
Se tiver interesse em fazer a viagem com o trem Belle Epoque, vale a pena fazer a reserva dos assentos com antecedência por 8 CHF adicionais, já que essa viagem costuma ser bem procurada. A recomendação se aplica também para os portadores do Swiss Pass e você pode conferir a disponibilidade, horários e efetuar a reserva clicando aqui.
Outros passeios do Golden Pass
A rota Golden Pass pode ser combinada com outros passeios na região de Montreux, como por exemplo:
Rochers de Naye – Um passeio super interessante que leva os visitantes aos 2042m da montanha Rochers-de-Naye, que fica acima de Montreux e tem vistas belíssimas.
Trem do Chocolate: O trem do chocolate é uma das atrações mais divertidas da Suíça e leva os visitantes até a Maison Cailer, a fábrica da Nestlé em Broc. O passeio inclui o tour na fábrica de chocolate, assim como na fábrica de queijos em Gruyére. O passeio custa CHF 99, mas os portadores do Swiss Pass segunda classe pagam 69 e os portadores do Swiss Pass primeira classe pagam 59 CHF.
Les Pléiades – Passeio que leva os viajantes a uma altitude de 1300m na montanha Pléiades com vista para as cidades de Vevey e Montreux.
Informação importante: Entre 2018 e 2022 a linha Golden Pass estará passando por renovações para oferecer linhas panorâmicas expressas entre Interlaken a Montreux, sem parada em Zweisimmen. Neste sentido, a partir de 3 de Setembro de 2018 os assentos VIP do trem panorâmico não estarão disponíveis, mas os assentos da primeira e segunda classe serão normalmente oferecidos.
QUANTO CUSTA O PASSEIO GOLDEN PASS
Portadores do Swiss Pass podem fazer o trecho completo sem nenhum custo adicional e sem necessidade de reservar assentos com antecedência – para ler todas as dicas sobre o Swiss Pass e calcular se ele vale a pena para a sua viagem clique aqui.
No entanto, vale lembrar que se tiver interesse em fazer a viagem no trem Belle Epoque ou se estiver viajando em grupo, vale a pena pagar a taxa extra de 8 CHF de reserva e garantir os assentos preferenciais. Você pode conferir a disponibilidade, horários e efetuar a reserva clicando aqui.
Os viajantes que não possuem Swiss Pass devem comprar três bilhetes separados para cada um dos trechos, quais sejam Lucerna -Interlaken-Ost , Interlaken-Ost -Zweisimen e Zweisimmen – Mountreux ou vice versa.
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Suíça
comprar curtidas diz
que lindo!
Lara Nogueira diz
Muito lindo mesmo, obrigada!
Olá, adorei ler o seu post e me ajudou a fazer a reserva dos assentos no golden Pass!
Minha dúvida é com relação ao swiss travel pass… comprei pelo site da rail europe, recebi por email… e o que devo fazer quando chegar na suiça? A primeira parada é em Chiasso, como devo proceder?
E como faço as anotações do uso? estou muito confusa
Olá Graziela, tudo bem?
Você pode conferir todas as dicas de como usar o Swiss Travel Pass aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/o-swiss-pass-vale-a-pena/
Abs e boa viagem 🙂
Olá ! Ótimo o site !!!!! Muito detalhado !!
Porém fiquei com dúvidas . O Golden Pass, seja o panorâmico ou o Belle Epoque, não tem ingresso disponíveis para venda ?? É só quem tem o swisspass?
E esses passeios em montreux, como les pléiades e trem do chocolate, são ingressos avulsos ao do Golden pass, certo ?
Muito obrigada!!
Olá Rejane, tudo bem?
Muitíssimo obrigada pelo seu comentário e feedback, ele é muito muito importante para nós!
Ambos os trens têm ingressos avulsos para a venda. A vantagem de comprar o Swiss Pass é que eles estão inclusos na tarifa fechada do passe.
Sim, os passeios são avulsos, mas alguns deles têm desconto de 25% e 50% para quem tem o Swiss Pass e outros são totalmente inclusos no passe.
Abs e boa viagem 🙂
olá Lara, muito interessante seu post. mas tenho algumas duvidas em relação ao Gold Pass.
vou sair de Montroux e ir até Interlaken de GoldenPass. Até ai tudo bem.
Minha ideia de roteiro é ficar uns 3 dias em Interlaken e aí fazer um bate e volta até Lucern.
Minha dúvida é se esses bate e volta até Lucern eu poso fazer com o mesmo bilhete que eu fui de Gold Pass ou tenho que comprar separado?? Não tenho o SwissPass.
Olá Cintia, tudo bem?
Muito obrigada pelo comentário e feedback 🙂
Não dá para usar o mesmo bilhete em dias diferentes, mas se você tiver o Swiss Pass pode viajar ilimitado pelo país. Confira aqui o post completo sobre o Swiss Pass: https://omundoepequenoparamim.com.br/o-swiss-pass-vale-a-pena/
Abs e boa viagem!
Boa tarde, Linda matéria.
Me tira uma dúvida, eu consigo fazer o passeio do Golden Pass e retornar para Lucerna no mesmo dia?
Olá Juliana,
sim, é possível fazer um bate e volta entre Lucerna e Montreux em um dia, mas a verdade é que fica bastante cansativo fazer a viagem dessa forma.
Eu sugiro que você tente organizar uma noite por lá para seguir viagem no dia seguinte, ou que use o passeio para ser um dos deslocamentos de sua viagem, por exemplo, saindo de Lucerna, passando em Montreux durante o dia e dormindo em Genebra ou na região central de Interlaken.
Abs e boa viagem 🙂 Se fizer o bate e volta por favor nos avise o que achou!
o BLOG É LINDO E AS POSTAGENS ÓTIMAS! ÓTIMAS DICAS!
UNA DÚVIDA: EM QUE MÊS DO ANO VOCÊ VIAJOU PARA PEGAR AS PAISAGENS ASSIM?
BEIJOS!
Olá querida, muito obrigada pelo feedback e comentário!
As fotos do post foram tiradas em Janeiro de 2018, nos primeiros dias do mês. É realmente um paraíso!
Abs e boa viagem 🙂
Gostaria de saber se quem tem swiss pass precisa pagar a passagem para utilizar o Golden Pass ou se esta passagem está inclusa no swiss pass?
Olá Ana Lúcia, tudo bem?
A passagem do Golden Pass, tanto no trem panorâmico quanto no Belle Epoque estão inclusas no Swiss Pass, contudo, se você quiser fazer reserva dos assentos, precisa pagar uma taxa adicional.
O passo a passo para a reserva está bem explicadinho no post, basta seguir e fazer a sua reserva, que é totalmente aconselhado para o trem Belle Epoque.
Boa viagem, você vai amar! 🙂
Amei o teu post! Obrigada por compartilhar conosco essas dicas valiosas. Gostaria de saber se vc acha viável fazer Lucerna x Montreux, ou vice versa com malas. É possível?Obrigada
Olá Luciana, tudo bem?
Muito obrigada pelo comentário e feedback, ele é muito importante para nós 🙂
Sim, totalmente possível fazer o trecho Lucerna x Montreux com malas, especialmente se não tiverem muita bagagem. De qualquer forma, sugiro que cheguem com certa antecedência na estação para embarcar ar rápido e garantir espaço para guardar as malas.
Boa viagem!
Adorei as suas dicas depois de 2 dias pequisando, foram as melhores dicas, mais detalhadas. obrigada.
Olá Alexy,
Muitíssimo obrigada pelo sem comentário e feedback, ele é muito importante para nós!
Abs e boa viagem 🙂
Ola
Adorei seu blog
Tenho uma dúvida
Pretendo fazer esta viagem o ano que vem porém no meu roteiro está de Gruyére a Montreux! Como é este trecho ? Você fez ? Obrigada
Olá Débora,
Nunca fiz esse passeio, mas sei que é possível fazer o trem do chocolate. Para mais detalhes, clique aqui: https://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/offer/view?id=15
Abs e boa viagem 🙂
Boa noite!!
Seu blog me ajudou muito mas tenho uma dúvida. Estou no site da golden pass para tentar fazer a reserva do Belle Époque… meu destino final é lucerna. Tenho que fazer as reservas trecho a trecho? Pois são 3 baldeações. E se sim paga uma só taxa ou por trecho?
Obrigada
Olá Juliana,
Que bom saber que o blog ajudou você a planejar sua viagem.
A reserva é somente necessária entre o Montreux e Zweisimmen. Os outros trechos não necessitam reserva, sendo possível embarcar no próximo trem disponível.
Abs!