Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Como tirar uma nota alta no IELTS (acima de 7,5)

Como tirar uma nota alta no IELTS

Quer saber como tirar uma nota alta no IELTS? Então chegou ao lugar certo, post neste post você vai encontrar as melhores dicas sobre como se preparar adequadamente para este teste que vai te abrir muitas portas acadêmicas e profissionais!

Eu fiz o exame IELTS em 2017, como uma das etapas do processo aplicação para o meu mestrado internacional, e à época dediquei bastante energia na preparação para este exame de proficiência da língua inglesa.

Isso porque o meu objetivo era atingir a nota 8 (a nota máxima do IELTS é 9) e sabia que para alcança-lo precisava entender o teste e a criar uma estratégia de estudos infalível.

E ao final deu tudo certo, tanto no resultado do exame IELTS quanto com o mestrado. E por isso, escrevi este post com as dicas e estratégias infalíveis que elaborei para conseguir uma nota alta no IELTS – as quais tenho certeza que vão te ajudar também.

Por sinal, se você chegou no blog agora, talvez vá gostar de acompanhar nesta categoria aqui as minhas experiências vivendo na Suécia há 3 anos!

Vamos lá?

 

TESTE IELTS

O QUE É?

Nota alta no IELTS

Antes de passar para as dicas práticas sobre como se preparar para o teste, vamos entender o que é o IELTS e o motivo de ele ser tão bem reconhecido mundo afora.

Bom, o IELTS é o Sistema Internacional de testes da língua Inglesa (IELTS em inglês) e representa o teste de proficiência na língua inglesa mais aceito no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Europa.

Administrado pelo British Council e desenvolvido pelos maiores especialistas do mundo em avaliação linguística, o IELTS tem uma excelente reputação e é o teste mais usado no mundo por cursos de ensino superior e processos de migração global.

Todo os anos, mais de 2 milhões de testes são realizados por estudantes e profissionais de todas as nacionalidades, já que o teste é aceito por mais de 8.000 organizações em todo mundo, incluindo escolas, universidades, empregadores, autoridades de imigração e órgãos profissionais.

O IELTS é, em poucas palavras, a sua porta de entrada para vida e estudos no exterior e por isso é tão importante obter uma boa nota no exame para garantir os critérios de elegibilidade de diversos programas.

É difícil? Sim, com certeza. No entanto, seguindo as nossas dicas e dedicando-se bastante ao estudo para a prova, temos certeza que você será muito bem avaliado e conseguirá atingir os seus objetivos internacionais.

 

DICAS DE ESTUDOS

PARA O IELTS

Como tirar nota alta IELTS

Como primeiro passo na sua preparação para o IELTS separe um tempo para entender o teste e saber o que esperar dele.

Esse é um passo fundamental para conseguir uma nota alta no teste e sugiro imensamente que dedique-se neste pré-estudo por pelo menos alguns dias até se sentir confortável com o modelo da prova.

 

Dedique tempo para conhecer o formato do teste

À primeira vista, pode até parecer perda de tempo estudar o formato do teste ao invés do conteúdo em si.

Mas, vai por mim, essa é melhor forma de começar a sua preparação para o IELTS tendo em vista que o teste possui características bem específicas e exige que os candidatos o entendam e se preparem de forma apropriada.

E como preparação inicial, indicamos que faça a leitura do livro Barron’s Ielts, que está disponível na internet para download gratuito. Ele explica direitinho como teste é estruturado e o que você deve esperar dele.

Esse foi o primeiro passo dos meus estudos para a prova e neste primeiro momento consegui traçar uma estratégia coerente para me preparar estrategicamente para as diferentes habilidades testadas e para o tempo disponível.

 

ENTENDA OS SEUS DESAFIOS

Vamos falar sobre isso em mais detalhes no tópico seguinte, mas em linhas gerais, o Ielts é composto de 4 sessões de prova, as quais são aplicadas em momentos distintos, podendo até ser aplicadas em dias diferentes.

São elas: o speaking, o listening, o reading e o writing.

O speaking é presencial, dura cerca de 15 a 20 minutos e é feito em momento distinto das outras 3 provas, que são aplicadas em conjunto e tem duração prevista de 2 horas e 45 minutos.

A prova conjunta de listening, reading e writing do IELTS representa uma verdadeira maratona, pois o tempo de cada uma das provas é super apertado e você precisa estar muito bem preparado para isso!

Por isso é importante se preparar não só em termos técnicos, mas principalmente para entender como é a prova para conseguir traçar estratégias e fazer todas as questões no tempo adequado.

 

Dicas do IELTS

 

Prepare-se adequadamente

A preparação não vem de uma hora para outra, afinal de contas, o aprendizado de uma língua nova é um processo contínuo e relativamente demorado.

Mas, de qualquer forma, daremos dicas objetivas e práticas para que você se prepare de forma adequada para enfrentar a prova Ielts.

 

1) Identifique as suas dificuldades

Assim como em qualquer outra avaliação ou processo de estudo você deve começar identificando as suas dificuldades, para assim trabalhar nelas e desenvolver conhecimentos e aptidões de acordo com as suas necessidades.

E para começar a sua preparação, sugiro que faça um simulado da prova do Ielts de forma realística usando o tempo disponível para a prova e recursos que seguem a mesma velocidade do IELTS.

E assim conseguirá mapear quais são as suas áreas mais fortes e mais fracas e poderá traçar um plano mais realista de acordo com as suas necessidades!

 

2) Faça cursos gratuitos

Você está desanimado, pois acha que para estudar para o Ielts de forma adequada vai precisar gastar uma boa grana com cursos e materiais?

Estou aqui para dizer que não se preocupe, pois há uma infinidade de cursos gratuitos oferecidos online. E muitos deles são excelentes e completos, como por exemplo:

Curso gratuito oferecido pela Future Learn com duração de 6 semanas.

Curso gratuito oferecido pela EdX com duração de 8 semanas.

No Youtube é possível encontrar diversos vídeos de preparação para o Ielts muito interessantes. Assisti a alguns vídeos do canal da Emma e gostei muito.

 

3) Aperfeiçoe a gramática

As questões do Ielts não são de gramática pura, mas em todas as bandas da prova você será cobrado um bom domínio da gramática da língua inglesa.

No listening, reading e writing você precisará preencher questões de forma manual e para isso precisará ter um bom domínio da gramática ingles e ser capaz de escrever com propriedade.

E no speaking, terá que explanar as suas ideias de forma coerente e gramaticalmente correta, então vai precisar mesmo ter uma boa familiaridade com as regras gramaticais.

Para aperfeiçoar a gramática, não tem jeito: terá que recorrer ao bom e velho livro de inglês, além de ter que usar e abusar de leituras complementares para ter domínio do idioma.

 

4) Leia bastante em inglês para melhorar a sua performance no teste

Na minha preparação para o Ielts li muito em inglês todos os dias, principalmente notícias dos sites BBC e Natgeo.

Acho que melhorou muito o meu tempo no reading, além de me fazer ter contato com vocabulário de diversos temas, o que foi bem útil para o writing e speaking do IELTS.

Minha sugestão é que separe uns 20 a 30 minutos por dia para fazer leituras em inglês e verá que vai avançar muito no idioma ao longo da sua preparação.

 

5) Considere fazer curso, seja particular ou em grupo

Se você é como eu e precisa ter um feedback de outros para se sentir seguro, considere fazer um curso preparatório para o Ielts e se preparar de forma completa.

Escolhi fazer 8 aulas com professor particular para testar meu speaking e ter retorno sobre os meus writing essays e acho que valeu muito a pena.

E se conhecer pessoas que estão pensando em fazer o Ielts, uma boa ideia é juntar o grupo para estudar, trocar ideias, praticar o idioma e quem sabe contratar um professor  particular para dar aquela ajuda!

 

6) Pratique muito antes da prova

O seu sucesso na prova do IELTS estará diretamente relacionada com a sua familiariadade com a prova e não somente com o domínio da língua inglesa.

Por isso, além de estudar o inglês, gramática e vocabulário faça muitos simulados e pratique demais todas as bandas da prova – writing, speaking, reading e listening.

Eu tive apenas um mês para me preparar para a prova e posso dizer que fazer simulados diariamente foi o que me auxiliou de verdade a conquistar a nota necessária.

Não tem jeito: quanto mais simulado fizer, mais preparado estará para a prova. E mais confiante estará quando começar o exame!

Por isso, se tiver que escolher apenas uma atividade na preparação para o Ielts, escolha os simulados, sem dúvidas de errar. Ao fazer os testes, você vai treinar as suas habilidades e também ficar mais familiarizado com o formato do teste, evitando surpresas no dia da prova.

Ah, não se esqueça de cronometrar tudo que fizer, pois o tempo é o maior inimigo do aluno do Ielts e você deve aprender a lidar com ele, custe o que custar!

 

COMPETÊNCIAS AVALIADAS

PELO IELTS

Dicas do IELTS

Para que você se prepare melhor para o teste, falaremos das dicas individuais de cada uma das competências exigidas pelo Ielts a seguir.

 

Listening

O listening é dividido em 4 partes, com cerca de 7,5 minutos dedicadas para cada uma.

E a dificuldade nesta parte é que o áudio só será passado apenas uma vez e você deverá responder as 40 questões de forma contínua, sem muito tempo para refletir e reler as perguntas.

Sim, esta parte é bem rápida e confusa, mas não se preocupe, pois vai pegar o jeito se fizer muito simulado antes da prova e se preparar direitinho.

Em linhas gerais as minhas dicas são as seguintes:

A cada grupo de questões, você terá um tempo para ler as perguntas antes do áudio ser iniciado e a minha dica neste momento é que ao ler as questões, tente “antecipar” o tipo de respostas que escutará quando o audio for iniciado para facilitar na identificação das respostas.

Quando o áudio for iniciado, você deve identificar as respostas para as perguntas e ir respondendo-as em tempo real, senão vai esquecer.

Dá para fazer um rascunho durante o áudio, mas no final terá 10 minutos para passar as respostas definitivas para a answer sheet!

Para ter sucesso na parte do listening você deve desenvolver antecipadamente a habilidade de identificar a resposta no áudio e responder na answer sheet de forma ágil e eficiente.

Qualquer erro de spelling ou gramática te fará perder a questão toda, por isso você precisa estar “on point” na hora da prova. E nesse sentido, a melhor forma de se preparar é praticando muito com simulados online.

 

Reading

O reading é composto de 3 sessões, com textos densos e longos + perguntas associados à elas. Você terá uma hora no total para responder todas as perguntas associadas a esta parte, então precisa ser estratégico na hora da prova e durante a preparação também.

A minha dica principal é que pratique muito com simulados e com um cronômetro na mão, para chegar na prova com o mindset de tempo já preparado e evitar perder questões à toa.

Em termos práticos, você vai precisar separar 20 minutos para cada section e não deve passar disso, senão prejudicará as questões da sessão seguintes.

A minha estratégia foi verificar as perguntas antes de ler o texto, pois à medida que ia avançando no texto, já ia marcando as respostas na answer sheet do reading sem precisar reler o texto depois. E funcionou, pois tirei 8,5 no teste!

Lembre-se que nestes 20 minutos você deve ler o texto, interpretar e responder todas as questões associadas à ele. O que não é fácil, mas será possível se você se preparar adequadamente.

Vá passando as respostas na answer sheet na medida que for terminando as sessões, pois você não terá tempo extra para passar o gabarito ao final da prova.

 

Writing

Para lograr êxito na parte do writing do IELTS você vai precisar praticar muito para se adaptar ao tipo de escrita exigido pela banca e ao tipo de questões que irão aparecer.

Eu fiz muitos testes, um a cada dia por mais de 30 dias, e valeu muito a pena, pois me senti segura e consegui controlar muito bem o meu tempo na hora da prova. Sugiro que faça o mesmo 🙂

Em termos práticos, você precisa saber que terá uma hora para fazer a prova do writing e que terá duas questões para responder: a primeira deve ser desenvolvida em 20 minutos e a segunda em 40 minutos, pois é bem mais extensa.

Falemos em mais detalhes sobre cada uma delas a seguir

 

Task 1 – Writing do Ielts

O importante para esse essay é utilizar vocabulário específico de descrição de gráficos e mapas, já que esta questão vai ser bem descritiva – quase científica.

Palavras como rise, fall, increase, decrease, makes up e etc são essenciais, mas você deve ter várias outras tantas no seu vocabulário com o objetivo de explicar o que a imagem transpassa.

Quanto à pontuação, você deve atentar aos critérios de correção que são os seguintes:

Task Achievement + Coherence and Cohesion + Lexical Resource + Grammatical Range and Accuracy

Ou seja, você tirará um maior score se:

Select the main/key features of the graph, chart, map or process

Write a clear overview that includes the main/key features (main trends, differences, stages etc.) of the graph, chart, map or process

 Support them with accurate detail + Write at least 150 words.

Como parte na minha preparação elaborei um compilado das dicas do Ielts na parte do writing – para baixar clique aqui!

 

Task 2 – Writing do Ielts

O segundo essay do writing é mais complexo e requer que o aluno escreva com propriedade sobre o tema apresentado.

O formato ideal do teste é: Introdução + 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento + Conclusão e a melhor forma de organizar as ideias é fazendo um planejamento anterior, como um mapa do texto!

Pode gastar uns 10 minutos na preparação, estruturando o parágrafo e as ideias a serem explanadas em cada um deles e garanto que vai valer a pena, pois evitará que você se perca em seu texto e mantenha a coexão.

Como parte na minha preparação fiz um compilado das dicas do Ielts parte 2 do writing – para baixar, clique aqui!

 

Speaking

A parte do Speaking no IELTS é presencial e será feita com um aplicador de prova. Neste momento você será avaliado em tempo real a partir do diálogo elaborado com o avaliador.

Em termos gerais, são 3 partes na fase do speaking:

A primeira de perguntas gerais

A segunda de perguntas específica, na qual receberá um papel com direcionamentos de tema ou assunto para falar sobre durante os próximos 2 minutos

A terceira será uma série de perguntas posteriores geralmente relacionadas ao tópico da segunda parte.

No total, o speaking dura cerca de 20 minutos e o importante mesmo é encontrar um jeito de alongar ao máximo as respostas, pois respostas curtas e objetivas não são bem vistas no Ielts!

Não se esqueça de usar as linking words, pois elas fazem toda a diferença na sua resposta do Ielts. Ex:

Ligar duas orações: but, however, furthermore, moreover, besides.

Associar duas ideias: not only / but also; neither / nor.

Organizar exemplos ou justificativas: firstly; secondly; finally; to begin; to conclude.

Se puder incluir Phrasal verbs + Idioms no seu speaking, melhor ainda, pois vai demonstrar habilidade do seu inglês!

Sugiro que você pratique bastante sozinho, gravando no celular e ouvindo depois e também com uma pessoa que se disponha a fazer o papel de examinador para você!

Como parte na minha preparação fiz um compilado das dicas do Ielts da parte de Speaking – para baixar, clique aqui!

 

DICA EXTRA

ANTES DA PROVA

Dicas do IELTS

Relaxe antes da prova

Eu sei, eu sei, essa é um das partes mais difíceis, não é mesmo?

Depois de tanta preparação e dedicação o coração vai estar batendo acelerado e a ansiedade vai estar a mil. Mas, na medida do possível, tente distrair-se antes da prova para obter o resultado que merece.

Sem dúvidas, essa foi a parte mais difícil para mim, pois vinha estudando em um ritmo super acelerado por pouco menos de um mês e foi difícil sair dessa energia acelerada nos dias antes da prova.

Se for fazer o teste em outra cidade, como eu, aproveite para fazer um programa turístico que te agrade no dia anterior, pois certamente vai ajudar na ansiedade!

 

BOA SORTE NA PROVA! Confira também os outros posts sobre estudar e morar fora

Arquivado em: Estudar no exterior, Lifestyle e Reflexões
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!