Confira neste post todas as dicas de viagem de Lausanne na Suíça, incluindo a sugestão para roteiro de 1 a 2 dias na cidade.
Para verificar todas as dicas de viagem sobre Suíça clique aqui – Guia completo da Suíça.
Lausanne é uma cidade encatadora e certamente merece a sua visita. Siga lendo este post e você vai descobrir o motivo pelo qual tantos amam essa linda cidade!
NOVIDADE!
Confira o Ebook que acabamos de publicar com todas as dicas de viagem (testadas e aprovadas) que você precisa para planejar a sua viagem para a Suíça.
No Ebook, você vai informações práticas, além de mais de 40 sugestões de roteiros prontos, com enfoques e durações diferentes. Com certeza você vai encontrar o roteiro perfeito para a sua viagem!
DICAS DE VIAGEM DE LAUSANNE NA SUÍÇA
Sobre Laussane
Lausanne, a segunda maior cidade às margens do Lago Genebra, é a combinação de uma dinâmica cidade comercial com um ótimo local para uma viagem de férias.
A capital do cantão de Vaud é também uma animada cidade universitária e de eventos. Esporte e cultura têm grande destaque nesta capital olímpica, que abriga a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico.
A cidade foi construída sobre três montanhas, o que lhe confere um relevo singular e, assim como Genebra, tem o Lac Léman pra dar um charme a mais, complementado pela paisagem dos Alpes.
O resultado são cenários incríveis em todos os ângulos da cidade!
Como chegar em Lausanne
Não há aeroporto em Lausanne e o aeroporto internacional mais próximo é o de Genebra. Por sinal, confira todas as dicas de Genebra clicando aqui.
Portanto, se estiver vindo do Brasil ou de qualquer outra cidade da Europa, saiba que terá que fazer uma parada em alguma cidade maior, como Genebra ou Zurique.
Mas não se preocupe, chegar em Lausanne é muito simples, tanto de carro quanto de trem, que diga-se de passagem é a melhor forma de se locomover pela Suíça.
De carro
O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.
Vindo de Genebra, por exemplo, pegue a E62, uma estrada é super moderna e rápida. É possível fazer paradas para explorar outras cidades, como por exemplo, Montreux.
De trem
Lausanne está ligada à maioria das cidades da Suíça pela manha ferroviária. De Genebra a Lausanne são apenas 1 hora, de Montreux 30 minutos e de Zurique cerca de 3 horas.
Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB
Portanto, sabendo que é muito prático visitar Lausanne, não restam desculpas para que a cidade não seja incluída no seu roteiro.
Quantos dias ficar em Lausanne
Lausanne é uma cidade compacta, como a maioria na Suíça.
É possível conhecer suas atrações principais em um dia – ou até mesmo em meio dia, em uma viagem combinada com Montreux.
No entanto, se você quiser entrar no clima da cidade, separe dois dias para aproveitar esta bela cidade às margens do Rio Genebra.
O seu itinerário depende da sua disponibilidade de tempo e interesses, portanto, não deixe de ver quais são as principais atrações de Laussane para saber se elas te interessam.
O que fazer em Laussane – Pontos turísticos
A primeira visita em Laussane deve ser o Centro Turístico, nos arredores da estação de trem para pegar o mapa da cidade.
De lá, siga para conhecer as melhores atrações turísticas da cidade. O nosso roteiro foi inspirado no do blog Gnomonique, que tem um excelente material sobre Laussane. Não deixe de visitar, clicando aqui.
Ah, não deixe de conferir o nosso post sobre como viajar barato na Europa – um guia completo.
Catedral de Lausanne
A Catedral de Lausanne foi construída em diversas etapas e tem estilo majoritariamente gótico.
Durante a Idade Média a igreja era visitada por peregrinos que buscavam orientação espiritual na Virgem de Ouro, uma imagem da Virgem Maria que está dentro da igreja.
Em 1536, com a Reforma Protestante, a igreja foi dedicada ao culto calvinista e despojada de muitos de seus elementos decorativos próprios do catolicismo e nomeada Catedral de Lausanne. À época, a Virgem de Ouro foi derretida para fazer moedas.
Nessa época, a Catedral passou por mudanças importantes quando uma nova área litúrgica foi colocada fora da nave. Mais tarde foi restaurada nos séculos XVII e XIX, sob a supervisão do famoso arquiteto francês Eugene Violet-le-Duc.
Um novo período de restaurações se iniciou em 2010, com previsão de fim para 2015, ao custo de 20 milhões de francos.
O resultado destas etapas de construção e reforma foi incrível e a catedral é belíssima. Além de visitar a Catedral – que tem entrada gratuita – também é possível subir na torre. Custa CHF 4 por pessoa e a vista recompensa, mas apenas se o tempo estiver bom.
Depois de visitar a catedral, é só caminhar um pouquinho e você vai chegar no Château St. Maire, sede do governo do cantão de Vaud.
No caminho até o château você vai passar pela Ancienne Académie, outro ponto turístico da cidade, que representa a primeira escola protestante da região.
Château St. Maire
O castelo foi construído 1397-1425 pelos Bispos de Lausanne para servir como sua residência fortificada.
A construção começou com Guillaume de Menthonay e foi concluída com o seu sucessor , Guilherme de Challant, tendo sido nomeado por São Marius , o primeiro bispo de Lausanne.
Com a criação do cantão de Vaud , em 1803 , tornou-se sede do governo cantonal , um papel que ele mantém até hoje.
Depois de visitar o Château vá em direção ao Palais de Rumine. Uma boa ideia é usar a rampa ao lado da Ancienne Académie, que leva para os fundos do Palais, onde tem uma ‘passarela’ que dá acesso a uma pequena porta.
Você pode entrar por ali sem problemas e conhecer o interior do Palais – só paga pra entrar nos museus, nas laterais- , e aí é só descer as escadarias e sair pela porta principal, já na Place Riponne.
Depois de visitar o Palais de Rumine, volte um pouquinho na direção da Catedral para descer até a Place de la Palud pelas Escaliers du Marché.
Na Place de la Palud tem uma fonte, o Hotel de Ville, lojinhas de souvenirs, e em seus arredores encontramos grandes lojas como Globus, Zara, H&M.
Também dá pra esticar a caminhadinha pelas ruelas do centro histórico ou do Flon, o quarteirão moderninho da cidade.
Flon – Bairro descolado
Situado no coração de Lausanne , a área de Flon tem evoluído nos últimos anos em um distrito moderno e inovador pulsa qual ambos dia e noite.
Anteriormente o local de instalações de armazenamento e de transbordo , a área de Flon foi transformada em uma gigantesca coleção de edifícios e é o lar de Isso shopping centers , escritórios, administração cantão, estacionamentos , apartamentos e locais de entretenimento noturno .
Os arquitetos tiveram o cuidado de preservar o estilo original do 1900, com o ar de área industrial com suas formas de construção retangulares e contornos e o seu carácter único ao completar a área com novos edifícios de design moderno.
Os Pépinières , os três edifícios por arquitetos Burkhardt Basler + Partner , no coração do distrito Flon , são o coroamento do bairro popular de uma perspectiva visual. Enquanto edifícios A e B impressionam com a sua arquitetura contemporânea, a fachada gravado de construir C encanta com a sua aparência árabe.
Essa área da cidade é cheia de opções de alimentação, tanto de restaurantes, quanto de fast food e supermercados.
A sugestão é passar no Migros do Flon e comprar sanduíches, guloseimas e bebida e fazer um piquenique no Lac Léman, o próximo ponto turístico do roteiro. O almoço sai bem econômico e a experiência é bem agradável.
Lac Léman e Ouchy
Jardins maravilhosos, pontos de natação isoladas e vistas esplêndidas sobre o Lago de Léman são os atrativos que você vai encontrar nesta caminhada costa de Lausanne-Ouchy.
O maior lago de água doce na Europa – e certamente o mais romântico, já inspirou muitos artistas e cativa todos os seus visitantes.
Vale a pena almoçar por lá com o piquenique já comprado, admirando a linda paisagem e depois dar uma volta pelo lindo lado.
Museu Olímpico
A visita ao Museu Olímpico é ideal para sentir o espírito olímpico e a a forma como os atletas sentiram. Também para estudar a história dos Jogos desde a antiguidade até hoje – graças à tecnologia de computador mais recentes e meios audiovisuais.
O Museu Olímpico , foi aberta em 1993 em Ouchy, um distrito de Lausanne e reflete o espírito dos jogos de esportes que trazem as nações.
Um novo edifício incomum na mais bela das localizações no Lago de Genebra é o lar de exposições interativas , documentos , filmes e coleções de objetos preciosos que datam da antiguidade grega até os tempos modernos. O museu é o maior centro de informações sobre o tema dos Jogos Olímpicos no mundo.
Parque Sauvabelin
Um lugar ideal para passeios de lazer e piqueniques cercado por animais como veados , cabras, pavões e aves típicas do país.
No coração da floresta há um pequeno lago idílico, popular entre os moradores para a natação, relaxamento , piqueniques, e deliciosas refeições no restaurante d parque.
Por perto encontra-se o espectacular Sauvabelin Tower, a construção em madeira tonto para 35 metros em bobinas que o céu . Sua escada em espiral foi inspirado pela construção helicoidal Comemorado no Château de Chambord , na França , que dizem ser a obra de Leonardo da Vinci.
Onde ficar em Lausanne – Melhores hotéis
Confira aqui as dicas dos melhores hotéis de Lausanne em diferentes categorias de preços.
Carlton Lausanne Boutique Hôtel
O Carlton Lausanne Boutique Hôtel está localizado ao lado da Estação de Metrô Délices e a 5 minutos a pé do Lago de Genebra e da Vila Olímpica de Ouchy. A propriedade dispõe de um restaurante com terraço e WiFi gratuito em todas as áreas.
Os elegantes quartos do Boutique Hotel Carlton Lausanne incluem ar-condicionado, móveis de época, TV, frigobar e banheiro revestido em mármore, com chuveiro. Algumas acomodações contam ainda com varanda.
Swiss Wine Hotel & Bar By Fassbind
O Swiss Wine Hotel & Bar está situado em frente à impressionante catedral gótica de Lausana, a poucos passos do principal bairro de compras da cidade. Oferece quartos com isolamento acústico, bem como um bar de vinho e uma adega com os melhores vinhos suíços. Você também conta com academia e uma sauna.
A sala de refeições apresenta um terraço panorâmico com vista do centro histórico de Lausana e da catedral gótica.
Discovery Hotel
Inaugurado em 22 de abril de 2014, o Discovery Hotel está situado em Crissier, a 7 km de Lausana e do Lago Genebra, dispondo de restaurante e academia. Para sua comodidade, o WiFi é gratuito em todas as áreas da propriedade.
Os quartos do Discovery Hotel são modernos e contam com ar-condicionado, TV de tela plana via satélite, mesa e banheiro com chuveiro, banheira, secador de cabelo e amenidades de banho gratuitas.
Hôtel des Voyageurs
Reformado em 2015 e situado em um edifício Art Déco, o Hotel des Voyageurs de gerência familiar está situado na tranquila zona pedonal no centro de Lausanne, ao lado da Estação de Metrô Flon e a 10 minutos de caminhada da estação de trem. Para sua comodidade, o WiFi está disponível gratuitamente em todas as áreas.
Os quartos de estilo contemporâneo possuem banheiro, frigobar e TV. As comodidades para preparar chá e café também estão disponíveis.
Lausanne Guesthouse & Backpacker
A Lausanne Guesthouse & Backpacker está em uma localização central em Lausanne, a 300 m da estação de trem e metrô, e dispõe de um jardim e um terraço com uma vista maravilhosa do Lago de Genebra e da cidade. O metrô leva apenas 5 minutos para chegar às margens do lago.
A Lausanne Guesthouse & Backpacker oferece vários tipos de quartos com banheiro privativo ou compartilhado, bem como dormitórios, armários individuais e uma cozinha comum, onde você pode preparar as suas próprias refeições. Excelente preço!
As nossas dicas foram úteis para você?
Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Fabiano diz
Oi Laura,
Vamos ficar em Berna e pesaamos em fazer um bate e volta para Lausanne, conjugado com Montreux
, conforme mencionado por você no blog. Você acredita que dá pra conhecer esses pontos todos em Lausanne e ainda seguir para Montreux? Em Montreux gostaríamos de conhecer o Castelo de Chillon.
Grato
Fabiano
Lara Nogueira diz
Olá Fabiano,
Não, se quiserem combinar Montreux e Laussane em uma visita de um dia, teriam que reduzir o roteiro de Laussane. Sugiro que cheguem o mais cedo possível na cidade e tentem sair por volta das 1, 2 pm para Montreux.
Não deixe o Carelo de Chillon, é realmente incrível 🙂
Amei o post, parabéns! A primeira foto (no comecinho do post) foi tirada de onde?
Obrigada, querida!
Boa viagem 🙂