Confira neste post todas as dicas de viagem de Genebra na Suíça, incluindo a sugestão para roteiro de 1 a 2 dias na cidade.
Para verificar todas as dicas de viagem sobre Suíça clique aqui – Guia completo da Suíça.
Genebra é uma cidade encantadora e certamente merece a sua visita, seja por apenas um dia ou alguns. Outra forma de visitar Genebra é como ponto de partida para para outros destinos nos Alpes Franceses, como Chamonix, por exemplo.
Seja como for, certifique-se de aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer e aqui neste post você vai encontrar muitas dicas valiosas.
NOVIDADE!
Confira o Ebook que acabamos de publicar com todas as dicas de viagem (testadas e aprovadas) que você precisa para planejar a sua viagem para a Suíça.
No Ebook, você vai informações práticas, além de mais de 40 sugestões de roteiros prontos, com enfoques e durações diferentes. Com certeza você vai encontrar o roteiro perfeito para a sua viagem!
DICAS DE VIAGEM DE GENEBRA NA SUÍÇA
Sobre Genebra
Ela é uma das mais conhecidas e visitadas cidades da Suíça. É considerada a capital diplomática do mundo, pois lá estão várias sedes de Organizações Mundiais importantes como a ONU, a OMS e a Cruz Vermelha.
Sua importância política é tamanha, que muitas vezes a cidade acaba levando a fama de ser a capital do país, quando na verdade é Berna. Para consultar todas as dicas de Berna clique aqui.
Genebra está localizada às margens Lago Léman, também conhecido como Lago Genebra e possui paisagens lindíssimas, onde que que se olhe.
A sua proximidade com a França fez com que a cidade fosse muito influenciada pelos costumes do país, tanto é que o seu idioma oficial é o francês.
As opniões sobre Genebra são controversas. Alguns amam, pois a consideram linda, agradável e tranquila, e outros não gostam tanto, pois a consideram monótona e sem graça.
O fato é que você precisa visitar a cidade para tirar a sua própria conclusão, pois aparentemente ela se mostra incrível para quem assim quer vê-la.
Portanto, vá com o coração aberto e deixe-se encantar pela cidade.
Como chegar em Genebra
Genebra tem um aeroporto internacional que recebe voos de todas as grandes cidades do mundo e da Europa. Inclusive, muitas companhias low cost têm voos baratos para a Genebra saindo de muitas cidades da Europa.
Há diversos voos saindo do Brasil até Genebra, mas nenhum deles é direto. Sendo assim, será necessário fazer escala em outra cidade na Europa no caminho.
Chegando no aeroporto, é possível pegar um trem na estação e em 6 minutos chega-se no centro da cidade. Simples e rápido!
De qualquer forma, é possível acessar Genebra de trem, saindo da maioria das cidades da Suíça, através do incrível sistema ferroviário do país. Para acessar o post sobre o Swiss Pass clique aqui.
Quanto tempo ficar em Genebra
Um dia é suficiente para explorar a maior parte das atrações de Genebra, no entanto, você pode ficar 2 ou 3 dias em Genebra, caso queira conhecer todas as suas atrações.
A quantidade de dias na cidade depende do seu perfil de viajante, pois se preferir conhecer a região com calma pode tranquilamente investir mais dias por lá.
Outra ideia interessante é tornar Genebra uma base para fazer bate e volta para algumas cidades da região, entre elas Montreux, Laussane. Clique aqui para acessar o post de Laussane e Montreux.
O que fazer em Genebra – Atrações turísticas
Genebra oferece diversas atrações para os turistas, como se não bastasse a linda paisagem que rodeia a cidade com vista para as montanhas.
Veja aqui quais são elas e prepare o seu roteiro para conhecer Montreux.
Palais des Nations – Sede europeia da ONU
O Palácio das Nações em Genebra foi construído entre 1929 e 1937 e foi primeiro a sede da Liga das Nações (SDN) até 1946, quando então foi ocupado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 1966 tornou-se a Sede Europeia das Nações Unidas e o segundo edifício mais mais importante – para a organização – depois da sede das ONU em Nova Iorque.
O edifício, situado na Avenue de la Paix, ocupa os terrenos que pertenciam ao Parque Ariana em Genebra.
A organização é o “centro” da chamada Genebra Internacional e mesma rua encontra-se a sede do CICR, e em frente à porta principal OMPI.
É possível visitar o interior do Palais em um tour guiado de 1 hora que ocorre às 10:30, 12:00, 14:30 e 16:00 horas. A visita custa 12 Francos Suíços e a entrada é feita na Palais des Nations 14, Avenue de la Paix.
Broken Chair
Trata-se de uma cadeira enorme com 3 pernas íntegras e 1 quebrada e foi criada pelo artista suíço Daniel Besset em 1997.
O objetivo era expor a obra de arte na praça por apenas 3 meses, mas foi tão admirada pelo público que acabou ficando até hoje!
E qual é a simbologia da Broken Chair? Ela representa um protesto contra as minas terrestres utilizadas nas guerras, as quais fizeram muitos cidadãos inocentes perderem pernas – e até mesmo vidas – ao pisar acidentalmente.
É, em suma, um protesto por paz colocado em um local bem estratégico: na frente da sede da ONU, onde diversos líderes mundiais transitam e, assim, podem se lembrar da mensagem!
Museu da Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha é uma Organização conhecida por prestar assistência humanitária, de saúde e direitos humanos, às vítimas de guerras e de conflitos, incluindo os soldados e os próprios profissionais de saúde envolvidos. E sua sede fica em Genebra.
Mas por que crescente vermelha? Significa o símbolo da Cruz Vermelha utilizado nos conflitos em países islâmicos.
Logo na entrada do museu é possível verificar um grupo de estátuas com os olhos vendados e os braços amarrados. Estas obras de arte representam a violação dos direitos humanos, assunto tão tratado em Genebra.
A entrada no museu custa 15 Francos Suíços e está localizado na Av. de la Paix 17 1202 Genève.
Lago Léman
Lago Léman é um dos locais mais agradáveis de Genebra e é um ponto de visita obrigatório.
Em sua visita, não deixe de notar as seguintes atrações:
O Monumento Brunswick, que é o túmulo do duque alemão Carlos II de Brunswick, uma personalidade importante que viveu seus últimos anos em Genebra e deixou em testamento que queria que seu mausoléu fosse uma réplica do túmulo dos Scaligeri, que fica em Verona na Itália. Assim o fizeram
A placa no parapeito da beira do lago, que marca o local em que a imperatriz austríaca Sissi foi assassinada em 1898. Ela era uma espécie de “Princesa Diana” do século 19 e muito adorada na Áustria.
O Bains des Paquis, que é a “praia” de Genebra. O local é um deck construído sobre o lago, onde os visitantes ficam pegando sol e tomando banho em suas frias águas. Só abre no verão e a entrada é. No verão o local torna-se uma verdadeira festa!
Outra atração imperdível no Lago de Genebra é a Jet D’Eau.
Pont du Mont-Blanc
Fica em uma localização estratégica da cidade, que é exatamente o ponto de encontro do Rio Ródano (ou Rhône, como é conhecido por lá) com o Lago Léman.
Depois de atravessar a ponte com calma, você vai encontrar o Horloge Fleurie um relógio de flores tradicional da cidade que conta com desenho de rodas coloridas.
A Cidade Velha
A Cidade Velha é impedível, pois foi o local onde Genebra começou a ser construída e com o passar dos anos foi se expandindo.
As ruelas pela cidade velha são incríveis e têm um aspecto totalmente diferente do resto da cidade.
Aproveite para explorar este labirinto incrível e medieval e deixe-se perder,ainda que seja tarefa difícil, tendo em vista que há diversas placas e mapas por lá guiando os turistas..
Catedral St. Pierre
Em estilo neoclássico, com traços de gótico, é a principal igreja da cidade.
Foi construída no século 13 e sofreu várias intervenções ao longo do tempo até ficar com a aparência atual, que data do século 18. Já foi católica, mas tornou-se protestante no século 16. Inclusive, essa é a religião que predomina na Suíça até hoje.
Ela é bastante diferente de outras igrejas protestantes, que possuem uma decoração mais simples. Esta Catedral possui vários detalhes que chamam a atenção do visitante, além do seu belo estilo gótico.
O ingresso para as torres custa 5 e para o museu 10 Francos Suíços.
Maison Tavel
A Maison Travel encontra-se na cidade velha e é o mais antigo edifício da Idade Média desta cidade.
Faz parte do conjunto do Museu de Arte e História de Genebra, que retrata a Ganebra dos séculos 14 a 19, com objetos que ilustram estas épocas. É uma visita que vale a pena!
Parc des Bastions
Parc des Bastions foi criado no século 18 e é um belo parque de visita obrigatória no coração de Genebra, localizado próximo a Cidade Velha.
Bastiões Parc é famoso pela presença do Muro dos Reformadores, que reina soberano no local e retrata a história da religião na Suíça
A entrada principal Bastions Park é na Place Neuve e logo atrás do portão estão placas pretas e brancas como um grande tabuleiro de zadrez, que é jogado por diversas pessoas diariamente.
É um parque agradável e oferece opções para visitantes de todas as idades. Vale a pena conferir!
Ópera de Genebra
Construído no final do século 19, ele é considerado um dos principais teatros líricos da Europa.
Há quem diga que este edifício foi inspirado na Ópera Garnier de Paris e realmente há semelhanças estruturais e arquitetônica entre os dois prédios.
Vale a pena visitar Genebra?
Apesar de controversa, acreditamos que sim, vale muito a pena visitar Genebra!
As cidade é clean e elegante e, apesar de não despertar sentimentos intensos, é capaz de conquistar os seus visitantes.
Sem dúvidas é uma cidade que vale uma visita, seja de um dia ou mais.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Lairson Pesce diz
Parabéns pelo Blog. Vou p Genebra amanhã e seguirei suas dicas
Lara Nogueira diz
Obrigada pelo feedback, Lairson! A Suíça é fantástica e você vai amar a viagem.
Abs 🙂
oii, tenho uma escala de 4 horas em Genebra e gostaria de ao menos subir numa estação ou em alguma montanha pra tirar umas fotos hahaha vc sabe me indicar quanro tempo isso levaria? ou msm se é possível
Olá Guilherme,
qualquer passeio em Genebra levaria ao menos duas a três horas, isso sem contar nos deslocamentos.
Infelizmente, acho que essa não será uma boa oportunidade para visitar uma montanha na Suíça, mas vale a pena programar uma viagem com calma para lá!
Um abs 🙂
ola, estarei chegando em genebra para uma viagem de 8 dias na suica. Qual roteiro vc indicaria chegando por Genebra? Obrigado!!
Olá Bruno, tudo bem?
Que maravilha saber que está planejando uma viagem para a Suíça. Neste post aqui você vai encontrar diversas opções de roteiros: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiro-viagem-na-suica-sugestao-5-7-10-12-dias/
Um abraço e boa viagem!
Boa noite!
Gostaria muito de conhecer Genebra , quanto mais ou menos custa uma viagem dessa?
Olá Rafael!
Difícil estimar os custos de viagem, pois cada viajante faz escolhas diferentes na acomodação e alimentação e as médias acabam diferindo bastante. No nosso ebook falamos sobre as dicas de como economizar na Suíça e talvez seja do seu interesse: https://omundoepequenoparamim.com.br/ebook-guia-de-viagem-da-suica/
Um abraço e boa viagem! 🙂