Neste post você vai encontrar dicas de viagem da Eslovênia para planejar a sua visita à este incrível país.
A Eslovênia estava em nossa bucketlist há um bom tempo e depois de explorar suas maravilhas naturais e conhecer seu povo extremamente simpático podemos dizer que é, sem dúvidas, um dos melhores países para viajar na Europa.
Com dimensões pequenas, uma riqueza natural impressionante e preços convidativos, a Eslovênia está mais do que preparada para te receber com um sorriso sincero e um calor humano difícil de encontrar no velho continente.
Ficamos verdadeiramente encantadas com o país – e olhe que as nossas expectativas eram as mais altas possíveis – e indicamos que se você estiver em busca de um destino fora da zona turística cliché, com um ritmo tranquilo e muitas atividades ao ar livre, não pense duas vezes e programe a sua viagem para a Eslovênia.
A Eslovênia é o destino perfeito para combinar com uma viagem para Itália, Áustria ou Croácia, mas a verdade é que o país merece pelos menos 10 a 12 dias para ser explorado com qualidade – para consultar o post completo com sugestões de roteiros clique aqui.
Dispondo ou não deste tempo, o importante mesmo é fazer um esforço para colocar a Eslovênia em seu roteiro de viagem e todas as dicas para programar a sua visita você encontrará aqui.
INTRODUÇÃO À ESLOVÊNIA
A Eslovênia é um pequeno país do Leste Europeu que faz fronteira a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático.
Sua capital é Liubliana, uma cidade encantadora com muito a oferecer para os turistas e locais – para consultar todas as dicas de Ljubljana clique aqui.
Com pouco mais de 20 mil km² e menos de 2 milhões de habitantes, este país encanta pela riqueza natural, pois tem mais de 80% de seu território florestado e uma diversidade de paisagens que surpreende com os picos nevados dos Alpes Julianos, praias, lagos e muito mais.
Ao longo de sua história, o país fez parte do Império Romano, do Império Bizantino, da República de Veneza, do Ducado de Carantânia, do Sacro Império Romano-Germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Austro-Húngaro, da antiga Iugoslávia até finalmente conquistar sua independência em 1991.
Mesmo com tantas transformações, a Eslovênia conseguiu preservar a sua cultura e hoje é um país seguro, barato e extremamente atraente para os turistas.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS DA ESLOVÊNIA
Neste tópico, você vai encontrar as informações práticas para entender melhor sobre o país e organizar a sua viagem.
# Moeda
A Eslovênia adotou o euro em 2007 e desde então essa é a única moeda de circulação no país.
# Idioma
Esloveno é o idioma oficial, mas o inglês é falado por praticamente toda a população. Inclusive, ficamos impressionadas com a capacidade de comunicação dos eslovenos na língua inglesa, principalmente comparado com a Croácia e a França.
# Segurança
Ljubljana é uma das capitais mais seguras do mundo e o crime mais noticiado por lá é o de roubo de bicicletas, sendo que este problema tende a não afetar viajantes.
Por lá, pode-se andar pelas ruas sem problemas, devendo-se prestar atenção apenas ao Parque Tivoli tarde da noite. Além disso, não deixe de prestar atenção e ciclistas e motoristas fora de controle.
# Bebida alcóolica e cigarros
Bebidas alcóolicas podem ser vendidas apenas para maiores de 18 anos e depois de 21 horas não podem ser compradas em lojas, mas tão somente em restaurantes e bares.
Fumar é proibido em lugares fechados, mas há sempre locais específicos para fumantes.
# Custos médios
Big Mac no McDonald’s = 5,70 euros, Fatia de pizza = 1,80 euros, Café = 1,10 euros, Garrafa de vinho de boa qualidade = 3,50, Corrida de táxi pela cidade = 5 euros
Como se pode ver, os custos em Ljubljana são bem mais baixos que outros países da Europa, mas não se engane, pois há muitas opções com preços bem similares à cidades tradicionamene mais caras.
Então, se pretende fazer uma viagem low budget, saiba selecionar restaurantes e hotéis. Clique aqui para conferir o nosso post com as dicas de onde se hospedar em Ljubljana com opções para todos os bolsos.
Nós, por exemplo gastamos em média 50 euros com alimentação, transporte e atrações por dia para duas pessoas, o que é uma média fantástica!
QUANDO VISITAR A ESLOVÊNIA – MELHOR ÉPOCA
A verdade mesmo é que a Eslovênia é o tipo de país que fica lindo em qualquer estação, assim como a Suíça.
Sendo assim, a definição da melhor época para visitar o país fica a critério do seu perfil levando em conta o fato de querer ver a neve ou aproveitar o verão e a primavera por lá.
Nós visitamos o país em Junho e podemos dizer que as paisagens estavam escandalosas, com um verde intenso cercando as paisagens e lagos lindíssimos deixando o país ainda mais encantador.
Portanto, se estiver pretendendo aproveitar mais os dias e fazer atividades ao ar livre, a melhor época é entre a primavera e verão, ou melhor de Abril a Setembro.
Mas, já estamos pensando seriamente em voltar para visitar o país no inverno, pois lá há muitas estações de esportes de inverno boas e baratas e além disso ficamos realmente imaginando o quão bonito deve ser o inverno por lá.
COMO CHEGAR NA ESLOVÊNIA
Uma das grandes vantagens de viajar para Eslovênia é a facilidade em chegar no país, seja de carro, ônibus ou até mesmo de trem saindo de diversos países e cidades da Europa.
Por fazer parte da União Européia a entrada na Eslovênia não exige muita burocracia, a não ser que esteja chegando da Croácia e sendo assim geralmente deve passar por controle de imigração e apresentar o seu passaporte.
# Avião
Talvez o avião seja a forma menos comum de chegar na Eslovênia, já que não há uma oferta extensiva de voos low cost para lá.
A maior parte dos voos conecta a capital à países balcanicos, mas vale a pena checar os voos para a cidade, pois há algumas promoções interessantes saindo de grandes cidades européias.
De qualquer forma, vale a pena saber que os aeroportos mais utilizados do país são o de Ljubljana, Maribor, Portorož e Bovec e a lista completa você pode consultar aqui.
Chegando no aeroporto de Ljubljana, a melhor forma de se locomover até o seu hotel é com transfers, pois eles levam até a porta do hotel em 30 minutos e cobram 9 euros pelo serviço.
Utilizamos o serviço da Markun Transfers, mas há também o GoOpti, que oferece tarifas a partir de 7 euros, mas que só vende as passagens online.
Táxis cobram cerca de 35 a 40 euros pela corrida e você também pode optar pelo ônibus convencional, que custa cerca de 4 – 5 euros e leva cerca de 45 minutos para chegar na cidade.
# Ônibus e transfers
Chegamos na Eslovênia de ônibus, vindo de Veneza, em uma viagem de aproximadamente 3 horas.
As conexões de ônibus são inúmeras e a verdade é que consideramos esta a forma mais prática de chegar na cidade depois do carro.
Mas, lembre-se de comprar a passagem com antecedência, pois esta é a forma mais popular de chegar na Eslovênia e sendo assim os bilhetes acabam rapidamente.
Para consultar as passagens e rotas, utilizamos o site Goeuro, que faz a análise das melhores rotas e preços.
Há também empresas de transfer que fazem o percurso entre outros países e a Eslovênia, como a GoOpti, com tarifas bem interessantes.
# Carro
Chegar de carro na Eslovênia é comum, tendo em vista que muitos visitantes vêem de outros países como Itália, Áustria, Croácia ou até mesmo outros destinos na própria Eslovênia.
As rodovias são excelentes, mas tenha em mente que dirigir no centro turístico não é permitido, portanto, programe-se para reservar hotéis ou apartamentos com estacionamento.
Importante lembrar que para dirigir na Eslovênia é necessário ter a vinjeta, que libera o trânsito por todo o país por um ano.
Quem aluga o carro na Eslovênia já vai ter esse documento atualizado, mas quem vem de outros países deve comprar assim que cruzar a fronteira.
Além destas três formas de transporte mais utilizadas, vale a pena ressaltar que há barcos que fazem a rota Veneza Piran e para consultar valores e horários clique aqui.
COMO SE LOCOMOVER NA ESLOVÊNIA
Não tem como negar que a melhor forma de explorar a Eslovênia é de carro, pois a liberdade, comodidade e possibilidade de explorar atrações além do circuito turístico tradicional não têm preço.
Para conferir o post completo sobre como alugar e dirigir um carro na Eslovênia clique aqui.
Mas, para quem não gosta ou não quer dirigir, há também a possibilidade de se locomover de trem, ônibus ou até mesmo tours privados.
Os trens cobrem boa parte dos destinos turísticos e para consultar valores e horários clique aqui.
Também pode escolher se locomover com ônibus pela Eslovênia, pois as passagens são baratas e as paisagens durante a viagem lindas. Para consultar as passagens e rotas, utilizamos o site Goeuro, que faz a análise das melhores rotas e preços.
O QUE FAZER NA ESLOVÊNIA – PONTOS TURÍSTICOS
A Eslovênia é um país incrivelmente diverso e lindo e merece muito mais do que uma viagem rápida.
E para te ajudar a aproveitar o melhor do país, elaboramos sugestões de roteiros de 3, 5, 7, 10 e 12 dias na Eslovênia para adequar a todos os planos de viagem – para acessar o post completo clique aqui.
Abaixo, segue um panorama das melhores atrações na Eslovênia, para que você se encante ainda mais pelo país!
LJUBLJANA
Liubliana, ou Ljubljana no idioma eslovêno, significa “amado” ou “ente amado” e sinceramente, depois de conhecer essa incrível cidade, entendemos que não haveria melhor nome para ela do que esse.
Há quem fale que não vale a pena passar uma noite sequer em Ljubljana, mas a verdade é que essa “pequena cidade grande” conquistou muito o nosso coração e os dois dias que passamos por lá em nosso roteiro pela Eslovênia foi muito, muito pouco para aproveitar o que há de melhor.
Sendo assim, não podemos indicar mais uma viagem de 2 dias para descobrir com calma Ljubljana e se ambientar com a Eslovênia, que hoje figura no topo de nossa lista de destinos prediletos.
Há muito o que ver e faze em Ljubljana, como o Castelo de Ljubljana, a Triple Bridge, Prešeren Square, Dragon Bridge, o Mercado Central, Mekeltova e muito mais – o roteiro completo você encontra clicando aqui.
LAGO BLED
O Lago Bled é realmente um dos cantinhos mais lindos da Eslovênia e por mais que já tenha visto diversas fotos dele ainda assim vai se surpreender com a sua beleza única.
O lago de cor cristalina azul esverdeada é lindo de qualquer ângulo e sendo assim vale a pena fazer um passeio a pé ou de bicicleta por toda a sua extensão, com diversas paradas para fotos ou para um banho em suas águas refrescantes!
Além disso, pode visitar o Castelo de Bled para vistas fenomenais, alugar um barco para visitar a ilha de Bled, a única do país ou se estiver com energia extra fazer a trilha Osojnica, com os melhores ângulos do lago.
Confira o roteiro completo de Bled neste post e encante-se com esta região maravilhosa.
VINTGAR GORGE
Este é um dos passeios mais populares de Bled, especialmente pela sua proximidade com a cidade.
Sem dúvidas é um local incrível, onde se pode caminhar por uma passarela de 4km com paisagens belíssimas de um dos mais belos gorges da Europa e se deleitar com a coloração incrível do Rio Radovna.
Espere ver corredeiras, poços e ao final a belíssima cachoeira Sum, de 13 metros de altura.
LAGO BOHINJ
O vale alpino de Bohinj é simplesmente maravilhoso e apresenta paisagens sensacionais com montanhas impressionantes, vilarejos típicos e campos verdes.
No final do vale, dentro do Parque Nacional Triglav está o Lago Bohinj, o maior lago permanente do país.
Suas águas glaciares cristalinas são especialmente famosas no verão, quando o mergulho torna-se especialmente agradável e também oferece diversas atividades ao ar livre, como caminhadas na beira do lago, canoagem e kayaking.
Apesar de estar situada a apenas 30 minutos da super badalada Bled, Bohinj mais parece estar protegida da muvuca e preserva o clima isolado e rural do vale, onde as pessoas costumam ser mais gentis e prestativas.
POSTOJNA CAVE
Essa é a caverna mais visitada em toda a Europa e faz jus à fama que tem, pois revela 24 km de galerias dos quais 5 km são abertos ao público.
A visita ao complexo dura um turno, já que o passeio contempla a visita às mais espetaculares partes da caverna divididos por um trajeto de trenzinho e outro a pé.
Há galerias cobertas de estalactities e estalagmites, uma sala que comporta até 10 mil pessoas e animais exóticos como salamandras albinas, que era conhecida como bebês de dragões na antiguidade.
A parte boa é que não há escaladas ou escadas, sendo acessível à todos indistintamente.
PREDJAMA CASTLE
Localizada há apenas 10 km de Postojna esse é um dos castelos mais impressionantes que já visitamos.
O castelo foi construído em estilo gótico no século 13 e foi mencionado pela primeira vez em registros históricos no ano de 1274.
Cravado no topo de uma montanha, a 123 metros de altura, sua estrutura de pedra impressiona pelo local inusitado de sua construção e amplitude da estrutura.
RIO SOCA
O rio Isonzo ou Soča é um rio com 136 km de comprimento que nasce nos Alpes Julianos e chega até Italia para desembocar no mar Adriático, passando em seu caminho por Bovec, Kobarid, Tolmin, Kanal e Nova Gorica.
Vršič PASS
O Vršič Pass é a estrada mais alto da Eslovênia e conecta Kranjska Gora com Bovec e foi construída pelos prisioneiros de guerra russos durante a 1ª guerra mundial.
Essa estrada atravessa o coração dos Alpes Julianos e as paisagens da estrada são simplesmente fenomenais, valendo a pena o trajeto por si só.
Se você gosta de dirigir em meio a paisagens alucinantes, saiba que este trecho será um dos mais lindos que verá em toda a sua vida 🙂
Clique aqui para conferir o post completo sobre o Vršič Pass e os Alpes Julianos.
PIRAN
Situada na ponta da estreita península que dá à Eslovênia o acesso ao mar, Piran é um destino pitoresco e não pode faltar em seu roteiro.
Há quem diga que a cidade seja a substituta de Veneza, tamanho seu charme e sua riqueza cultural.
Seu centro velho é um dos mais bem preservados de todo o Adriático e suas vielas sinuosas vão te conquistar!
Confira aqui todos os posts publicados sobre o país e programe já a sua viagem para a Eslovênia.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Gui diz
Muitíssimo obrigado por compartilhar essa informações Lara! Só aumentou mais ainda a vontade de ir para esse lugar incrível. Com certeza vou realizar essa sonho. PS: Adorei o blog!!! Ganhou um novo leitor!
Lara Nogueira diz
Olá Gui,
muito obrigada pelo feedback! A Eslovênia é um do países mais lindos que já visitei e indico muito que coloque no roteiro da sua próxima viagem.
Que ótimo, ficamos felizes em saber que você vai voltar por aqui 🙂
Parabéns Lara, maravilhoso seu blog.
Estou em dúvida se escolho Bled ou Ljubljana como cidade base, pois não estou encontrando nada sobre a cidade de Bled, somente sobre o lago.
Muito obrigada
Olá Eliza, tudo bem?
Você pode ler o nosso post completo sobre Bled aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/bled-na-eslovenia-o-que-fazer-lago-bled-e-dicas-de-viagem/
A minha sugestão é que você faça duas bases pelo menos na Eslovênia, em Ljubljana e Bled e você também pode conferir o post com sugestões de roteiros clicando aqui: https://www.omundoepequenoparamim.com.br/roteiros-de-viagem-na-eslovenia-3-5-7-10-e-12-dias/
Abs e boa viagem, você vai amar a Eslovênia! 🙂
Oi Lara, tudo bem?
Ficou excelente o seu blog. Eu adorei! Me fez despertar o desejo de conhecer essa essas cidades maravilhosas. Parabéns!
Me diga uma coisa, atualmente com o preço do Euro la nas alturas rsrs, você acredita que valeria a pena se hospedar nos países que usar a moeda local, como por exemplo na Croácia, ao invés da Eslovênia?
Um enorme beijo.
Olá Luciano, tudo bem comigo. Espero que o mesmo se aplique à você 🙂
Muito obrigada pelo feedback sobre o blog, ficamos muito felizes em compartilhar informações com outros viajantes! A Croácia e Eslovênia são, sem sombra de dúvidas, destinos mais em conta na Europa. Indicaria também a Hungria, a Bósnia e Herzegovina, Eslováquia e Polônia como destinos mais baratos e igualmente incríveis.
Um abraço e boa viagem,
Lara
Parabéns pelo blog Lara, eu gostaria de saber se é obrigatório algum seguro saúde e alguma comprovação de dinheiro para entrar na Slovenia, e os custos de passagens para os pontos turísticos saindo da capital como o lago Bled.
Obrigada pelas dicas incríveis
O seguro saúde é sim obrigatório e deve ter cobertura de no mínimo 30 mil euros. Você pode consultar os melhores valores clicando aqui: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=679
Assim como em qualquer país da União Européia, é necessário demonstrar capacidade financeira pra fazer e terminar a viagem, então vale a pena levar comprovantes financeiros se não tiver euros suficientes.
Abs e boa viagem 🙂
Olá Lara, primeira vez no blog, gostei muito do seu entusiasmo quando escreve, só aumentou meu desejo de visitar o país. Como adoro comer, senti falta de informações sobre o tema. Mas vou visitar melhor o blog e ler todas as dicas. Obrigada!
Olá Maria, tudo bem?
Seja bem vinda ao blog, fico muito feliz com o seu feedback e de saber que os posts passam o entusiasmo que sinto pelos lugares e experiência que vivi pelo mundo! Tenho certeza que você vai amar a Eslovênia, é um país fantástico e que realmente merece a sua visita. Também acho que vai ser um dos mais seguros pra visitar na Europa quando as fronteiras reabrirem, então vale muito a pena programar a sua próxima viagem para lá!
Quando visitei a Eslovênia estava com um budget bem reduzido, então acabei cozinhando em casa a maioria dos dias e não tenho boas dicas de restaurante. De qualquer forma, obrigada pelo feedback, vou tentar adicionar dicas do Tripadvisor no post!
Boa viagem e fique à vontade para mandar mensagens por aqui 🙂
Não vejo a hora das coisas voltarem ao normal pra poder voltarmos com as nossas viagens e ir conhecer a Eslovênia! Adorei o post repleto de dicas!
Oi querida, obrigada pelo comentário! 🙂
Concordo totalmente com você e não vejo a hora que vamos poder viajar e explorar este mundo incrível. Acho sinceramente que a Eslovênia vai ser um dos melhores destinos a se visitar depois da pandemia e inclusive já escrevi sobre isso aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/viagens-na-europa-pos-pandemia-de-coronavirus/
Tenho certeza que vai AMAR a Eslovênia e espero que o post tenha sido útil. Qualquer coisa só voltar aqui e perguntar nos comentários. Um abraço!
Blog bem completo! Muito bom!
Olá Deise,
Muitíssimo obrigada pelo feedback!
Boa viagem 🙂