Confira neste posts as mais incríveis estações de metrô da Europa e não deixe de incluir uma visita à estas verdadeiras obras de arte em sua próxima viagem.
Nada melhor do que encontrar inspiração em seu trajeto diário no transporte público, não é mesmo?
Estação Toledo – Nápoles, Itália
As Estações de Metrô de Nápoles foram transformadas em arte com o objetivo de tornar o ambiente bonito, confortável e funcional.
Com a construção e ampliação de várias linhas de metrô do município de Nápoles, foi desenvolvido o projeto Estações de Arte, para descontrair o ambiente urbano.
As Estações de Arte estão distribuídas ao longo das linhas 1 e 6 da rede de Metrô e incluem mais de 180 peças de arte criada por 90 autores internacionais e por alguns jovens arquitetos locais.
Vale a pena prestar atenção nestas estações em sua visita a Napoles, afinal de contas elas são quase atrações turísticas da região.
Estação Bockenheimer Warte – Frankfurt, Alemanha
O planejamento das linhas de metrô da cidade de Frankfurt começou na década de 1950 para substituir os bondes sobrecarregados com um sistema de transporte público mais robusto.
De lá para cá, muita coisa mudou, como por exemplo a sibstituição dos bondes de sistema elétrico pela super rápida e eficiente rede U-Bahn.
No entanto, a originalidade e criatividade das estações de metrô da cidade foram conservadas e presenteam os turistas e moradores com muito charme.
Um bom exemplo é esta estação em Frankfurt, cuja entrada remete, literalmente, a uma excursão ao espaço por baixo da terra, o que não deixa de ser verdade!
Estação Stadium – Estocolmo, Suécia
Estocolmo foi uma das cidades pioneiras na implementação de arte nas estações de metrô.
A Estação Stadiun é uma das mais animadas da capital sueca e está situada na linha vermelha do metrô.
A estação tem uma surrealista e realmente parece um portal para outra dimensão, não é mesmo?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas sobre as estações de metrô em Estocolmo.
Estação Arts et Métiers – Paris, França
Arts et Métiers significa, literalmente, Artes e Ofícios.
Esse é o nome de uma estação do Metrô de Paris, que está no percurso da linha 3 e linha 11. Ela leva o seu nome a do Museu des Arts et Métiers, que é servido pela estação.
Para comemorar o bicentenário da Museu National des Arts et Métiers, em 1994 , esta estação foi redesenhada pelo belga François Schuiten, que adotou o estilo steampunk, fazendo referências às obras de ficção científica de Júlio Verne.
Estação Plac Wilsona – Varsóvia, Polônia
A estação de Metro Plac Wilsona, serve a praça Wilson Square, uma das mais movimentadas da cidade.
Ela está localizada na Linha 1 do Metrô de Varsóvia e foi inaugurada em 2005.
É, sem dúvidas, uma estação única e cheia de personalidade. Em sua visita à capital da Polônia, não deixe de incluir a estação em seu roteiro.
Estação Staromestská – Praga, República Tcheca
A Staromestská é uma estação incrível e completamente inusitada, pois o seu visual moderno contrasta com a beleza clássica da cidade de Praga.
Ela pode ser acessada através de um túnel de escada rolante que fica na esquina das ruas Kaprova e Valentinska, bem próxima ao antigo Cemitério Judeu , Biblioteca Municipal e Rudolfinum.
Embora Praga não seja o tipo de cidade em que se usa muito transporte público, vale a pena dar uma olhadinha nesta estação única na Europa.
Para acessar todos os posts sobre Praga clique aqui.
Estação T-centralen – Estocolmo, Suécia
Estocolmo realmente dá um show em matéria de estações de metrô inovadoras e incríveis.
T- Centralen – T sendo uma abreviação para ” tunnelbana “, a palavra sueca para ” underground” ou ” metro ” – é uma estação de metro que forma o coração do sistema de transporte público de Estocolmo, sendo a única estação onde todos três linhas se interligam.
A sua localização central e suas conexões com outros meios de transporte a tornam a estação de metro mais utilizada em Estocolmo. Uma graça, não é mesmo?
Estação Olaias – Lisboa, Portugal
Olaias é uma estação da Linha Vermelha do Metro de Lisboa e está localizada na Rua de Olivença ao sudeste de Avenida Engenheiro Arantes e Oliveira.
O projeto arquitetônico é de Tomás Taveira e impressiona pela criatividade e originalidade, e conta com um teto geométrico, azulejos de várias cores, colunas imponentes e mosaicos complexos.
Em 2012 foi considerada uma das mais bonitas estações de metro da Europa pela Impact Your World, da CNN e merece o título de uma das estações mais “cool” do mundo.
Certamente não pode ficar de fora de seu roteiro na capital Portuguesa.
Estação Solna – Estocolmo, Suécia
O Solna Centrum é um complexo que abriga uma estação de metrô e shopping center em Solna, cidade que fica a cerca de 5 km do centro de Estocolmo.
A estação é na verdade uma obra de arte impressionante e agrada os turistas e habitantes com seu ar de “outro planeta”.
É, sem dúvidas, uma atração imperdível em Estocolmo e merece a sua visita.
Estação Westfriedhof – Munique, Alemanha
Westfriedhof é uma estação de U- Bahn em Munique na linha U1 do sistema de Metro da cidade.
O destaque da estação são as 11 grandes lâmpadas medindo 3,80 metros de diâmetro, que foram instaladas em 2001 e conferem à estação, ilumação nas cores azul, vermelho e amarelo.
Ela é, sem dúvidas, uma estação diferenciada e merece uma visita.
Estação Heidelberger Platz – Berlim, Alemanha
Berlin Heidelberger Platz é uma estação no bairro de Wilmersdorf, em Berlim.
A estação é servida por linhas de S- Bahn S41 , S42 e S46 e linha U3 U- Bahn.
Uma curiosidade a respeito desta estação é que ela foi aberta com o nome de ” Schmargendorf ” em 15 de dezembro de 1883. Em 1980, o serviço de S -Bahn foi interrompido e o ex- hall de entrada da estação tornou-se uma discoteca!
Em 17 de dezembro de 1993, a estação de S -Bahn foi reaberta e agora opera com toda a sua funcionalidade. Incrível, não é mesmo?
Estação Kievskaya – Moscou, Rússia
Nesta estação de Moscou, os personagens mais representativos da história russa foram retratados em mosaicos por Pavel Korin.
Segundo a BBC, esta foi a estação vencedora na categoria “maior estação”.
Independente de seu tamanho, o que chama atenção mesmo é a sua originalidade e beleza. Sem dúvidas, uma obra de arte!
Deixe um comentário