A East Side Gallery é um verdadeiro museu ao céu aberto, esculpido em um dos maiores ícones do mundo contemporâneo, o Muro de Berlim.
É, de fato, uma grande representação da cidade de Berlim, onde o novo convive com o tradicional e o passado e o presente se cruzam, dando origem a uma das mais intrigantes, dinâmicas e incríveis capitais europeias.
A galeria está localizada no lado leste do antigo muro de Berlim que foi preservado da demolição e restaurado com muita arte e grafite.
A East Side Gallery é uma galeria que contempla mais 100 pinturas de artistas do mundo todo, que começaram a dar uma nova cara ao muro desde 1990.
As pinturas são, em sua maioria, intervenções críticas que carregam esperança do novo, de um futuro com uma sociedade mais evoluída, livre de preconceitos e violência.
As pinturas representam a apropriação, por meio da arte, de um espaço outrora intocável, fonte de graves conflitos e de muito sofrimento para os berlinenses.
Panorama Histórico do Muro de Berlim
O famosíssimo muro de Berlim, que dividia a cidade em Ocidental e Oriental, representava também a divisão do mundo em dois blocos: o bloco capitalista e o bloco comunista.
A sua história começa com o fim da Segunda Guerra Mundial, na qual a Alemanha derrotada pelas Forças Aliadas, tendo sido dividida em quatro zonas de ocupação, cada uma controlada e administrada por um dos países aliados, os Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética
A capital Berlim estava situada na zona de ocupação controlada pelos soviéticos, mas sendo a sede do Conselho de Controle dos Aliados foi também dividida em quatro setores. Pouco tempo depois iniciou-se a Guerra Fria, a qual dividiu os aliados e, consequentemente, a cidade de Berlim.
Até 1961, a circulação entre as partes orientais e ocidentais de Berlim era livre e irrestrita e em 12 de agosto de 1961, o governo da Alemanha Oriental decidiu fechar as fronteiras que davam acesso a Berlim Ocidental.
Ainda durante a madrugada, policiais e soldados colocaram arame farpado e barreiras ao longo da fronteira, sendo que na manhã de 13 de agosto, a fronteira com Berlim Ocidental fechada. Inicialmente construído de arames farpados e barreiras provisória, a divisão foi sendo substituída por um muro de concreto, vigiado de perto por soldados armados.
Com o fim da Guerra Fria em 1989, o muro de Berlim começa a ser derrubado, contudo, partes de sua estrutura ainda permanecem intactas, sendo a mais expressiva, a parte que deu espaço à East Side Gallery, o setor leste.
Atualmente o local é cenário de obras de arte que contemplam versões do passado e mensagens de otimismo e crítica sobre o futuro.
Não se pode deixar de comentar que a sociedade alemã atual valoriza muito a preservação da sua história como forma de pensamento e construção de um futuro diferente e o muro é reflexo desta filosofia.
É, sem dúvidas, um dos passeios imperdíveis de Berlim e não pode ficar de fora do seu roteiro, pois acima de tudo é gratuito!
Separe pelo menos duas horas para conhecer e absorver o local e seu simbolismo com calma e tenha a certeza que será uma das lembranças mais marcantes que trará da viagem.
Como Chegar na East Side Gallery
A East Side Gallery está localizada no antigo lado oriental de Berlim, ao longo da rua Mühlenstraße e no entorno do Rio Spree.
Não está situado em uma área central, mas pode ser facilmente acessada por transporte público.
Você pode usar o metro da U-Bahn, o trem de superfície da S-Bahn e também o bonde elétrico (tram).
– Se escolher o U-bahn: pegue a linha U12, descer na estação Warschauer Str. e caminhar por cerca 5 minutos até a East Side Gallery
– Se optar pelo S-bahn, você pode pegar as linhas S5, S7 e S75, descer na estação estação Warschauer Str. e caminhar por mais 5 minutos até a East Side Gallery
O bonde elétrico para na estação Warschauer Str através das linha M10. De lá é só caminhar por mais 5 minutos até a East Side Gallery
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Deixe um comentário